Grupo português inaugura Vila Galé Alagoas e é o 10º empreendimento da rede no Brasil

Airton Bulhões,

  O Vila Galé Alagoas abriu as suas portas nesta quarta-feira) no município de Barra de Santo Antônio, a 40 minutos de Maceió. Com investimento de cerca de R$ 150 milhões e uma infraestrutura que impressiona, o 10º empreendimento da rede no Brasil gerou 300 postos de trabalho. Até ao final do ano, a previsão é que chegue a 450.

  A estrutura do maior resort all inclusive de Alagoas impressiona. São 513 apartamentos, quatro piscinas, sete restaurantes, cinco bares, Clube Nep voltado para as crianças com parque aquático, Spa Satsanga, boate, centro de convenções com 2.000 m2, entre outros atrativos.

  O conceito da nova unidade foi adaptado do Vila Galé Touros, último resort inaugurado pelo grupo no Brasil, ao qual foram incluídas algumas novidades, como aumento da área do Clube do Nep, uma piscina para natação com 100 metros de comprimento e um parque aquático.

  Além da criação do Restaurante Regional Museu do Sertão, restaurante Cervejaria Portuguesa e novas quadras, como a de beach tennis.

  “Conseguimos superar todas as dificuldades e cumprimos a nossa meta de abertura, graças ao gigantesco esforço das equipes Vila Galé e de todo o pessoal em obra. Estamos muito orgulhosos do novo resort e de termos uma unidade em Alagoas. Acreditamos no potencial do Estado e das pessoas, que são muito simpáticas e com vontade de aprender”, afirma o presidente e fundador da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.

SOBRE O GRUPO VILA GALÉ

  A Vila Galé é a maior rede de Resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal. O grupo é composto por diversas sociedades, das quais se destaca, pela sua dimensão e importância, a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A.

  A rede de hotéis Vila Galé conta atualmente com 37 unidades hoteleiras: 27 em Portugal (Tavira, Vilamoura, Lagos, Albufeira, Armação de Pera, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Paço de Arcos, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro e Madeira).

  No Brasil são dez unidades: (Rio de Janeiro (RJ), Angra dos Reis (RJ), Fortaleza (CE), Cumbuco (CE), Salvador (BA), Guarajuba (BA), Cabo de Santo Agostinho (PE), Touros (RN), São Paulo (SP), Alagoas (AL)).

ElTSqfd.jpg

Praia Shopping comemora 25 anos com arte e conceito de “shopping aberto”

Airton Bulhões,

   Os 25 anos de história  do Praia Shopping começam a ser comemorados com um presente:  com a  arte  artista potiguar Paulo Azevedo 'Pazciencia'   inspirado nas belezas naturais da praia de Ponta Negra com o desenho artístico, que envolve a caixa d'água do mall, com 23m de altura, apresentando o mar, o vento, o pescador e o morro do careca, com as cores vibrantes do verão.

  De quebra com base no slogan do shopping "Sempre de braços abertos para você" e retratando o amor ao bairro que acolheu o empreendimento durante todos esses anos, um jingle especial também foi criado para festejar a data, na voz da cantora potiguar íris Lima .

  Inaugurado em 6 de junho de 1997, o Praia Shopping localiza-se a poucos metros da Praia de Ponta Negra, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Natal.

  O mall tem o conceito de 'shopping aberto', que dá a sensação de estar em frente ao mar, energizado pelo sol e pela natureza.

  Um ambiente saudável, livre e plural. Com o Praia Shopping a zona sul da capital potiguar ganhou um importante polo de compras, serviços e lazer.

   Mensalmente, o estabelecimento comercial e cultural da cidade recebe, em média, 200 mil pessoas. 

 O shopping possui um mix variado de 70 lojas, com uma praça de alimentação coberta, com espaço para eventos e ao ar livre.

   A rede de cinema Moviecom tem sete salas, com tecnologia digital e 3D.

 Entre os diversos serviços oferecidos estão: galerias de arte, casas de câmbio, farmácia, lotérica, agência de viagens, atendimentos bancários, Lojas Americanas, Livraria Nobel, clínicas de diversas especialidades médicas e academia de ginástica.

Ainda no 2º semestre de 2022, estão sendo esperadas novas operações que devem somar ainda mais a oferta de um mix cada vez mais pensado especialmente para facilitar o dia a dia das pessoas que residem na zona sul de Natal.

i5HzKvs.jpg

IBGE mostra que RN tem 38 empresas de construção civil atuantes e redução da atividade

Airton Bulhões,

Segundo o IBGE caiu na última década no Nordeste o número de pessoas ocupadas na Construção Civil.

 Em 2011, eram 38.779 no Rio Grande do Norte uma redução de 27%. Contudo, esteve entre os estados do nordeste que menos variou nesse período acompanhado do Ceará (26%). A maior perda ocorreu em Pernambuco (60%).

Por outro lado, o RN registrou 27.998 pessoas ocupadas na área da construção civil, considerando empresas com cinco ou mais pessoas ocupadas. Um aumento de 15% em relação ao ano de 2019 quando o estado tinha 24.306 pessoas.

Atualmente, o Rio Grande do Norte participa com 1,6% do total de pessoal ocupada na construção civil do País, ocupando a 16ª posição nacional – a mesma pelo terceiro ano seguido.

 É também o colocado na região nordeste, a frente de Piauí e Alagoas (1,1%), Paraíba (1,3%) e Sergipe (0,7%), e atrás de Bahia (5,3%), Ceará e Pernambuco (3,1%) e Maranhão (2%).

 O RN registrou em 2020 o total de 893 empresas atuantes no estado. Em 2019 o número de empresas no estado potiguar era de 794, ocorrendo, portanto, um crescimento de 12%.

  Esse foi o segundo maior crescimento do Nordeste, empatado com Sergipe, e só atrás de Alagoas (19%).

 O estado termina a década com um saldo positivo de 38 empresas atuantes, o menor dentre aqueles que apresentaram aumento no Nordeste. O saldo negativo mais acentuado foi da Paraíba com 75 empresas a menos que em 2011.

SAIBA MAIS

O valor das incorporações no RN foi de pouco mais de 3,5 bilhões de reais em 2020, o que representa 1,2% na participação nacional, deixando o estado na colocação do Nordeste.

Houve uma queda de 1,5% do valor em relação ao ano passado, colocando o RN como o único estado da região nordeste a apresentar uma redução nesse período. 

Já em relação à última década, esse valor no RN apresentou um aumento de 4%, diferentemente da maioria dos estados nordestinos que não tiveram alta.

 Ceará (6%), Paraíba (23%) e Piauí (25%) foram as outras unidades da federação que mostraram crescimento nesse intervalo de tempo. Dessa forma, de 2011 para cá o RN obteve um ganho de participação no valor das incorporações no Nordeste de 6,7% para 7%. 


 O valor de incorporações diz respeito ao custo de obras somado a receita de incorporações realizadas para a construção obtida no respectivo ano.

mtVHypf.jpg

Para 93% dos brasileiros a inflação subiu muito afetando principalmente consumo de alimentos

Airton Bulhões,

  Segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) a maioria dos entrevistados (93%) afirma que o preço dos produtos aumentou ou aumentou muito em relação ao início do ano.

  Da mesma forma, oito em cada dez entrevistados (78%) apontam que o consumo de alimentos e outros itens do abastecimento doméstico é o item que mais tem sido impactado pela inflação.
   

  As consequências da inflação nesses quatro meses do conflito entre Ucrânia e Rússia chegaram aos lares brasileiros, com aumento generalizado de preços e, ainda, com pouca expectativa de mudanças na situação econômica da família e do país no curto prazo.

  A pesquisa Radar FEBRABAN, realizada com 3 mil pessoas, entre os dias 21 de maio a 2 de junho, nas cinco regiões do país.

  A recuperação econômica ainda está longe do horizonte dos brasileiros. metade dos entrevistados (51%) acredita que a sua vida financeira e familiar só irá se recuperar após 2022 ou isso sequer acontecerá.

   Quando pensam na recuperação da economia do país, é mais elevado o contingente de pessimistas (77%).

  Alinhados com esse sentimento, 66% têm expectativa negativa também no que se refere ao crescimento do país.
 
  Considerando um horizonte mais favorável, em que haja disponibilidade de recursos extras no orçamento doméstico, as preferências dos entrevistados recaem na compra ou reforma de imóvel -- 31% disseram que comprariam um imóvel e 16% que reformariam a casa -- e por investimentos bancários -- 20% aplicariam o dinheiro na poupança e 18% em outros investimentos bancários.
 

  A indicação de investimentos bancários como destino de eventuais recursos financeiros excedentes converge com o elevado grau de confiança no setor (57% confiam nos bancos).

  O entendimento preponderante é o de que os bancos têm dado uma contribuição positiva para o desenvolvimento da economia (54%), o enfrentamento da pandemia (50%), a geração de empregos (46%), a melhora da qualidade de vida das pessoas (45%), e os negócios e atividades profissionais dos entrevistados (44%).

e prevenção.
 

“A inflação é o inimigo número 1 do Brasil. É um fenômeno mais sério aqui porque, há 9 meses consecutivos, anualizada, vem ultrapassando a faixa dos dois dígitos. Além disso, está bastante disseminada e vem atingindo sobretudo as classes menos favorecidas. É mais sério também porque a inflação tem fatores estruturais, que estão entre nós, como o quadro fiscal débil que, vez por outra, volta a inspirar cuidados”, diz Isaac Sidney, presidente da Febraban.




Mais de 1 milhão de novas empresas foram abertas no 1º trimestre de 2022

Airton Bulhões,

   Mais de 1 milhão de novas empresas foram abertas no primeiro trimestre de 2022, conforme levantamento do escritório de contabilidade Contabilizei, realizado com dados da Receita Federal.

  Ao total são 1.022.789 milhão de empresas abertas no período e 79% são Microempreendedores Individuais (MEIs).

  Os outros 21% são micro, pequenas empresas, empresas de grande porte, indústrias e agronegócios. As empresas abertas dividem-se nos seguintes setores: 

·  Serviços: 60,2%

·  Comércio: 31,2%

·  Indústria: 7%

·  Outros: 1,3%

  Guilherme Soares, vice-presidente da Contabilizei, destaca que há uma retomada na economia do país.

   “É um número que deve ser comemorado, pois mostra a retomada da nossa economia em um momento em que todos os setores estão conseguindo trabalhar no pós pandemia e, principalmente, mostra o grande potencial dos micro e pequenos empreendedores”, comenta.

SAIBA MAIS

  Embora o levantamento prove a volta de um período econômico mais estável, 45% das empresas brasileiras fecham antes de completarem 3 anos, conforme uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  25% dos empreendedores brasileiros que fecham suas empresas apontam a falta de gestão como um dos motivos principais para a falência. 

“Mesmo com esses números, ainda há muitas empresas que pecam na gestão. Não dá para se manter no mercado só com a promessa de crescimento”, avalia Richard Clayton, fundador da Trinta Porcento.

dWw7Qvy.jpg


GOL confirma aumento de cinco novas rotas para Natal a partir deste mês

Airton Bulhões,

 A GOL anuncia que está reforçando com o Rio Grande do Norte para as suas operações agora em junho, os potiguares irão receber cinco novas opções de voos ligando as principais cidades brasileiras: Porto Alegre, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte e Campinas.

  As novas rotas somam-se às já operadas pela GOL com destino à São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Brasília, Rio de Janeiro (RIOGaleão) e Salvador totaliza dez destinos partindo do Rio Grande do Norte.

  Segundo a companhia todas essas novas rotas ampliam e melhoram a conectividade para empresas, que terão mais opções de negócios nos mais diversos pontos do País.

  Favorecem, ainda mais, a retomada do turismo para a região depois de um período de paralisação devido à pandemia.

Para Bruno Balan, gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da GOL essas  novas rotas são estratégicas e devem aumentar o fluxo de turistas vindos de mercados importantes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, excluindo a necessidade de conexão para chegar ao Rio Grande do Norte, diminuindo o tempo de viagem e aumentando a atividade econômica e turística da região”,.

  A partir do dia 25 de junho, as rotas Curitiba/Natal, Goiânia/Natal, Porto Alegre/Natal e Belo Horizonte/Natal entram em operação com uma frequência semanal de ida e volta.

   Já no dia 26, do mesmo mês, começa a operar Campinas/Natal, com a mesma frequência.

   "A GOL cumpre seu papel de maior Companhia aérea doméstica do País ao direcionar-se pelo atendimento aos principais mercados brasileiros, como Natal, que tem sua malha ampliada e oferece ao Cliente mais opções e agilidade em seus deslocamentos sempre com confiança e Segurança, nosso valor número 1", afirma Bruno.

SAIBA MAIS

Os bilhetes para os novos destinos saindo de Natal já estão disponíveis e podem ser adquiridos no site e no aplicativo da Companhia, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem.

CONFIRA ABAIXO AS FREQUÊNCIAS

2CgJzru.jpg

wl2vOtl.jpg

FbxCylg.jpg

dVJMVpY.jpg

B6cLjfR.jpg


Moura Dubeux inova e abre escritório especializado em atender futuros cliente

Airton Bulhões,

  Sempre inovando a  Moura Dubeux inaugurou nesta quinta-feira sua loja no Natal Shopping para atender seus clientes num ambiente que oferece toda a estrutura necessária com um atendimento diferenciado, com conforto e comodidade.

   Corretores especializados vão estar à disposição dos visitantes para prestar um atendimento exclusivo e apresentar todos os diferenciais e condições de compra dos empreendimentos da MD em Natal.

  No portfólio da incorporadora em Natal estão sendo ofertados três exclusivos edifícios residenciais: “Olhar das Dunas” e “Les Amis”, no bairro de Lagoa Nova, com obras iniciadas, e o recente lançamento “Florata Tirol”,  na rua Mipibú  empreendimento de alto padrão com um projeto arquitetônico que reúne modernidade, tecnologia e integração com a natureza. A maquete iluminada do Florata Tirol, nos produtos  oferecidos pela Moura Dubeux e ofertar uma proposta ideal.

  “Além de priorizarmos uma localização privilegiada para a escolha da loja, prezamos muito pelo acolhimento, bem-estar, conforto, por isso, caprichamos num ambiente com estilo e requinte. Uma relação de transparência é elementar para confiabilidade no negócio e trazer mais segurança tanto para o cliente como para nós”.

SAIBA MAIS

A loja da Moura Dubeux, localizada no Piso L2, próxima ao restaurante Madero, funciona de segunda a segunda, entre 10h e 22h, inclusive nos feriados. Outras informações através do sitejAX42hF.jpg www.mouradubeux.com.br ou pelo canal de vendas: 4020-3538.



Latam anuncia crescimento de 9% em junho na oferta de assentos para o RN

Airton Bulhões,

 

   A LATAM Brasil está programando um crescimento de 9% na oferta de assentos (ASK*) no Rio Grande do Norte em junho de 2022, no comparativo com o mesmo mês de 2019 (antes da pandemia de Covid-19).

Informa que a partir de Natal, a companhia aérea está operando rotas para Brasília (9 voos semanais), São Paulo/Congonhas (11 voos semanais), Fortaleza (7 voos semanais) e São Paulo/Guarulhos (19 voos semanais), que fortalecem a conexão da capital potiguar aos principais hubs (centros de conexão) da empresa no País, para oferecer uma melhor conectividade aos viajantes para outros 49 destinos domésticos e 18 internacionais operados.

SAIBA MAIS

Sobre a LATAM

  LATAM Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Oceania, Estados Unidos e Caribe.

  O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321 A320, A320neo e A319.

   LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 14 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023.

  Operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes. Para mais informações financeiras, consulte www.latamairlinesgroup.net.

YKnga0J.jpg

Dia dos Namorados anima comércio e eletrônicos, viagens e artigos esportivos são os mais procurados

Airton Bulhões,

 A estimativa é que os brasileiros gastem em média R 481, contra R 276 em 2021 em comemoração ao Dia dos Namorados (12 de junho) um aumento de 74% no ticket médio, de acordo com pesquisa realizada pela NielsenIQ.
 

  O estudo aponta que as pessoas que ganham entre R 4 mil e R 11 com destaque também para as bebidas alcóolicas, eletrônicos, viagens e artigos esportivos.

     Segundo a (Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas) cerca de 92 milhões de brasileiros pretendem presentear o parceiro (a) com algum mimo no dia 12 de junho.

 O levantamento também prevê movimentação financeira superior a R$ 18 bilhões, sendo o gasto médio de R$ 200 para a compra dos presentes.

   Boa parte desses presentes serão adquiridos pelo comércio eletrônico e pesquisas apontam que mais de 45% da população optam por buscar os itens pela Internet nesta data.

   Em paralelo a isso, e diante do cenário econômico, os consumidores buscam por formas de pagamentos que facilitem o parcelamento das compras, sobretudo de produtos com maior valor agregado, sem comprometer o orçamento  ou  limite do cartão, que por vezes é baixo ou não está disponível. 

  Gustavo Câmara, CEO da VirtusPay, fintech pioneira e especializada em pagamentos via boleto parcelado, estima um crescimento importante em decorrência da busca de presentes. Na visão do executivo, um dos estímulos é a adesão do “compre agora, pague depois” (Buy Now, Pay Later), conceito que está em alta no e-commerce mundial. 



Caern deixa de fora mais de 60 municípios do RN sem a tarifa social

Airton Bulhões,

 Segundo o Instituto Mais Cidades mostra que 61 municípios do Rio Grande do Norte não tem sequer uma residência que se enquadra na chamada tarifa social da CAERN, que possibilita que o cliente de baixa renda pague menos R$ 10 reais na conta de água.

   O número é incompatível com a quantidade de pessoas que realmente precisam ter acesso ao benefício no estado, onde cerca de 445 mil pessoas recebem o Auxílio Brasil, programa social do Governo Federal voltado para famílias mais simples.

   No RN inteiro, apenas 4 mil residências pagam o menor valor pela água.

  Algumas cidades com grandes quantidades de clientes, como Extremoz e Acari, somam 0 clientes na tarifa social.

   "Não é possível que não tenha nenhuma família nesses municípios que não precisem pagar um valor mais barato na conta de água. O problema é que os critérios adotados pela CAERN para a concessão da tarifa social são impossíveis de serem seguidos pelas pessoas que mais precisam", comentou o presidente do Instituto Mais Cidades, advogado Alexandre Teixeira.

  Por meio do Instituto, Alexandre tem brigado na justiça por uma mudança nos critérios da tarifa social, como forma de garantir que essa tarifa, e consequentemente o acesso à água potável, chegue à mais gente.

   "Eu criei o Projeto Tarifa Justa para tentar mudar os critérios adotados pela CAERN. Nós acreditamos que receber um programa social do governo, como o Auxílio Brasil, deve ser o único fator necessário para a tarifa social", disse o advogado.

SAIBA MAIS 

  Atualmente, a família inteira de uma residência só pode consumir até 10m³ de água se quiser pagar a tarifa social.

   A ONU estipula que 3,3m³ por mês são suficientes para uma pessoa. "Mas como ficam as famílias com mais de 3 membros? E as famílias com renda per capita inferior? Uma família de três pessoas que possui renda total de um salário-mínimo não tem a mesma capacidade financeira de outra família com sete ou mais membros e renda total de dois salários mínimos, por exemplo.

  Seria essa família de sete membros capaz de viver com 10m3 de água?", questiona Alexandre Teixeira. Quando a família consome mais que os 10m³ permitidos pela tarifa social, a conta sobe para R$ 46 reais podendo chegar até R$100 reais. Essa é um dos critérios da CAERN que o projeto Tarifa Justa quer mudar.

Critérios da tarifa social da CAERN

• Consumo máximo de até 10m³ de água
• Ser cadastrado e ativo em um dos Programas Sociais do Governo
• O consumo de energia elétrica não pode ser superior a 110 KWh
• O imóvel deve possuir área construída de, no máximo, 40m²

Proposta do projeto Tarifa Justa

• 3,3 m³ de água por pessoa residente na unidade cadastrada
• Família cadastrada em pelo menos um programa social do governo
• Ultrapassado-se o limite de consumo per capta de água da unidade consumidora residencial familiar, poderia ser cobrada a sobretarifa.

BbDTQ4L.jpg

TIM celular investe em novas antenas e Pipa e outros pontos turísticos serão beneficiados

Airton Bulhões,

   Com a meta de cobrir 100% dos municípios brasileiros com 4G até 2023, a TIM também tem investido no reforço da infraestrutura de rede em locais turísticos de todo o País.

  O foco são pontos de grande concentração de pessoas, como praias e cidades históricas.

  Para garantir um sinal com mais qualidade, a operadora criou um recurso batizado de Street Level Solution (SLS).

  O trabalho consiste na ativação de novas antenas, com estrutura mais simplificada, em locais de alta densidade de tráfego. As torres também foram desenvolvidas para se integrar à paisagem e causar baixo impacto visual.

Ainda esse ano, o Sítio Histórico de Olinda, tombado pelo patrimônio de Pernambuco, tem previsão de receber quatro antenas SLS, e a praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, também será beneficiada com quatro equipamentos.

  A solução utiliza transmissão com fibra óptica e funciona com pequenas estruturas camufladas, imperceptíveis aos usuários, que podem ficar até em abrigos de ônibus, postes ou semáforos.

  Pelo baixo impacto visual, o projeto é ideal para pontos turísticos como a praia de Guarajuba, na Bahia, que já conta com oito antenas em funcionamento, e Porto de Galinhas, em Pernambuco, que tem três antenas ativas.

SAIBA MAIS

  Na prática, o projeto permite contornar as barreiras físicas que impedem a tepropagação do sinal de celular, oferecendo uma cobertura a nível do solo mais uniforme, com mais capacidade de rede, com uma estrutura simples e flexível para o ambiente urbano.

   Por ficarem mais perto dos smartphones, as antenas propagam melhor o sinal, corrigem a cobertura e melhoram, significativamente, o uso de voz e dados.



Dia dos Namorados deve faturar R$ 6,7 bi pelo E-commerce

Airton Bulhões,

       O e-commerce deve faturar R 6,7 bilhões com o Dia dos Namorados em 2022, um crescimento de 2% em relação ao ano passado.

   É esperado que o comércio eletrônico alcance 14,2 milhões de pedidos, elevação de 1% em comparação com 2021.  

   A projeção foi realizada pela Neotrust, empresa de inteligência que monitora o e-commerce brasileiro e conta com a maior base de dados reais e transacionais do mercado digital no país.

  De acordo com o levantamento da Neotrust, o tíquete médio para o Dia dos Namorados deve ser de R 469,00 em 2022, um aumento de 1%, acompanhando a tendência de desaceleração nas vendas do comércio eletrônico. O período da projeção é de 28 de maio a 11 de junho.

  “A expectativa para o e-commerce com o Dia dos Namorados neste ano é de um avanço pouco expressivo se comparado aos anos anteriores. Isso se deve por variados fatores, entre eles a retomada do comércio físico após o fim das restrições impostas pela pandemia. Apesar do crescimento em um ritmo menor, o varejo digital segue em um patamar bem superior ao período pré-pandêmico”, analisa Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust.

SQzPqSo.jpg




Shoppings Centers têm crescimento de 34,8% nas vendas no primeiro trimestre do ano

Airton Bulhões,

  Os Shoppings Centers registraram um aumento de 34,8% nas vendas no primeiro trimestre de 2022, é o que aponta o balanço trimestral realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com base em levantamentos do Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce).

 Em termos reais, quando descontada a inflação, a alta foi de 22,2%.

  Foi o primeiro resultado positivo apresentado pelo varejo dos shoppings no período desde 2019, quando teve um crescimento de 8,5%.

  Em função da pandemia do coronavírus, nos anos seguintes os shoppings acumularam resultados negativos de -9,1%, entre janeiro a março de 2020, e de -25,9% no mesmo intervalo de 2021.

  Para 2022, a projeção inicial dos shoppings era de um incremento de 13,8% nas vendas, mas, diante dos atuais resultados, a Abrasce agora estima números ainda maiores e espera que o setor cresça 17,3%, quando descontada a inflação a previsão é de um crescimento real de 9,2%.

  Os bons números também foram influenciados pelos resultados da variação anual do mês de março, que apresentou uma adição de 132,5% nas vendas em relação a 2021.

   Em fevereiro, o setor já tinha apresentado crescimento anual de 10,6%. No primeiro mês do ano, o crescimento foi de 10% em relação a janeiro de 2021.
 

  A recuperação no trimestre foi observada em empreendimentos de todas as regiões do Brasil, mas o destaque ficou por conta de duas regiões que cresceram acima da média nacional: Norte (42,7%) e Sudeste (38,1%).

  Todas as demais regiões registraram fortes elevações nas vendas com o Centro-Oeste tendo uma subida de 32,9%, o Nordeste (31,6%) e o Sul (28,5%).

   Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, o aumento significativo no número de visitantes e os bons resultados mensais do volume de vendas em todas as regiões pesquisadas levam à conclusão de que o setor de shopping centers não apenas recupera-se dos danos causados pela crise sanitária do coronavírus, mas também se aproxima com velocidade do patamar pré-pandemia. 




Moura Dubeux lança empreendimento de luxo reunindo modernidade e integração à natureza

Airton Bulhões,

    A construtora Moura Dubeux reuniu a imprensa nesta quarta-feira para apresentar o pré-lançamento do seu mais novo empreendimento em Natal, o Florata Tirol, localizado na Rua Mipibu.

  Com visão privilegiada para o Parque das Dunas, as torres com 23 andares Acácias e Bromélias terão unidades com 150 metros quadrados, quatro suítes e três vagas de garagem e unidades com 100 metros quadrados com três quartos, sendo duas suítes e duas vagas de garagem.

  Os apartamentos de 150 metros quadrados estão avaliados em  R$ 1.5 milhão e os de 100 metros por R$ 1 milhão. A construção começa em 90 dias e o prazo de entrega dos apartamentos é segundo semestre de 2025.

  Premiada pelo seu padrão de qualidade nos prédios a Moura Dubeux apesar ser uma construtora de origem pernambucana ganhou conceito e destaque na sociedade natalense pelos cumprimentos e regras desde o início da construção até a entrega dos apartamentos. Por isso é sem dúvida uma das melhores construtoras estabelecidas no RN.

  A Moura Dubeux atua há mais de 38 anos no segmento de edferifícios de luxo e alto padrão,

  Integra o segmento de edifícios de luxo e alto padrão desde fevereiro de 2020, é a maior incorporadora da Região Nordeste, sendo a primeira em market share nas cidades de Recife, Fortaleza e Natal e uma das primeiras em Salvador.

   Para o diretor regional da Moura Dubeux no RN, Homero Moutinho, a expectativa é de novos lançamentos.

 “Temos um carinho especial pelo Rio Grande do Norte, primeiro estado para qual expandimos. Em solo potiguar, já são quase 30 empreendimentos entregues, três lançamentos em apenas um ano e meio, com dois já em construção, todos com uma excelente receptividade”

 A localização em bairro nobre, próximo aos principais equipamentos urbanos, como escolas, hospitais, supermercados, shoppings, restaurantes, também oferece comodidade e praticidade.

  Segundo Wescley Magalhães, gerente da Moura Dubeux no RN, que fez a apresentação do projeto  Natal estava esperando por um projeto de alto padrão, diferenciado e com a qualidade e credibilidade da MD.

 “Temos muito orgulho do Florata Tirol. É um projeto arquitetônico apaixonante, com uma fachada marcante, desenvolvido para famílias que não abrem mão de um empreendimento com personalidade, funcional e elegante.”

Na foto Wescley Magalhães, gerente da Moura Dubeux no RN; Fernanda Souza, assessora de imprensa da MD no RN; Renata Samico; marketing da MD; Magda Soares, diretora da Pandora Propaganda e Homero Moutinho, diretor regional da Moura Dubeux.

W4ZXOCJ.jpg

SAIBA MAIS

Os interessados em conhecer os detalhes e diferenciais dos empreendimentos em Natal podem acessar o site www. mouradubeux.com.br ou entrar em contato com os especialistas de venda através do número 4020-3538. Outra opção é a visita à loja exclusiva da MD no Natal Shopping, no Piso L2.

6n92zqY.jpg

fotos Elias Medeiros


Empresa potiguar traz tecnologia XGS-PON oferecendo internet quatro vezes mais rápida no RN

Airton Bulhões,

   A ZAZ empresa potiguar referência em serviços de internet, telefonia fixa e TV por assinatura e que vem se destacando no mercado por estar em constante evolução  no mercado e agora, é a única no Nordeste a disponibilizar a tecnologia XGS-PON.

 Com a chegada do 5G, a XGS-PON ganha força e dá início à nova era da internet no Brasil e no mundo, já que é quatro vezes mais rápida e apresenta mais alta estabilidade de rede. Assim, deve tornar-se a principal tecnologia do país nos próximos dois anos.

  A GPON é a tecnologia mais usada por provedores de internet atualmente. Ela foi trazida a Natal, de forma pioneira, em 2015, pela ZAZ.

  Segundo o diretor da ZAZ, Karllos Ivan, as necessidades do público mudaram.

  “Atualmente, consumimos mais dados e, por isso, precisamos de internet de qualidade mais elevada. Diante dessa realidade, pesquisamos a maneira mais adequada a fim de melhor atender à nossa fiel clientela e trazemos, agora, mais uma inovação, o Giga ZAZ, ideal para quem deseja e precisa de mais internet”, detalha.

  O público-alvo para usufruir da tecnologia inovadora é, portanto, composto por quem deseja e precisa de alta velocidade, mais elevada estabilidade da rede e tecnologia que permite a simetria de velocidade entre download e upload.

  Desse modo, o ambiente corporativo é bastante beneficiado pela inovação exclusiva da ZAZ, uma vez que a internet de alta capacidade se mostra fundamental para o compartilhamento e armazenamento de dados volumosos. 

SAIBA MAIS

  Os planos de internet da ZAZ foram feitos sob medida e contam integralmente com rede fibra óptica. Ademais, a transmissão de sinal possui 100% de garantia da velocidade contratada, alta velocidade de upload e download, segurança, além de atendimento rápido e personalizado.

  Em Natal, a ZAZ atende aos bairros: Ponta Negra, Capim Macio, Candelária, Lagoa Nova, Lagoa Seca, Neópolis, Tirol, Petrópolis e Areia Preta.

   Em 2015, a empresa foi pioneira em levar o serviço de internet 100% fibra óptica (FTTH) ao Litoral Sul potiguar e está presente em Pium, Cotovelo e Pirangi.

Zo80itf.jpg

Cartão Infinite do Banco do Nordeste tem limite de crédito de até R$ 100 mil

Airton Bulhões,

     Os clientes do  Banco do Nordeste pode dispor do novo cartão de crédito Infinite com pacote de benefícios para pessoa física.

  O novo produto traz a bandeira Visa e oferece como vantagens o limite de crédito exclusivo de até R 100 mil, fator de conversão de pontos no Programa Nordeste Mais de dois pontos para cada dólar gasto e acesso às salas VIPs dos principais aeroportos do mundo.

  Além disso, o prazo de validade dos pontos acumulados no programa de fidelidade é de 48 meses, o dobro dos demais cartões da família BNB (Classic, Gold e Platinum).
  Outra vantagem do cartão é a possibilidade do cliente zerar o valor da anuidade de manutenção.

  Caso o cliente consuma mais de R 8 mil por mês, não é necessário pagar a tarifa. Caso a utilização mensal seja acima de R 4 mil, o cliente paga apenas 50% da anuidade. Ou seja, somente R 41,50 por mês, após a aplicação do desconto.

  Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2021, houve um aumento de 40,6% nas transações com cartões de crédito.

  Foram mais de 4 bilhões de transações a mais que no ano anterior. Ao todo, os cartões de crédito movimentaram cerca de R 490,5 bilhões no país.

  Para 2022, ainda segundo a Abecs, as concessões de crédito nos cartões deverão permanecer em patamares elevados, favorecidas pelos baixos índices de inadimplência e pela própria recuperação econômica, com melhora nos indicadores do mercado de trabalho.
O superintendente de Empréstimos, Transações e Serviços Bancários, Alison Ramon Santos e Silva, ressalta que não é preciso manter conta corrente no BNB para utilizar o produto.

  “Para solicitar o Infinite, o cliente só precisa estar dentro do público-alvo do cartão e observar as condicionantes para a contratação, tais como cadastro ativo, renda comprovada e limite de crédito.

  Os clientes também poderão ter acesso ao portfólio de produtos do Banco, como seguros e empréstimos consignados”, ressalta.
SAIBA MAIS

  Um estudo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), que utilizou dados da Abecs, identificou que o crescimento no uso de cartões de crédito, débito e pré-pagos, em 2021, foi maior no Nordeste que no Brasil.

  Na Região, as compras com cartão cresceram 33,5% de 2020 para 2021 com a movimentação de recursos passando de R 245,7 bilhões para R 328 bilhões. Em todo o Brasil, a alta foi de 33,1%. As operações no País somaram R 2,65 trilhões.



Prefeitura anuncia regras para transferência de potencial construtivo pelo novo Plano Diretor

Airton Bulhões,

   Estão em vigor desde o último dia 17 de maio as novas regras aplicáveis ao instrumento da transferência do potencial construtivo (TPC), no âmbito do Município de Natal, após  sanção pelo prefeito Álvaro Dias. 

  O instrumento urbanístico previsto no art. 83 e seguintes da nova lei do Plano Diretor, estabelece que o proprietário que tem um imóvel em zonas de proteção (ZPAS)  pode  usar ou comercializar o seu potencial construtivo em outras áreas da cidade.

  Esse direito de construir acima do coeficiente de aproveitamento básico, era pago ao Município apenas pela Outorga Onerosa, porém, pela nova regra, esse direito continuará sendo pago, obrigatoriamente, 80% com outorga onerosa e os 20% restantes com potencial transferido (TPC) de outras áreas, desde que esses 20% não exceda 40,00 m².

  Após a comercialização, os proprietários dessas áreas deverão conservar e preservar os atributos ambientais, sob pena de proibição de novas transferências.

  "O instrumento é importante, pois permite ao proprietário, por exemplo, que tem um imóvel em zonas de proteção ambiental (ZPAS), utilizar o seu potencial em outro terreno que seja capaz de recebê-lo, ou negociá-lo no mercado, e com isso obter recursos para conservar e permitir que esses imóveis continuem cumprindo a função ambiental”  explica o diretor do Departamento de Informações Geográficas e Patrimônio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Reginaldo Vasconcelos.

  Este permite ainda, que o Município possa utilizá-lo para adquirir áreas para fins de habitação de interesse social, preservação histórica e cultural, e implantação de equipamentos de infraestrutura.

SAIBA MAIS

  Os Certificados de Potencial Construtivo somente serão obtidos pelo proprietário, após abertura de procedimento administrativo solicitados à Semurb. Que irá avaliar por meio de estudo de viabilidade técnica, a possibilidade ou não da liberação para a transferência.

   E estes após emitidos serão informados  à  população em  publicação  no  Diário Oficial do Município. No prazo de 90 dias contados da publicação da lei, a Semurb deverá editar instrução normativa para disciplinar os procedimentos estabelecidos. 

bAhGyN2.jpg

Consumidores preferem adquirir marcas próprias dos supermercados para economizar

Airton Bulhões,

Os consumidores estão adquirindo nos supermercados mais produtos de marcas próprias na busca para economizar no bolso.

   Um levantamento da GS Ciência do Consumo realizado no início deste mês mostrou que os consumidores gastaram, em média, 22,5% a mais na compra destes itens em janeiro de 2021 em relação a janeiro de 2019 (antes da pandemia).

   Durante o ano inteiro de 2021, os brasileiros gastaram 6,5% a mais com estes produtos, quando comparado com o ano anterior.

   No Nordeste foi possível perceber um crescimento nas vendas do mercado de 21,3% em relação a 2021, segundo uma pesquisa da Nielsen.

  No GPA, grupo varejista pioneiro no desenvolvimento destes itens, as marcas próprias chegam a representar até 40% de participação em algumas categorias.

  Em 2021, a participação desses itens no resultado da companhia foi de 21,1%, o que representa R$4,5 bilhões de reais.

  Nas redes do GPA, alguns itens apresentaram um avanço em vendas em 2021 em relação a 2020, acompanhando esse comportamento do consumidor.

 Ainda impactados pelas restrições sociais impostas pela pandemia e pela alta da inflação, mais clientes compraram das seguintes categorias de marcas exclusivas: chocolates (46,8%), água de coco (28,6%), óleos (26,7%), escova dental (22%), guardanapo (23%) e açúcar (15%).

  Outro comportamento impulsionado pelo distanciamento social foi a adoção de animais de estimação e isso também influenciou para um aumento nas vendas de alimentos para gatos e cães, de 54,2% e 48,7%, respectivamente.

  Em 2021, pelo menos um produto de marcas Qualitá, Taeq, Cheftime, Casino, Club des Sommeliers ou Finlandek fez parte da lista de compras dos consumidores fiéis às marcas Pão de Açúcar e Mercado Extra, que fazem parte do GPA.

PzaIuGm.jpg




Cerveja brasileira é uma das mais baratas do mundo e a Skol é a mais vendida

Airton Bulhões,

    Segundo estudo divulgado pela plataforma de desconto CupomValido.com.br com dados da Numbeo e Statista sobre o custo médio da cerveja nas capitais dos países, o Brasil é um dos países que possui a cerveja mais barata do mundo.

 De um total de 195 países, o Brasil está entre os 10 primeiros no ranking mundial.

  No estudo, foi utilizado o dólar como moeda para a comparação do poder de paridade de compra entre os diferentes países.

O custo médio da cerveja no Brasil foi de U$1,38.  Isso representa um valor 66% menor que a média mundial, com um custo de U$4,06 para uma cerveja de 500 ml.

As cervejas mais caras e mais baratas

  A região do Oriente Médio e da Escandinávia estão no topo do ranking com as cervejas mais caras do mundo.

  O país que fica em primeiro colocado é o Emirados Árabes Unidos. Aqui, é preciso desembolsar nada menos que U$10,89 por uma única cerveja de 500ml.

  Do outro lado do ranking, temos a Etiópia, que possui a cerveja mais barata do mundo - apenas U$0,75.

  A Zâmbia e Vietnã ficam em segundo e terceira posição, com U$0,87 e U$0,88, respectivamente.

  Ao levar em consideração os países da América Latina, somente a Colômbia possui a cerveja mais barata que o Brasil, com o custo médio de U$1,06.


Brasil é o 3º país que mais consome cerveja no mundo

  Com 7% do consumo mundial, o Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo. O país só fica atrás da China e Estados Unidos, com 27% e 13%, respectivamente.

  A Skol é a cerveja mais vendida no Brasil, seguida pela Brahma e Antarctica. A Schin e Itaipava, ficam em quarto e quinto lugar.

Ao levar em consideração os fatores para a decisão de compra da uma cerveja pelos brasileiros, o sabor fica em primeiro lugar, seguido do preço, e por fim o tipo da cerveja.

No Brasil, a grande maioria tem preferência em consumir cerveja com embalagem de garrafa (47%), enquanto 39% têm preferência por lata.

No cenário mundial, a Snow é a cerveja mais vendida no mundo, junto com a Tsingtao em segundo lugar (ambas da China).

 A Bud Light e Budweiser, ambas dos Estados Unidos, ficam em terceiro e quarto lugar. Na quinta posição fica a Skol, do Brasil.

XgD7t5W.jpg

Donos de bares e restaurantes apontam que a inflação é o maior desafio do setor em 2022

Airton Bulhões,

   Segundo a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), pela consultoria Galunion, especializada no mercado food service, e pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), o fantasma da inflação voltou a assombrar o setor. 83% acreditam que a inflação representa o maior desafio a ser enfrentado este ano.

  A pesquisa foi realizada entre os dias 17 de março e 7 de abril de 2022 com 817 empresas de todo o país e de diversos perfis -- de redes a independentes - que representam cerca de 14 mil lojas.

  A preocupação com os custos está fundamentada nos recentes índices oficiais. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, alcançou 1,62% em março, após alta de 1,01% em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  Foi a maior taxa para meses de março desde 1994, antes do Plano Real, e a maior inflação mensal desde janeiro de 2003 (2,25%).

 Com o resultado, já são 7 meses seguidos com a inflação acima dos dois dígitos.

   Entre os grupos pesquisados pelo IBGE, alimentos e bebidas foi o de maior impacto no mês passado, com alta de 2,42%, mais que o dobro do segundo colocado, habitação, que subiu 1,15%.

  A alta é puxada em boa parte pelo reajuste dos combustíveis (6,95% em março e 27,48% nos últimos 12 meses).

“A inflação certamente é o maior desafio do setor para 2022, pois seu impacto é duplo, seja nos custos diretos como aluguel, CVM (Custo de Mercadorias Vendidas) e outros, mas também no passivo das empresas, pois os recentes financiamentos feitos pelo setor na pandemia, como o Pronampe, certamente serão corrigidos com a pressão também sobre os juros”, afirma Fernando Blowerdiretor executivo da ANR.

Segundo Blower, a inflação pode até mesmo prejudicar a escalada de recuperação de algumas empresas que já começaram a melhorar o ambiente de negócios, sobretudo com o movimento no fim de 2021 e começo de 2022.

  De acordo com a pesquisa, de fato houve uma melhora no endividamento. Se na anterior, realizada em novembro, 55% se declaravam endividados, este percentual agora é de 41%, uma queda de 14 pontos percentuais.

  Entre os que afirmam estar endividados, 15% devem demorar mais de 3 anos para quitação. 11% disseram que devem levar de 2 a 3 anos para pagar e 23% de 1 a 2 anos.

   Outro dado que preocupa diz respeito ao faturamento das empresas. 60% afirmaram que faturaram em fevereiro de 2022 igual ou abaixo da receita de fevereiro de 2019, um ano antes da pandemia.

RETOMADA

  A pesquisa quis saber ainda sobre a retomada de consumo por parte dos clientes. Na pesquisa de novembro de 2021, apenas 34% responderam que os consumidores já haviam retomado os hábitos de consumo de antes da pandemia. Agora, esse percentual é de 51%, um aumento de 17 pontos percentuais.

HIQuIUA.jpg
1-20 de 2617