SEBRAE/RN realiza 1ª Maratona de Negócios Sociais com universitários

Blog SerMídia,

Da tarde da última quinta-feira (28), até noite da sexta-feira (29), estudantes de instituições de ensino superior, tanto da rede pública quanto da privada, participaram da 1ª Maratona de Negócios Sociais, realizada pelo SEBRAE/RN, durante a XXIV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC/2018, da UFRN.

Equipes com cerca de cinco integrantes foram formadas com a intenção de propor ideias inovadoras e soluções para problemas sócios-ambientais com impacto na coletividade, refletindo em melhoria de vida para a população e para o próprio meio ambiente. “Nós vamos provocar os universitários para que pensem num problema e busquem soluções que atendam à coletividade”, explica o gestor do Projeto de Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social e analista técnico do Sebrae-RN, Daniel Dias.

Cada equipe recebeu uma temática distinta uma da outra, como, empregabilidade, acesso à educação, saúde, segurança e energias renováveis. A partir da ideação, os participantes desenvolveram a prototipagem e a modelagem do negócio. Como foi o caso da equipe de segurança, que desenvolveu a segubus, uma empresa que visa instalar unidades móveis em pontos estratégicos e em comunidades carentes, abordando o ensino da defesa pessoal, a instalação de drones para visualizar toda a comunidade e a ronda contante com motocicletas.

Para Luiz Francisco, pós-graduando em empreendedorismo, a maratona foi um grande desafio, uma experiência muito impactante e importante para o  crescimento pessoal e profissional dos participantes. “O nosso maior desafio foi estimular a criatividade, abrir a mente e também a cobrança por resultado em pouco tempo. Estava conversando com minha equipe e pensamos em dar continuidade ao nosso projeto, ficou muito bacana o resultado do nosso trabalho”, comenta Luiz.

Para acompanhar todo esse processo, cada grupo foi assistido e orientado por um mentor. Maézia Teodora, mentora de energia renováveis, conta sobre sua experiência na maratona.  “Ser mentora é sensacional, o meu grupo é bem misto, eles estão juntos pensando em uma solução que pode resolver um problema da sociedade, então, vem ideias de todos os tipos, de várias áreas. Espero que os participantes saiam com um bom produto, que seja viável, ou que eles pelo menos aprendam o passo a passo para construir uma ideia e possam ir para o mercado mais orientados".

No fim da sexta-feira, os participantes apresentaram suas ideias para uma banca avaliadora, na qual deram sugestões e opiniões sobre o trabalho. Até outubro, o SEBRAE/RN realizará outras 10 maratonas de Negócios Sociais nos municípios onde estão os escritórios regionais da instituição: Mossoró, Assú, Apodi, Pau dos Ferros, João Câmara, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Nova Cruz. A última acontecerá durante a Festa do Boi, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Neste evento participarão as equipes vencedoras de cada maratona realizada no circuito estadual.


A+ A-