Maior maratona de desenvolvimento de jogos da América Latina acontece até domingo em Natal

Blog SerMídia,

Ocorrendo simultaneamente em 14 cidades do Brasil, a capital potiguar recebe, entre os dias 27 a 29 de julho, a segunda edição da Game Jam+, maior evento de desenvolvimento de jogos da AL, onde desenvolvedores se reúnem para formar equipes e criar jogos até o fim do encontro. O evento acontece nos espaços do SEBRAE/RN, começando a partir das 19h do dia 27. Os interessados em participar podem se inscrever por meio do link gamejamplus.com/. 

Para participar não é necessário ter CNPJ ou algo similar, e nem experiência extensiva em criar jogos, mas é importante a contribuição de todos durante o processo de criação. As equipes terão mentores para orientar e acompanhar todo o processo de desenvolvimento.

A Game Jam+ é constituída por duas etapas, a primeira é determinada por regiões, que consiste nesta maratona de desenvolvimento de jogos, a qual ocorre nas datas acima, as equipes capazes de concluir esta etapa são avaliadas por uma banca de jurados, que seleciona um finalista por região. Os protótipos também serão disponibilizados em uma plataforma online para votação do público, quem obter mais votos, também será classificado. Assim, duas equipes terão a oportunidade de disputar a segunda etapa, que reúne os finalistas de cada região em um evento sediado no Rio de Janeiro em novembro.

Para Francisco Narto, um dos organizadores do evento, a diversidade de equipes com pessoas inexperientes e veteranos no assunto, será uma ótima oportunidade para troca de conhecimentos. “Algumas equipes que vão estar presentes são bem talentosas. Uma coisa boa é que não há necessidade de se fazer um jogo para entretenimento, que boa parte dos participantes almejam. Projeto com gamification, jogos sérios e educativos são bem vindos”, explica.

Narto acredita que o principal impacto é poder quebrar algumas  barreiras que existem sobre o tema "jogos". Fazer com que entendam que não é apenas "coisa para criança" ou que não seja possível fazer carreira na área por causa dos desafios de empreender no Brasil.

“Como a proposta do evento é fazer um projeto que vire um produto, muitas pessoas acabam empreendendo e formando novas empresas, assim, gerando emprego na área, ampliando a networking para contato com investidores, parceiros; Mostrando do que elas são capazes.
Fora o impacto que não tenho como mensurar, como o de que jovens possam realizar seus sonhos de serem desenvolvedores”.

Os vencedores regionais receberão prêmios que irão variar de acordo com a regional, para os vencedores nacionais os prêmios são diversos, e serão anunciados em breve. Até o momento, 14 cidades foram confirmadas: Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, Recife, Aracaju, Brasília, Belo Horizonte, Pato de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, e Porto Alegre.

Categoria “jogos de impacto social” com Unicef  

 A GJ+ uniu forças com a Unicef e a WeWorkLabs para avaliar e testar a efetividade dos “jogos de impacto”. Para esta edição, está aberta a categoria Diversifier, na qual os jogos de impacto social serão avaliados por uma banca especializada da Unicef, onde terão a chance de ter o projeto utilizado internacionalmente pela instituição, mediante aprovação de ambas as partes.

Conheça mais a Game Jam 2017

Em 2017, nos dias 14, 15 e 16 de abril, houve a primeira edição do Game Jam Plus. Batizado como Epic Game Jam, o evento reuniu mais de 500 participantes em 6 cidades diferentes e desenvolveram 62 jogos repletos de criatividade. A final foi no Game XP, que ocorreu dentro do Rock In Rio 2017. Entre os 62 jogos desenvolvidos, três foram coroados vencedores nas três categorias existentes. Red Scarf (SP) na categoria Votação Heróica; As Ovelhas Contra-Atacam (BH) na categoria Votação Popular; Sword of Yohh (SP) na categoria Votação do Júri.

SERVIÇO

Game Jam+

Data: 27 à 29 de julho

Hora: a partir das 19h

Local: SEBRAE/RN

Inscrições: gamejamplus.com/


A+ A-