Pesquisa mostra que 62% dos brasileiros com cartão de crédito preferem parcelar compras

Airton Bulhões,

      Parcelar compras para levar itens desejados para casa faz parte da rotina da maioria dos latino-americanos. Um estudo conduzido pela Minsait, empresa do grupo Indra focada em transformação digital, mostra que, no Brasil, 62% dos consumidores com cartão de crédito preferem parcelar compras do que pagá-las à vista.

  Ainda segundo o estudo, o país campeão em preferência por parcelamento é a Argentina, em que 74% dos consumidores destacam essa modalidade. Em seguida, estão: Colômbia (66,4%), Chile (63,2%) e México (53,6%).

A única exceção a esse cenário está no Peru, em que apenas 38,5% dos consumidores declaram preferir o parcelamento, ante 61,5%, que preferem pagar à vista.

  Na Europa, o comportamento é o oposto do observado por aqui. Na Espanha, o estudo mostra que 83,2% dos consumidores preferem pagar à vista. Em Portugal, esse porcentual é de 68,3% e, no Reino Unido, de 67,7%.

  A análise considera pesquisa com consumidores de mais de 18 anos, conta em banco e acesso à internet em todos os países.

SAIBA MAIS

  Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção.

  A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

HhUDLI1.jpg

A novidade no carnaval 2020 é o reconhecimento facial para prender bandidos

Airton Bulhões,

    Contra os vândalos e a bandidagem que está armando para atuarem o carnaval 2020 a grande novidade serão as câmeras de reconhecimento facial pelas forças de segurança.

  Os que se arriscarem a delinquir durante o período de carnaval ou até mesmo procurados ou com prisão decretada serão reconhecidos em tempo real. O sistema, fornecido pela Interjato Soluções, será utilizado como teste em algumas cidades do interior que têm grande fluxo de foliões.

  A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP) do Governo do Estado.

  O reconhecimento facial, também conhecido como Biometria Facial, consiste na verificação ou identificação de indivíduos a partir de uma imagem digital. Por meio de um software dotado de Inteligência Artificial (IA), a pessoa tem o rosto detectado depois que a imagem é submetida a uma verificação no banco de dados da Polícia. Isso é possível tanto em tempo real, quanto por meio da gravação das imagens.

  Com a Biometria Facial, pessoas podem ser identificadas para os mais diversos objetivos.

  A tecnologia faz parte do serviço de videomonitoramento, recurso cada vez mais utilizado como operação de segurança eletrônica e controle do ambiente em que é instalada. E pode ser utilizado tanto pelo serviço público, quanto por empresas privadas.

SAIBA MAIS

  Para ilustrar melhor um caso que ganhou repercussão nacional sobre este assunto, aconteceu durante o Carnaval de Salvador no ano passado.

  Um homem com mandado de prisão por homicídio foi identificado por um sistema de reconhecimento facial instalado em um dos acessos do Carnaval. Ele estava vestido de mulher e pretendia participar de um dos blocos da festa, mas acabou sendo preso.

foto:br.nec.com

PY1KkWV.jpg

Programa “Brasil Mais” lançado nesta quinta vai atender 500 empresas no RN

Airton Bulhões,

   O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto nesta quinta-feira do programa “Brasil Mais” que somente no Rio Grande do Norte vai atender 500 empresas com objetivo de aumentar a eficiência das empresas, ampliar a produtividade do setor produtivo e a competitividade do país, em uma jornada de transformação digital.

 O projeto será coordenado pelo Ministério da Economia, o programa será gerido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

  A meta do “Brasil Mais” é atender 200 mil micro, pequenos e médios empreendimentos da indústria, comércio e serviços de todo o território nacional, até 2022.

   O programa reúne metodologias e ferramentas de baixo custo voltadas para melhorar a capacidade de gestão e de produção, para reduzir desperdício e aprimorar processos, em um cenário de transformação digital.

  O Senai contribuirá para a melhoria de processos produtivos dos clientes de indústrias. A instituição atenderá estabelecimentos que variam de 11 a 499 funcionários.

  O Sebrae atenderá micro e pequenas empresas, prioritariamente, de comércio e serviços. O órgão vai oferecer orientação técnica e consultorias individuais, para que os clientes  aperfeiçoem habilidades e práticas gerenciais. 

SAIBA MAIS

  Para participar do programa, as empresas devem se cadastrar por meio do portal gov.br/brasilmais, responder a um questionário para avaliar o grau de maturidade, de produtividade e de gestão.

  Depois dessa etapa, a companhia será encaminhada para o atendimento assistido de um dos parceiros do Brasil Mais: Sebrae ou Senai.

foto de Jair Bolsonaro (epochtimes.com.br)

tYkqsMa.jpg

Natal cercada de carnaval vive a folia de Momo começando com o Baile de Máscaras da Confeitaria Atheneu

Airton Bulhões,

  O carnaval vai invadir Natal a partir desta quinta-feira com sua abertura no tradicional  “Baile de Máscaras” da Confeitaria Atheneu e por aí vai com a vasta programação já divulgada pela Prefeitura do Natal.

  Quem antes vinha para o carnaval em Natal para descansar agora o panorama inverteu-se vem para a cidade quem quer brincar os quatros dias de folia.

Tem atrações para todos os gostos e foliões. Da Redinha a Ponta Negra é só pé no chão. A praia do Meio terá carnaval do povão e também em Ponta Negra.

É o  “Carnapraia” que sairá nos dias 23 e 24 (domingo e segunda de carnaval) na Praia do Meio, com concentração na Quadra de Esportes da Praia do Forte a partir das 15h, e no Bloco “A Banda” que sairá no dia 25 (terça de carnaval) em Ponta Negra, a partir das 17h, partindo do Ponto 7 em direção à Praça Ecológica, arrastando o Bloco dos Estandartes, Baiacu Astral, a Turma do Mar e quem mais estiver nas ruas até o Polo Ponta Negra, onde terá show também gratuito de Margareth Menezes.OihuhNq.jpg

Com repertório eletrizado, atuação autêntica e mais de três décadas de atuação no cenário musical regional, a banda Detroit (foto) está arrastando multidões nas prévias carnavalescas e já se prepara para uma agenda intensa no carnaval. Com eventos em Natal e Parnamirim, destaque para os blocos gratuitos que comandará na Praia do Meio e Ponta Negra, o “Carnapraia” e “A Banda”, respectivamente.

  No polo Petrópolis que se firma como o maior point da carnaval natalense no Largo do Atheneu na segunda-feira (24) de carnaval é  lá que  acontece há três anos o 'Petrópolis Folia', projeto já consolidado por ter uma programação que contempla atrações para todas as idades.

    A programação começa às 16h com o tradicional bloquinho Petipá na Praça das Flores (Aristófanes Fernandes) ao som das intérpretes Vyda e Lara, que comandam a Fobica Kids ao lado do pai Jubileu Filho, guitarrista, músico e arranjador. As meninas prometem uma trilha sonora caprichada com hits para embalar a criançada.

  Às 17h30 sairá o Bloco 'Vão me Levando', uma homenagem ao maior de todos os compositores de frevo do RN, o mestre Dosinho. O bloco segue para o Largo do Atheneu ao som da maior orquestra de frevo da terrinha, o Frevo do Xico, comandada pelo maestro Chico Bethoven. 

  As 19h30 se apresenta no Palco Atheneu a Fobica do Jubila embalada pela guitarra baiana de Jubileu Filho, nos vocais Alexandre Peter e Agnelo Jr, Erick Firmino (contrabaixo), Cacá Velloso (guitarra), Anderson Melo (bateria) e Ninho Brasil (Percussão).

  A partir das 21h30, quem tiver disposição ainda vai poder dançar ao som de Maestro Forró e a Orquestra Bomba do Hemetério, de Pernambuco, mandando  frevos com virtuosismo. As atrações são convidadas da Prefeitura para fechar a segunda-feira do Palco Petrópolis com chave de ouro.


Stone abre inscrições para vagas de emprego em Natal e Mossoró

Airton Bulhões,

 A Stone, fintech de serviços financeiros abre vagas de emprego em Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

  As novas contratações visam acompanhar o ritmo acelerado de crescimento da companhia, que em 2018 duplicou sua carteira de clientes.eZiVEFN.jpg

  As vagas - para o time comercial - contam com salário a partir de R$ 3.254,00 (fixo + variável), relacionado ao cumprimento de metas. Além disso, a empresa oferece vale alimentação e refeição, vale transporte, seguro saúde e odontológico, seguro de vida, auxílio creche e auxílio academia.

  “Natal e Mossoró são polos estratégicos para a companhia. Por isso estamos investindo em oportunidades de emprego na região que nos permita continuar crescendo e atendo bem aos nossos clientes”, explica Augusto Lins, Presidente da Stone.

  “Nosso modelo de atuação da Stone é diferenciado, pois sabemos que o Brasil vai muito além das capitais. Somos movidos por empreendedores espalhados por todo o País. Precisamos reforçar ainda mais nossos times locais para atender com excelência nossos clientes potiguares”, completa.

  Um dos primeiros unicórnios brasileiros, a Stone abriu capital na bolsa eletrônica Nasdaq, em Nova York, em outubro de 2018. A companhia tem como propósito facilitar a vida do empreendedor brasileiro, permitindo-o vender mais, gerir melhor seu negócio e crescer sempre, com uma oferta diferenciada de soluções de pagamento e gestão, além de atendimento personalizado.

SAIBA MAIS

  Para se candidatar e descobrir as vagas com as quais mais se identifica e a cidade mais próxima o candidato é só acessar bit.ly/StoneVagas.

 Não há pré-requisitos para a candidatura. No entanto, já ter atuado na área desejada é um diferencial. A Stone está em busca de pessoas alinhadas à sua cultura e que queiram transformar o setor de meios de pagamentos no Brasil.



Grupo 3Corações de origem potiguar adquire a operação de café torrado e moído da Mitsui

Airton Bulhões,

   O Grupo 3corações, maior empresa no segmento de café no Brasil e joint venture entre a Holding São Miguel e a israelense Strauss, anunciaram nesta segunda-feira a aquisição da divisão de café torrado e moído da Mitsui Alimentos, a subsidiária da Mitsui & Co., Ltd. no Japão e a Mitsui & Co. (Brasil) S.A., que detém as marcas Café Brasileiro, .br Gold (especial), 3 Fazendas, Premiado, Café Superior e Bandeira, além da linha de solúveis, achocolatados, cápsulas e drip coffee, duas fábricas de café torrado e moído, em Araçariguama, São Paulo, e Cuiabá, Mato Grosso, e um centro de distribuição em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

  A compra, que totaliza o valor de R$ 210 milhões, faz parte do plano de expansão da companhia no Brasil, com foco agora no Centro-Oeste do país, fortalecendo sua liderança na região. Com a nova aquisição, o Grupo 3corações também reforça sua liderança nacional. O negócio de exportação de café verde da Mitsui Alimentos permanece sob o guarda-chuva da Mitsui & Co., Ltd.

  Criada em 1959, em Dracena, São Paulo, por uma família de imigrantes japoneses, a Yoshioka & Cia se tornou afiliada da companhia japonesa Mitsui & Co., Ltd. em 1974, resultando na Mitsui Alimentos, que desde então tem trabalhado para solidificar a marca Café Brasileiro, caracterizado pelo refinado sabor e elevado padrão de qualidade. A empresa está entre uma das maiores torrefadoras de café no Brasil. As marcas da Mitsui Alimentos detêm uma participação de 3,8% no mercado e é a quinta maior empresa de café do país.

  De acordo com Pedro Lima, Presidente do Grupo 3corações, a compra consolida ainda mais a posição da companhia no mercado brasileiro. "Essa é a maior aquisição já realizada pelo Grupo 3corações e é um importante passo para a consolidação da nossa posição no segmento de café torrado e moído, principalmente na região Centro-Oeste e no estado de São Paulo."lzrdHW7.jpg

SOBRE O GRUPO 3CORAÇÕES
O Grupo 3corações é líder nacional nos segmentos de café torrado e moído e cappuccino, e vice-líder nacional em café solúvel. Fundada em 1959, por João Alves de Lima, em São Miguel, cidade do interior do Rio Grande do Norte, a companhia, que comemorou 60 anos, em 2019, e é umajoint venture entre a São Miguel Holding (50%) e a israelense Strauss (50%), industrializa e comercializa mais de 25 marcas de produtos, dentre elas: Café 3 Corações, Santa Clara (líder nas Regiões Norte e Nordeste), Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo e Cruzeiro.



Comércio virtual brasileiro cresce 22,7% em 2019 e fatura mais de R$ 75 bilhões

Airton Bulhões,

Segundo dados coletados da Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce a crise passou longe do e-commerce durante o ano passado.

  As vendas realizadas de janeiro a dezembro de 2019 somaram faturamento de R$ 75,1 bilhões, alta nominal de 22,7% em relação ao ano de 2018.

  As informações são do relatório NeoTrust, que analisa o varejo digital trimestralmente com base em dados coletados pelo Compre&Confie.

  O Compre&Confie estima que as compras online gerem faturamento de R$ 90,7 bilhões em 2020, crescimento de 21% em relação a 2019.

  O aumento deve estar relacionado tanto ao número de pedidos – que deve ser de 210,8 milhões, aumento de 18% - quanto ao maior gasto dos consumidores. A companhia estima que o tíquete médio deve aumentar 2%, chegando aos R$ 430,00.

  De acordo com o estudo, o poder aquisitivo do consumidor não variou significativamente no período: o valor médio das compras realizadas foi de R$ 420,40 (incremento de apenas 0,2% em relação ao ano anterior).

  Portanto, a alta significativa está relacionada principalmente ao volume de pedidos realizados: em 2019, foram feitas 178,5 milhões de compras, valor que representa aumento de 22,5% em relação a 2018.

  “O ano de 2019 foi de forte recuperação para o varejo digital. Registramos diversos fatores que impulsionaram o crescimento, com destaque para consolidação do modelo de marketplace no país, maior integração multicanal, além do aumento do número de consumidores que realizaram pelo menos uma compra on-line.”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

QUEM COMPRA MAIS

  Segundo o estudo o público feminino foi responsável por 52,1% dos pedidos de compra feitos no país durante o ano de 2019. Apesar de comprar mais, as mulheres gastaram menos: o gasto médio foi de R$ 371,70 por compra, enquanto os homens gastaram R$ 473,60 em média.

  Segmentando todos os consumidores por faixa etária, é possível perceber que os que têm entre 36 e 50 anos realizaram o maior volume de compras (33,6% do total dos pedidos feitos durante o ano). Logo atrás, estão os que têm entre 26 e 35 anos, com 31,8% das compras. Por fim, estão aqueles de até 25 anos (19,5%) e aqueles com mais de 51 anos (15,1%).



Casa Durval Paiva comemora o Dia Internacional de luta contra o câncer na infância

Airton Bulhões,

 A Casa Durval Paia se associa a luta contra o câncer na infância comemorado neste 15 de Fevereiro que é lembrado como o Dia internacional de luta contra o câncer na infância (International Childhood Cancer Day (ICCD).

A entidade se une à rede global de 167 bases nacionais de organizações de pais, em 90 países de cinco continentes, visando promover a conscientização quanto ao diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil, bem como promover uma apreciação crescente e uma compreensão mais profunda os desafios enfrentados por crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.mU6SPzd.jpg

A cada ano, mais de 300.000 crianças e adolescentes com idades entre 0 e 19 anos são diagnosticados com câncer em todo o mundo. Aproximadamente, 8 em cada 10 dessas crianças vivem em países de baixa e média renda, onde a taxa de sobrevivência é quase 20%.

Em Natal, a Casa Durval Paiva – referência nacional no suporte ao tratamento de crianças e adolescentes, realiza desde 2002 a Campanha do Diagnóstico Precoce, divulgando os principais sinais de alerta do câncer infanto juvenil em todo o Rio Grande do Norte, além de capacitar os profissionais da saúde e áreas correlatas.

 A partir de 2017, a instituição iniciou o projeto Registro de Câncer, em parceria com a UFRN, através do curso de Saúde Coletiva, e da Liga Norte Riograndense, contanto também com o financiamento do Instituto Ronald McDonald. A partir do projeto se pretende realizar um estudo prospectivo epidemiológico dos casos da doença no Estado.

Segundo dados da Childhood Cancer International, governos de vários países de baixa e média renda já se comprometeram a atingir a meta da Organização Mundial da Saúde - OMS de, pelo menos, 60% de taxa de sobrevivência para todas as crianças com câncer até 2030, o que representa uma duplicação aproximada da taxa de cura atual, que poderá salvar a vida de mais um milhão de crianças na próxima década.

SAIBA MAIS

Para o câncer infanto juvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. Assim, pais, professores, médicos, dentistas, entre outros profissionais que convivem com as crianças e os adolescentes, devem estar atentos aos principais sinais da doença.

 O Instituto Nacional de Câncer (INCA) adverte para o aparecimento de sinais como: vômitos acompanhados de dores de cabeça; desequilíbrio ao andar; irritabilidade; dificuldade em se movimentar; dores nos ossos ou nas juntas (articulações); modificação repentina da cor da pele (geralmente pálida); febre frequente ou persistente; perda de peso; fraqueza; sangramento em geral; dores frequentes na barriga; ínguas ou nódulos com crescimento rápido e sem dor, principalmente no pescoço, axilas ou virilhas; suor excessivo noturno; dores de dente sem ter cáries; manchas roxas no corpo ou nas pálpebras; nódulos ou manchas na pele que crescem ou mudam de cor; pressão alta; secreção frequente pelo ouvido; características sexuais adultas precoces; dificuldades de enxergar ou visão dupla e nos olhos: pupila branca ou reflexo de olho de gato.

O diagnóstico precoce é a principal arma contra o câncer, ou seja, quanto mais cedo for diagnosticado, maiores serão suas chances de cura, com um mínimo de sequelas pós tratamento.



A ginga vai reinar antes do carnaval neste sábado na praia da Redinha no “4º Festival da Ginga”

Airton Bulhões,

  A ginga vai reinar na praia da Redinha a partir das 9h na Praça do Pescador, é o 4º Festival da Ginga reunindo os melhores pratos tendo a piabinha como carro chefe. Para alegria dos natalenses o festival está cadastrado n agenda de evento do Ministério do Turismo e virou atração turística de Natal.

 Participam 16 comerciantes do Mercado da Redinha e quiosques da praia na realização  do concurso gastronômico tendo a ginga como a base dos pratos. A cada edição, a variedade dos pratos aumenta.

   Tanto é assim que em 2019 o prato vencedor foi a “Moqueca de Ginga com Camarão”.  Os comerciantes da área já submeteram ao concurso iguarias como coxinha, cuscuz, panqueca e pastel de ginga. 

   O idealizador do evento é o arquiteto Franklin Delano que pertence ao quadro técnico da secretaria municipal de Turismo de Natal (Setur) e que viu na ginga prato preferido dos banhistas que vão a praia da Redinha a valorização daquela iguaria potiguar e marcar na cidade um point para turistas.

  “Este ano, teremos um pavilhão coberto com 120 mesas, que vai do Redinha Clube ao Mercado da Redinha. Com isso, proporcionamos mais conforto aos consumidores. Esperamos no próximo dia 15 a presença de mais de 300 pessoas no evento”,

  Cinco jurados do segmento gastronômico natalense avaliarão os pratos e premiarão os três primeiros colocados. O primeiro lugar será agraciado com um fogão quatro bocas, ofertado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL/Natal), o troféu Ginga de Ouro e um certificado de participação. O segundo e o terceiro colocado também receberão prêmios, mais os troféus e certificados.

   “O principal critério de avaliação é a apresentação do prato. A ginga com tapioca é nosso patrimônio imaterial municipal e estadual. Vamos iniciar uma campanha para tornar a iguaria patrimônio nacional”, informou Franklin Delano. 

  A promoção é da Prefeitura do Natal, através da secretaria municipal de Turismo, mas não é só de ginga que o público pode esperar teremos  atividades esportivas e de lazer.

   Nara Costa, Debinha Ramos e Banda do Suvaco serão as atrações musicais que irão animar o público durante o Festival da Ginga. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aferirão a pressão arterial dos presentes e distribuirão preservativos. Já a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) promoverá competição de canoagem e voos de parapente. 

AbE39rn.jpg

Pesquisa do Instituto do Cérebro da UFRN mostra atuação de psicodélicos no tratamento de ansiedade e depressão

Airton Bulhões,

   Uma pesquisa, publicada na revista inglesaExperimental Neurology fruto de um projeto de doutorado da estudante Jéssica Winne e de outros colaboradores, sob a supervisão do neurocientista Richardson Leão, chefe do Laboratório de Neurodinâmica (foto), mostra melhorias consideráveis nas pessoas acometidas de ansiedade e depressão.

. Estudo realizado pelo Instituto do Cérebro (ICe/UFRN) usando 5-methoxy-N,N-dimethyltryptamine (5-MeO-DMT), substância extraída do veneno de alguns sapos, demonstrou que modelos animais induzidos a zumbido (tinnitus) apresentaram menos ansiedade para lidar com esta condição quando receberam uma única dose desse psicodélico.

  Durante o experimento, foi observado que animais de controle, que não receberam o 5-MeO-DMT, mostraram-se muito ansiosos na exploração de novos ambientes. Os que tomaram a dose do psicodélico, por outro lado, demonstraram resiliência à ansiedade, causada pela percepção do zumbido, e exploraram novos ambientes de maneira similar a animais saudáveis. 

  De acordo com Richardson Leão, esse estudo é consequência do trabalho do estudante Rafael Lima, também realizado em seu laboratório, no qual foi demonstrado que uma única dose dessa mesma substância aumentava consideravelmente a criação de novos neurônios no cérebro, explicando o efeito benéfico tardio de antidepressivos. “Além do comportamento, a atividade elétrica do cérebro foi normalizada pelo mesmo tratamento”, afirma o neurocientista. 

SAIBA MAIS

  O estudo do ICe não é o primeiro a mostrar resultados no mundo. O Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humano dos EUA, equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou pesquisas nas quais o alucinógeno Dietilamida do Ácido Lisérgico (LSD) foi administrado em pacientes com depressão severa.

   Por aqui, o ensaio clínico com 5-MeO-DMT ainda não é uma realidade. Segundo Jéssica Winne, o estudo no ICe foi realizado em animais e ainda existe um longo caminho até que esses compostos possam ser seguramente usados no tratamento de psicopatologias.  Ela explica que, apesar de robustos, os estudos ainda engatinham e ninguém deve abandonar o tratamento com drogas clássicas sem o acompanhamento médico apropriado.

CzI4hJ8.png

BNB reduz juros e oferta de crédito tem produtos com taxas a partir de 0,37% ao mês

Airton Bulhões,

O Banco do Nordeste anunciou a redução das taxas de juros nos produtos de crédito comercial, com foco na disponibilização de recursos ainda mais atrativos para empresas de todos os portes de sua área de atuação.

 A iniciativa acompanha o movimento de redução de taxa de juros básica, a Selic, realizado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) esta semana.

  A redução dos encargos financeiros foi na Conta Empresarial e a Conta Empresarial MPE, produto de crédito semelhante a um cheque especial cujas taxas iniciam-se em 2,86% ao mês, atrativas quando comparadas com as taxas praticadas no mercado.

  O Giro Especial, produto destinado a financiar o capital de giro de empresas de forma customizada a seus fluxos de caixa, com prazo total de até 48 meses, tem novas taxas iniciando-se em 0,56% ao mês.

  Outro destaque, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), é a linha FNE Giro, que aportará recursos com taxa de apenas 0,37% ao mês, possibilitando, assim, a elevação dos fluxos de caixas dos empreendimentos e renovação de estoques para os primeiros meses do ano.

O crédito também financia aquisição de matérias-primas e insumos utilizados no processo produtivo por comércios, prestadoras de serviços, indústrias, agroindústrias e equipamentos turísticos. A garantia da operação pode ser aval, fiança ou hipoteca.

SAIBA MAIS

  Além do FNE Giro, a redução também será aplicada a diversos outros produtos, como Giro Especial, Giro Simples, Conta Empresarial, Conta Empresarial MPE, Conta MPE Especial, Giro Simples, Giro Antecipação de Recursos, Giro Associado, MPE Capital de Giro, Empréstimo-Ponte, Giro Especial, FNE GIRO, Cartão BNB, Giro BNB Digital, NCE/CCE, Custeio, Comercialização e CDC Prêmio de Seguro.

As condições de financiamento podem ser conferidas pela internet no endereço www.bnb.gov.br/simuladores/fnegiro. Informações sobre crédito também podem ser obtidas por telefone, pelo número 0800 728 3030.



Micros acreditam no crescimento da economia e pretendem contratar e fazer investimentos

Airton Bulhões,

     Segundo Sondagem Conjuntural realizada pelo Sebrae existe uma expectativa recorde na geração de novos empregos, além de revelar também que os empresários de micro e pequenas empresas estão otimistas com o futuro da economia e acreditam no aumento do faturamento dos seus empreendimentos.

   Entre os empresários que acreditam que a economia brasileira tende a melhorar em 2020, 38,4% disseram já constatar aumento de vendas e 37% percebem que o emprego está aumentando.

O levantamento, que é feito trimestralmente desde junho 2017, apontou em dezembro o melhor resultado da série histórica para a expectativa de contratações (41% dos entrevistados pretendem contratar até dezembro) e o segundo melhor indicador quanto às expectativas do futuro da economia (72% acreditam que a economia vai melhorar).

  Cerca de 73% dos entrevistados acreditam que o faturamento do seu negócio irá melhorar neste ano.  Considerando o porte da empresa e o setor de atividade, a Sondagem do Sebrae mostrou que o otimismo com o futuro da economia é mais expressivo entre os donos de Empresas de Pequeno Porte (EPP) e os que atuam na Construção Civil.

  Cerca de 65% dos empresários que acreditam que a economia brasileira irá melhorar nos próximos 12 meses atribuem o otimismo ao governo atual e 62% também acreditam que a economia já dá sinais de recuperação.

  Outro dado relevante apontado pela pesquisa é que a maioria dos empresários (65%) pretende realizar investimentos nos próximos 12 meses. Essa expectativa é liderada pelas Empresas de Pequeno Porte (69%) e pelos negócios localizados nas regiões Centro-oeste (71%) e Norte (72%).

  Para o presidente do Sebrae nacional, Carlos Melles, a pesquisa é importante não apenas pelas boas perspectivas de investimento e contratação sinalizadas pelos empresários, mas por identificar que os donos dos pequenos negócios já percebem a  melhora do ambiente de negócios.

NÚMEROS DA PESQUISA

  * O percentual de empresários otimistas com o futuro da economia brasileira subiu para 72%, na Sondagem de dezembro/2019, segundo maior índice da série histórica.

·  *O otimismo com a economia é mais expressivo entre os donos de EPP (78%) e os que atuam na Construção Civil (77%).

·  *Cerca de 73% dos entrevistados acreditam que o faturamento da empresa irá melhorar em 2020.

·  *Os empresários mais otimistas com a melhoria do faturamento de suas empresas, estão nas regiões Centro-Oeste (77%) e Norte (77%).

·  *A maioria dos empresários (66%) pretende realizar investimentos nos próximos 12 meses.

·  *O percentual de entrevistados que pretendem contratar funcionários nos próximos meses atingiu 41%, maior nível da série histórica.

·  *Cerca de 77% dos empresários entrevistados acreditam que a sua empresa irá melhorar nos próximos 12 meses.

·  *Mais da metade dos empresários que pretendem contratar ou substituir funcionários (55%) relataram que têm dificuldades em contratar mão-de-obra especializada.

·  *Para contornar essas dificuldades, a maioria dos empresários (71,8%) contratam mão-de-obra inexperiente e a capacita no dia-a-dia.



Grupo 3corações do RN e Positive Brand anunciam joint venture

Airton Bulhões,

   O Grupo 3corações (nasceu em São Miguel/RN), líder em cafés no Brasil, e a Positive Brands, que tem como principais marcas “A Tal da Castanha” e a “Jungle”, celebraram contrato de joint venture.

  Pelo acordo, a 3corações passa a ter 50% do capital total da Positive Brands e dividirá também a composição do Conselho de Administração, que será composto por número igual de membros das duas empresas.

  A Positive Brands continua sob a liderança dos irmãos fundadores Felipe e Rodrigo Carvalho e com a participação de Antonio José Gomes Teixeira de Carvalho no Conselho de Administração.

  A partir de agora, conta com toda a expertise, estrutura, força de vendas e capacidade de distribuição do Grupo 3corações e seus 28 centros de distribuição, alcançando mais de 400 mil pontos de venda em todo o País.

“Criamos A Tal da Castanha” em 2015 a parceria com o Grupo 3corações endossa que estamos no caminho correto, nos torna mais eficientes e permite que mais pessoas tenham acesso aos nossos produtos” diz Rodrigo Carvalho , Cofundador da Positive Brands.

  A combinação do café com os leites vegetais, plant-based, é totalmente complementar, assim como a visão do Grupo 3corações e as marcas da família Carvalho, que acredita no mercado composto por pessoas que querem viver mais, consumindo alimentos saudáveis somados à prática de exercícios.

   “Nosso objetivo é agregar ainda mais valor a esse segmento, fortalecendo a liderança nacional com produtos inovadores e oferecendo maior penetração e capilaridade aos produtos da marca do nosso parceiro”, afirma Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.

SAIBA MAIS.

3Corações

O  grupo 3corações é líder nacional nos segmentos de café torrado e moído e cappuccino, e vice-líder nacional em café solúvel.

   Fundada em 1959, em São Miguel, cidade do interior do Rio Grande do Norte, a companhia, que comemorou 60 anos em 2019 e é uma joint venture entre a Holding São Miguel, (50%) e a israelense Strauss (50%), industrializa e comercializa mais de 25 marcas de produtos, dentre elas: Café 3 Corações, Santa Clara (líder nas Regiões Norte e Nordeste), Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo e Cruzeiro. Industriais, duas Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade Corporativa -- Integradora (CE, SP e MG) -- e a Escola de Serviços e  Sabores, a empresa está presente em mais de 400 mil pontos de venda no País, com estrutura logística e comercial próprias. A 3corações também exporta café de algumas de suas marcas para os principais mercados da América Latina e Estados Unidos.

   Positive Brands
A Positive Brands é uma plataforma de marcas que tem como diretriz a autenticidade e o impacto positivo não só para as pessoas mas também para o planeta. A empresa tem como principais marcas “A tal da Castanha” que comercializa bebidas de origem vegetal sendo líder de categoria no Brasil e também a marca Jungle, o primeiro Isotônico Natural, Orgânico e feito a partir de alimentos integrais e não de aditivos.



Carnaval 2020 terá 7 polos de folia e tem programação anunciada pelo prefeito Álvaro Dias

Airton Bulhões,

AxLMTp7.jpg


O carnaval natalense 2020 deverá superar em tudo que já foi realizado até agora com a revitalização iniciada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo e que teve sua programação anunciada nesta quarta-feira pelo prefeito Álvaro Dias.

  Os números impressionam: serão 7 polos de folia,  49 bandas de frevo, 1.151 músicos instrumentistas, 94 atrações de palco, 584 músicos e intérpretes, 49 Blocos e Troças.

  Shows e atrações com Carlinhos, Brown, Cavaleiros do Forró, Alceu Valença, Tony Garrido, Lia de Itamaracá, Ricardo Chaves, Paulinho Mocidade, Banda Grafith, Roberta Sá, Monobloco, Glória Groove.

  E abrindo o carnaval no dia 20 de fevereiro com o tradicional Baile de Máscaras da Confeitaria Atheneu com a cantora  Iza.

  "Natal já é o 6° destino nacional mais procurado durante o Carnaval. Aqui no Nordeste, ultrapassamos Recife que tem um dos carnavais mais antigos e tradicionais do Brasil. Tudo isso é fruto do cuidado, carinho e atenção que a nossa gestão confere à cultura. Não é fácil, mas consolidamos o carnaval na capital potiguar. Temos shows, blocos e troças em todas as regiões, movimentando a economia, trazendo renda e divisas para a cidade. Toda a nossa cadeia produtiva é beneficiada, do pequeno vendedor ambulante até o dono de hotel", destacou o prefeito Álvaro Dias.

  Quando o assunto é incentivo através da Lei Municipal Djalma Maranhão, os números não param de impressionar. São 20 Prévias de Carnaval (blocos) e 15 Blocos incentivados englobando 52 mil foliões, além de 14 Escolas de Samba e 9 Tribos de Índios no Polo Ribeira. 


 A contratação de artistas locais em seus diversos estilos e gêneros representa mais de 90% da programação do Carnaval de Natal.

SAIBA MAIS

  A revitalização do carnaval natalense não começou pela mãos dos órgãos públicos, mas por um grupo de “habitués”  na Confeitaria Atheneu em 1992, que inventou de fazer o “Baile de Máscaras da Confeitaria Atheneu”.

  Tudo feito com confecção de bonés com o logotipo da Confeitaria Atheneu onde se pagava uma banda de frevos para levar alegria aos frequentadores e quem quisesse participar. Nessa época o carnaval de Natal estava falido, a preferência do natalense era ficar nas praias ou procurar Salvador, Recife e Olinda.

  Pois passados esses anos, começou o apoio para que a Confeitaria Atheneu tivesse um baile de carnaval de verdade e veio pelas mãos da ex-prefeita Wilma de Faria que aceitou o apelo feito pelos confeitaristas (frequentadores da Confeitaria Atheneu), emprestando o palanque a orquestra de frevos e entrega das chaves da cidade ao Reio Momo e a Rainha do Carnaval  que seria a abertura do carnaval natalense.

  A festa pegou o Largo do Atheneu virou um grande palco carnavalesco em pleno bairro de Petrópolis, onde o carnaval virava um verdadeiro cemitério. Com a visão do  ex-prefeito Carlo Eduardo virou no que é hoje.

   Os confeitaristas reconhecem também que foi imprescindível o apoio do atual secretário de Cultura, Dácio Galvão que  apostou na revitalização e por sua iniciativa trouxe grupos e candores de fora, prestigiou os cantores locais, transformando o carnaval natalense numa grande festa, onde se gasta pouco e se brinca muito.

   t7RDxiS.jpg

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA: 

POLO PONTA NEGRA    

DATA

ATRAÇÃO/SHOW

HORA

SEX 21/02/2020

Banda Dubê

18h

Luizinho Nobre

20h

Alceu Valença

22h

SAB 22/02/2020

Rosa de Pedra

20h

Carlinhos Brown

22h

DOM 23/02/2020

Priscila Braw

20h

Monobloco

22h

SEG 24/02/2020

Banda Submarino Amarelo

18h30

Antônio Nóbrega

20h30

Ricardo Chaves

22h30

TER 25/02/2020

Banda Detroit (Pranchão saindo do Praia Shopping)

16h

Sueldo Soaress

20h

Margareth Menezes

22h

       

POLO PETRÓPOLIS    

QUI 20/02/2020

Cortejo

17h

Lia de Itamaracá (Part. Carlos Zens)

19h

Jaina Elne

20h30

IZA

22h30

SEX 21/02/2020

Ivando Monte

17h30

4º Concurso Dosinho de Marchinhas Carnavalescas

19h30

Almério

21h30

SAB 22/02/2020

Nação Zambêracatu

17h20

Bandíssima

18h

Du Souto

19h20

Orquestra Greiosa

20h40

Duda Beat

22h10

DOM 23/02/2020

Andiara Freitas

19h30

Roberta Sá

21h30

SEG 24/02/2020

Don Cardoso & Seus Metais

19h30

Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

21h30

TER 25/02/2020

Soanata (Palco Praça das Flores)

16h

Dodora Cardoso

17h30

Rildo Lima

19h30

Tony Garrido e Banda

21h30

      

POLO CENTRO HISTÓRICO (Palco Beco da Lama)  

SEX 21/02/2020

Ângela Castro

19h

Skarimbó

21h

SAB 22/02/2020

Jamilly e a Caixinha de Música

17h

Bloco Sabbath

19h

Zeca Brasil (Palco Zé Reeira)

20h

Fuxico de Feira

21h

DOM 23/02/2020

João Batista do Fama (Palco Kengas)

16h

Desfile das Kengas - Dj Samir

18h

Glória Groove (Palco Kengas)

20h

SEG 24/02/2020

Coco Juremado RN As Flechas

17h

Alana Araújo Banda

19h

Daúde

21h

TER 25/02/2020

Baile do Mc Priguissa

17h

Nailson Santos

19h

Zezé Motta

21h

Yrahn Barreto (Bar do Naldo)

21h

     

POLO ROCAS    

SEX 21/02/2020

Clube do Samba Potiguar

20h30

Fobica do Jubila

22h30

SAB 22/02/2020

Debinha Ramos - Roda de Samba com Marcos Diniz e Adilson Bispo

16h

SEG 24/02/2020

Zorro e Coisas de Samba - Roda de Samba com Toninho Melé

16h

Arquivo Vivo - Roda de Samba com André da Mata

18h30

Ribeira Boêmia - Roda de Samba com João Cavalcanti

21h

TER 25/02/2020

Luizinho Nobre - Roda de Samba com Juliana Diniz

16h

Cores do Nosso Samba - Valéria Oliveira  - Roda de Samba com João Martins (Part. Josy Ribeiro e Berthone)

18h30

Roda de Samba do Raphael Almeida - com Paulinho Mocidade (Part. Carlos Zens)

21h

POLO REDINHA (Palco Cruzeiro)    

SEX 21/02/2020

Itanildo Show e Banda

19h

Banda Luau

21h

SAB 22/02/2020

RN Autoral no Trampolim da Folia

19h

Gabriel Ciríaco

21h

DOM 23/02/2020

Igor Dantas

19h

CPI da Folia

21h

SEG 24/02/2020

BEX

19h

Dudu Galvão

21h

TER 25/02/2020

Cristiane Velassy

19h

Laryssa Costa

21h

     

POLO REDINHA (Palco Buiú)    

SEX 21/02/2020

Banda Panka de Bakana

20h30

Saia Rodada

22h30

SAB 22/02/2020

Rodolfo Amaral

20h30

Cavaleiros do Forró

22h30

DOM 23/02/2020

Nara Costa

20h30

Babado Novo

22h30

SEG 24/02/2020

Isaque Galvão

20h30

Banda Grafith

22h30

TER 25/02/2020

Alphorria

20h30

Serginho (ex Pimenta Nativa)

22h30

         



Ancar Ivanhoe que administra o Natal Shopping promove palestras para lojistas potiguares

Airton Bulhões,

   A Ancar Ivanhoe, empreendedora e administradora de shopping centers, realiza nesta quinta-feira a terceira edição do Pós-NRF Ancar Ivanhoe no Natal Shopping, às  8h na sala 1 do Cinépolis.

  O evento, exclusivo para lojistas e parceiros, acontece em sete cidades do Brasil com o objetivo de apresentar as tendências e o rumo do segmento aplicado na prática.

  Com início no Rio de Janeiro, o ciclo de palestras passa por Brasília, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Cuiabá e Porto Velho.

  As palestras serão realizadas Gustavo Schifino, Head e sócio da 4All  e Tiago Mello, CEO da DWZ e Mariana Carvalho, sócia da Ancar Ivanhoe.

  Serão abordados a cultura e propósito da marca, estratégias disruptivas e operações do varejo,  além da transformação digital vivida pelo varejo. 

   Tradicionalmente realizado por empresas de consultoria a iniciativa busca consolidar os conceitos aprendidos durante a feira e, alinhado com o plano estratégico da companhia, dividir com os lojistas convidados qual o perfil e o que motiva a compra desse novo consumidor, mais exigente e consciente.

  “Como uma grande plataforma, temos usado cada vez mais nossa rede para aprimorar todos aqueles que, juntos com a gente, fazem o nosso negócio acontecer. Este ano, estamos promovendo a terceira edição do road show pelo país para que nossos lojistas possam aprender e encontrar soluções práticas para um futuro em que o universo digital e físico se integre”, analisa Diego Marcondes, Head de Marketing da Ancar Ivanhoe.

   “Trouxemos os melhores insights debatidos na maior feira de varejo do mundo de maneira totalmente gratuita para nosso principal parceiro: o lojista. O varejo está mudando rápido e precisamos repensar a maneira com a qual estamos falando com os nossos consumidores ou ficaremos para trás”, conclui Marcondes.

foto: tripadvisor.com.br

Redução de agências bancárias e caixas eletrônicos em alta reduzem custos para bancos

Airton Bulhões,

  Com o serviço de banco online em ascensão, os dias das grandes agências bancárias estão contados com sua redução em marcha.

  No Brasil, embora a possibilidade de usar um cartão de débito em uma rede de caixas eletrônicos diferente da rede do banco que emitiu o cartão seja baixa, os usos de cartões são em ATMs são a aposta do mercado global como avalia o especialista em investimentos internacionais Nilo Mingrone. Para ele o cenário é muito promissor com a facilitação tecnológica que já está sendo aplicada em caixas eletrônicos em todo o mundo.

Especialistas em investimentos internacionais e também gestores de investimentos em caixas eletrônicos nos Estados Unidos afirmam longevidade e rentabilidade da rede de caixas no curto prazo.

.  Enquanto isso, estudo do Banco Mundial informa que o mercado de cartões no Brasil é o segundo maior do mundo e o país possui 21 redes de caixas eletrônicos. Apesar disso, somente em duas redes (24 Horas e Saque e Pague) clientes de diferentes bancos podem fazer saques, pagar boletos e realizar consultas.

  As outras 19 redes são exclusivas para clientes das instituições financeiras que mantêm os equipamentos. Isso encarece os custs para o setor e os clientes.

Visando avançar em direção a esse objetivo, o Banco Central lançou uma consulta pública para aprimorar o sistema atual. O Banco Mundial também publicou recentemente uma nota sobre algumas experiências internacionais nesse sentido.

  Especialistas defendem que se o Brasil tem como objetivo aumentar a concorrência no setor financeiro, melhorar a experiência do cliente e reduzir os custos, além de realizar o pleno potencial das fintechs, garantir a interoperabilidade dos caixas eletrônicos seria um grande passo à frente.

EAq2dt8.jpg

Prefeitura destina R$ 11 milhões para estimular a cultura em Natal pela Lei Djalma Maranhão

Airton Bulhões,

    Boa notícia para estimular a cultura em Natal e investir nos nossos artistas pela Lei Djalma Maranhão. A Prefeitura do Natal através secretaria de Cultura (Secult-Funcarte) está disponibilizando R$ 11 milhões 397 mil para serem investidos na economia criativa da cidade para 2020.

  Produtores, artistas e realizadores podem captar recursos perante a iniciativa privada para a realização de projetos, através da Lei Djalma Maranhão realizando projetos nas áreas do audiovisual, teatro, shows, DVDS, blocos e prévias de Carnaval, documentários, livros, exposições, espetáculos infantis e de dança.

  "A vida cultural e a economia criativa da cidade do Natal passam pela Lei Djalma Maranhão. Vai desde as programações semanais de continuidade até os principais projetos de música e Carnaval", comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

  Promovida e criada pela Prefeitura do Natal, a Lei de Incentivo à Cultura que utiliza renúncia fiscal do Município propicia centenas de projetos nos mais diversos segmentos.

 A Lei Djalma Maranhão aprovou 138 projetos no ano passado. “A Lei Djalma Maranhão tem vida perene através de projetos diversificados e voltados para a cultura de qualidade, motor da economia criativa”, salienta, Dácio Galvão.

SAIBA MAIS

Lei Djalma Maranhão 2020

Informações: 3232-4959

Formulários no [email protected] ou www.blogdafuncarte.com.br

sAvzbre.jpg

Energia solar terá mais de R$ 19,7 bilhões de investimentos e vai gerar 120 mil empregos em 2020

Airton Bulhões,

9l1z6Qf.jpg

   Segundo projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) a fonte solar fotovoltaica deverá gerar mais de 120 mil novos empregos aos brasileiros em 2020, espalhados por todas as regiões do País.

    Na avaliação da entidade, os novos investimentos privados no setor poderão ultrapassar a cifra de R$ 19,7 bilhões este ano, somando os segmentos de geração distribuída (sistemas em telhados e fachadas de edifícios) e centralizada (grandes usinas solares).

   As perspectivas para o setor são de encerrar 2020 com um total acumulado de mais de 250 mil empregos no Brasil desde 2012, distribuídos entre mais de 15 mil empresas de todos os elos produtivos do setor.

  A maior parcela destes postos de trabalho deverá vir das mais de 14 mil pequenas e médias empresas do segmento de geração distribuída, responsáveis por mais de 162 mil empregos acumulados.
   

  Dos R$ 19,7 bilhões de investimentos deste ano, a geração distribuída corresponderá a cerca de R$ 16,4 bilhões.

  Pela análise da ABSOLAR, serão adicionados mais de 4 gigawatts (GW) de potência instalada, somando as usinas de grande porte e os sistemas distribuídos em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Isso representará praticamente o dobro da capacidade instalada atual do País, hoje em 4,4 GW.
 
  No caso da geração distribuída solar fotovoltaica, a ABSOLAR projeta um crescimento do segmento de 170% frente ao total acumulado até 2019, passando de 2,0 GW para 5,4 GW. Já no segmento de usinas solares de grande porte, o crescimento previsto será de 25%, saindo dos atuais 2,4 GW para 3,0 GW.

Foto: sistelengenharia.com.br



Bailinho Pipoca Doce no Natal Shopping abre as prévias do Carnaval de Natal

Airton Bulhões,

   Começando o embalo do carnaval o Natal Shopping está anunciando para o próximo dia 16 de fevereiro a festa “Balinho Pipoca Doce” no seu estacionamento externo, a partir das 16h.

  A exemplo do ano passado a  o sucesso está garantindo. Terá  um repertório recheado de clássicos carnavalescos e de muita animação. Além da Pipoca Doce, também participam a bandinha Clarinkids e os animadores da Fábrica das maravilhas.

  A banda Pipoca Doce, composta pelas cantoras Camila Masiso, Khrystal e Tanda Macêdo, comanda o espetáculo, cuja direção está sob a batuta de Jubileu Filho. Serão acompanhadas pelos músicos Diogo Guanabara, Dudu Tauffic, Ninho Brasil, Erick Firmino e Darlan Marley. O acesso a festa é gratuito  basta resgatar o cupom no App do Natal Shopping para participar. 

  “A ideia é que o público possa curtir o espetáculo à vontade no espaço do show montado ao ar livre, desfrutando momentos de alegria e descontração, com segurança e conforto, junto com toda a família”, reforça Diana Petta, coordenadora de marketing do Natal Shopping.

  O Projeto Pipoca Doce busca aproximar as crianças de todas as idades dos ritmos brasileiros e personagens de histórias clássicas infantis, por meio de uma linguagem especialmente potente para a comunicação com esse público, que é a música.

  O repertório para animar a criançada busca por uma variação de compositores e ritmos brasileiros, aliada à montagem de novos arranjos, motivou o grupo a construir um repertório que passa por Braguinha, Arnaldo Antunes, Chico Buarque, Vinícius de Morais, Geraldo Azevedo, entre outros compositores da Música Brasileira.

  O Bailinho Pipoca Doce está no calendário oficial da programação do Carnaval de Natal e é patrocinado pela Prefeitura do Natal e Programa Djalma Maranhão. Além do Natal Shopping, conta com patrocínio da Arena das Dunas, Unimed Natal, Hybrid, Plano Urbanismo, e apoio de Lirêda Coiffeur.

ZyQfCbY.jpg

Banco do Nordeste investe R$ 13,1 bilhões na região através do Crediamigo e Agroamigo em 2019

Airton Bulhões,

  O Banco do Nordeste investiu R$ 13,1 bilhões em microcrédito em 2019, por meio de seus dois programas: o urbano, Crediamigo, e o rural, Agroamigo. O valor é 14% maior do que o registrado no ano anterior.

  O Crediamigo desembolsou R$ 10,6 bilhões para microempreendedores das cidades da área de atuação do BNB, 18% a mais do que em 2018, com operações cujo ticket médio gira em torno de R$ 2 mil. O Agroamigo aplicou R$ 2,5 bilhões, destinados a produtores beneficiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

  O Agroamigo atende clientes com renda bruta familiar anual de até R$ 23 mil. Contudo, o Banco dispõe ainda da linha Agroamigo Mais, voltada para clientes com renda anual de até R$ 360 mil.

  Os dois programas são responsáveis por mais de 5 milhões de operações no ano. O microcrédito urbano supera 4,5 milhões de empréstimos e o rural registra 495,6 mil contratos.

  O Banco do Nordeste atendeu 3,65 milhões de clientes de microcrédito em 2019: 2,38 milhões pelo Crediamigo e 1,27 pelo Agroamigo. A carteira ativa tanto do programa urbano quanto do rural em dezembro de 2019 era de R$ 4,7 bilhões cada.

  O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, destaca que o microcrédito atua na base da pirâmide social e oferece oportunidades ao público não bancarizado. "O Crediamigo e o Agroamigo são ferramentas importantes que o BNB utiliza para cumprir sua missão de ser o banco de desenvolvimento da Região. Além do recurso financeiro, os agentes de microcrédito também oferecem orientação para melhor aplicação do crédito".

Há mais de 20 anos, o Crediamigo oferece a empreendedores dos setores informal ou formal da economia, de forma desburocratizada, capital para investimento em móveis, utensílios, máquinas e equipamentos, reformas de instalações e seguros de vida.

SAIBA MAIS

O Agroamigo completará 15 anos em 2020, com um histórico de mais de R$ 17 bilhões investidos. O programa financia, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), atividades agrícolas, pecuárias ou outras atividades não agropecuárias no meio rural, como turismo, agroindústria, pesca, serviços e artesanato.

Entre as inovações do programa está a linha Agroamigo Sol, que financia a implantação de sistemas de micro e minigeração de energia solar e outras fontes renováveis para abastecimento domiciliar, bombeamento de água, irrigação, dessalinização e eletrificação de cercas. Para 2020, o Agroamigo possui dotação de R$ 3 bilhões para investir na área de atuação do Banco do Nordeste.


1-20 de 1998