Compras feitas pelos potiguares no varejo no RN está pulverizado em 31 municípios

Airton Bulhões,

   Uma pesquisa do IBGE mostra quais as cidades mais atraem pessoas para a compra - vestuário e calçados (grupo 1) móveis, eletrodomésticos e produtos de informática (grupo 2) no Rio Grande do Norte e quais as distâncias que os moradores percorrem para consumir esses produtos em outras cidades.

  O comércio de vestuário, calçados, móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática está concentrado em 31 municípios potiguares.

  A média de deslocamento de moradores do Rio Grande do Norte para esse tipo de compras era de 50 quilômetros no período pesquisado.


  Para adquirir roupas e calçados (grupo 1) a população potiguar se desloca para 24 polos, o que representa 14,4% dos municípios potiguares.

  Os dez maiores índices de atração do comércio de vestuário e calçados do RN são: 1º) Natal; 2º) Mossoró; 3º) Pau dos Ferros; 4º) Caicó; 5º) Currais Novos; 6º) Açu; 7º)Santa Cruz; 8º) Parnamirim; 9º) João Câmara; e 10º) São Paulo do Potengi.

  Quando se trata da compra de móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática (grupo 2), 27 municípios são considerados polo. Isso representa 16,2% do total de municípios.

  A ordem dos dez maiores índices de atração é: 1º) Natal; 2º) Mossoró; 3º) Pau dos Ferros; 4º) Açu; 5º) Caicó; 6º) Currais Novos; 7º) João Câmara; 8º) Parnamirim; 9º) Nova Cruz; e 10) Santa Cruz.

MÉDIA DE DESLOCAMENTOS

   Os potiguares se deslocam 49 quilômetros, em média, para a compra de roupas e calçados. Para adquirir móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática, a média é de 48 quilômetros.

  Muitos residentes de municípios polo também vão até outras cidades em busca do produto desejado.

  No estado, os moradores de Pau dos Ferros percorrem a maior distância média para comprar roupas e calçados: 268 quilômetros em média.

  Logo depois, as maiores distâncias percorridas são de pessoas residentes em Mossoró (228 km), Macau (175 km), Angicos (155 km) e Currais Novos (154 km).

  Para comprar móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática, os consumidores que percorrem as maiores distâncias em estão em: Mossoró (228 km), Caicó (223 km), Parelhas (190 km), Macau (175 km) e Angicos (155 km).

IPJ17eW.jpg
A+ A-