Orquestra Sinfônica do RN promove ‘Ao Vivo com o Maestro – 180 anos de Tchaikovsky’ nesta terça

Blog SerMídia,

Sem sair de casa, o Movimento Sinfônico reinventa protejo ‘Terças Clássicas’ para primeira apresentação do ano, nesta terça-feira, 31, às 20h. Em virtude das medidas de isolamento social devido o enfrentamento ao coronavírus, a Mapa Realizações Culturais, responsável pela produção do Projeto Movimento Sinfônico/Terças Clássicas da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN realiza Abertura Oficial da temporada 2020 por meio das redes sociais, com programação exclusiva on line, através do ‘Ao Vivo com o Maestro – 180 anos de Tchaikovsky’.

As apresentações da Orquestra são marcadas pela condução descontraída do diretor artístico e maestro, Linus Lerner, que sempre oferece, de maneira didática, informações sobre as obras, o compositor e curiosidades do conteúdo apresentado na noite.  E, para este momento, não será diferente. Desta vez, o evento é realizado apenas com a participação do maestro mediante plataformas digitais da Orquestra: YouTube, Facebook e Instagram.

Reunindo as possibilidades tecnológicas e com inspiração no conteúdo programado para o concerto de abertura (uma homenagem aos 180 anos de nascimento de Pior Ilitch Tchaikovsky, compositor russo do período romântico do século XIX), Linus Lerner estará ao vivo para apresentar um pouco sobre a vida e obra de Tchaikovsky, evidenciando a “Abertura de 1812, Op.49”, composta no ano de 1880, para a comemoração da vitória russa sobre as tropas Napoleônicas, e também a “Sinfonia nº 5 opus 65 em Mi menor”. Durante a live, o público poderá interagir com o maestro.

Além dessa aula, transformada em um verdadeiro espetáculo virtual, o projeto Movimento Sinfônico disponibilizará sugestões de vídeos para que possam apreciar as obras comentadas. “Estamos preparando uma seleção de boas gravações, já viabilizados na internet, e capazes de tocar emocionalmente aos espectadores”, comenta Tatiane Fernandes, diretora de produção da OSRN. A Orquestra mantém um canal oficial no YouTube e dispõe, desde 2015, vídeos dos concertos realizados, que podem ser acessados gratuitamente.

A proposta desse formato foi apresentada à Fundação José Augusto e aos patrocinadores que não só aprovaram a ideia, como estendem a rede de comunicação para potencializar a participação no evento e também a interação do público. 

A OSRN tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2020 tem patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Teatro Riachuelo Natal, Opus Promoções, Wish Natal Exclusive Resort, Galeria Fernando Chiriboga, Lado A Design, G7 Comunicação e dos Restaurantes: Camarões Potiguar, Tábua de Carne, La Cachette e Poti Restaurante.


Abertura Oficial da Temporada 2020 OSRN – Projeto Movimento Sinfônico

AO VIVO COM O MAESTRO – 180 anos de Tchaikovsky


Onde: Transmissão ao vivo nas páginas oficiais

Facebook https://www.facebook.com/rnsinfonica/

YouTube https://www.youtube.com/results?search_query=osrn

Instagram @rnsinfonica

Quando: 31 de março (Terça-feira)
Horário: 20h



Doceria em Natal amplia serviço de delivery

Blog SerMídia,

A Sodiê Doces amplia seu serviço de delivery para atender seus clientes neste período de isolamento social e entrega na residência dos clientes várias opções de bolos recheados, salgados e, neste mês da Páscoa, os seus ovos de colher.

De 1 a 30 de abril, os sabores KitKat#118 e Beijinho#44 estão com preços especiais na promoção Bolo do Mês.

O primeiro é o KitKat: elaborado com massa de chocolate, recheio de creme de KitKat e mousse de chocolate, cobertura de mousse de chocolate e raspas de chocolate ao leite e KitKat.

Já o sabor Beijinho é preparado com massa branca e tem recheio de beijinho, cobertura de marshmallow, coco ralado e cerejas.

A Páscoa deste ano da Sodiê Doces tem como novidade dois sabores da linha diet: Trufado de Chocolate ao Leite na casca de chocolate meio amargo e Trufado de Chocolate Branco na casca de chocolate branco além de outras opções, com recheios tradicionais dos bolos.

Os pedidos podem ser feitos pelo telefone (84) 3346-0020 e pelo aplicativo Ifood. Em Natal, a Sodiê fica na Av. Prudente de Moraes, 1869, Barro Vermelho. O atendimento da loja está funcionando temporariamente das 13h às 17h. A Sodiê Natal aceita cartões de débito e crédito.

Sobre a Sodiê Doces:

A Sodiê Doces maior franquia de bolo do país, possui atualmente mais de 315 lojas abertas e está presente em 13 estados do País, mais Distrito Federal. No dia 12 de outubro, a marca inaugurou a sua primeira operação fora do País, na cidade de Orlando, nos EUA. O cardápio traz mais de 100 variedades de sabores e uma linha Zero Açúcar especial. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas. Capazes de conquistar todos os paladares, eles ainda têm um preço muito acessível e mensalmente a marca traz o Bolo do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades da rede. A rede também ampliou seu portfólio de sabores das tradicionais balas de coco, hoje são 20 sabores. 

Em 2017, a marca inaugurou a fábrica de salgados com sede em Boituva. O espaço tem 1,3 mil m2 e produz cerca de 80 mil salgados por dia que podem ser encontrados em todas as lojas da Sodiê Doces. Este ano, eles também serão comercializados no setor de alimentação fora do lar: supermercados, padarias e lojas de conveniência. 



Festival Cultura Em Casa Leva Arte Potiguar Até Você

Blog SerMídia,

Festival Cultura Em Casa é uma articulação do SEBRAE RN com artistas potiguares - com realização das empresas Atena Marketing e Conteúdo, Ama Produções Criativas e Green Point Produções – para levar a nossa cultura até a casa dos espectadores, durante o período de isolamento social devido a pandemia do COVID-19.

O festival terá diversas apresentações através de lives, a princípio de música, a partir da próxima segunda-feira, 30 de março. A iniciativa tem o objetivo de divulgar o talento dos artistas potiguares, promovendo uma integração entre eles e também com os seus públicos, gerando uma conexão potiguar por meio das plataformas digitais.

O SEBRAE apoia a iniciativa atuando no atendimento aos artistas, apoio na divulgação e facilitação das parcerias.

Vamos curtir e valorizar a nossa música, e fazer a nossa parte ficando em casa!

SERVIÇO

Festival Cultura Em Casa

Programação

30 de Março - Segunda-feira

18h30 - Sergio groove

19h - Camila Masiso e Diogo Guanabara

19h30 - Samara Alves

31 de Março – Terça-feira

18h30 - Jubileu Filho

19h - Carol Benigno

19h30 - Valéria Oliveira

01 de abril – Quarta-feira

18h30 - Jaime Lourenço e Eli Cavalcante

19h - Zé Hilton do Acordeon

19h30 - Khrystal



Som Sem Plugs marca lançamento do clipe “Flor de Canela” com Dudu Galvão e dá dicas de como prestigiar artistas locais sem sair de casa

Blog SerMídia,

Mais uma vez, a música se encarrega de levar melodias de esperança e sons de tranquilidade aos lares das pessoas. Nos últimos dias, em meio ao caos do cenário pandêmico que o mundo vive devido a Covid-19 (coronavírus), artistas e projetos (culturais e musicais) têm buscado novas saídas para continuar disseminando o poder de transformação que tem a arte na vida das pessoas.

No Rio Grande do Norte, o projeto Som Sem Plugs – SSP continua a oferecer ao público, por viés completamente virtual, o que há de melhor no cenário artístico e cultural do estado. Na próxima semana, no dia 30, o projeto apresenta mais um videoclipe, dessa vez, tendo como protagonista o cantor e ator Dudu Galvão, que deu um verdadeiro espetáculo em seu primeiro clipe da carreira como cantor.

O SSP não para de surpreender com produções de altíssima qualidade. A gravação do clipe “Flor de Canela”, de Dudu Galvão, ocorreu em um dos locais histórico-culturais do RN, a Casa da Ribeira, que completou 19 anos de existência neste mês e, que tem total ligação com a trajetória do artista. Para a gravação, Dudu esteve acompanhado dos músicos: Thiago Santana – violão; Adriano Praxedes – contrabaixo; Ulisses Filho – bateria e Isaque Gurgel – sax.

Para o diretor geral do SSP, Felipe Campos Chaves, as produções do projeto vão muito além de videoclipes. “Para nós, não basta só fazermos um clipe bonito e pronto. A nossa equipe se preocupa com cada detalhe e procura ao máximo cruzar a história do artista, com a canção e com o local escolhido. O nosso propósito é juntar tudo, dando um significado muito maior e entregar ao público algo verdadeiramente especial”, explica o diretor.

Dudu Galvão é ator dos Clowns de Shakespeare e decidiu mergulhar na carreira musical como intérprete devido a experiência vivida no teatro de grupo e, após quase oito anos de carreira como músico, montou o seu primeiro trabalho solo. O artista, em seu show Minha Casa, colocou no repertório canções autorais, muito inspiradas pelos standards de jazz e blues contemporâneos, misturadas com a atual pesquisa sonora, que dá espaço, ainda mais, para o soul music e o reggae, com covers bem diferentes dos originais, dando mais liberdade para às melodias, muito comuns do jazz, na hora de soltar a voz. Influenciado por nomes como Nina Simone e até Amy Winehouse, com pitadas de Chico Buarque, Liniker e Elis Regina, só em 2019, Dudu apresentou esse show em três festivais de Natal e da Grande Natal, inclusive um na Casa da Ribeira. Ele é um dos principais nomes da capital potiguar quando se fala em jazz.

Dudu não cessa e também transcende as fronteiras do estado. Recentemente o artista foi selecionado para o programa Talentos – reality show de teatro musical, da TV Cultura, sediada em São Paulo - SP. Ele está entre os 100 selecionados que irão participar da 2ª fase da seleção, depois de mais de 900 inscrições em todo país. Agora é torcer para as próximas fases.

Portanto, é isso, qualidade em nossos artistas é que não falta. Marque na agenda! Na próxima segunda-feira (30), tem mais um presente do SSP para você, o clipe Flor de Canela, com Dudu Galvão. Vale lembrar que, além desse material, através das redes sociais, do site www.somsemplugs.com.br/ e do canal do YouTube do Som Sem Plugs você confere centenas de clipes já produzidos com artistas do RN nos seus mais variados estilos e com boas histórias para ouvir.

Apresentada por Oi, Cosern e Instituto Neoenergia, a temporada 2020 do Som Sem Plugs tem o patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte através da Fundação José Augusto via Lei Câmara Cascudo e apoio cultural da Oi Futuro. Conta ainda com o apoio da Original Marketing, Camaleão Studio e G7 Comunicação. Realização: Betapro.

Veja como prestigiar artistas potiguares sem sair de casa

Com a preocupação de sempre valorizar os artistas locais e de aliar a musicalidade ao momento, e neste caso a este período de isolamento no qual todos devem permanecer em casa, o Som Sem Plugs se ver na responsabilidade de apoiar ainda mais os artistas e por isso te convida a prestigiar as produções do projeto, incentivando assim, a continuidade do trabalho dos nossos artistas. Acesse www.youtube.com/somsemplugs

Além de mostrar ao público o acervo que o Som Sem Plugs possui, o projeto ainda dá ótimas dicas de “Live Show” que vários artistas potiguares vêm fazendo, inclusive, no próximo sábado (28), Dudu Galvão (@dudugalvaojazz) fará uma live às 17h.



Marca potiguar lança Combos de Coxinhas Para Delivery

Blog SerMídia,

Após o sucesso do projeto Salgarito Cultural, e do lançamento do primeiro rodízio de coxinhas da capital, a Salgarito Alimenta inova mais uma vez para estar mais perto dos seus clientes, com o lançamento de novos combos de coxinhas para delivery. Se você não pode ir até a loja física da Salgarito, ou irá ficar em casa devido ao avanço do COVID-19, a Salgarito vai até você.


O delivery oferece coxinhas no tamanho tradicional de 120g, e também combos com coxinhas de 50g, em diversos sabores como caranguejo, bacalhau, camarão, carne de sol e peito de peru com ricota e chocolate. Além das coxinhas a Salgarito também oferece pasteis de forno, com opções vegetarianas, e empadas.


Os pedidos podem ser feitos nos principais aplicativos de entrega e são uma excelente opção para aquele lanchinho em família!


Sobre a Salgarito Alimenta

A Salgarito Alimenta atua há dez anos na confecção e distribuição de salgados diversos para escolas, faculdades, lanchonetes e cafés, além de fornecer salgados congelados para buffets da capital. Com 80 opções de mini salgados e 50 opções de salgados tipo lanche, a Salgarito possui delícias para agradar a todos os paladares, dos convencionais aos mais sofisticados, entre os sabores estão salgados de queijo do reino, gorgonzola, camarão e carangueijo.


Em novembro de 2019 a marca inaugurou a sua primeira loja física, no conjunto Ponta Negra, um espaço onde o cliente pode consumir as delícias do cardápio, e também realizar eventos como aniversários e casamentos. A Salgarito é mais que lanche, é uma experiência que você pode compartilhar com as pessoas que você ama!

SERVIÇO
Delivery de Coxinhas Salgarito
Nos principais aplicativos de entrega: Ifood, Uber Eats e Rappi
Loja Física - Avenida Praia de Genipabu, 2000 (Avenida ao lado do Praia Shopping)
Mais informações: @salgaritoalimenta



BNB oferece condições especiais em seus financiamentos e negociações com os clientes são agendadas

Blog SerMídia,

Os clientes do Banco do Nordeste, interessados em prorrogar empréstimos e financiamentos ou contratar novos créditos, em condições diferenciadas, deverão procurar seus gerentes de relacionamento por telefone, e-mail ou via celular (WhatsApp) e fazer, se for o caso, o agendamento da visita à agência. As novas medidas de crédito foram anunciadas pelo Banco esta semana como forma de minimizar os impactos causados na economia pelo novo Coronavírus. A medida emergencial tem como foco principal as micro e pequenas empresas. Será possível também prorrogar dívidas de outros portes de empreendimentos, atestada a necessidade financeira da empresa em função da situação econômica mundial, a exemplo do que vem se verificando com o setor de turismo.

O Banco está orientando seus clientes a utilizarem prioritariamente os canais digitais colocados à disposição dos clientes via internet (www.bnb.gov.br) ou via aplicativo no celular. Para as empresas que necessitam de crédito novo, o BNB oferece capital de giro, com recursos internos, com até seis meses de carência para o início do pagamento das novas operações. Para o crédito pessoal, a carência será de 60 dias.

Com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o capital de giro pode ser financiado com três meses de carência e amortizações proporcionais ao fluxo de faturamento da empresa, ou seja, respeitando a sazonalidade das receitas do mutuário. As novas medidas são válidas até setembro de 2020.Entre abril e setembro do ano passado, o Banco do Nordeste aplicou R$ 1 bilhão na modalidade de crédito para capital de giro com micro e pequenas empresas, em toda a região Nordeste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Com as novas medidas, a expectativa é aplicar, no mesmo período, em torno de R$ 1,5 bilhão.

No intuito de simplificar o acesso ao crédito, especialmente para clientes não rurais, o Banco também está elevando de R$ 50 mil para R$ 100 mil o valor das contratações sem a obrigatoriedade de vinculação de garantias reais, podendo ser somente garantias fidejussórias. Paralelamente, reduziu o pacote de tarifas para as operações de crédito, com a aplicação de tetos diferenciados de acordo com o porte dos clientes, de modo a adequar e compatibilizar os valores ao faturamento, em especial dos micro e pequenos empreendedores.

Microcrédito

Para os microempreendedores urbanos, clientes do Crediamigo, o Banco do Nordeste está prorrogando, de forma automática, as prestações vincendas entre 19/03/2020 a 18/04/2020, em 30 dias. Caso o cliente não tenha interesse na prorrogação, deverá manifestar-se formalmente ao seu agente de crédito por telefone ou WhatsApp. Para as novas contratações ou renovações do microcrédito, será dada carência de 30 dias para início dos pagamentos.

O prazo médio das operações será ampliado, passando de cinco para sete meses, e antecipadas as renovações das operações a vencer entre abril e junho de 2020.

Rede de agências

A rede de agências do Banco do Nordeste está trabalhando com adequações dos horários de funcionamento de acordo com as necessidades da praça e dos clientes, de modo a evitar aglomerações. Os gerentes pedem que os clientes utilizem prioritariamente os canais digitais para realizar suas transações de serviços bancários (home banking e aplicativo no celular). Aqueles que efetivamente precisem ir às agências, devem fazer contato com o gerente por telefone para agendamento a fim de evitar horários de maior fluxo.



MPT-RN debate Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão com plateia plural

Blog SerMídia,

Há uma semana o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) sediou o evento Perspectivas de Gênero, Raça e Diversidade e suas Interseccionalidades - Diálogo e Conscientização, iniciativa destinada a efetivar várias políticas institucionais do MPT, em suas 24 unidades espalhadas pelo Brasil. Depoimentos de histórias de luta por visibilidade, igualdade racial, equidade de gênero e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho emocionaram os participantes, no auditório do MPT no Rio Grande do Norte.

Durante a manhã, o evento foi aberto ao público para capacitação sobre inclusão no mercado de trabalho, combate ao assédio moral, sexual e à discriminação. Na abertura das discussões, o procurador-chefe do MPT-RN, Xisto Tiago de Medeiros, destacou a heterogeneidade entre as dezenas de pessoas presentes ao local, frisando que a luta por condições igualitárias é de todos.

A vice-procuradora-geral do MPT, Maria Aparecida Gugel, explicou que está percorrendo o país com o projeto, para conhecer a realidade de cada unidade regional do MPT. Ela disse enxergar a diversidade entre as próprias mulheres presentes na plateia potiguar e elogiou também a presença de homens interessados em aprender sobre a temática.

Cibele Benevides, procuradora-chefe do Ministério Público Federal no RN, chamou atenção para a iniciativa Planeta 50-50, que faz parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A ação visa a igualdade de gênero nos mais diversos setores e funções do mercado de trabalho. Ela destacou que as mulheres ainda possuem dificuldades não apenas de entrada em determinadas funções, mas também para eventuais promoções.

A juíza do Trabalho Simone Medeiros Jalil observou que o Tribunal Superior do Trabalho (TST), criado em 1946, teve a sua primeira presidente, a ministra Maria Cristina Peduzzi, empossada apenas em 2020. A deficitária representação feminina também é visível na política. Dos atuais 24 deputados estaduais do Rio Grande do Norte, apenas três são mulheres. Uma delas, Cristiane Dantas, esteve no evento e disse que “sem mulheres na política, não há política para as mulheres”. Também compareceram ao evento o deputado estadual Hermano Morais e a vereadora de Natal Júlia Arruda.

Para Eveline Guerra, secretária estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), é importante que as reflexões e ações sejam permanentes, inclusive como forma de salvar vidas, tendo em vista que o Brasil é o quinto país com mais feminicídios no mundo. Em seu discurso, a procuradora-geral de Justiça adjunta do MP-RN Elaine Cardoso também enfatizou a importância da educação, dentro de cada ambiente de trabalho, para fomentar o respeito.

Palestras – A subprocuradora-geral do Trabalho Eliane Araque lembrou que os assédios moral e sexual e as diferentes formas de discriminação atingem a dignidade do ser humano, interferindo negativamente na qualidade de vida e causando também danos emocionais e psicológicos. Em sua palestra sobre Organização do Trabalho e Assédio Moral, ela lembrou que as vítimas muitas vezes são excluídas pelos colegas justamente quando mais precisam receber solidariedade.

A ações do MPT em prol do combate às práticas assediadoras e discriminatórias, como a portaria º 583, de 2017, foram elogiadas pela professora Mariana Mazzini, do Departamento de Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a professora, que fez uma exposição sobre Relações de Trabalho Inclusivas na Gestão Pública, o serviço público precisa ser gerido pensando nos seus usuários finais. A palestra também enfocou a interseccionalidade, que é a sobreposição de fatores de exclusão, quando determinados grupos são oprimidos por diferentes motivos, como mulheres negras, trans, lésbicas, deficientes e indígenas.

A psicóloga Emily Mel, mestre pela UFRN, foi a primeira transexual a conseguir a titulação em mais de três décadas de existência do programa de pós-graduação da área na instituição. Hoje ativista pela causa, ela relembrou que foi excluída pela própria família e disse que ainda enxerga formas de preconceito ao ocupar espaços. Ela também lamentou que cerca de 90% das pessoas trans não tenham oportunidade de inserção no mercado de trabalho formal.

Depoimentos – A superação de preconceitos igualmente marca a trajetória de Débora Seabra, a primeira professora com síndrome de Down no país. Atualmente trabalhando na educação infantil, ela afirma aprender muito com os alunos. “Inclusão é participar de tudo, como todos e com todos”, disse. A potiguar já palestrou na ONU em 2014, conduziu a tocha dos Jogos Paralímpicos em 2016 e, recentemente, no final de 2019, foi homenageada pela Turma da Mônica, ao se tornar personagem da exposição Donas da Rua da História, que destaca mulheres revolucionárias de diversas áreas.

A série de depoimentos foi seguida pela fala de Gabriella Batista Dantas, do Fórum Estadual das Comunidades de Terreiros do RN, e de Giselma Rocha, coordenadora de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH). “Precisamos refletir sobre os negros serem mais de 50% da população e estarem sub representados. Por que a sociedade ainda decide quais os papeis que a população negra precisa representar?”, indagou Giselma.

A estudante Pollyana Carolina da Silva e a advogada Suellen do Carmo Penante deram seus depoimentos quanto à exclusão que vivem as mulheres trans e lésbicas. “Falamos dessa interseccionalidade, que faz uma conexão incrível entre gênero, raça, diversidade sexual, etnia e entre classes. Isso é importante porque muitas vezes, no 8 de março, falamos só de mulheres. Mas quem são essas mulheres?”, indagou, apontando a necessidade de olhar para a diversidade.

Lúcia Paiacu Tabajara, liderança indígena dos Tapuias Paiacus, da região de Apodi, finalizou os depoimentos. Lúcia é guardiã do primeiro Museu do Índio do Rio Grande do Norte, e contou das opressões que seu povo viveu e vive, para manter espaço e voz. “Tive que aprender a usar o computador para me comunicar com o mundo”, concluiu.

Carta – O período da tarde foi destinado a discussões internas sobre inclusão e equidade. O diretor de Gestão de Pessoas da Procuradoria Geral do Trabalho, Izaías Dantas Freitas, falou sobre os desafios do MPT na gestão integrada e inclusiva de pessoas. Em seguida, espaços de discussão para coleta de depoimentos e sugestões foram formados. Essas sugestões formaram a Carta de Promoção de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região.

Para a vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, que está levando a iniciativa a todas as unidade do MPT, o espaço tem o objetivo de ser de escuta e transformação. “Nós ouvimos aqui tantas pessoas fragilizadas pelo próprio sistema, que é importante recebermos esse impacto emocional e, no nosso dia a dia, aprimorarmos nossas atividades, nossas emoções, e sabermos que elas fazem parte das nossas atribuições”, destacou. “Temos uma obrigação constitucional, legal, mas também humanitária", afirmou, ao final do evento.

MPT RN / Ascom



Empresa inaugura primeiro rodízio de coxinhas de Natal

Blog SerMídia,

Após o sucesso do lançamento do projeto Salgarito Cultural, a Salgarito Alimenta traz mais uma grande novidade para os potiguares, o primeiro rodízio de coxinhas da capital. Com inauguração no próximo dia 13, o rodízio funcionará todas as sextas-feiras, a partir das 17h, na loja física da Salgarito no conjunto Ponta Negra, um espaço aconchegante cercado de natureza, pronto pra receber toda a família.

Entre os mais de 10 sabores de coxinhas estão os recheios de carangueijo, bacalhau, camarão, carne de sol e peito de peru com ricota e tomate seco. Além das coxinhas o rodízo contará também com pasteis de queijo, frango e carne de sol, kibes, churros, e ainda refrigerante e suco grátis. O difícil será resistir a tantos sabores!

Sobre a Salgarito Alimenta

A Salgarito Alimenta atua há dez anos na confecção e distribuição de salgados diversos para escolas, faculdades, lanchonetes e cafés, além de fornecer salgados congelados para buffets da capital. Com 80 opções de mini salgados e 50 opções de salgados tipo lanche, a Salgarito possui delícias para agradar a todos os paladares, dos convencionais aos mais sofisticados, entre os sabores estão salgados de queijo do reino, gorgonzola, camarão e carangueijo.

Em novembro de 2019 a marca inaugurou a sua primeira loja física, no conjunto Ponta Negra, um espaço onde o cliente pode consumir as delícias do cardápio, e também realizar eventos como aniversários e casamentos.  A Salgarito é mais que lanche, é uma experiência que você pode compartilhar com as pessoas que você ama.

SERVIÇO

Rodízio de Coxinhas Salgarito

Todas as sextas-feiras, a partir do dia 13 de março, das 17h às 22h.

Avenida Praia de Genipabu, 2000 (Avenida ao lado do Praia Shopping)

Mais informações: @salgaritoalimenta



Burburinho Festival de Artes Acontece Neste FInal de Semana Na Arena das Dunas

Blog SerMídia,

Burburinho Festival de Artes chega a sua quarta edição mantendo o foco na integração de diversos segmentos artísticos, oferecendo ao público potiguar uma programação cultural de qualidade, com acesso gratuito e classificação livre. O festival acontece neste final de semana, nos dias 13, 14 e 15 de março, na área externa sul da Arena das Dunas.

O Festival tem buscado a cada edição uma aproximação com o seu público, pautando novidades em seu modo de produção e comunicação e proporcionando aos seus visitantes um ambiente de experiências, culturais, sociais, gastronômicas e econômicas, através das suas atrações e da feirinha de economia criativa.

A programação contará com atrações artísticas, oficinas lúdicas, brincadeiras com recreadores, feira criativa, praça de alimentação, playgame, além de duas exposições de artes fixas ao longo dos três dias de evento, “Recortando Universos”, de Danielle Paulo e “Brvxaria Digital”, de Christalina.

Na categoria teatro os selecionados foram: Julieta Mais Romeu  - Grupo Asavessa de Teatro; Estação dos Contos - Grupo Estação de Teatro e Piruá de Circo – Palhaço Piruá.

Na categoria dança os selecionados foram: Quintal de Faz de Conta - Coletivo Cida & Sociedade;  Querendo - Entre Nós Coletivo de Criação e Myoclonus - Alexandre Américo. 

E no segmento musical foram selecionados os pocket shows de Zé Caxanga e Seu Conjunto, Diniz K9 e Maria Fxntes; e os shows de Bex, MC Priguissa e Dani Cruz.

O Burburinho Festival de Artes é uma iniciativa da Pinote Mídia & Produção Cultural e conta com os patrocínios da Prefeitura do Natal, por meio do Programa Djalma Maranhão e da Unimed Natal.

SERVIÇO:

BURBURINHO FESTIVAL DE ARTES

DATA: 13, 14 e 15 de março.

HORÁRIO: 15h às 22h

Local: Arena das Dunas - Praça Externa Sul, acesso pelo portão P4

ACESSO: Gratuito

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

PATROCÍNIO: Prefeitura do Natal por meio do Programa Djalma Maranhão e Unimed Natal.

REALIZAÇÃO: Pinote Mídia e Produção Cultural

MAIS INFORMAÇÕES: www.burburinhofestival.art/

PROGRAMAÇÃO

-13 de Março – Sexta-feira

15h: Abertura

16h: Estação dos Contos | Grupo Estação de Teatro (Teatro)

17h30: Myoclonus | Alexandre Américo (Dança)

18h30: Intervenção Insurgências Poéticas (Poesia)

19h: Diniz K9 (Música)

20h: Jaiara Fontes (Discotecagem)

21h: Bex (Música)

22h: Encerramento

-14 de Março – Sábado

15h: Abertura

16h: Julieta Mais Romeu | Grupo Asavessa de Teatro (Teatro)

17h30: Querendo | Entre Nós Coletivo de Criação (Dança)

18h30: Intervenção Insurgências Poéticas (Poesia)

19h: Zé Caxangá e Seu Conjunto (Música)

20h: Amanda Lisboa (Discotecagem)

21h: MC Priguissa (Música)

22h: Encerramento

-15 de Março - Domingo

15h: Abertura

16h: Piruá de Circo | Palhaço Piruá (Teatro)

17h30: Quintal de Faz de Conta | Coletivo CIDA & Sociedade T (Dança)

18h30: Intervenção Insurgências Poéticas (Poesia)

19h: Maria Fxntes (Música)

20h: Opa Bruno (Discotecagem)

21h: Dani Cruz (Música)

22h: Encerramento



Ações e projetos inovadores da UFERSA serão apresentados durante FENECITI em Pau dos Ferros

Blog SerMídia,

Marcada para os dias 6 e 7 de março, no município de Pau dos Ferros-RN, a Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação – FENECITI, além da exposição de novos produtos e serviços da região através de 80 estandes, apresenta também ao público o “Espaço Inovação”, trazendo novidades em pesquisas realizadas por instituições de ensino da cidade de Pau dos Ferros, com destaque para os projetos em apicultura, desenvolvimento de aplicativos, área da saúde e de alimentos.

O campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA em Pau dos Ferros, como uma das apoiadoras da Feira, estará com um leque de possibilidades a serem compartilhadas com o público visitante, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e extensão. “Temos o intuito de aliar a teoria à prática e demonstrar nichos de mercado existentes em nosso estado para discentes, trabalhando junto com a comunidade acadêmica e a população Pauferrense”, explica a coordenadora de extensão, a professora Rafaely Bandeira.

Entre os projetos da UFERSA que serão apresentados aos visitantes durante a FENECITI, estão: I Semana Integrada sobre Mobilidade – I SIM, coordenada pela Profa. Msc. Marília Cavalcanti; Melhoria do Conforto Térmico através de Recursos Naturais, coordenado pela Profa. Dra. Rafaely Angélica F. Bandeira; Robótica Educacional para Aplicação com Pessoas com Deficiências Motoras/Mentais, orientada pelo professor Dr. Francisco Carlos Gurgel; Curso Alohomora English: opening door to knowledge, conduzido pela Profa. Dra. Clecida Maria B. Bessa; Políticas Públicas, Planejamento e Projeto em Arquitetura e Urbanismo no Semiárido Nordestino, do Prof. Msc. Antônio Carlos L. Barbosa; Espaço da Ciência: Interligando Saberes promovendo Inclusão Social, do Prof. Dr. Glaydson Francisco B. de Oliveira; Contribuições para Análise e Dimensionamento de Estruturas em Água Nova – RN, pelo Prof. Dr. Matheus Fernandes A. Silva e Pré-Algoritmos – Ações de Ensino, do Prof. Dr. Reudismam Rolim.

Outras ações e projetos que também entram nesta vasta e relevante lista da Universidade, são: UFERSA e Orquestra Filarmônica Pauferrense: Música, Cultura e ConhecimentoProtótipo de compactador de latas e Competição de Pontes de Palito de Picolé: Ferramenta de Ensino e Aprendizagem, os três coordenados pelo Prof. Dr. Clawsio Rogério C. Sousa; o V Encontro de Computação do Oeste Potiguar, do Prof. Dr. Rodrigo Soares Semente; Núcleo de Incubação Tecnológico e Social, que tem como gerente executivo, o doutor em administração, Paulo Gustavo da Silva; exposição da Parceria de Cooperação Técnica entre o Projeto Verde da UFERSA e o Flor de Mandacaru Ateliê e também com a empresa AGRITECH; apresentação do Grupo de Capoeira Berimbaus do Oeste-GCBO e por fim,a difusão sobre o Banco de Estágio disponibilizado pelo campus. No local, haverá cadastros para empresas que tenham interesse em ofertar vagas de estágios nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Bacharelado em Tecnologia da Informação.

É com base nessa riqueza de pesquisas e ações desempenhadas diariamente, que a UFERSA pretende agregar valores, não somente nos meios universitários, mas ao próprio evento com demonstrações efetivas qualificativas de uma instituição de ensino superior. “Nos últimos meses intensificamos o trabalho de divulgação dos nossos cursos, projetos e pesquisas e, a FENECITI vai, com certeza, nos ajudar a ampliar o contato com a sociedade, empresários e instituições de ensino do Alto Oeste Potiguar”, comenta o diretor da UFERSA Pau dos Ferros, Ricardo Melo.

A FENECITI acontece na Praça de Eventos de Pau dos Ferros. A CDL do município continua com a comercialização dos estandes. Os interessados devem buscar mais informações através do número (84) 3351-2507.

Esta Feira é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a FCDL/RN, CDL de Pau dos Ferros, Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros e Fapern. Conta com o apoio do SEBRAE, Fiern, Fecomércio, AGN, Banco do Nordeste, UnP, UERN, UFERSA e IFRN. Além dos estandes expositores e o Espaço Inovação, o visitante também desfrutará do espaço para entretenimento com shows musicais nos dois dias de feira e início sempre às 22h. Toda a programação é gratuita. Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de tudo: @Feneciti.




Shopping convida clientes a participarem de uma playlist colaborativa no spotify

Blog SerMídia,

Os brasileiros são verdadeiramente apaixonados por música e os dados reiteram isso: de acordo com pesquisa realizada pela Universal Music, o Brasil é o país que mais aprecia música: 83% da população se diz apaixonada, e não é para menos: graças ao nosso ecletismo cultural, contamos com a influência de vários ritmos que construíram nossas referências musicais. E agora, com o advento dos streamings, a tendência é cada vez mais o ouvinte selecionar as músicas e artistas que aprecia, customizando suas próprias playlists, para ouvir quando e onde quiser.

De olho nesse comportamento, e para provocar um momento de interação e diversão entre seus clientes, o Natal Shopping está convidando quem passa por seus corredores a sugerir músicas para que toquem em sua playlist no Spotify #somdoNAT. A seleção musical também será ouvida pelos autofalantes do empreendimento, na Rádio Mall.

A Rádio Mall, aliás, já oferece há anos uma seleta programação musical para tornar a experiência dentro do empreendimento ainda mais prazerosa. Agora, com essa interação, a expectativa é de que o cliente possa ouvir suas músicas preferidas pelos autofalantes, tornando a Rádio Mall ainda mais eclética e capaz de agradar aos mais variados gostos e estilos musicais.

As sugestões serão, ainda em fevereiro, incluídas na playlist #somdoNAT no Spotify, para que o usuário possa curtir onde estiver tudo o que toca no shopping. Para participar da escolha da playlist do Natal Shopping, o cliente escreve a sua sugestão em um post-it disponibilizado pelo shopping e cola no mural localizado em frente à loja Mundo do iPhone no segundo piso. O mural já está repleto de papéis coloridos com as dicas, que passarão por uma curadoria antes de irem ao ar.

“O Natal Shopping é feito de diferentes pessoas, é uma mescla de gostos, culturas e estilos. Queremos trazer os nossos clientes para mais perto, para que se sintam ainda mais parte integrante do shopping. Foi com esse intuito que inauguramos o nosso perfil oficial no Spotify e, com a nossa playlist #somdoNAT, estimulamos a participação de quem passa, para contribuir. Queremos um shopping com a cara de todos os que circulam por aqui”, destaca Diana Petta, coordenadora de marketing do Natal Shopping.



Graphic novel Penpengusa será lançado dia 30 em Natal

Blog SerMídia,

Após o sucesso do lançamento na CCXP 2019, em São Paulo, a graphic novel Penpengusa será lançada na terra de seus criadores: Natal!  O lançamento será no dia 30 de janeiro, das 18h às 21h, no Praia Shopping (na sala próxima ao RN Pet, no final do corredor da Lojas Americanas), com um coquetel e sessão de autógrafos (com entrega aos apoiadores locais do Catarse), além de um bate-papo com Milena Azevedo, Rodrigo e Gabriel Andrade Jr.  

Conjuntamente será lançada a coletânea Gibi de Menininha 2 – O faroeste é mais embaixo, também publicada pela Zarabatana Books, cujo primeiro volume arrebatou, em 2019, o Troféu Angelo Agostini de Melhor Lançamento e o HQ Mix de Melhor Publicação Mix (dessa coletânea, são poucos exemplares, então quem chegar primeiro conseguirá comprar).  Aproveitando a data (dia 30 de janeiro é o Dia Nacional dos Quadrinhos), será feita uma singela homenagem aos amigos quadrinistas Emanoel Amaral e Williandi, que partiram no mês de dezembro.     

O que é?  

Penpengusa é uma graphic novel retrofuturista (com estética steampunk), escrita por Milena Azevedo e desenhada por Rodrigo Xavier.  A história traz um misto de trama de educação com drama social, na qual o protagonista passa por uma mudança profunda sobre si mesmo ao descobrir verdades sobre a Corporação à qual pertencia e sobre o sistema sócio-político vigente. Ele procurava sempre fazer o que era ditado pelas leis, acreditando ser um cidadão correto e justo, até precisar encarar a realidade de frente, sem máscaras ou subterfúgios. Então, torna-se “penpengusa”, uma erva-daninha, cujo propósito maior será botar o dedo na ferida e fazer ver a todos como funciona o jogo de poder dos representantes da Alta Cúpula das Corporações. Nesta jornada, ele irá contar com um grupo bastante heterogêneo, entre eles uma destemida jornalista, uma prostituta badass, um cientista foragido e um charmoso cadeirante.  As referências da trama e da estética de Penpengusa giram em torno dos filmes Alphaville, Blade Runner, Operação França, Steamboy, Ladrões de bicicleta e Tropa de Elite, do game Bioshock, do mangá Samurai Executor, e também há algumas influências da literatura beat e do Bushido.     

SERVIÇO  

Lançamento de Penpengusa  

Quando: 30 de janeiro de 2020  

Local: Praia Shopping  (na sala próxima ao RN Pet, no final do corredor da Lojas Americanas)  

Horário: das 18h às 21h


Eco Praça acontece na Arena das Dunas neste domingo (19)

Blog SerMídia,

O terceiro domingo do Eco Praça- Edição Conecta já está chegando ao bairro de Lagoa Nova, com a programação montada na Arena das Dunas, próximo domingo,  dia 19, das 15h às 23h.  A programação contempla apresentações culturais para todas as idades, troca de conhecimento e muitas atividades voltadas à cultura e ao meio ambiente, numa ação inspirada pelo tema conecta, que consiste em integrar diferentes áreas da cidade e valorizar o espírito comunitário. 

Em atividade desde 2013, o Eco Praça é realizado pelo Instituto Ancestral (organização não governamental) e nesta temporada é  incentivado com os recursos da Prefeitura de Natal, Arena das Dunas e Unimed Natal através da Lei Djalma Maranhão.

Após o sucesso do Eco Praça na Cidade da Esperança e bairro de Lagoa Azul, a edição chega à zona Sul. O projeto está centrado em integrar as pessoas de todas as idades através das brincadeiras analógicas e oficina ecológicas e lúdicas. Também está prevista oficina sobre montagem de hortas urbanas, permacultura e doação de mudas. Na parte cultural, o espetáculo de teatro infantil do grupo Facetas, Mutretas e outras histórias, com o texto “Sal, O Menino Mar” (19h).

Da parte musical, o público vai entrar no clima carnavalesco com Orquestra Greiosa e sua miscelânea de ritmos, a partir das 21h, mas antes tem a banda Skarimbó, às 20h. Mais cedo, o clima será suave com discotecagem da Dj Jaiara (15h) , Ananda Krishna (16h30) grupo Camomila Chá, com Roda de Mantras, Cantos e Danças (Música) / Vivência de Bio Danza (17h30).

No Eco Praça Conecta, o trabalho de integração é feito bem antes da realização do evento. Existe uma articulação realizada pelos criadores do Instituto Ancestral, Douglas e Geraldo Gondim junto aos moradores dos bairros próximos. Envolve comerciantes, moradores, crianças e adultos, abarcando as atividades e os interesses em comum, convidando também entidades do bairro a se integrar nas ações.  De 2013 para cá, o Eco Praça realizou 40 edições nas quatro regiões administrativas da cidade de Natal e ainda por cinco municípios do RN. Em 2015, conquistou a Comenda do Mérito Folclorista Professor Deífilo Gurgel, da Câmara Municipal de Natal; o Prêmio Hangar de Iniciativa Cultural e o Troféu Cultura como Produtor Cultural do Ano.

PROGRAMAÇÃO

19/01 - Lagoa Nova | Arena das Dunas - 15h às 22h

15h Dj Jaiara

15h - 18h - Oficina de Bolhas Gigantes

15h - 18h - Brincadeiras Analógicas

16h  - Doação de Mudas: “Um Abraço Tudo Muda”

16h30  -Ananda Krishna (Música)

17h30 - Camomila Chá - Roda de Mantras, Cantos e Danças (Música) / Vivência de Bio Danza

19h  Facetas, Mutretas e Outros Histórias / Sal Menino Mar (Teatro)

20h  Skarimbó (Música)

21h  Orquestra Greiosa (Música)



Dica de Férias para as crianças: espaço “fundo do mar” no Partage Norte Shopping

Blog SerMídia,

Férias são sinônimo de diversão no Partage Norte Shopping. Sendo assim, os pequenos vão poder se divertir de montão com o evento “Fundo do Mar”, que estará na Praça de Eventos, até 16 de fevereiro, com piscina de bolinhas, cama elástica, inflável, mesa de atividades, mesinha com área cinética e pescaria. Os valores cobrados variam, de acordo com o tempo de permanência no brinquedo, sendo: R$20 por 20 minutos, seguindo o horário de funcionamento do Shopping.

Em paralelo, o Partage Norte Shopping vai promover apresentações gratuitas, nos dias 12 e 19 de janeiro, a partir das 16h, na Praça de Alimentação, com a turma da Fábrica das Maravilhas. Serão dois espetáculos: No dia 12, “Uma Aventura Congelante” e, no dia 19, “O Sítio”.

Além disso, o Cinépolis estará com uma programação especial para quem busca entreter os pequenos e aproveitar a folga. Serão diversas estreias infantis, incluindo “Frozen 2”, “Dr. Dolittle” e “Jumanji 2”. Completando a programação, os clientes podem aproveitar a promoção “Todo Mundo Paga Meia”, de segunda a quarta.

Ainda no 2º piso, os pequenos vão poder se divertir com o Puppy Play e o Super Carros Kids. Enquanto isso, os pais relaxam ao som da Varanda Musical, que funciona diariamente, das 19h às 22h, com muita música boa e uma vista exclusiva da Cidade.

Serviço:

Férias no Fundo do Mar

Local: Partage Norte Shopping Natal

Endereço: Av. Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi



FIART abre inscrições para Mostra Competitiva Parafolclore

Blog SerMídia,

A 25ª edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART promete este ano inovar ainda mais. A Feira traz em sua programação diária uma mostra cultural com dança, poesia, música sempre privilegiando o Folclore, as manifestações Parafolclóricas e a cultura popular em geral. Com o tema “Inspiração e Arte, Negócios e Tradição”, a FIART começa de 24 de janeiro e segue até 02 de fevereiro, no Centro de Convenções, em Natal.

As inscrições para a Mostra Competitiva Parafloclore estão abertas e seguem até o dia 22 de janeiro. A premiação irá oferecer R$ 6 mil, sendo R$ 3 mil para o primeiro lugar; R$ 2 mil para o segundo lugar e R$ 1 mil para o terceiro.  O júri oficial será composto por 05 membros e os critérios de avaliação serão: Figurino; Originalidade; Coreografia; Música; Ritmo; Destaques típicos; Evolução/Harmonia; Apresentador; Ritual; Tema e Histórico.

Para participar basta acessar: https://forms.gle/EM9J2QSgjXyTWYYr7

As apresentações acontecerão nos dias 29, 30 e 31 de janeiro entre 18h30 e 20h. No dia 31 serão anunciados os 06 finalistas que se apresentarão na final, dia 01 de fevereiro entre 18h30 e 20h30. As apresentações deverão ter no máximo 20 minutos de duração.

Toda programação cultural, coordenada pela M.A.P.A. Realizações Culturais, conta com o patrocínio, através da Lei Municipal Djalma Maranhão, da Unimed e a Luck Receptivo. De acordo com a Diretora do Festival Fiart Cultural, Veluska Leão, o lema da FIART este ano é: “Mais arte na maior feira de Artesanato do RN”.



Psicóloga lança em Natal grupos psicoterapêuticos no Janeiro Branco

Blog SerMídia,

O Janeiro Branco é uma campanha dedicada a colocar os temas da saúde mental em evidência levando as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e comportamentos.

Aproveitando o mês dedicado a saúde mental, a psicóloga Gabrielle Alves está abrindo grupos psicoterapêuticos voltados para aqueles que desejam começar o novo ano refletindo sobre questões que nos afligem no dia a dia, trocando experiências, com acompanhamento profissional. Os grupos terão início a partir do dia 13 de janeiro com os temas: relacionamentos, pais e filhos, sexualidade, traição e autoconhecimento para empreendedores.

Mais informações e inscrições no perfil @gabriellepsicologa

Sobre Gabrielle Alves

Natural de Patos (PB), Gabrielle Alves é Bacharel em Direito e Psicologia. Em Patos atuou no serviço público, na Secretaria de Saúde, e também com Gestão de Recursos Humanos; mas o interior da Paraíba se tornou pequeno para o seu olhar sobre a profissão, e veio a mudança para Natal. Há 03 anos atua com psicologia clínica em Natal, com base na Abordagem Centrada na Pessoa.

Gabrielle afirma possuir desde a infância o dom da escuta, e por isso se encontrou na psicologia. Dentro da sua prática clínica diária tem como missão abraçar almas, buscando estar perto daqueles que se sentem perdidos para trazê-los de volta para si mesmos.



Escola de Música da UFRN recebe Recital Isadora & Oriano nesta semana

Blog SerMídia,

A Escola de Música da UFRN recebe nos dias 18 e 19 de dezembro, a partir das 19h, o Recital Isadora & Oriano, com a pianista Isadora Rezende e também o lançamento do documentário “Quando as Nuvens Eram Nossas”, de autoria do cineasta Carito Cavalcanti. Serão duas noites em homenagem ao pianista Oriano de Almeida, que prometem emocionar o público. A entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início de cada apresentação.

Projeto Isadora Rezende conta com o patrocínio do Programa Djalma Maranhão e do CEI Romualdo Galvão. O homenageado da noite, o pianista Oriano de Almeida nasceu em Belém, mas veio ainda criança pra Natal em 1930, quando começou a estudar piano com seu tio, o maestro Waldemar de Almeida, e desde cedo demonstrou sua destreza ao instrumento. Foi um pianista que ficou conhecido em todo o Brasil, tocou em alguns dos maiores palcos do mundo, e ganhou muitos prêmios fazendo o que mais amava: tocar piano. Além de pianista, Oriano também foi compositor, que cantou suas memórias e seus afetos, em obra que reflete sua memória afetiva, suas alegrias e sua terra. Ao longo dos anos, tornou-se uma figura importante no desenvolvimento da música e das atividades artísticas e culturais do Rio Grande do Norte. A jovem pianista Isadora descobriu e se apaixonou pelo feito de Oriano quando ainda tinha 10 anos de idade.

Lançamento do documentário “Quando as Nuvens Eram Nossas”

“Quando As Nuvens Eram Nossas” é um documentário sobre o pianista Oriano de Almeida, com direção, roteiro e fotografia de Carito Cavalcanti (Praieira Filmes). O filme é um curta-metragem (23 minutos) que traz recortes da vida e obra do artista, através de depoimentos de pessoas relacionadas a ele, como o historiador Claudio Galvão que escreveu um livro sobre Oriano intitulado “O Céu Era o Limite”.

O documentário faz um resgate da memória biográfica de Oriano e busca transcender ao que está escrito em livros, valorizando a tradição oral, trazendo também muitas imagens de arquivo. Além do historiador Claudio Galvão, o filme tem ainda a participação de Diógenes da Cunha Lima (advogado, poeta e presidente da Academia Norte Rio-Grandense de Letras), Marluze Romano (pianista e aluna de Oriano), Luiza Maria Dantas (pianista e aluna de Oriano), Danilo Guanais (músico, compositor e professor da EMUFRN), Guilherme Rodrigues (pianista e professor da EMUFRN), e a participação especial da jovem pianista Isadora Rezende que conduz as entrevistas. O filme também faz um paralelo entre Oriano e Isadora. Durante vários meses o cineasta Carito Cavalcanti acompanhou Isadora Rezende nessa busca sobre a história de Oriano de Almeida, cuja pesquisa foi coordenada por Fernanda Ferreira - mãe de Isadora e produtora do "Projeto Isadora Rezende". O filme é mais uma ação do "Projeto Isadora Rezende" que também promove o recital "Isadora e Oriano".

Isadora Rezende

A pianista iniciou na música através do Curso de iniciação Artística na UFRN e aos seis anos passou a estudar piano com a professora Regiane Yamaguchi. Fez seu primeiro recital solo aos sete anos. Em 2015 foi convidada pelo Prof. Miguel Proença para se apresentar no Espaço BNDES, no Rio de Janeiro, no concerto Jovens Talentos. Em 2016 alcançou a primeira colocação em sua categoria no concurso Steinway-Caio Pagano, realizado pela USP – Ribeirão Preto.

Isadora também participou de aulas com os professores Miguel Proença, Lúcia Barrenechea, Michael Uhde, David Korevaar, Mauricy Martin, Markus Stange, Guigla Katsarava, Eduardo Monteiro, entre outros. Foi aluna de Percepção e solfejo do maestro André Muniz, da profª Maria Clara Gonzaga, e do Prof. Danilo Guanais. Em 2018 obteve a primeira colocação em sua categoria no concurso Souza Lima (SP).

Em 2019, foi solista do concerto “Com amor, Mozart”, executando o exigente concerto em ré menor de Mozart, e foi solista convidada no segundo concerto da temporada oficial da Filarmônica UFRN, executando o mesmo concerto. Neste mesmo ano, foi selecionada como bolsista do prestigioso Festival Orford Musique, em Montreal, Canadá, onde esteve sob a orientação do prof. Jimmy Briére (Université de Montréal) e foi selecionada como bolsista da FEMUSC, Festival de Música de Santa Catarina, um dos mais importantes da América Latina. Integrando o grupo de finalistas do Concurso Jovens Talentos Mansueto Barbosa 2019, em Fortaleza/CE, alcançou a segunda colocação. É aluna da classe de piano do prof. Guilherme Rodrigues, na UFRN.

Serviço

Recital Isadora & Oriano e Lançamento do Documentário

Quando: 18 e 19 de dezembro

Horário: 19h

Onde: Escola de Música da UFRN

Entrada Gratuita (retirada dos ingressos a partir das 18h)

Endereço:R. Cel. João Medeiros - Lagoa Nova, Campus da UFRN - Natal - RN

Classificação livre

Cada apresentação terá duração de 1h e 10 minutos.



Livro infantil escrito por promotora de justiça tem como temas empatia e respeito

Blog SerMídia,

Empatia, respeito e tolerância são os temas norteadores do livro infantil “O fantástico quarto de Juca”, que será lançado no sábado, 14 de dezembro, na sede da Ampern (Associação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte), em Lagoa Nova. A obra é o primeiro trabalho literário da promotora de justiça Keiviany Sena.

  O livro conta a história de Juca, um menino esperto e atento a tudo o que acontece ao seu redor. Com a ajuda dos seus amigos, a coruja Atena e o urso de pelúcia Mané, ele busca encontrar soluções para os dilemas que enfrenta no dia a dia. As descobertas e questões com as quais o protagonista da obra lida são inerentes à vida de cada ser humano, sendo a capacidade de gerar identificação com temas do cotidiano uma característica da obra de Keiviany. “Eu queria conversar com as crianças sobre alguns temas da atualidade. Esse era um desafio e a literatura foi o caminho escolhido para vencê-lo”, comenta a autora.

  Keiviany explica que o desejo de escrever para o público infantil partiu do nascimento de suas duas filhas, Mariana e Beatriz. “Foi também uma forma de conversar sobre temáticas que julgo relevantes para o amadurecimento delas, além de uma maneira despretensiosa, a princípio, de exercitar a literatura com questões sobre as quais eu refletia. A aventura acabou se tornando emocionante”, conta.

O livro, que também conta com ilustrações do artista paulista Marcelo Cardinal, terá seu lançamento oficial no sábado, 14, na sede da Ampern, a partir das 16h30, com ampla programação lúdica focada no público infantil – mas que acolherá bem os interessados de qualquer idade. Haverá esquete, música, dinâmicas e brincadeiras relacionadas à temática da obra, com a cantora Ananda Krishna, além de delícias como pipoca, picolés e crepes, para deixar a festa mais saborosa. Toda a renda das vendas do lançamento será destinada ao Hospital Infantil Varela Santiago. O evento será realizado pela Green Point Produções. No Instagram @operfildojuca têm sido publicadas informações atualizadas sobre o livro e o evento de lançamento.

Sobre a autora

Keiviany Silva de Sena é natural de Fortaleza- CE e reside em Natal, no Rio Grande do Norte, desde 2000, estado onde construiu sua carreira profissional como Promotora de Justiça.

Sempre  foi uma leitora dedicada mas somente após o nascimento das filhas Mariana e Beatriz voltou seus olhos para a literatura infantil.

Escrever para crianças não era um plano mas, recentemente, viu-se tomada pela súbita coragem de navegar nesse mar que, aos poucos, se torna mais familiar.

SERVIÇO

Lançamento do livro “O Fantástico quarto de Juca”

Tarde de autógrafo com a autora Keiviany Sena

Horário: 16h30 às 19h

Local: AMPERN - Associação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte

(Av. Amintas Barros, 4175 - Lagoa Nova)



Orquestra Sinfônica do RN apresenta Ópera Natalina dias 20, 21 e 22

Blog SerMídia,

É nesse clima natalino que invade e se estende por todas as ruas, praças e lugares da capital potiguar que, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN junto com a M.A.P.A Realizações Culturais preparam a última apresentação da temporada 2019 do projeto Movimento Sinfônico. Nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, às 20h, na Arena das Dunas, será apresentada a Ópera Natalina “Amahl e os Visitantes da Noite”, de Gian Carlo Menotti. As apresentações fazem parte da programação do “Natal em Natal” da Prefeitura Municipal do Natal através do projeto cultural O Primeiro Milagre do menino Jesus, subtítulo utilizado para apresentar a Ópera que é também uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, pela Fundação José Augusto.

Gian Carlo Menotti deu vida às suas lembranças, inspirado em sua própria infância na Itália onde a magia natalina era trazida pelos Três Reis Magos: acreditava-se que o Papai Noel estava muito ocupado com crianças americanas para atender as da Itália, dessa forma, entendia-se que os presentes eram trazidos pelos Três Reis. A ópera foi escrita em 1951, encomendada pela TV (National Broadcasting Company – NBC). Depois da estreia televisionada, a ópera alcançou palcos do mundo com várias apresentações, principalmente, no período natalino. 

A praça externa da Arena das Dunas ganhará um luminoso palco. A ópera Amahl e os Visitantes da Noite será interpretada em português pelo elenco: Guilherme Lucas (Amahl); a soprano Paola Soneguetti (mãe de Amahl); os Reis pelo tenor Kaio Morais, o barítono Jonatas Meireles, e o baixo  Lailson Toscano com participação do Coral Harmus, do ator Doc Câmara e das bailarinas Margoth Lima, Julia Vasques, Laura Lima e Sarah Nascimento. A direção artística é do maestro Linus Lerner; direção de arte e de cena de Tatiane Fernandes e Anderson Leão; Preparação de Coro com Janilson Batista e Coreografia de Wanie Rose Medeiros.

A entrada é gratuita e desta vez não precisa reservar e nem retirar ingresso previamente. A ópera tem duração de 1h e dentro desse tempo, a plateia vai prestigiar e contemplar a beleza da música envolta de outras linguagens:  a encenação, a dança e o canto, características específicas das Óperas.

Amahl e os Visitantes da Noite

A história se passa em uma aldeia, na qual se vê uma cabana. Nela, mora uma criança (Amahl) deficiente, criativa e sonhadora junto com a sua mãe - ansiosa pelos desafios do amanhã impostos pela pobreza que os atinge. Em uma noite estrelada, batem à porta deles, os Reis Magos em busca de um momento de descanso. Os viajantes são acolhidos, lenha para lareira e a ajuda dos moradores da aldeia para alimentar os Reis.

As joias (ouro, incenso e mirra) carregadas pelos reis despertam na mãe um sentimentos e reflexões. Ela entoa em canto toda a injustiça que representa aquela riqueza concentrada para tão poucos. Tanto para uma criança, cuja chegada é anunciada por uma estrela guia, enquanto sei filho passa fome e frio.

Mais tarde, quando todos dormem, a mãe do menino é flagrada pegando uma das joias. A um "acordar" de todos e em meio às descobertas a deficiência de Amahl desaparece como em um milagre, O primeiro Milagre do Menino Jesus.

OSRN

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é patrimônio cultural do RN e tem o Governo do Estado do Rio Grande do Norte , através da Fundação José Augusto, como seu principal mantenedor. A temporada 2019 tem Patrocínio via incentivo fiscal da Arena das Dunas, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Wish Natal Exclusive Resort, da Galeria Fernando Chiriboga, Lado A Design, G7 Comunicação, do TECESOL e dos Restaurantes: Camarões Potiguar, La Cachette e Poti.



Pipa - Festival Gastronômico aprovado em seu primeiro fim de semana

Blog SerMídia,

O primeiro fim de semana do ‘Sabores da Pipa – Festival Gastronômico’ agradou a quem provou dos pratos de sua 1ª edição. O evento, que começou dia 06 e segue até 15 de dezembro na Praia da Pipa, Tibau do Sul – RN, reúne atrativos da gastronomia em bares, hotéis, ruas e restaurantes. Pratos e drinks são apresentados com valores abaixo do preço médio e quem experimentou, aprovou.

Para a natalense Márcia Amorim, que esteve no sábado experimentando um dos pratos, o festival está bem organizado. “Fui abordada por uma promotora do festival fazendo a divulgação, entregando a programação e explicando como tudo funciona. A sinalização com a bandeira do Festival ajuda na escolha. Achei muito organizado. A minha impressão geral é que a oferta de sabores será bem aceita e que com certeza os visitantes voltarão nas próximas edições. Eu adorei a massa que degustei.”, garantiu.

Na sexta, sábado e domingo, o movimento nos estabelecimentos participantes foi intenso. Nas áreas externas dos locais, os visitantes saborearam as mesmas criações em formato finger food, o que deu a oportunidade ao cliente de conhecer as criações gastronômicas, antes da escolha de onde fazer a refeição completa. “Eu achei bem diferente e democrático o festival. Podemos degustar a grande variedade de pratos e com preços bem interessantes. Tá aprovado. Tive sorte em ter vindo para Pipa na mesma data”, comemora o paulista Antônio Spindola, que está passando férias na praia pela segunda vez.

Para a turista catarinense, Bárbara Machado, o Sabores da Pipa tem um formato bem contemporâneo para um festival e agora ela quer aproveitar a programação que envolve oficinas e workshops. “Além de degustar os pratos quero aproveitar para participar das oficinas e aprender mais. Adoro cozinhar e mesmo estando passeando por Pipa, desejo aprender novidades”, declarou.

As oficinas e workshops promovidos na Arena dos Saberes e Sabores, montada na Praça do Pescador, terão início está semana. Dentre os nomes confirmados para as oficinas, estão: o do Chef João Batista, do Restaurante Chapadão, dentro do Paua Hotel Boutique. O chef - que está há 15 anos no mercado, já trabalhou com grandes chefs internacionais e regionais - vai ensinar todos os segredos de como filetar um peixe. Já Andréia Lima, cozinheira conhecida por comercializar seus quitutes na Praia do Centro e tambémna Ecofeira da Pipa, ministrará uma bela oficina em torno da comida nordestina. Demais atividades serão realizadas no espaço “Lá na Casinha”, com inauguração programada no decorrer do evento, localizada na avenida Baía dos Golfinhos.

Com ótima aceitação por parte dos empresários, o formato do Sabores da Pipa não tem propósito competitivo e sim de união e fortalecimento de toda a cadeia que abarca a gastronomia local. Valorizar o que é local, de pessoas à insumos, de empresas à projetos, propagando o conceito da gastronomia Km0 (quilômetro zero). O Sabores da Pipa - Festival Gastronômico é uma realização do Convention Bureau, Juçara Figueiredo Produções e Lá na Casinha. Conta com apoio do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte - SETUR, com recursos oriundos do projeto Governo Cidadão, além do apoio também da Prefeitura de Tibau do Sul e Movimento Preserve Pipa.

Para saber mais detalhes sobre o Sabores da Pipa – Festival Gastronômico é só seguir e acompanhar notícias e novidades pelas redes sociais:

Instagram @saboresdapipa


1-20 de 428