RN é o segundo do Brasil com aumento de planos de saúde durante a pandemia

Airton Bulhões,

  Segundo a FenaSaúde o Rio Grande do Norte foi o segundo Estado com maior ganho de planos de saúde em todo o país durante a pandemia.

 São 33,3 mil novas adesões de potiguares desde junho de 2020, resultando em um crescimento de 6,14%. Agora são 542,5 mil pessoas com planos de saúde no Estado, o que corresponde a 15,47% da população local.

  Com isso, o Rio Grande do Norte ficou atrás apenas do Amazonas (6,96%) nesse crescimento nos últimos nove meses.

  Os planos de saúde ganharam 1,3 milhão de novos beneficiários nos últimos nove meses em todo o país, segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) sobre o comportamento do mercado durante a pandemia.  É

  Em junho, o sistema contabilizava 46,7 milhões de beneficiários, o patamar mais baixo de 2020. Em março deste ano, o número chegou a 48 milhões.

  Uma das regiões que registraram crescimento foi o Nordeste do país. Análise feita pela FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) mostra que os planos ganharam mais de 120,2 mil beneficiários na região entre junho de 2020 e março de 2021.

   Houve aumento em praticamente todos os Estados da região, sendo que Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba estão entre as 10 maiores altas.

SAIBA MAIS

  O Brasil ganhou quase 1,3 milhão de beneficiários de planos de saúde entre junho de 2020 e março de 2021, e a maior expansão de beneficiários se deu nas carteiras de planos coletivos (empresariais e por adesão), saindo de 37,7 milhões para 38,9 milhões (+3,19%). Nos planos individuais a variação foi de 0,60%, uma pequena alta de 9,013 milhões para 9,067 milhões de pessoas

TIM antecipa cobertura de sinal 4G no RN passando de 103 municípios para 126

Airton Bulhões,

  A TIM aumentou em 22% a cobertura do sinal 4G no Rio Grande do Norte, passando de 103 para 126 municípios. A companhia  superou este mês a marca de 4 mil municípios atendidos com 4G em todo o Brasil. A operadora encerrou março com 4.121 cidades com a tecnologia.

   Nos últimos 12 meses, a tecnologia nessa faixa entrou em operação em 24 novas cidades do Rio Grande do Norte.

   São 125 municípios ao todo. "Mesmo no auge da pandemia, com todas as incertezas por ela provocadas, a TIM seguiu investindo fortemente em infraestrutura de rede para oferecer novas tecnologias e atender áreas mais isoladas, que não tinham acesso à internet móvel", salienta o gerente de Operações de Redes da TIM Nordeste, Ageu Guerra

  A operadora vem também ativando no Estado a rede 4G nas frequências de 700MHz e 850MHz, que oferecem uma experiência melhor ao usuário, principalmente em ambientes indoor, por ter maior alcance e poder de penetração.

  Das 126 cidades com 4G, todas têm serviço de VoLTE, que oferece alta qualidade nas chamadas de voz, menor tempo para completar chamadas e redução do consumo de bateria do celular, entre outras vantagens.

  Além disso, 88 cidades utilizam o 4.5G, uma evolução do 4G, com mais velocidade. A TIM é líder nesta tecnologia no Nordeste.

  Atualmente, cinco estados, além do Distrito Federal, dispõem de 100% de cobertura 4G: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

  Como resultado do cuidado com a qualidade do serviço oferecido, a TIM foi eleita a operadora líder em disponibilidade de sinal 4G para seus clientes no Brasil, segundo relatório da consultoria OpenSignal.

og6GQGE.jpg

Ame Digital consumidores podem dispor do melhor meio de pagamento em aplicativo

Airton Bulhões,

 Tendo como atrativo estimular o consumidor a optar pelos melhores estabelecimentos e oferecer promoções com até 30% de cashback, por tempo limitado, em bares e restaurantes selecionados na capital potiguar acaba de chegar a Ame Digital.

. Comprando pelo app nas lojas parceiras, parte do valor da compra volta para sua conta Ame e pode ser utilizado posteriormente para novas compras ou transações dentro do próprio app.

   Lojas, bares e restaurantes como Camarões, Mangai, Marechal, Casa Nacre, Cardume, Pizza Hut, Chapelatto Coffe Shop, Adega São Cristóvão, Tirinete, Prático Gourmet, Açai Petropolis, já estão aceitando Ame como meio de pagamento.

. Para participar, basta baixar o app e escolher pagar a conta com Ame. É fácil, rápido e intuitivo. É importante lembrar que a promoção de 30% de cashback é temporária e válida apenas para estabelecimentos selecionados.

  A  Ame é um meio de pagamento bastante difundido em Natal e muito utilizado para abastecimentos nos postos de combustível BR e nas Lojas Americanas.

  Quando você utiliza o aplicativo para fazer pagamentos em estabelecimentos parceiros, parte do valor gasto retorna para sua conta Ame. O valor do cashback é informado no site da loja, no extrato da conta Ame e em “Detalhes da compra”.

O percentual do cashback pode variar de acordo com as ações promocionais das lojas parceiras.

  O prazo para receber o dinheiro de volta é de até 30 dias corridos para compras online e de até 7 dias corridos para compras feitas em lojas físicas. Uma vez na conta, o valor não expira nunca. Aproveite!

SAIBA MAIS

O app da Ame está disponível e pode ser baixado gratuitamente nas versões Android ou iPhone (Ios)

  Lançada em 2018, a Ame é uma fintech e plataforma mobile de negócios do Universo Americanas criada para simplificar a maneira como as pessoas e empresas se relacionam com o dinheiro.

  O aplicativo, pioneiro no programa de cashback no país, permite a qualquer pessoa realizar pagamentos via QR Code pelo celular e oferece mais de 50 funcionalidades, como depósitos e transferências para outras contas Ame, cartão pré-pago, Pix, empréstimos, pagamentos de conta e recarga de celular.

   Uma das principais iniciativas da IF – Inovação e Futuro, motor de inovação do Universo Americanas, o super app está presente nas 1.700 unidades das Lojas , nos sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato, e em 2,8 milhões de sites e lojas no país.Americanas, nos sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato, e em 2,8 milhões de sites e lojas no país.

ykpIG2P.jpg

Prefeitura marca para setembro fiscalização e remoção de ocupantes em área não edificandi em Ponta Negra

Airton Bulhões,

A secretaria municipal de Serviços Urbanos(Semurb) confirmou  que a partir de setembro serão iniciadas as fiscalizações gerais das ocupações e remoção daquelas que não forem legalizadas na “Área Non Aedificandi de Ponta Negra”  em Ponta Negra.

  A área não edificande corresponde a um total de nove quadras de lotes distribuídos ao longo da margem esquerda da Roberto Freire e foi criada em 19 de julho de 1979.

  E os usos admitidos no local estão sujeitos ao prévio licenciamento pelo órgão municipal

 Também decorridos os prazos para adequações, serão  autuados aqueles que permanecerem sem providências. Também serão realizadas fiscalizações de rotina permanentes e periódicas a fim de averiguar o cumprimento das regras.

  Os usos admitidos no local estão sujeitos ao prévio licenciamento pelo órgão municipal. O Decreto nº 12.160 visa garantir a proteção do conjunto cênico-paisagístico composto pela Praia de Ponta Negra, o monumento natural do Morro do Careca e as dunas associadas.

SAIBA MAIS   

A Semurb, em parceria com as secretarias de Serviços Urbanos (Semsur) e de Saúde (SMS), por meio de sua Vigilância Sanitária, vai atuar em duas frentes, notificando todos os ocupantes e proprietários dos lotes e também com ações educativas de caráter informativo dos procedimentos de legalização e seus respectivos prazos.

  A fiscalização vai seguir um cronograma iniciado a partir de julho deste ano seguindo até março de 2022.

   De acordo com a publicação, as ações serão divididas em duas fases: a primeira de cunho educativo e informativo, nos meses de julho e agosto deste ano.

  A segunda de setembro deste ano a março de 2022 voltada para a parte fiscalizatória, na qual a Semurb vai atuar de maneira mais rígida e observando o cumprimento de todas as normas estabelecidas no decreto.

Eae5DuL.png

Empresas de água mineral no RN recebem orientações sobre melhorias no processo de produção

Airton Bulhões,

  As empresas de água mineral no Rio Grande do Norte promovem a partir de maio dias 5, 6, 12 e 13 programação de cursos de qualificação profissional focado na atuação dos representantes técnicos, conhecidos como RT’s.

  O curso será ministrado pela bioquímica e sanitarista Petra Sanchez (foto) da Associação Brasileira das Indústrias de Água Mineral (ABINAM) com objetivo é promover melhoria nos processos da produção da água mineral natural do RN.

  O workshop é promovido pelo Sindicato das Águas Minerais e Bebidas em Geral do RN (Sicramirn).

  Entre os temas serão abordados conceitos e práticas do controle de qualidade da água mineral natural, interpretação das análises microbiológicas, os novos padrões da área, as boas práticas de armazenagem, manuseio, transporte, distribuição e revenda, com a finalidade de preservar a qualidade original da água desde a fonte até a mesa do consumidor.

  Petra Sanchez que é doutora em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP) - também especialista em saúde pública, professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie e autora de vários livros na área ambiental -, estes novos parâmetros de qualidade, atualizados em 23 de dezembro de 2020, vão requerer das empresas um controle interno ainda maior, para que se mantenha a qualidade do produto em toda a cadeia produtiva.

  “Maior controle e maior parâmetro de qualidade são garantia de um produto mais seguro”, frisa. 

   Para Roberto Serquiz, presidente do Sicramirn, o consumidor é o principal beneficiado ao contar com uma indústria qualificada.

  “O sindicato representativo do setor, baseado no plano de ações de gestão 2020/24, inicia um ciclo de capacitações pelos responsáveis técnicos, aqueles que estão no chão de fábrica e respondem pela qualidade do processo. E vai se estender por toda cadeia. É todo um trabalho que vem sendo desenvolvido sempre na busca da melhoria contínua do setor, já consagrado pelo consumidor”, destaca



Natal, Tibau do Sul e Parnamirim se destacam no RN com selo Turismo Responsável

Airton Bulhões,

 Natal, Tibau do Sul e Parnamirim se destacaram no interesse pela certificação “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro” criado pelo Ministério do Turismo.

Pouco mais de 34% dos estabelecimentos turísticos do Rio Grande do Norte aderiram ao projeto e ainda há espaço para ampliar a quantidade de adesões no estado.

 Após mais de 10 meses de seu lançamento, 1.038 selos foram emitidos no estado, com destaque para os guias de turismo (339), meios de hospedagens (209) e agências de turismo (163). 

 O Brasil já ultrapassou a marca de 27 mil selos emitidos por 15 tipos de atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições e guias de turismo.

  Em quantitativo, os estados de São Paulo (5.441), Rio de Janeiro (3.798) e Minas Gerais (2.268) permanecem à frente.

  O documento é um reconhecimento visual e dá credibilidade aos empreendimentos do setor que declararam assumir os protocolos de biossegurança contra a Covid-19 ofertando, assim, mais segurança e conforto aos viajantes no país.

  O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforçou a importância da obtenção deste selo para uma retomada segura do turismo em todo o Brasil.

   “Fomos pioneiros nesta certificação e agora temos que fazer valer todo esse reconhecimento e trabalho que desenvolvemos. Atenção empresários, vamos aderir ao selo e garantir a segurança sanitária dos nossos turistas, que vão desfrutar das belezas que só o nosso país possui. Estamos juntos nessa!” destacou.

SAIBA MAIS

  Para solicitar o selo, o estabelecimento precisa apresentar situação regular no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur).

  Após se regularizar, é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Após esses passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode fazer o download do selo para impressão.

TLPYAkT.jpg

RN conta agora com 21 municípios livres pelo Ministério da Agricultura para exportar frutas

Airton Bulhões,

  Mais 8 municípios do Rio Grande do Norte ganharam passe livre do Ministério da Agricultura que permite a expansão da Área Livre de Mosca de Frutas no RN.

  Os municípios beneficiados são os seguintes: Apodi, Gov. Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Caraúbas, Macau, Pendências, Jandaíra e Pedro Avelino.

   A portaria foi assinada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina Isso vai permitir a ampliação dos atuais 13 municípios para mais 8 compreendendo ao todo 21 municípios.

  A expansão da Área Livre da Mosca das Frutas irá permitir à região da Chapada do Apodi que a exportação das frutas ali produzidas chegue ao exterior com certificados, permitindo crescimento dos produtores e gerando mais emprego e renda para toda região.

SAIBA MAIS

  As moscas-das-frutas são insetos que causam elevados prejuízos aos fruticultores. 
O dano causado por esse inseto pode ser dividido em três níveis: dano direto na produção, dano durante a comercialização e fechamento dos mercados para exportação atendendo ao pleito do deputado federal, João Maia.

95rkgV8.jpg



Papary Rest Marinas reabre para receber turistas e quem aprecia pratos típicos

Airton Bulhões,

 Quem gosta de saborear pratos típicos da terra como galinha cabidela, camarão grelhado, pato torrado e outras iguarias preservadas da nossa culinária não perde por esperar.

  Após quase três meses com as portas fechadas devido a esse decreto estadual contra a covid o Estação Papary Rest Marinas em Nízia Floresta localizado na antiga estação ferroviária vai reabrir neste domingo (dia 30), recebendo seus  clientes a seguir nas sextas, sábados, domingos e feriados.

   Segundo Graça Bezerril que comanda o Estação  Papary Rest Marinas ao lado do seu marido, ex-secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril  foram  tempos difíceis com a pandemia que provocou no fechamento temporário do restaurantes, mas agora com a devida permissão das autoridades sanitárias reabre com a mesma tradição de comida boa, com a sua culinária tradicional.

  O Estação Papary Resta Marinas vale a visita também pelo local  histórico em funcionar numa estação ferroviária  e forma uma dupla perfeita com a delícia de pratos preparados com maestria pela sua cozinha.

 Funcionando dentro de uma antiga estação ferroviária, em prédio de 1881 tombado pelo patrimônio histórico, é um local agradável que fala da nossa história..

 O cardápio oferece mais de 50 tipos de camarão, além de peixe, galinha, carne de sol, churrasco e pratos que não encontrados em outros restaurantes da capital com guiné, pato e coelho.

  A casa oferece também vários tipos de sobremesas feitos com frutas tradicionais da época, coleção de cachaças para todos os paladares.

  Para Graça Bezerril no Papary “ quem o visita passa momentos agradáveis e diferentes com tudo que preparamos para  recebe-los num ambiente onde todos nossos clientes conhecedores de uma boa culinária só tem elogios".



TIM inicia recrutamento em todo Brasil para o programa Jovem Aprendiz

Airton Bulhões,

 A TIM está recrutando 43 jovens aprendizes para todo Brasil. O programa, que busca a inclusão social de estudantes com o ingresso no mercado de trabalho, refletirá também o compromisso da companhia em valorizar a diversidade: a operadora incentiva a participação e seleção de mulheres, negros, LGBTI+ e pessoas com deficiência.

  Por conta da pandemia de Covid-19, as pessoas selecionadas atuarão de forma remota em um primeiro momento, o que também se configura como um importante aprendizado para um modelo de trabalho que se popularizou no último ano.

  A TIM vem revisando o perfil profissional exigido em seus processos de seleção para torná-los ainda mais inclusivos.

   Quem se candidatar deve ter apenas o Ensino Médio completo ou em curso. Serão valorizadas características como criatividade, empatia, colaboração e mente aberta.

O contrato será de 15 meses, com carga horária de seis horas, e há possibilidade de efetivação

  Além da bolsa-auxílio, são oferecidos um smartphone com chip de dados e voz e benefícios como vales para alimentação, refeição e transporte, planos de saúde e odontológico, seguro de vida, auxílio-funeral, participação no programa de convênios da TIM e folga no dia do aniversário.

SAIBA MAIS

As inscrições podem ser feitas neste link: Programa de Jovem Aprendiz TIM 2021.



Consumidores podem trocar seu cupom fiscal em agências de viagens em voucher de passeios

Airton Bulhões,

 A Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav-RN), em parceria com a secretaria estadual de Turismo e a Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN- Emprotur confirmam que em breve  a nota potiguar será trocada  exclusivamente em agências associadas a Abav/RN através de um  voucher e o consumidor será beneficiado com hospedagens e passeios no RN.  As pessoas que comprarem em supermercados etc, poderão trocar seu cupom fiscal numa agência de viagens abaviana em voucher de passeios e hospedagem. Nada a ver com bilhete de passagem aérea.

   Será realizada uma campanha institucional  que será divulgada em outdoors, TVs, e todos os canais de comunicação para conhecimento de todos.

   A Nota Potiguar consiste um conjunto de ações e ferramentas da Secretaria da Tributação do RN para oferecer ao cidadão vários benefícios com as notas fiscais emitidas em suas compras, bem como assegurar seus direitos, ajudá-lo no combate a sonegação fiscal.

  Segundo a presidente da Abav-RN, Michelle Pereira, essa parceria permitirá ao consumidor usufruir, através de uma agência de viagens associada,  passeios e hospedagens, além de desfrutar do potencial turístico do RN, e também  conhecer os serviços que  uma agência de viagem oferece.  

  Por outro lado isso vai estimular a  agência que não é associada a Abav/RN interesse em fazer parte da entidade.

  Outra proposta posta na mesa é que a diretoria da Abav se reuniu  com a secretária de turismo do RN, Ana Maria da Costa e o presidente da Emprotur , Bruno Reis  para juntos buscarem promover uma campanha para o consumidor comprar seu bilhete de viagem nas agencias  do Rio Grande do Norte.

lLx6FTY.jpg

Incubadora de empresas do Metrópole Digital abre 25 vagas para programas de empreendedorismo

Airton Bulhões,

      A incubadora de empresas Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está abrindo nesta quinta-feira as inscrições para as empresas interessadas em ingressar em seu Programa de Pré-incubação. São oferecidas 5 vagas.

  Ao lado dessa oportunidade, voltada para amplo público, também estão sendo disponibilizadas mais 20 vagas destinado  na formação empreendedora e tendo como público alunos de pós-graduação da UFRN.QKIGy3K.png

  O Programa de Pré-incubação busca candidatos que já possuem um protótipo funcional de produto ou serviço na área de Tecnologia da Informação (TI), e que necessite de ajuda para continuar o desenvolvimento desse protótipo e fazer a sua inserção no mercado.

  A Inova disponibiliza para os que integram o programa, uma série de benefícios, como é o caso de capacitações, serviços de TI e o acompanhamento de assessorias em gestão, marketing, tecnologia, desenvolvimento organizacional e finanças.

SAIBA MAIS

  As inscrições para participar do programa devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário disponível no site da incubadora.

  Já o edital com todos os detalhes sobre o processo seletivo está disponível neste link.

  Um dos diferenciais desta seleção, com relação a edições anteriores, é a oferta de vagas remotas, por meio das quais é possível participar de assessorias e capacitações de modo online, além de acessar, presencialmente e sob demanda as salas de reuniões.

Conduzida por meio de uma comissão da própria Inova Metrópole, a seleção será feita em duas etapas, uma para análise documental e outra para entrevistas remotas, durante as quais serão feitas avaliações sobre a proposta de negócio de cada candidato.

  Também nesta segunda fase, será analisado o currículo do empreendedor, sua disponibilidade de tempo para o negócio e demais aspectos sobre o produto ou serviço, como tecnologia, capital, entre outros.


AgroNordeste libera R$ 51 milhões em 2020 no RN beneficiando 2.265 tomadores de crédito

Airton Bulhões,

  O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o AgroNordeste aplicou, no território do Vale do Açu, montante de R$ 51,41 milhões, distribuídos em: agricultura (R$ 4,61 milhões), pecuária (R$ 11,14 milhões), agroindústria (R$ 2,24 milhões), indústria (R$ 8,80 milhões), comércio (R$ 17,90 milhões) e serviços (R$ 6,71 milhões).

  Já os impactos gerados pelos financiamentos alcançaram R$ 66,43 milhões deVBP; R$ 38,63 milhões em Valor Agregado/Renda; R$ 11,40 milhões em salários e R$ 4,38 milhões em tributos, com a geração ou manutenção de ocupação beneficiando 2.265 pessoas.

  As aplicações do Banco do Nordeste, no âmbito do Programa Agronordeste, em 2020, somaram R$ 3,38 bilhões, gerando novos empregos ou mantendo os já existentes para 132.872 pessoas.

  Lançado em 2019 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Agronordeste é um plano de ação que objetiva impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da Região.

  Os investimentos do Agronordeste totalizaram, ainda, R$ 4,50 bilhões em Valor Bruto da Produção (VBP), R$ 2,45 bilhões em Valor Agregado/Renda, R$ 663,70 milhões no aumento de salários e R$ 487,20 milhões em tributos arrecadados na Região.

Os impactos do programa abrangeram 230 municípios, dos nove estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, que constituem área de atuação do Banco.

mVFfaRH.jpg

Assentados no RN recebem após 25 anos de espera título de propriedade pelo Incra

Airton Bulhões,

      Após 25 anos de espera 134 quatro famílias de agricultores dos assentamentos “Cabelo de Nego” e “Cordão de Sombra”ambos no município de Mossoró (RN) Natal, receberam os títulos definitivos de sua terra.

  Segumdo o superintendente do Incra no Rio Grande do Norte, Marcelo Gurgel, além de assegurar a propriedade definitiva das terras, os títulos trazem outros benefícios. “Com a propriedade da terra o agricultor pode acessar valores maiores de crédito bancário para investimento em sua plantação”, diz Gurgel.

  Vladimir de Paula Tavares é presidente do Assentamento Cabelo de Nego e foi um dos 68 beneficiados com os títulos.

   "Foi muito tempo de espera, a partir de agora podemos encher o peito para dizer que a terra é nossa. Isso é muito gratificante para o agricultor. Hoje cada um aqui pode afirmar que tem algo que é seu".

  Além da equipe do Incra/RN estiveram no evento o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra e vereadores representando a Câmara Municipal.

B8QsJSr.jpg

BIG lança e-commerce e em Natal os consumidores podem utilizar o Sam’s Club

Airton Bulhões,

      O Grupo BIG, líder no varejo alimentar nas regiões Sul e Nordeste, apresenta uma nova alternativa de compra para o consumidor e lança os sites de comércio eletrônico das lojas BIG Bompreço e Sam’s Club.

   No Rio Grande do Norte, a unidade contemplada com o serviço é o Sam's Club Natal.

  Na loja virtual, é possível encontrar alimentos, bebidas, itens de limpeza, higiene e beleza com o mesmo preço das lojas físicas.

   A entrega é gratuita, com valor mínimo de R$ 30,00 para as compras nos hipermercados e de R$ 80,00 no clube de compras.

  “Somos especialistas em varejo e podemos oferecer uma excelente experiência de compra no e-commerce”, afirma Marcelo Rizzi, Diretor Executivo Digital do Grupo BIG”.

   “Temos equipes treinadas e dedicadas exclusivamente ao atendimento e seleção (picking) dos produtos em cada loja, o que torna o processo mais rápido e eficiente, com a qualidade que o consumidor já conhece e a conveniência das compras on-line”, ressalta.

  A operação do e-commerce do Grupo Big está baseada no modelo de logística o Ship From Store, que utiliza das lojas físicas do grupo como centro de distribuição e estoques.

   “Além de vantagens ao consumidor, como agilidade e qualidade da entrega no mesmo dia, o sistema valoriza os nossos ativos e gera ganho de eficiência”, explica o diretor.

O serviço de delivery via parceiros é oferecido pela companhia há um ano ampliando a oferta de soluções no segmento digital e como forma de atender à crescente demanda por serviços de entrega em meio a pandemia da Covid-19 e necessidade de isolamento social.

 A empresa mantém as parcerias com as plataformas de entrega iFood, Rappi, Cornershop, Uber, Uber Eats, Supermercado Now e Americanas Mercado. 

SAIBA MAIS

Os clientes agora podem fazer as suas compras de forma ágil e sem sair de casa. Para isso, basta acessar o site www.bompreco.com.br ou www.samsclub.com.br.

  O Grupo Big, ex-Walmart Brasil, opera uma rede multiformato de 374 unidades. São 7 bandeiras entre hipermercados (BIG e BIG Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis.

  Responsável por gerar mais de 48 mil empregos diretos, o Grupo BIG está presente em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e é líder nas regiões Sul e Nordeste do Brasil.



Pesquisa confirma que 82,7% dos brasileiros possuem acesso à internet

Airton Bulhões,

 Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira está cada vez mais conectada.

   De acordo com o levantamento, 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet, um aumento de 3,6 pontos percentuais em relação a 2018.

  Para o ministro das Comunicações, Fábio Faria, os dados mostram que o Brasil está no caminho certo.

   "Estamos no rumo para conectar cada vez mais pessoas em todo o país. Isso vai ser ainda mais *ampliado* com ações como o 5G, que terá o leilão ainda este ano", afirma.

  O crescimento da conexão de domicílios à internet aconteceu de forma mais significativa na área rural.

  O percentual de domicílios conectados saltou de 49,2%, em 2018, para 55,6%, em 2019, o que corresponde a um aumento de 6,4 pontos percentuais.

   Nos domicílios urbanos, a utilização da internet subiu de 83,8%, em 2018, para 86,7%, em 2019.

O aumento também ocorreu em todas as grandes regiões do país. No Nordeste, por exemplo, houve evolução de 5,2 pontos percentuais nos domicílios conectados à internet, saindo de 69,1%, em 2018, para 74,3%, em 2019.

O levantamento do IBGE mostra também que 12,6 milhões de domicílios ainda não tinham internet. Os motivos apontados foram falta de interesse (32,9%), serviço de acesso caro (26,2%) e o fato de nenhum morador saber usar a internet (25,7%).

TIPOS DE CONEXÃO

 

    Outro ponto importante do levantamento são os dados sobre os tipos de conexão. A banda larga móvel passou de 80,2% nos domicílios em 2018 para 81,2% em 2019. Já a banda larga fixa passou de 75,9% para 77,9%.

  A proporção de domicílios que contam com os dois tipos de conexão saltou para 59,2% em 2019. O percentual era de 56,3%, em 2018.

  O IBGE destaca ainda que o telefone celular continua sendo a principal ferramenta utilizada pelos conectados. Ele foi encontrado em 99,5% dos domicílios com acesso à rede mundial de computadores. Depois vem o computador, com 45,1%, seguido pela televisão (31,7%) e tablet (12%).


Começa na segunda cadastro e matrículas dos aprovados no Sisu da UFRN

Airton Bulhões,

  A partir desta segunda-feira a Universidade Federal do Rio Grande do Norte  realiza o cadastro e matrícula dos candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de acordo com as notas obtidas na edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

   A primeira chamada é voltada aos 6.939 aprovados dentro do número de vagas, que devem enviar a documentação exigida pela UFRN entre os dias 19 e 20 de abril, exclusivamente por meio do site www.sigps.ufrn.br.

   Eventuais necessidades de retificação ou complementação serão realizadas no dia 22 de abril, no mesmo endereço eletrônico.

  A pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira, ressalta que este será o primeiro ano de cadastro e matrícula 100% remotos, em virtude da pandemia da Covid-19.

  Os convocados dentro das vagas serão automaticamente matriculados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), já os que não enviarem a documentação correta serão eliminados do processo seletivo e não serão incluídos em nova convocação.

 Pedidos de cadastramento em prazos, horários e locais diferentes dos indicados no edital não serão aceitos.

  Outras dúvidas sobre o processo de matrícula podem ser esclarecidas no edital ou exclusivamente pelo e-mail [email protected].

SAIBA MAIS

A UFRN oferta 7.106 vagas para 119 cursos de graduação nos campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó.

   Do total de vagas, 4.822 são para o primeiro semestre, que terá início em 7 de junho, e 2.284 para o segundo semestre, cujas aulas começam no dia 18 de outubro.

  As vagas eventualmente não ocupadas na primeira chamada serão preenchidas em uma segunda chamada, a partir da lista de espera disponibilizada pelo Sisu 2021.

   Para compor a lista de espera, os candidatos devem manifestar interesse no portal do Sisu, em prazo estabelecido em cronograma do Ministério da Educação (MEC).

   A convocação da segunda chamada na UFRN está prevista para o dia 3 de maio de 2021, já o cadastro e matrícula acontecerão no provável prazo de 5 e 6 de maio, com retificação no dia 10.

Ob6PxnF.jpg

RN acumula em doze meses redução no setor de serviços dos maiores do Nordeste e do Brasil

Airton Bulhões,

   O Rio Grande do Norte ao lado da Bahia acumulam de janeiro a fevereiro de 2021 maiores diminuições do volume do setor de serviços batendo uma redução de 13%, segundo pesquisa liberada nesta quinta-feira pelo IBGE.

Pode-se analisar essa queda como o efeito perverso do lock down  e do fique em casa prejudicando as pessoas de não exercitarem suas atividades econômicas por conta da pandemia.

 Nos últimos 12 meses, o RN acumula um encolhimento de 18,3% nos serviços, uma das maiores perdas do Brasil ao lado de mais seis estados do Nordeste: Alagoas (- 17,6%), Sergipe (- 16,2%), Bahia (- 16,2%), Ceará (- 15,3%), Piauí (- 14,7%) e Pernambuco (- 14,6%).

  O volume de serviços do Rio Grande do Norte recuou 1,2% em fevereiro na comparação com o mês anterior. Por outro lado, 18 unidades da federação tiveram resultado positivo, o que gerou um crescimento na média do Brasil (3,7%).

  Essa diminuição do volume de serviços do RN, em fevereiro, está na mesma direção dos demais resultados da pesquisa.

  Na comparação de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2020, o Rio Grande do Norte sofreu uma queda de 14,7%, a mais acentuada do Brasil ao lado da Bahia (14%).

SAIBA MAIS

  O volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte cresceu 1,8% em fevereiro na comparação com o mês anterior.

  A alta ocorreu depois de reduções nos meses de novembro e dezembro de 2020 e janeiro deste ano. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. 

  No Nordeste, Piauí (8,3%) e Pernambuco (3,2%) tiveram os maiores crescimentos no mês.

  Em seguida, o Rio Grande do Norte se posiciona no mesmo patamar de Sergipe (1,8%), Bahia (1,6%) e Maranhão (1,6%).

nurBUyN.jpg

Correios promove Feirão de Imóveis com 12 licitações para o mês de abril sendo um no RN

Airton Bulhões,

       Confirmado para o mês de abril pelos  12 licitações de imóveis para nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Norte.

  No RN, está agendado para o dia 29 de abril o leilão de um imóvel desocupado situado no município de Coronel Ezequiel.

  Trata-se de um prédio comercial, com 25,13 m² de área construída, localizado no centro da cidade, na Rua Geraldo Paulo de Andrade, nº 10.

  Os interessados poderão conhecer o imóvel por fotos e vídeos, além de agendar visitas presenciais pelo telefone (84)3673-6070. O edital está disponível para consulta aqui.

Entre os destaques nacionais deste mês está o certame referente a um terreno dos Correios em São José do Rio Preto/SP, agendado para o dia 22 de abril

 Outra licitação disponível é para um imóvel na Bahia, localizado na Ilha de Itaparica, 42 km de Salvador, agendada também para o dia 22 de abril.

  A expectativa de arrecadação é de aproximadamente R$ 36 milhões para os 12 imóveis com licitações agendadas para este mês.

  A venda será realizada de forma eletrônica: para participar do Feirão de Imóveis dos Correios é necessário que os interessados se cadastrem na plataforma Licitações-e, do Banco do Brasil. Ao concluir o cadastro, pessoas físicas e jurídicas conseguem enviar propostas de forma eletrônica para participar da disputa online.

SAIBA MAIS

Com essa iniciativa, até o momento, já foram vendidos 35 imóveis. No site do Feirão (www.feiraodeimoveiscorreios.com.br) é possível fazer buscas por tipo, localidade e finalidade dos imóveis, bem como obter outras informações sobre a descrição, documentação e a região em que se localizam.

Os editais contendo o preço de venda e outros detalhes de cada certame estão disponíveis na página dos Correios.

Os vídeos com imagens panorâmicas desses e de outros imóveis do Feirão estão disponíveis no canal da empresa, no YouTube.

Imagem: dsvc.com.br

xyR3pdq.jpg

Moura Dubeux registra vendas e adesões de R$ 1 bilhão nos últimos 12 meses

Airton Bulhões,

 A Moura Dubeux, maior construtora e incorporadora do Nordeste, registrou RS 1 bilhão em vendas e adesões nos últimos 12 meses. No primeiro trimestre, esse montante foi de R$ 269 milhões, valor 248% superior ao registrado no mesmo período de 2020. O desempenho registrado no mês foi o melhor dos últimos seis anos.

Entre janeiro e março, a companhia adquiriu sete terrenos, com VGV bruto de R$ 633 milhões. Com isso, o estoque de área da empresa foi de R$ 4 bilhões.

  Os novos empreendimentos do primeiro trimestre deste ano são o "Olhar das Dunas", em Natal, no Rio Grande do Norte, com 130 unidades e dirigido ao público de renda média, e o "Beach Class Verano", na praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco, com 201 apartamentos de alto padrão.

  Este foi integralmente vendido em apenas dois dias, no final de semana de seu lançamento.
  Nos primeiros três meses de 2021, a Moura Dubeux adquiriu sete terrenos, com valor geral de vendas bruto de R$ 633 milhões. Com isso, o estoque de áreas da empresa atingiu R$ 4 bilhões.


  Segundo Diego Vilar CEO da Moura Dubeux  considerando o ritmo de crescimento do mercado do Nordeste no segundo semestre de 2020 e o desempenho da companhia no primeiro trimestre de 2021, as vendas deverão superar a 1 bilhão de reais este ano. "O ritmo de nossos lançamentos deverá seguir em ascensão", conclui.

SAIB MAIS

   A companhia, maior incorporadora do Nordeste, em sua prévia operacional do primeiro trimestre de 2021, protocolada na tarde desta segunda-feira, 12 de abril, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), reporta dois lançamentos no período, totalizando 331 unidades habitacionais, com valor geral de venda bruto de R$ 109 milhões. Com isso, a empresa alcançou R$ 900 milhões em novos empreendimentos nos últimos 12 meses.

iX4YQqk.jpg

Crediamigo Digital agiliza atendimento ao cliente do BNB em tempo de pandemia

Airton Bulhões,

  O Crediamigo Digital é a nova estratégia que o Banco do Nordeste lança visando deixar mais ágil a experiência dos clientes do maior programa de microfinanças da América do Sul.

  Dentre as principais funcionalidades da plataforma Crediamigo Digital, que agregam mais praticidade ao atendimento e evitarão o deslocamento do cliente às agências e às unidades do BNB, destacam-se a inclusão do Pix/QR Code no App Crediamigo, o WhatsApp Crediamigo e a Assinatura Eletrônica.

  A Assinatura Eletrônica, por exemplo, permitirá aos clientes do Crediamigo, sem sair de casa ou do local de seu negócio, selecionar a operação de crédito no App Crediamigo e assinar contratos de empréstimos de operações individuais ou em grupo.

  Por meio remoto, o cliente visualizará a lista de documentos a serem assinados, concluindo com a assinatura eletrônica do contrato.
 

  Já o WhatsApp Crediamigo, que terá um único número para todos os estados (85.9973-0700), possibilitará ao cliente acessar o chatbot ou interagir com os agentes do programa por meio da ferramenta chat, agilizando o atendimento de forma virtual.

  Oferecerá, ainda, condição para o cliente confirmar propostas de renegociação e tirar dúvidas sobre crédito, pagamentos, conta corrente, cartão de débito, internet banking, além de link para baixar o App Crediamigo.
O App Crediamigo passa também a contar com a funcionalidade Pix/QR Code. Isso integrará o Crediamigo às transações instantâneas, 24 horas por dia, em qualquer dia da semana, durante os 365 dias do ano, por intermédio do cadastro de uma chave (e-mail do cliente, CPF ou chave aleatória).

Gratuitas, as transações por meio do Pix são processadas pelo Banco Central e protegidas por segurança bancária.


1-20 de 2339