Demanda por viagens no Nordeste crescem 30% em junho durante o período de festas juninas

Airton Bulhões,

     Segundo o Expedia Group que recebe em suas plataformas mais de 750 milhões de visitas mensais para programar viagens às cerca de 1,1 milhão de propriedades cadastradas, avaliou pela primeira vez a demanda de viagens para o Nordeste no período dos festejos juninos. E constatou que a demanda por viagens à região nas plataformas do grupo cresceu mais de 30% em junho de 2019, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

  Os viajantes domésticos representaram 83% da demanda total, enquanto os que vieram de fora do país foram responsáveis por 17% da demanda – 3 pontos percentuais a mais do que o observado em junho de 2018.

  Os Estados Unidos foram o principal mercado de origem estrangeira, e as viagens do país para o Nordeste cresceram quase 55% durante o mês.

  Os Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, que concentram em seu interior importantes celebrações, tiveram juntos o maior crescimento da região Nordeste: quase 180%, com a demanda por viagens chegando perto de triplicar.

  Em Pernambuco, um dos Estados mais tradicionais para as Festas Juninas e onde acontece a celebração de Caruaru, uma das maiores do país, a demanda por viagens cresceu quase 55% em junho. Considerando apenas a capital Recife, para onde muitos viajantes vão antes de se dirigir a destinos próximos, a alta foi de quase 30% na mesma comparação.

  Já em São Luís, onde o Bumba Meu Boi produz algumas das imagens mais incríveis do calendário festivo brasileiro, o crescimento na demanda em junho foi de 20%. Aracaju, capital do Sergipe, teve taxa de mais de 30%, enquanto Salvador teve desempenho mais modesto: alta de quase 10%.

  Os números do Expedia Group mostram ainda que mesmo cidades que não são as mais tradicionais para as festas juninas também tiveram bom desempenho no período. Fortaleza teve crescimento de 30% na demanda por viagens, e Natal, de mais de 45%.

  Considerando toda a região os hotéis 3 estrelas foram a categoria mais procurada no mês de junho, representando 66% da demanda.

   Os de 4 estrelas vieram em seguida, com 19%. Destacou-se também a procura por viagens via smartphones: 38% do total da demanda veio por meio desses aparelhos, mostrando uma conexão cada vez maior entre a tradição das festas juninas e a tecnologia.

 “As festas juninas são um ótimo exemplo de como mercados turísticos considerados secundários mostram sua força em períodos específicos. O desempenho em junho do Nordeste é um sinal de que hoteleiros desses mercados precisam estar preparados para usar a tecnologia a seu favor nessas ocasiões, maximizando os ganhos possíveis com esse fluxo de viajantes.”ressalta  Marcos Swarowski, Diretor Sênior de Gestão de Mercado para o América do Sul do Expedia Group.

 Mais do que nunca, ela permite à hotelaria independente, que é a grande força desses mercados, competir de igual para igual com as grandes redes.

SOBRE O EXPEDIA GROUP

Expedia Group é a plataforma de viagens do mundo. Ajudamos a eliminar barreiras quando viajamos, tornando tudo mais fácil, agradável, disponível e acessível. Estamos aqui para trazer o mundo ao alcance de nossos clientes e parceiros globais.

Disponibilizamos nossa plataforma e nossos recursos tecnológicos por meio de um amplo portfólio de empresas e marcas para garantir o movimento de pessoas e garantir experiências de viagens tanto local quanto globalmente. A nossa família de marcas de viagens inclui: Brand Expedia®, Hotels.com®, Expedia® Partner Solutions, Vrbo®, Egencia®, trivago®, HomeAway®, Orbitz®, Travelocity®, Hotwire®, Wotif®, ebookers®, CheapTickets®, Expedia Group™ Media Solutions, Expedia Local Expert®, CarRentals.com™, Expedia® CruiseShipCenters®, Classic Vacations®, Traveldoo®, VacationRentals.com e SilverRail™.

Veja abaixo mais informações sobre a demanda por viagens às capitais do Nordeste no mês de junho de 2019:

Cidade

Crescimento da demanda

Antecedência média da procura

Duração média da hospedagem

Aracaju

Mais de 30%

25 dias

3 dias

Fortaleza

Quase 30%

17 dias

2 dias

João Pessoa

35%

19 dias

2 dias

Maceió

Mais de 5%

28 dias

3 dias

Natal

Mais de 45%

28 dias

3 dias

Recife

Quase 30%

16 dias

2 dias

Salvador

Quase 10%

16 dias

2 dias

Teresina

Mais de 30%

20 dias

2 dias

Região Nordeste

Mais de 30%

21 dias

2 dias



A+ A-