Natal Shopping ganha Traveler’s Choice do TripAdvisor como um dos melhores lugares para compras e passeios

Airton Bulhões,

  A TripAdvisor maior plataforma de viagens do mundo conferiu o prêmio de reconhecimento para turistas fazer compras ao Natal Shopping edição de 2020 que contempla vários setores da economia e negócios.

É o Traveler’s Choice do TripAdvisor onde o estabelecimento é o lugar mais bem avaliados pelos turistas e o Natal Shopping foi considerado “o melhor dos melhores”.

  Após um ano inteiro de avaliações, o site de viagens - que oferece indicações e informações sobre viagens - coloca em destaque os locais que mais receberam feedbacks positivos dos viajantes.

  Os mais votados recebem um selo que os classificam entre os melhores negócios de hospitalidade do mundo. 

"Os vencedores do prêmio Travelers' Choice 2020 devem se orgulhar desse reconhecimento", reforça Kanika Soni, diretora comercial do Tripadvisor.

  "Embora  tenha sido um ano desafiador para viagens e hospitalidade, queremos celebrar as conquistas dos nossos parceiros. Os ganhadores do prêmio são elogiados e recomendados por seu serviço excepcional e de qualidade. Eles são uma grande fonte de inspiração para outros estabelecimentos, à medida que o mundo começa a se aventurar novamente", afirma.

Para Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping, o prêmio é o resultado de um empenho conjunto entre lojistas, colaboradores e parceiros.

  “Nossa prioridade é proporcionar a melhor experiência aos visitantes do shopping, oferecendo um mix diversificado de produtos e serviços com conforto, segurança e bem-estar. Esse prêmio é um reflexo do encantamento que provocamos aos turistas que vêm conhecer a nossa cidade e que têm a oportunidade de visitar o Natal Shopping”, comemora.

SAIBA MAIS

O Tripadvisor, a maior plataforma de viagens do mundo*, ajuda 463 milhões de viajantes por mês** a fazer de cada viagem sua melhor experiência. Usuários de todo o mundo usam o site e o aplicativo do TripAdvisor  para navegar em mais de 860 milhões de avaliações e opiniões de 8,7 milhões de acomodações, restaurantes, companhias aéreas e cruzeiros. O site está disponível em 49 mercados e 28 idiomas.

AhWVNnC.jpg

Parque das Dunas ganha projeção internacional com publicação no Field Museum de Chicago

Airton Bulhões,

  O nosso Parque das Dunas ganha projeção internacional com uma publicação  no Field Museum de Chicago, nos Estados Unidos.

  O guia de campo “Árvores do Parque das Dunas”, publicado pela Field Guides Museum, traz fotografias de 50 árvores nativas que ocorrem nessa unidade de conservação.

  Para o botânico responsável pelo Herbário Parque das Dunas,  Alan Roque, o sentimento é de alegria em ter uma publicação em um importante museu, e que traz tantas informações relevantes sobre parte da biodiversidade potiguar.

  A lista de espécies da flora do Parque das Dunas está em atualização e já ultrapassa a marca de 450 espécies, mais do que o dobro do que foi publicado no primeiro plano de manejo na década de 1980.

  “Esse é o primeiro guia de campo do Parque das Dunas e apresenta 50 espécies de árvores nativas encontradas dentro dos limites do Parque. Outros guias de campo, incluindo ervas, arbustos e trepadeiras estão em desenvolvimento”, ressalta.

  O guia é fruto de dois anos de pesquisas e acompanhamento das espécies arbóreas do Parque. Entre as 50 espécies, temos a Anacadium occidentale (Cajueiro), Hancornia speciosa (Mangaba), Eugenia azeda (ubaia- azeda), Handroanthus impetiginosus (Ipê-roxo), Cordia superba (Grão-de-galo), Chamaecrista ensiformis (Pau-ferro).

SAIBA MAIS

  O Museu Field de História Natural (Field Museum of Natural History) é um museu de história natural situado na cidade de Chicago, Illinois.

  O local abriga mais de 20 milhões de espécies em coleção e foi incluído no Registro Nacional de Lugares Históricos em 1975, sendo considerado um dos maiores museus do mundo.

  “Este guia faz parte dos esforços do Laboratório de Botânica do Parque das Dunas, de elencar a sua flora nativa e faz parte, também, de uma série de guias que estão por vir”

. Estamos muito felizes e orgulhosos com a publicação desse trabalho, feito em parceria com uma aluna de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com um professor de botânica da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

   Por ser uma publicação internacional, e em um museu referência, faz com que a diversidade do Parque das Dunas possa ser vista pelo mundo todo. Parabéns a todos que contribuíram na preparação e gratidão ao Museu pela publicação desse importante material afirma Alan.

Lr3skOD.png

Corretores de imóveis comemoram novos negócios mesmo durante a pandemia

Airton Bulhões,

  Segundo pesquisa feita pelo Homer, aplicativo gratuito que conecta corretores em todo o Brasil, junto aos profissionais do setor neste período de pandemia, revelou que, apesar das previsões pessimistas sobre o mercado imobiliário ao entrarmos em isolamento social, o impacto nas negociações não foi tão grande assim.

   46% dos corretores afirmaram ter feito novos negócios durante a quarentena, 10% disseram que nada mudou - nem diminuiu e nem aumentou -, 39% que os clientes adiaram a compra - e podem retomar no pós-pandemia -, e apenas 5% relataram que os potenciais compradores desistiram de vez de adquirir um imóvel.

  Apesar de estarem mais cautelosos devido à crise econômica causada pela covid-19 no país e no mundo, o home office se tornou o novo modelo de trabalho de muita gente e, com isso, a busca por imóveis mais confortáveis, em alguns casos até mais afastados dos grandes centros, virou tendência.

  Os corretores estão com boas expectativas quanto às vendas daqui pra frente, já que, além dessa nova necessidade que o trabalho remoto despertou, há ainda aquele público que está apenas esperando um pouco para adquirir uma propriedade.

   Para 60% dos corretores, deve haver uma recuperação significativa, 38% apostam em uma leve melhora, e 2% acham que haverá queda nas vendas.

De acordo com Livia Rigueiral, CEO do Homer, agora - mais do que nunca - os profissionais do mercado imobiliário precisam se unir para aumentar a abrangência de sua área de atuação e, consequentemente, aumentar suas chances de venda.

 "Claro que a pandemia mudou muita coisa, mas a forma como ela vai impactar o setor de imóveis depende muito de como os corretores estão agindo diante das adversidades e novidades. Fazer uso do Homer para firmar parcerias com quem está em outras cidades ou estados, por exemplo, é a melhor alternativa gratuita a ser explorada."

Oportunidades estão surgindo, tanto que o Homer registrou um aumento de 25% na procura de clientes por imóveis.

SAIBA MAIS

  O Homer é uma plataforma gratuita e pioneira que conecta corretores imobiliários em todo o Brasil. Fundada em 2016, a startup permite que os corretores façam parcerias imobiliárias com mais segurança, praticidade e garantia de comissão.

 

  Além disso, ajuda a otimizar a rotina de trabalho desses profissionais e, com isso, amplia as possibilidades de realização de negócios. Disponível para iOS, Android e desktop, o Homer possui mais de 45 mil corretores cadastrados na plataforma.

TJehwlk.jpg

Porto Sal Salineira tem licença de renovação emitida pelo Idema

Airton Bulhões,

A empresa Porto Sal Salineira teve renovada pelo Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente a renovação de licença de operação.

 A salineira Porto do Mangue está localizada na Zona Rural do município de Porto do Mangue/RN. O empreendimento é caracterizado pela extração de sal marinho, com 208,09 hectares de área destinada à produção. O Rio Grande do Norte concentra 95% da produção salineira de todo o país.

  Segundo o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, a retomada e emissão da Renovação do Licenciamento fortalecerá a atividade econômica.

A emissão da Renovação de Licença de Operação da Salineira Porto Sal é um exemplo de que foi possível a continuação da atividade no município de Porto do Mangue.

  A Licença traz uma série de condicionantes, que precisam ser observadas e cumpridas pela empresa, para que ela possa exercer a atividade. Atualmente, é com a vigência do decreto que demos continuidade às análises e garantimos a segurança jurídica para o setor salineiro no Rio Grande do Norte.

  Dentre as condicionantes estabelecidas para a emissão da Renovação da Licença de Operação da Porto Sal Salineira estão que o empreendedor deve otimizar o consumo de água, dando preferência a projeto de reuso deste recurso; e que, por ocasião do desenvolvimento de suas atividades na área de salina, deve encaminhar ao Idema um relatório semestral dos resultados das análises das águas coletadas na área de captação para abastecimento dos tanques de evaporação.

LK8W447.jpg


Justiça manda derrubar murros irregulares no entorno da Lagoa de Extremoz

Airton Bulhões,

  A Lagoa de Extremoz  que no seu entorno foi murado irregularmente  por proprietários de terrenos na sua margem está com os dias contados.

   A Prefeitura de Extremoz iniciou nesta segunda-feira a derrubada dos muros que estão construídos de forma irregular à margem da Lagoa.

  A Lagoa de Extremoz que por muito tempo passou a ter suas margens fechadas e com construções que não respeitaram o limite mínimo de 30 metros, a contar da sua maior cheia  tornando uma área de proteção ambiental e de uso comum, como sendo propriedade privadas, impedido acesso a lagoa.

  A Prefeitura de Extremoz  iniciou em julho de 2017, a derrubada do muro da lagoa na passagem da Vila, voltando a dar acesso a população.

   Contudo após uma ação judicial, alguns proprietários conseguiram uma liminar que suspendeu a ação de derrubada dos muros.

  Após um tempo o Ministério Público entrou com uma ação Civil Pública contra o IDEMA e Prefeitura para que proceda a adequação de toda margem da lagoa.

  Recentemente a ação que suspendia a derrubada teve seu mérito julgado, e à justiça decidiu que as construções estão irregulares, devendo  haver a imediata adequação das construções na margem, que enseja na derrubada de propriedades e Muros.

  A partir de hoje começa uma nova história esperada por moradores antigos de Extremoz, e que parecia impossível, mas se tornará realidade.

  Parecida com o que ocorreu no lago Paranoá em Brasília, em que mansões foram derrubadas na margem do lago e que a lagoa passou a ser devolvida ao povo.

W1s8lKj.jpg

Cachaça brasileira é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo

Airton Bulhões,

    Neste domingo 13 de setembro é o Dia Nacional da Cachaça, a bebida destilada mais apreciada no Brasil e a terceira mais consumida no mundo. Conhecida por vários nomes e alguns deles são bastante curiosos, como: mata-bicho, branquinha, parati, água que passarinho não bebe, marvada, entre outros.

  A Cachaça Matuta tem história, representante da quinta geração de uma família de produtores de aguardente, Aurélio Júnior comanda hoje, uma das maiores empresas do Brasil, no negócio da cachaça.

  No Nordeste a cachaça é bem representada pela Cachaçaria Matuta, original da região serrana do Brejo da cidade de Areia/PB.

   Produzida no Engenho Vaca Brava, tradicional desde 1865, famoso por seus solos férteis e de fino doce.

  Cachaça bidestilada, armazenada em barris de Umburana, por um período médio de um ano, adquirindo assim, cor e sabor amadeirado. 2017 - 2ª colocada no 27º Concurso ExpoCachaaça 2017, sendo referência em produção e vendas de cachaças no Brasil.

  A maior parte da produção de cachaça se concentra no Sudeste. Segundo o estudo, a cachaça é produzida em 582 municípios brasileiros, o que representa 10,45% do total de municípios, contando também com o Distrito Federal.

  No que diz respeito a produção de cachaça, o destaque fica com o estado de Minas Gerais, que concentra quase o triplo do segundo colocado, São Paulo. Somados, Minas Gerais (375), São Paulo (126), Espírito Santo (62) e o Rio de Janeiro (59) juntos concentram aproximadamente 70% dos produtores de cachaça registrados no país, com 622 estabelecimentos. 

  Em seguida vem a Região Nordeste com 129 estabelecimentos, correspondendo a 14,4% do total de produtores, com destaque para os estados da Paraíba (33), Bahia (23), do Ceará e de Pernambuco, com 20 produtores cada.

SAIBA MAIS

  A Cachaça Matuta tem história, representante da quinta geração de uma família de produtores de aguardente, Aurélio Júnior comanda hoje, uma das maiores empresas do Brasil, no negócio da cachaça.

  Em 2019, houve uma expansão e foram instaladas mais seis dornas de inox de 70 mil litros cada e outros barris de madeira com capacidade de armazenar mais 930 mil litros, nas áreas de envelhecimento. A soma total, em 2020, chega a 3,85 milhões de litros em estoque. A Matuta fechou a safra 2019/2020 com 3,070 milhões de litros produzidos. 



Cine Drive-In Natal no Arena das Dunas em outubro anuncia vasta programação de filmes

Airton Bulhões,

   Confirmado durante o mês de outubro o Cine Drive-In Natal na área externa da Arena das Dunas oferecendo uma programação que contemple todos os públicos, incluindo a cena audiovisual potiguar.

  Serão exibidos curtas-metragens de realizadores locais também e contemplados na sessão “Goiamum Audiovisual” em dois sábados durante o Cine Drive-In Natal.

  A mostra é uma referência ao Festival Goiamum Audiovisual que atua há 10 anos no Rio Grande do Norte com foco no fomento e difusão do audiovisual contribuindo no desenvolvimento do segmento.

  Dos 79 inscritos na seletiva, foram escolhidos 12 filmes entre ficções e documentários, pela curadoria convidada formada pelo conselheiro fiscal da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte Rômulo Sckaff,  diretora da Cinemateca Potiguar Mary Land Brito e produtor e cineclubista João Claudio.

Além dos curtas-metragens potiguares, o Cine Drive In Natal contará com diversos filmes em longa-metragem, clássicos brasileiros, grandes produções do cinema mundial para encantar, divertir e emocionar os espectadores.

Serão quatro edições no mês de outubro de 2020 no estacionamento externo da Arena das Dunas. O evento, realizado em parceria pela HD Produções e Casa de Produção, será ofertado gratuitamente com toda a segurança exigida nos protocolos de retomada.  


Confira os filmes selecionados para a Sessão Goiamum Audiovisual:

- Nada Foi Em Vão – Direção: Sihan Felix - Livre – Ficção

- Leningrado Linha 41 – Direção: Dênia Cruz – Livre – Doc

- Dias Felizes – Direção: André Santos - 12 Anos – Ficção

- O Voo Do Pássaro Multicor - Direção: Allan Cedrak – Livre – Ficção

- Quando As Coisas Se Desmancham – Direção: Aristeu Araújo – Livre – Ficção

- No Fim De Tudo – Direção: Victor Ciriaco - 12 Anos – Ficção

Distorção – Direção:  Paula Pardillos E Davi Revoredo - 12 Anos – Ficção

- Em Reforma – Direção:  Diana Coelho – Livre – Ficção

- Madrigal: Um Conto De Imagens Por Palavras – Direção:  Felipe Oliveira E Gustavo Alcântara – Livre – Doc

- Lalá – Direção:  Paulo Dumaresq – Livre – Doc

- Cuscuz Peitinho – Direção: Rodrigo Sena - 14 Anos – Ficção

- Meu Tempo É Quando? – Direção:  Rosália Figueirêdo E Buca Dantas – Livre – Ficção

 SAIBA MAIS

  O Cine Drive-In Natal conta com incentivo do Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, e patrocínio da Cabo Telecom, e incentivo da Prefeitura Municipal de Natal, através da Lei Djalma Maranhão, e patrocínio da Unimed Natal

t7LRZtZ.jpg

Recife é a cidade mais conectada e inteligente do Norte e Nordeste

Airton Bulhões,

 O Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020, mais importante iniciativa de cidades e mobilidade do Brasil realizado até esta quinta-feira em Recife apresentou o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2020. O estudo, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta,

  O destaque do Norte e Nordeste ficou com a cidade do Recife, que manteve a liderança nos conceitos de cidade inteligente e cidade conectada no Nordeste e ainda saltou oito posições, saindo do 23º para o 15º lugar entre todos os 673 municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes. Fazendo o recorte nordestino da pesquisa, após o Recife temos Salvador (BA) e Fortaleza (CE), que aparecem em 27º e 29º, respectivamente.

  No Ranking Geral 2020, o destaque foi para a cidade de São Paulo, que atingiu a primeira colocação. O segundo lugar ficou com Florianópolis (SC), seguida por Curitiba (PR), Campinas (SP) e Vitória (ES). Em sexta colocação está São Caetano do Sul (SP); seguida por Santos (SP); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); e Belo Horizonte (MG).

 A partir da edição 2019, o Ranking incorporou conceitos e novos indicadores baseados na ISO 37122 -Sustainable Cities And Communities - Indicators For Smart Cities, mantendo-se como a melhor referência para comparação e análise de cidades inteligentes no Brasil.

  O resultado é apresentado em 4 frentes: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, mesmos eixos temáticos do evento nacional Connected Smart Cities.

   "Nesses seis anos de atuação, a Plataforma Connected Smart Cities vem desempenhando papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação, tendo como objetivo fundamental tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, principalmente no atual momento de pandemia da Covid-19", comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

bKPKMdA.jpg

Banco do Nordeste entra com força na Semana do Brasil com oferta para renegociação de dívidas

Airton Bulhões,

  O Banco do Nordeste está com várias promoções da Semana do Brasil oferecendo condições específicas para renegociação ou liquidação de dívidas para pessoas físicas não rurais ou micro e pequenas empresas com parcelas em atraso com o Banco há mais de 150 dias, na posição de 31 de agosto de 2020.

  As vantagens contemplam descontos de 50% no valor das tarifas e a dispensa de juros de mora e multa.

   O prazo da negociação, voltada para empréstimos e financiamentos não rurais que tenham como fonte de recursos o próprio Banco, segue até o final do mês.

  Durante a Semana Brasil, o Banco do Nordeste também ampliará o atendimento aos clientes interessados em contratação de crédito pelo FNE Emergencial, linha especial vigente enquanto perdurarem os decretos de calamidade pública em razão da pandemia de Covid-19. A linha operacionalizada exclusivamente pelo BNB foi lançada pelo Governo Federal em maio deste ano. 

 O FNE Emergencial beneficia profissionais liberais e empresas de todos os portes com atividades produtivas localizadas em municípios em estado de calamidade declarada por autoridades públicas. As taxas de juros são de 2,5% a.a., com prazos e carências especiais.

 SAIBA MAIS 

  Em sua segunda edição a Semana do Brasil traz como objetivo específico também promover a retomada gradual da economia e a geração de novos empregos após o período de isolamento, provocado pela pandemia da Covid-19.

  A iniciativa é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e conta com o apoio do Governo Federal e da Federação Brasileira de Bancos – Febraban.



Pix coloca ponto final nos sistemas de Doc e Ted oferecidos pelos bancos

Airton Bulhões,

  Com previsão de ser lançado em novembro em novembro, o PIX – novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) – deve revolucionar esse nicho do mercado e pode acabar, de forma definitiva, com os sistemas de DOC e TED, oferecidos atualmente pelos bancos.

   A novidade deve colocar vários players desse disputado mercado competindo por clientes, dessa vez em uma inédita igualdade de forças.

  Enquanto os bancos cobram taxas de até R$ 20 por um DOC ou um TED, o PIX irá ser gratuito para quem envia o dinheiro. É esse justamente o objetivo anunciado pelo Banco Central: baratear e democratizar o custo das operações de transferências e pagamentos.  

  Com o PIX, as movimentações poderão ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana, com compensação instantânea do dinheiro – em TEDs e DOCs, as transferências podem ser feitas apenas em dias úteis, em horários restritos.

  Será possível transferir dinheiro para um destinatário gratuitamente, não importa qual o banco ou outra instituição em que ele tem conta. Dados do BC informam que já foram solicitados 980 pedidos de adesão de empresas interessadas, sendo que apenas uma pequena parte são de instituições financeiras.

“Com a disseminação do uso do PIX, a tendência é a redução da utilização de dinheiro vivo e esse fato pode, inclusive, reduzir, ou pelo menos ajudar a controlar a prática de lavagem de dinheiro”, explica o especialista em Direito Empresarial e Societário,  e professor do Insper e da Faap, Marcelo Godke.

 O advogado acredita que o PIX irá colocar o Brasil na modernidade financeira. “Vários outros países já adotam sistemas similares. O custo de fazer o dinheiro transitar vai cair, teremos mais agilidade e menos risco, já que a liquidação das transferências acontece basicamente em tempo real”, informa Godke.

Com relação ao novo cenário e a concorrência, o especialista acredita que, por uma questão de mercado, quem resolver ficar fora do novo sistema estará condenado ao fracasso em um futuro próximo.

  “Pela regulamentação em vigor, todos os grandes bancos terão de participar do PIX. Mas, por conta da internet e da tecnologia, eles perderão o controle sobre o fluxo financeiro das pessoas e das empresas. O PIX é só a tecnologia que vai levar a isso”, finaliza.

SAIBA MAIS

Quanto vai custar?

  Transferências entre pessoas físicas serão gratuitas. Lojistas terão que pagar para receber os pagamentos e transferências entre pessoas jurídicas também serão tarifadas. Porém, o BC diz que as taxas devem ser bem menores do que as praticadas atualmente.

Cadastro

 A partir de 05 de outubro, será possível realizar o registro de pessoas físicas e jurídicas. O cadastro é obrigatório apenas para instituições financeiras com mais de 500 mil clientes.

Chaves Pix

 São as formas de identificar os usuários. Não será mais necessário informar agência, conta e CPF.  Os consumidores poderão realizar transferências ou pagamentos de contas e produtos de três maneiras principais: Chaves Pix, QR Code e NFC.

Fim dos cartões? 

  No momento, a ameaça maior é para o cartão de débito. Mas o BC tem planos de ofertar compras a prazo com o sistema, o que transformaria o Pix em um rival do cartão de crédito.



Riachuelo terá marca americana Carter’s em sua rede de lojas no Brasil

Airton Bulhões,

  

    A Riachuelo e a varejista infantil americana Carter’s firmaram contrato de licença por dez anos para operação exclusiva da marca Carter’s no Brasil pela gestão da Riachuelo e com compromisso de abrir no mínimo mais 60 lojas no país. A primeira loja física da Carter’s foi aberta nesta quinta-feira no shopping Ibirapuera, em São Paulo. Até o final do ano, outras unidades serão abertas na capital paulista e no Rio de Janeiro. Para 2021, a Riachuelo também terá um e-commerce exclusivo da marca destinado aos brasileiros, operando assim todo o conteúdo digital, incluindo as redes sociais.

   Com peças de bebês até crianças de cinco anos de idade e com maior variedade de portfólio do que o já ofertado nas lojas Riachuelo, a abertura seguirá o propósito de oferecer produtos infantis com qualidade e bom custo benefício, oferecendo a oportunidade de montar o enxoval completo no Brasil.

"O objetivo dessa parceria foi unir o conhecimento do produto que a Carter’s tem ao entendimento da Riachuelo sobre o mercado local e do comportamento do consumidor, além de seu reconhecimento no segmento, sendo uma das maiores varejistas do país. Nossa parceria já é muito produtivo e este novo passo faz todo o sentido para nós", conta Andrew Knight, Vice-Presidente de E-commerce e Internacional da Carter’s.

A relação entre as duas empresas existe desde 2015, quando a Riachuelo passou a comercializar produtos Carter’s em suas lojas, investindo no varejo infantil ao trazer ao Brasil uma das mais importantes marcas internacionais do segmento, que possui mais de 600 lojas próprias espalhadas pelos Estados Unidos, além de estarem presentes em mais outros 90 países com produtos Carter’s, Osh Kosh B’Gosh ou SkipHop, outras marcas do grupo.

As inaugurações também mostram o compromisso da Riachuelo com a economia brasileira e com uma retomada consciente de atividades, seguindo orientações e protocolos de proteção e segurança para oferecer um ambiente seguro para as famílias. A companhia segue investindo em novos negócios e gerando novos postos de trabalho em meio à crise. Além das lojas Carter’s, a Riachuelo continua a operação e venda de produtos da marca infantil em suas lojas e no e-commerce.

SAIBA MAIS

Mais de 70 anos de história e 40 mil colaboradores, a Riachuelo trabalha com o propósito de transformar vidas através da moda. Unindo inovação, dinamismo e agilidade para entregar coleções e produtos para todos os estilos, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil.

   Com o maior parque fabril da América Latina, são mais de 30 milhões de clientes no cartão Riachuelo e mais de 300 lojas próprias espalhadas pelo país.













Maior atração turística de Natal e de Pirangi reabre para visitação

Airton Bulhões,

   As atrações turísticas em Natal e arredores começam a reabrir suas portas após o pior momento da pandemia que ainda continua, mas com as normas de prevenção é possível reabrir estes locais públicos. O primeiro deles foi o Aquário na Redinha, Parque das Dunas e Parque da Cidade. Infelizmente o Forte dos Reis Magos continua fechado, pena. 

  A partir deste domingo o Cajueiro de Pirangi reabrirá para o público, após suspensão das atividades devido às medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

   Serão cobradas restrições de visitantes e obrigatoriedade de máscaras estão entre os critérios estabelecidos para a retomada das atividades no local.

  Desde o início de agosto, alguns parques e equipamentos turísticos do RN iniciaram a reabertura gradual. Nesta semana, o Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” também reabriu para o público.

  Segundo a gestora do Cajueiro de Pirangi, Marígia Madje Tertuliano, “fizemos reuniões com a equipe, capacitações, realizamos a sinalização de todo o equipamento e estamos prontos para receber o público com segurança neste momento”, afirma.

A equipe do Cajueiro passou por um treinamento durante essa semana, em que a administração fez uma espécie de simulação e algumas estimativas dentro da realidade do local e a estrutura do equipamento.

O protocolo foi definido na última semana, após alinhamento da diretoria do Idema com a Secretaria de Turismo do RN. Além da limitação da quantidade diária de pessoas que circulam no local, a administração 

Um  protocolo foi elaborado como outras regras para a reabertura do Cajueiro

Serão permitidas 200 pessoas por dia, com entrada de 25 pessoas por vez, em intervalos de 30 minutos;

- Distanciamento social de pelo menos 1,5m durante a circulação no espaço;

- Sinalização para orientar os visitantes;

- Uso obrigatório de máscaras;

- Álcool em gel disponível em totens;

- Bebedouros devem ser utilizados com copos ou garrafas; entre outros.

  Para o diretor geral do Idema, Leon Aguiar responsável pela gestão do cajueiro o órgão atuou para a reabertura pensando em todos os protocolos sanitários, pois a segurança e saúde da população devem ser levadas como as principais questões. 

pwJgHq8.jpg

Semana do Brasil tem a participação de 16 bancos e Fecomércio RN apoia iniciativa

Airton Bulhões,

   Confirmada a participação de 16 bancos associados a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) durante a 2ª edição da Semana Brasil que será realizado desta quinta-feira e até 13 de setembro em todo país.

  As instituições financeiras prepararam uma série de iniciativas para que o cliente aproveite ofertas em serviços bancários, descontos em renegociação de dívidas e condições especiais na contratação de crédito.

  Criada em 2019, com apoio do governo federal e coordenação do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a Semana do Brasil visa tornar o mês de setembro como mais um período de promoções no comércio e varejo de todo o país, contribuindo, assim, para aquecer a economia nesta época do ano.

  As instituições financeiras que irão participar neste ano da Semana do Brasil são: ABC Brasil, Alfa, Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Bradesco, BRB (Banco de Brasília), BTG, BV, Caixa, Daycoval, Digimais, Itaú, Mercantil do Brasil e Santander.

  "A Febraban e os bancos se mobilizaram para buscar as melhores ações e iniciativas que trouxessem descontos e ofertas especiais para nossos clientes", afirma Isaac Sidney, presidente da entidade.

   "A campanha ganha ainda mais força neste ano, em que fomos mafetados pela pandemia do Covid-19, e é preciso engajar todos os setores da sociedade para a retomada econômica de nosso país."

A Febraban também incentiva o consumo responsável, com a tomada de crédito consciente. Entre as iniciativas previstas pelos bancos para a Semana do Brasil estão ações como:

- descontos especiais em renegociações de dívidas

- crédito pessoal com desconto em taxas

- taxas diferenciadas em linhas de crédito de capital de giro

- ofertas em seguro de automóvel, residencial, de saúde, de vida e odontológico

- isenção de anuidade em cartões de crédito

- depósito a prazo com remunerações especiais no CDB

- taxas reduzidas na portabilidade ativa de crédito consignado

- aplicação inicial reduzida em Previdência

  Os interessados deverão informar-se junto ao seu banco ou acompanhar a divulgação que cada instituição fará sobre ações para a Semana do Brasil. O apoio da Febraban na Semana do Brasil contará com postagens e vídeos nas redes sociais da entidade, e propagandas em jornais e TV.

FECOMÉRCIO APOIA “SEMANA DO BRASIL”

  Coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) a Semana do Brasil quer estimular o aquecimento de vendas do comércio e varejo em todo país a Fecomércio RN  está engajada nesta iniciativa neste período de retomada e de recuperação da crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus.  

  Segundo o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz essa é uma oportunidade que os empresários têm que agarrar para reforçar a recuperação dos prejuízos causados pela paralisação dos negócios que, no caso do nosso estado foi de mais de 100 dias.

  “Estamos em plena retomada da economia potiguar e essa é uma alternativa criada para movimentar a economia, oferecendo facilidades que tendem a estimular os consumidores a irem às compras, fazendo a economia voltar a girar”.

SAIBA MAIS

  O Rio Grande do Norte aderiu a Semana Brasil, mega promoção de abrangência nacional, que acontece entre os dias 3 a 13 de setembro. A iniciativa é da Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) E Fecomércio RN

Micro e pequenas empresas têm recorde na obtenção de crédito do Fungetur

Airton Bulhões,

  O Ministério do Turismo, responsável pelo Fundo Geral do Turismo (Fungetur) já empenhou R$ 787 milhões para as 1301 operações contratadas entre janeiro e julho deste ano. Sendo 97% de micro e pequenas empresas.

Foi um aumento de mais de 400% nos contratos firmados apenas nos primeiros sete meses de 2020 em relação a todo ano de 2019 e de 2.610% em relação ao total de 2018, o Fungetur tem se mostrado ferramenta imprescindível para o setor no momento de crise provocada pela pandemia de coronavírus.

  Em maio, a Medida Provisória 967 proposta pelo Ministério do Turismo destinou R$ 5 bilhões para socorrer o setor que foi um dos mais afetados, maior operação de crédito da história para o turismo brasileiro.

  Dos 1.301 contratos, 851 foram para capital de giro, 428 para aquisição de bens, 13 para obras e 9 para bens/capital de giro ou bens/obra.

“Mais de 50% dos contratos firmados até o momento tiveram como foco o capital de giro das empresas, o que mostra que o Fungetur está sendo vital para assegurar a continuidade de empreendimentos turísticos em todo o país, evitando o desmonte do setor e o fechamento de postos de trabalho em todo o país. Trata-se de uma política extremamente bem-sucedida do governo federal”, avaliou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

SAIBA MAIS

  Podem solicitar o crédito empresas das seguintes áreas: acampamento turístico, agências de turismo, meios de hospedagem, parques temáticos, transportadora turística, casas de espetáculos e equipamentos de animação turística, centro de convenções,

  E mais empreendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva. empreendimento de entretenimento e lazer e parques aquáticos, locadora de veículos, organizador(a) de eventos, prestador de serviços de infraestrutura de apoio a eventos, prestador especializado em segmentos turísticos, além de restaurantes, cafeterias e bares.

  Com o intuito de dar mais agilidade ao processo de liberação dos recursos, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória nº 944, que permite que empreendedores do Turismo façam a adesão ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e ao Fundo de Garantia de Operações do Banco do Brasil (FGO).

  Podem participar do Programa: microempresas ou empresas de pequeno porte, a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada.

“Desde o início da pandemia, o Ministério do Turismo tem trabalhado com o objetivo de assegurar o acesso ao crédito para o setor e esses resultados preliminares comprovam que estamos no caminho certo. A aprovação da MP 944 contribuirá significativamente para dar agilidade a esse processo”, concluiu o secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur, Lucas Fiuza.




Stone abre oportunidades de empregos para o time comercial externo da fintech

Airton Bulhões,

  A Stone empresa de tecnologia financeira está abrindo vagas para  Parnamirim. As vagas são para o time comercial externo da fintech, que busca pessoas alinhadas à sua cultura e que queiram transformar o setor de meios de pagamentos no Brasil.

  Não há data limite para realizar a inscrição no site. As vagas contam com salário fixo + variável relacionada ao cumprimento de metas. Além disso, a empresa oferece vale alimentação e refeição,vale transporte, seguro saúde e odontológico, seguro de vida, auxílio creche e auxílio academia.

  "Rio Grande do Norte é um polo estratégico para a companhia. Por isso estamos investindo em oportunidades de emprego na região que nos permita continuar crescendo e atendendo bem aos nossos clientes", explica Augusto Lins, presidente da Stone.

  "Nosso modelo de atuação é diferenciado, pois sabemos que o Brasil vai muito além dos grandes centros. Somos movidos por empreendedores espalhados por todo o país. Precisamos reforçar ainda mais nossos times locais para atender com excelência nossos clientes da região", completa.

  Um dos primeiros unicórnios brasileiros, a Stone abriu capital na bolsa eletrônica Nasdaq, em Nova York, em outubro de 2018.

  A companhia tem como propósito facilitar a vida do empreendedor brasileiro, permitindo-o vender mais, gerir melhor seu negócio e crescer sempre, com uma oferta diferenciada de soluções de pagamento e gestão, além de atendimento personalizado.

SAIBA MAIS

  Além do Rio Grande do Norte, a empresa tem vagas abertas em outras regiões, todas elas estão listadas em http://jornada.stone.com.br/.

  A Stone é uma empresa de tecnologia financeira que possui uma plataforma de soluções de venda e gestão cujo propósito é melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre.



Golden Tulip Ponta Negra recebe selo “Turismo mais Protegido

Airton Bulhões,

 O Golden Tulip Natal Ponta Negra, do Louvre Hotels Group – Brazil recebe o selo “Turismo Mais Protegido”, concedido pelo governo do estado.

  Esta é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Turismo do RN (Setur), Emprotur, Sistema Fecomércio, por meio do Senac, Sebrae e entidades do trade turístico.

  O selo certifica ao turista a realização de garantia nos protocolos sanitários nos estabelecimentos, fortalecendo a confiança dos viajantes e apresentando empresas e serviços empenhados em resguardar a saúde e a segurança de turistas e moradores relativos a pandemia.

  Para obter essa classificação o hotel ganhou o Selo “Turismo Responsável”, do Ministério do Turismo, concedido após capacitação de colaboradores oferecida pelo Senac ou Sebrae. 

  O Rio Grande do Norte é o primeiro estado brasileiro a receber o selo Travel Safety Stamp”, selo de viagem segura criado com o respaldo da Organização Mundial do Turismo (WTTC) e de mais de 200 CEOs das principais empresas de turismo do mundo.

  Segundo o o CEO da rede no Brasil, Paulo Michel a  rede Louvre Hotels Group – Brazil está pronta para atender aos turistas, oferecendo uma opção de hospedagem diferenciada e funcional.

  “Temosconfiança na recuperação gradual do turismo, principalmente o doméstico.  Nossa proposta é proporcionar uma experiência inesquecível aos hóspedes que desejem desfrutar de um dos nossos empreendimentos. Em contexto de pandemia de COVID-19, multiplicamos nossos protocolos de saúde, segurança e prevenção e seguimos rigorosamente os novos procedimentos da rede”, salientou.

   

Jan-Pro especializada em limpeza comercial cogita abrir escritório regional em Natal

Airton Bulhões,

      A rede especializada em limpeza comercial Jan-Pro, que atua há dez anos no Brasil e já soma mais de 400 franquias por todo o país, definiu novos planos de expansão para 2020.

  Aproveitando o crescimento da rede que registrou, diante à pandemia, 300% de aumento na procura pelos serviços e no mesmo período vendeu 37 franquias, foca agora em áreas mais estratégicas, como em Natal, para abrir um escritório regional que operacionalizará outras 25 franquias da rede em sua área de atuação.

 O investimento total na região em todas as unidades da rede será de R$ 1,5 milhão, gerando R$ 15 milhões em contratos anuais e 500 empregos diretos.

  Renato Ticoulat, master-franqueado da rede, considera o momento oportuno para investimentos no setor, por conta da grande preocupação e conscientização das pessoas com higiene.

  “Sempre fui enfático no quão importante é a limpeza, nem só pela estética, mas principalmente pela saúde. Agora, com a covid-19, as pessoas têm se atentado mais, reflexo que sentimos pelo aumento da demanda dos nossos serviços. A preocupação não é só dentro de casa, mas em qualquer lugar, seja dentro de uma loja, shopping ou supermercado, comenta.b2O5Q0J.jpg

  Para executar e garantir a eficácia dos serviços, a empresa utiliza um processo inovador e exclusivo, o EnviroShield. O sistema trata-se de uma alta tecnologia em pulverização com desinfecção segura e sustentável, que permite a limpeza, higienização e sanitização de diferentes ambientes através de cargas eletrostáticas com ampla eficiência, matando 99,99% de bactérias e todos os tipos de vírus, inclusive o que causa a Covid-19.

  Criando uma camada protetora em todos os pontos em que o produto tem contato, o EnviroShield tem uma eficiência comprovada e prolongada por 30 dias ou mais, a depender do produto aplicado.

SAIBA MAIS

 A Jan-Pro figura em primeiro lugar entre todas as franquias de limpeza comercial do mundo, utilizando tecnologia de ponta e produtos testados, aprovados e com certificação Green Seal, que garante seu conceito e aplicação sustentável.

  A rede inaugurou suas atividades na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, e hoje possui 12 mil franqueados espalhados pelo mundo.

   No Brasil desde 2011, a empresa já conta com 400 franquias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pará, Tocantins, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rondônia. 



Medical Care líder mundial em produtos e serviços de diálise expande sua rede no Nordeste

Airton Bulhões,

   Com a mudança na legislação a partir de 2015 o governo permite investimentos estrangeiros em hospitais e clínicas no Brasil, o que levou grandes grupos mundiais a olhar com mais atratividade para o mercado nacional.

  A alemã Fresenius Medical Care - líder em produtos e serviços no setor de diálise - acaba de concluir mais uma aquisição em Pernambuco, consolidando sua presença na Região Nordeste. A empresa comprou a Renal Services (conhecida como SOS Renal), clínica que fica localizada no bairro de Casa Caiada, em Olinda, que atende cerca de 240 pacientes.

Com a entrada da Renal Services, a empresa passa a contar com um total de seis clínicas nos estados de Pernambuco, Bahia e Paraíba, além de uma base de serviços de nefrologia hospitalar, localizada em Salvador, sendo responsável por mais de 200 mil procedimentos anuais em pacientes renais crônicos e agudos na Região Nordeste.

  Edson Pereira, General Manager da Fresenius Medical Care no Brasil, aponta as perspectivas: "Com as últimas aquisições, vamos expandir ainda mais nossos negócios no Nordeste e seguiremos comprometidos em oferecer aos pacientes brasileiros o melhor acesso a cuidados de diálise de alta qualidade, continuando nossos investimentos em 2020."

  A Medical Care é a maior fornecedora mundial de produtos e serviços para pessoas com doenças renais, a empresa oferece tratamento de diálise para cerca de 348 mil pacientes em todo o mundo, em mais de 4.000 clínicas.

  Está presente no Brasil há mais de 20 anos, com operação em 9 estados. No país, são mais de 7.000 pacientes em atendimento nos centros de nefrologia que pertencem à empresa.

ac1V7UA.jpg

Incra recebe estudo do Cerne que prevê instalação de parques eólicos em assentamentos no RN

Airton Bulhões,

    O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) pelo seu presidente Carlan Santos  e o diretor do Idema RN, Raniere Rodrigues  apresentaram o estudo de viabilidade “Ventos que Transformam Vidas”  ao presidente nacional do Incra, Geraldo Melo Filho e corpo técnico do escritório potiguar da autarquia federal.

 O trabalho prevê o uso de áreas de assentamento no desenvolvimento de projetos eólicos em troca de obras de infraestrutura e possível retorno financeiro para os assentados no estado.

  Hoje, Rio Grande do Norte é pioneiro na implantação deste tipo de energia e líder nacional com 4,3GW de capacidade instalada.

  O Incra-RN encomendou há dois anos esse estudo ao Cerne. As instituições assinaram acordo de cooperação durante o 11º Fórum Nacional Eólico, considerado um dos maiores eventos do setor no país, realizado na capital potiguar.

  Segundo o Incra-RN, há 289 assentamentos no estado, que correspondem a aproximadamente 10% da área em território potiguar.

   Levantamento do instituto mostrou que cerca de 170 assentamentos são aptos a receber parques eólicos, visto a maior parte dessas áreas estarem situadas em regiões com incidência de ventos para geração de energia. Por volta de 5 mil pessoas seriam beneficiadas.

  O documento recomenda que os recursos obtidos com a cessão das áreas para os aerogeradores sejam utilizados para melhorar as condições de trabalho e de infraestrutura do assentamento.

  Segundo Darlan Santos, essa proposta prevista no estudo “será um recurso para o assentado comprar insumos agrícolas, peças e equipamentos e que manterá o objetivo da reforma agrária, que é manter o homem no campo”, disse.

buhWjFV.jpg

Cientistas da UFRN solicitam patente para drone com nova tecnologia

Airton Bulhões,

   Um grupo de cientistas da UFRN  está solicitando patente para um drone que tem como peculiaridade pouso e decolagem vertical.

  O equipamento é capaz de gerar sustentação através do multirotor, pela asa e, além disso, utiliza motorização elétrica e à combustão, que confere a caraterística de duplamente híbrido.

  Segundo Alysson Lucena (foto) doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da UFRN e um dos cientistas envolvidos no desenvolvimento da nova tecnologia.

  “A principal vantagem do objeto do pedido está na capacidade de decolar e pousar verticalmente através do multirotor com apenas 2 conjuntos motopropulsores elétricos, ao invés de 4 como normalmente se encontra no mercado, podendo ser usado em locais de difícil acesso, onde não tenhamos pista de decolagem e pouso”.

  Além disso, após a decolagem, há a possibilidade de executar o voo em modo avião, utilizando o motor de combustão interna, retornando ao ponto de partida executando o pouso verticalmente.

   Com isso é possível cobrir grandes áreas com esse  drone híbrido, e acrescentou ainda que os Veículos Aéreos não Tripulados (VANts) são divididos em duas grandes categorias, os de asa fixa, onde o avião é o mais popular, e os de asa giratória, onde os multirotores são os mais conhecidos.

  Para ele, cada categoria tem suas vantagens e desvantagens. “Os de asa fixa tem maior autonomia de tempo de voo, por serem capazes de gerar sustentação através da asa utilizando apenas um conjunto motopropulsor, porém, necessitam estar em constante movimento para estabelecer o voo e a maioria dos modelos necessita de pista de pouso e decolagem”

 

  Já os com multirotores, tem capacidade de pouso e decolagem vertical, executam voo lentos ou pairados, contudo, sua autonomia de tempo de voo é limitada pelo alto consumo dos motores elétricos.

  Uma terceira grande categoria está em formação, a dos VANTs híbridos, que procuram conciliar as principais vantagens de cada categoria, e a patente em questão compreende justamente essa conciliação, delimitou.

  SAIBA MAIS

  Integrante de um projeto denominado Aeronave de Defesa Social

 (AEDES) vinculado ao Smart Metrópolis, do Instituto Metrópole Digital (IMD), e com o apoio da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC), o depósito de pedido de patente tem, além de Dino e Alysson, os cientistas Julio Francisco Dantas de Rezende, Julio Cesar Paulino de Melo, Diego da Silva Pereira, Luiz Marcos Garcia Gonçalves, Raimundo Carlos Silvério Freire Júnior, Pablo Javier Alsina e Lucas Pereira Wanderley de Oliveira como autores, com cotitularidade da UFRN com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

  Estes pedidos de registro de propriedade intelectual integram o portfólio de patentes da UFRN, composto atualmente por 263 depósitos de pedidos de patente, dos quais 22 já foram concedidos.  

  Este último número, inclusive, garante à Universidade a liderança nas regiões Norte e Nordeste em termos de instituições de ensino.

Ad9KJvw.jpg
1-20 de 2167