Mais de 15 mil pessoas circularam pelo Sebrae Terroir durante a Festa do Boi

Blog SerMídia,

O espaço reuniu diversos eventos numa área de quatro mil metros quadrados. Além dos mais de 45 expositores, houve também um trabalho de aproximação comercial com visitas guiadas, com a participação de compradores de vários estados.

Mais de nove mil pessoas capacitadas em seminários  palestras técnicas e oficinas gastronômicas, além de maratona universitária de negócios de impacto social. Esta é uma pequena amostra do que a equipe do Sebrae-RN realizou durante os nove dias da 56ª Festa do Boi, no Espaço Terroir Potiguar que atraiu inúmeros visitantes e clientes da instituição de apoio às micro e pequenas empresas no estado. Além de pequenos produtores e empresários do setor agropecuário, o espaço recebeu a visita de representantes comerciais e empresários de restaurantes, hotéis e distribuidoras, tanto do Rio Grande do Norte como de outros estados. Também participaram da final do circuito estadual da Maratona de Negócios Sociais vários estudantes de instituições de ensino superior, além de um Shark Tank de Impacto sob o comando da investidora-anjo, Camila Farani.

Há exatos 23 anos o Sebrae-RN participa da Festa do Boi e montou o espaço Terroir pelo segundo ano consecutivo. Na opinião do diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a feira de negócios virou um ponto de encontro das pessoas que visitam a Festa do Boi. “A nossa ênfase desde o ano passado é o espaço Terroir, que eu considero uma ideia maravilhosa, com destaque para a produção agroindustrial e os seus mais variados segmentos da parte de alimentação”, avalia Melo.

“O resultado foi muito além das nossas expectativas, que era de 5.700 capacitações”, comemora a coordenadora do Espaço Terroir Potiguar, Mona Paula Nóbrega. A superação das metas mostra que o Sebrae-RN está no caminho certo na realização deste tipo de evento e a distinção do público que visita o espaço de negócios também é uma resposta positiva. Nos eventos anteriores o espaço recebia um público formado apenas por produtores rurais, mas desde o ano passado, com a implantação do espaço Sebrae Terroir, a instituição conseguiu atrair não apenas o produtor mas, principalmente, as empresas que estão dentro dessa mesma cadeia de valor, como é o caso dos restaurantes, dos hotéis, da área de turismo e dos chefs de cozinha.

“Desta forma, a gente consegue fazer o vínculo entre o produtor e o consumidor, seja ele final ou intermediário. Considero como sendo um dos grandes resultados do evento, justamente a vinda desse comprador, a pessoa jurídica. Além, é claro, do alcance de todas as metas estabelecidas”, avalia Mona Paula. O espaço contou com mais de 45 expositores, tanto na área dos produtores de alimentos e bebidas artesanais, como na II Exposição de Queijos Artesanais, que além das queijarias norte-rio-grandenses, atraiu queijeiros de várias regiões de Minas, São Paulo, Goiás e do vizinho estado da Paraíba.

Durante a Festa do Boi, que ao longo das duas últimas décadas tornou-se uma grande feira de negócios, com a participação do Sebrae-RN, foi contemplada toda a cadeia produtiva do agronegócio do Rio Grande do Norte: suinocultura, bovinocultura, avicultura, apicultura, meliponicultura, aquicultura (camarão, ostra e peixe), além do leite e queijos artesanais. “Acredito que mais de 15 mil pessoas circularam no espaço durante os dias do evento. Isso é muito importante porque foi uma oportunidade de o Sebrae-RN falar sobre todos os projetos em que atua ao longo do ano, não apenas do agronegócio, como também do comércio, do serviço e da indústria”, calcula a coordenadora do Espaço Terroir Potiguar.

O espaço reuniu diversos eventos numa área de quatro mil metros quadrados. Além dos mais de 45 expositores, houve também um trabalho de aproximação comercial com visitas guiadas, realizadas durante a semana, com a participação de compradores de vários estados. O diretor superintendente destaca a atuação da área de acesso à mercados, ressaltando parcerias em projetos desenvolvidos pelo Sebrae-RN, como a carcinicultura, a ostreicultura e os queijos artesanais, e os projetos de Leite & Genética (Genecorte e Geneleite) e de inseminação artificial, com transferência de embriões e fertilização in vitro.

“Não podemos deixar de citar o destaque que teve a fazendinha e a horta de produtos orgânicos. E o melhor, no caso da horta, por exemplo, os visitantes receberam explicações dos consultores sobre como fazer para desenvolverem seu próprio cultivo e como podem investir nesse tipo de negócio. É muito gratificante receber caravanas do interior de todo o Rio Grande do Norte, trazendo produtores rurais que raramente têm contato com esse tipo de informação tecnológica, e a oportunidade de interagir com o mercado, conhecer o trabalho do Sebrae e ver as mais diversas possibilidades de negócios. Enfim, foram dezenas de eventos dentro de um grande evento, que foi o espaço do Sebrae na Festa do Boi”, conclui o superintendente.

Números do Espaço Terroir Potiguar

  • Mais de 15 mil pessoas circularam pelo espaço do Sebrae-RN
  • Mais de 45 expositores
  • 9 mil pessoas capacitadas entre seminários, palestras, oficinas e maratona universitária
  • Mais de 57 caravanas de todo o estado

Fonte: Sebrae-RN

(crédito da primeira foto: Marco Polo. As demais fotos, arquivos pessoais.)


Estudantes da Ufersa vencem Maratona de Negócios Sociais

Blog SerMídia,

A startup de soluções sustentáveis Impact Straws, foi criada baseada na redução do impacto da poluição ambiental. A equipe vencedora da grande final da Maratona de Negócios Sociais é formada por estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Despertar em jovens estudantes do ensino superior público e privado do Rio Grande do Norte o potencial empreendedor, capacitando para criação de startups com foco em impacto social e ambiental. Este é objetivo da Maratona de Negócios Sociais, realizada pelo Sebrae/RN, na Festa do Boi, que acontece até sábado (20) no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. O evento reuniu os finalistas do circuito estadual, que aconteceu em nove municípios do interior e dois na região metropolitana de Natal.

Durante os dois últimos dias, os estudantes participaram de atividades com objetivo de desenvolver e aprimorar ideias inovadoras para solucionar problemas sócios-ambientais. O primeiro dia do evento, chamado “Dia do Impacto Social”, foi voltado para apresentação de negócios já existentes. “As equipes trabalharam temáticas diversas, como empregabilidade, acesso à educação, saúde, segurança e energia renováveis”, explica Ana Débora Morais, da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae/RN. Os projetos foram desenvolvidos utilizando diversas ferramentas, como o Mapa Mental, Canvas e o Design Thinking.

Ana Débora destacou o alto nível dos projetos apresentados pelos jovens. “Foi notável como todos os grupos conseguiram evoluir e desenvolver os projetos. Tivemos ideias maravilhosas e viáveis para aplicação no mercado”, avalia a coordenadora do projeto.

Apresentando a empresa de soluções sustentáveis Impact Straws, a equipe da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), campus de Caraúbas, foi a vencedora da grande final da Maratona de Negócios Sociais.startup foi criada baseada na redução do impacto da poluição ambiental. “Nós tivemos a ideia de substituir o canudo de plástico por um material biodegradável”, explica Thiago Delmondes, um dos integrantes da equipe também composta por Lígia Santos, Rokátia Marinho, Rennan Linhares e Paulino Cavalcanti.

Coincidentemente, nesta quinta-feira (18), o Governo do Rio Grande do Norte sancionou uma lei que proíbe a utilização de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques e outros estabelecimentos em todo o território potiguar. “Nosso projeto nasceu pensando na substituição do canudo plástico, mas expandiu-se para outros materiais descartáveis, o que o faria entrar no mercado com mais força”, prevê Thiago.

A equipe destacou que no Brasil e, especialmente no Rio Grande Norte, muitas empresas utilizam a cana-de-açúcar como matéria-prima para a produção de açúcar e etanol. “Só aqui no estado encontramos três grandes produtores. É um produto que existe em abundância, embora já seja utilizado em muitos outros materiais”, diz Lígia Santos, responsável por apresentar o pitch de três minutos.

Os jovens apresentaram ainda alguns dados que validaram o uso do polímero, a partir do bagaço da cana-de-açúcar para substituir os matérias descartáveis decorrentes do petróleo. “A Impact Straws foi a vencedora por apresentar um projeto 100% viável, além de ter se destacado em todas as atividades que desenvolvemos”, avalia Ana Débora. A equipe vencedora foi premiada com uma viagem a um centro de empreendedorismo, onde poderá conhecer empresas com relevante atuação de impacto social e ambiental. Fonte: Sebrae-RN 




Final das Maratonas de Negócios Sociais do RN acontece nesta quinta no Sebrae Terroir

Blog SerMídia,

hwbtxt.jpgAs Maratonas de Negócios Sociais do SEBRAE-RN chega a grande final na tarde desta quinta-feira (18), no Espaço Sebrae Terroir, na Festa do Boi. A competição de ideias inovadoras está movimentando várias cidades do interior potiguar desde o mês de junho. Já a etapa final começou na última terça-feira, com o primeiro encontro de todos as equipes vencedoras.

A Maratona de Negócios Sociais foi idealizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE/RN e está desenvolvendo o potencial dos empreendedores universitários, capacitando as pessoas para a criação de suas startups com foco em impacto social e ambiental, em suas respectivas cidades.

A primeira edição aconteceu em Natal, na UFRN. As Maratonas passaram por Mossoró, Apodi, Caraúbas, João Câmara, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Canguaretama, Currais Novos, Assu e Caicó. 

Na tarde desta segunda-feira as equipes vendedoras de cada cidade apresentarão os pitches dos negócios criados e mentorados por consultores do Sebrae, para uma banca de jurados. O instagram @papodemidias estará acompanhando esta final empreendedora com vídeos nos Stories.

Foto: Sebrae-RN



Negócios potiguares de Impacto Social são apresentados na simulação do programa Shark Tank no Sebrae Terroir

Blog SerMídia,

No Espaço Sebrae Terroir, na Festa do Boi, a noite da segunda-feira (15) foi marcada pelo empreendedorismo social. Durante o Shark Tank de Impacto, simulação do programa reality show Shark Tank, startups potiguares de negócios de impacto social apresentaram seus cases para uma banca de jurados investidores -anjos, em busca de suporte financeiro para evolução dos trabalhos.

Na plateia mais de 200 pessoas estiveram presentes e acompanharam os pitches ao vivo. O evento foi coordenado pelo Sebrae-RN, tendo à frente Angelo Baeta, Daniel Dias e Mona Paula Nobrega, da Unidade de Agronegócios. Este ano dentre os programas do Sebrae-RN, está o de desenvolvimento de negócios de impacto social, em que 80 empresas potiguares são capacitadas neste segmento, caracterizado por atividades que solucionam problemas sociais e ambientais, através de negócios lucrativos e que impactam diretamente o meio em que estão inseridos.  

No Shark Tank de Impacto, dez startups foram selecionadas pela investidora-anjo Camila Farani e equipe: DePedro,LifeSprint, Banco Comunitário de Pureza, Empreseed, Ifarm, Atendelo, Ruas Empreendedorismo, Tidmo, T3 Tecnologia e UpSaúde. Todos escolhidos de acordo com critérios técnicos de impacto social, inovação, escalabilidade e equipe. Ao longo das últimas quatro semanas no Sebraelab, os empreendedores participaram do curso “Meu Futuro Negócio”, ministrado pela empresária.

Sharks da banca: os jurados investidores  

Além de jurada do programa Shark Tank Brasil, Camila Farani é sócia-fundadora da G2 Capital, boutique de investimentos para startups de tecnologia no Rio de Janeiro, e co-fundadora da empresa Mulheres Investidoras Anjo, que incentiva o empoderamento e empreendedorismo feminino. Tem participação como sócia e criadora do Grupo Boxx (alimentação) e Innovaty (inovação). Em 2016 foi premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards.

A banca de jurados do Shark Tank de Impacto também contou com as presenças de Guilherme Tavares, investidor na G2 Capital e CEO e diretor nas empresas Tag Plus e Q4 Angels; Franco Toscano, Investidor nas áreas imobiliárias e de impacto social e investidor e voluntário no Transforma Brasil; E Ricardo Pessoa, engenheiro e co-fundador da Casa Séfora, e empreendedor em negócios de saúde e educação.

Startups participantes do Shark Tank de Impacto

Os empreendedores de cada equipe resumiram o trabalho que desenvolvem na startup. Confira abaixo as informações:

RUAS EMPREENDEDORISMO - O Ruas Empreendedorismo & Responsabilidade Social é uma ONG que busca proporcionar a ressignificação do indivíduo, oferecendo uma oportunidade sustento através de pequenos empreendimentos e projetos de inclusão social.

IFARM - É uma plataforma de controle de produção e vendas de produtos naturais e orgânicos pela internet. Conectando o produtor direto ao consumidor, criamos um elo de comércio justo, reduzimos as perdas e aumentamos a produtividade através das agroflorestas.

DEPEDRO - É uma marca de moda plural e handmade produzida por artesãos no Seridó do Rio Grande do Norte.

UPSAÚDE - É uma startup de impacto social que utiliza tecnologia inovadora para melhoramento da acessibilidade, assistência e gestão do SUS.

ATENDELO - É uma plataforma de organização de filas de espera, que melhora o fluxo de pacientes em estabelecimentos de saúde.

LIFESPRINT – Empresa especializada em programas de bem estar a partir do desenvolvimento das pessoas.

T3 - A T3 promove inclusão e independência digital para o público sênior no ensino de novas tecnologias.

TIDMO - Empresa de marketplace que conecta clientes a profissionais de limpeza.

EMPRESEED – É um assistente virtual que ajuda organizações sem fins lucrativos em manter contato com o próprio público e na arrecadação de fundos.

BANCO COMUNITÁRIO DE PUREZA – Fomentar o desenvolvimento local, através de microfinanciamento para que os sonhos dos “excluídos” do sistema financeiro tradicional, sejam alcançados. Trabalhamos com microcrédito. Em consonância com a necessidade da comunidade, pretendemos nos tornar um empreendimento de prestação de serviços bancário, com implementação de tecnologias, assimilando e desenvolvendo práticas de inclusão financeira com responsabilidade social.

Cada equipe teve três minutos para apresentar a startup e a solicitação de investimento. Teve pedido de patrocínios, financiamentos e apoio para o desenvolvimento nas mais variadas etapas, desde formação de equipe, passando pela verba para marketing, gestão e tecnologias.

Após as apresentações os jurados fizeram a avaliação e os resultados foram os seguintes: As Startups Empreseed, DePedro, IFarm, Banco Comunitário de Pureza foram destacadas para negociações posteriores, ou seja, os investidores demonstraram o interesse pelos negócios e irão conversar mais com os empreendedores para um possível investimento.

O grande destaque da noite foi a Ong Ruas Empreendedorismo, que havia solicitado 60 mil reais como patrocínio para as atividades. Os Sharks ofereceram 50 mil de aporte financeiro e os outros 10 mil em capacitação. A proposta foi aceita pela equipe coordenada por Tianna Fernandes e Lívia Felipe e negócio fechado. Em breve, vamos conhecer mais sobre o Ruas aqui no Blog SerMídia.

Assista Stories do Shark Tank de Impacto no instagram @papodemidias   

Durante o Shark Tank de impacto a coordenadora do projeto educativo Papo de Mídias, jornalista Erika Zuza, esteve presente, a convite da coordenação para acompanhar os trabalhos. Você pode conferir stories com vídeos dos bastidores desta noite no perfil do instagram do projeto @papodemidias. Em breve os vídeos estarão nos destaques. 

Já a programação do Espaço Sebrae Terroir segue nesta terça-feira (16) e vai até sábado (20). Confira mais informações no site: rn.sebrae.com.br/terroir 



Shark Tank de Impacto acontece nesta segunda (15) na Festa do Boi

Blog SerMídia,

O Shark Tank é um programa de tv americano do gênero reality show, em que empreendedores apresentam seus negócios a uma banca de investidores para conquistar financiamento. Há três anos o programa tem a versão brasileira, o Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões, que no último mês de agosto iniciou a terceira temporada no canal Sony. Isso tudo serviu de inspiração para a equipe do Sebrae-RN responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Negócios de Impacto no Rio Grande do Norte. Que tal termos no nosso estado um momento de negociações entre Startups de Impacto social e investidores numa simulação desse programa de sucesso? Assim surgiu o Shark Tank de Impacto, simulação que chega ao seu dia D nesta segunda-feira, a partir das 18hs no Espaço Sebrae Terroir, na Festa do Boi.

Após o planejamento, a execução deste projeto começou há um mês. Dez startups potiguares foram selecionados pelo Sebrae-RN e pela empresária e investidora-anjo Camila Farani, uma das juradas do Shark Tank Brasil, a convite da equipe. Ao longo das últimas quatro semanas, os empreendedores participaram de uma capacitação com Camila Farani, que neste período transferiu sua base de atuação para Natal e realizou um trabalho focado na capacitação de todas as etapas de um negócio, desde a construção e ajustes dos planos de negócios até o treinamento da apresentação de cada empresa em pitches enxutos e, ao mesmo tempo, repletos de conteúdos adequados para o entendimento dos investidores e do público que estará participando do Shark Tank de Impacto.

Além das startups, a capacitação foi acompanhada pelo projeto educativo Papo de Mídias, com a jornalista Erika Zuza, e de consultores de negócios do Sebrae-RN, como Vanielly Freitas, que analisou a experiência: “A capacitação foi um momento único para os empreendedores, uma experiência que marcará a trajetória deles. A metodologia criada pela Camila Farani permitiu analisar pontos importantes e individuais de cada startup, não só do mercado atual, como mundial, identificando lacunas e propondo ações práticas e personalizadas que possam resultar em melhorias significativas e a ampliação dos negócios”, afirmou.

Para Wladimir Freitas, analista de sistemas e Agroflorestor, a capacitação reforçou a convicção de que não se pode parar de aprender nunca. “Entender como funciona o universo – e a cabeça – dos investidores-anjo foi uma oportunidade única e que só o Sebrae poderia nos proporcionar. Está claro para mim que o sucesso depende muito do seu esforço e quando um anjo dá uma ajudinha, isso fica muito mais fácil. A adrenalina está subindo e neste dia 15 teremos a oportunidade para confirmar que não estamos sonhando sozinhos e que impacto social é uma realidade que fazemos juntos”, opina o CEO da IFarm, uma das startups que estarão nesta noite no Espaço Sebrae Terroir, na Festa do Boi.

Além da IFarm, se apresentarão as Startups, DePedro, Atendelo, LifeSprint, Banco Comunitário de Pureza, EmpreSeed, UpSaúde, Ruas Empreendedorismo, Tidmo e T3. O Shark Tank de Impacto contará com a presença da Camila Farani e de outros investidores, nomes que serão surpresas para os dez empreendedores. As negociações poderão render financiamentos reais para o crescimento desses negócios. E quem for assistir as apresentações também contará com surpresas, numa programação recheada de inspirações para negócios. 

Quer saber mais detalhes e como se inscrever, acesse: rn.sebrae.com.br/terroir 

Crédito foto 1: Emi Parente - Camila Farani com os empreendedores e consultores de negócios de impacto 

Crédito foto 2: arquivo pessoal - Empreendedores em visita à fazenda de agrofloresta da Startup IFarm, em Nisia Floresta, no último sexta (12).   



Sebrae Terroir: Mulheres montam negócios inspiradas nos filhos

Blog SerMídia,

“Empreender dá certo. Só precisa que a pessoa encare como um negócio”. A declaração é da artesã, Rosa Márcia de Lúcio, Microempreendedora Individual – MEI, que há cinco anos encarou a arte de fazer crochê como um negócio promissor e rentável, a Rosa Flor Crochê. Juntamente com outras duas empreendedoras, Rosa Márcia participou do “Seminário Pais Empreendedores – Negócios inspirados nos filhos”, no Espaço Terroir Potiguar, do Sebrae, na Festa do Boi.

Transformando a arte do crochê em negócio

A ideia de transformar a arte do crochê em negócio surgiu a partir da necessidade de ficar em casa cuidando das duas filhas – de 8 e 13 anos. “Andando pelas ruas vi linha e agulha de crochê. Como eu já sabia fazer, coloquei em prática produzindo peças para a minha casa. Foi quando uma amiga me incentivou a comercializar”, conta, lembrando que começou a investir e a aprimorar a técnica. Sempre com as filhas servindo de inspiração: “Eu tenho, por meio das minhas filhas, a visão do que o público da idade delas deseja”.

Após participar de capacitações no Sebrae do Rio Grande do Norte, onde aprendeu a divulgar seu trabalho e a fazer o negócio prosperar, Rosa passou a vender suas peças por encomenda, inclusive para algumas lojas de roupas; participar de feiras; de uma loja colaborativa em Natal, e de uma loja Pop Up, uma espécie de loja temporária, no Shopping Riomar, em Recife.

Doces e bolos em confecção

Outra empreendedora que contou sua história no seminário foi a doceira Givani Pontes, que criou a marca Maman Confiserie, no município de Nova Cruz, agreste potiguar. De uma caixinha de doces que fez para presentear o antigo chefe, surgiu a ideia de tornar a confecção de doces e bolos a sua profissão e poder dar mais atenção ao filho, trabalhando em casa. Um dos primeiros produtos da marca foi o suspiro francês, que inspirou o nome da empresa, que significa “mãe confeiteira”. A necessidade foi transformada em oportunidade. “É uma empresa que nasceu da maternidade. O segredo é a dedicação e o amor”, resume.

Que tal uma brinquedoteca no shopping?

O Sebrae foi um divisor de águas na vida de Alcyone Nóbrega. Até concretizar o sonho de ter o seu próprio negócio, o caminho foi longo e como não sabia exatamente com o que gostaria de trabalhar, a ex-gerente de uma empresa de consórcio se inscreveu em diversos cursos, inclusive participou de uma turma do Seminário Empretec, uma das capacitações mais bem conceituadas e realizada pelo Sebrae, até identificar o seu perfil empreendedor. “Foi um grande desafio. Todo esse processo fez com que eu me descobrisse e a realização do sonho veio com a Brinkids, uma brinquedoteca instalada num shopping de Natal”, relata.

O negócio prosperou e cresceu tanto que, além do espaço físico, Alcyone também realiza festas e outros tipos de eventos. Um dos mais procurados é a Festa do Pijama,  muito apreciada pela criançada e os jovens. A criatividade é uma das principais características dessas três mulheres empreendedoras, Rosa Mácia, Givani Pontes e Alcyone Nóbrega, que se inspiraram nos seus filhos para tornarem-se donas do seu próprio negócio.

O Sebrae Terroir reúne o que há de melhor genuinamente potiguar, durante a Festa do Boi, com seminários, oficinas gastronômicas, o Shark Tank de impacto com negócios de impacto social, exposições e degustações. O Espaço acontece até o próximo dia 20, no parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. Foto: Marco Polo 

Confira toda a programação no site: http://www.rn.sebrae.com.br/terroir/




Espaço Terroir Potiguar reuni chefs e produtores do agronegócio na Festa do Boi

Blog SerMídia,

O Sebrae – RN participa da Festa do Boi com uma programação recheada de negócios criativos, de impacto social e que valorizam o que há de melhor na gastronomia e no agronegócio do Rio Grande do Norte. O Sebrae Terroir acontece durante a festa do boi, no Espaço empreendedor do Sebrae, no Parque Aristofanes Fernandes, em Parnamirim.

A programação especial começou na última sexta-feira (12) e vai até o dia 20 de outubro. Este ano o cardápio do Terroir Potiguar foi ampliado com ações que reúnem chefs potiguares e de outras partes do país, além de especialistas em diversas atividades do agronegócio e da pecuária, com ênfase em tecnologias de melhoramento genético.   

Seminários, palestras e oficinas gastronômicas “Cozinha Show” acontecem diariamente, das 14h às 22h, no espaço destinado à capacitações em empreendedorismo rural. Simultaneamente acontece uma exposição de produtos terroir com 32 produtores, aberta à visitação à partir das 16 horas no espaço do Sebrae.

As inscrições são gratuitas, com exceção do evento Shark Tank de Impacto, que acontece nesta segunda-feira (15), sob o comando da empresária e investidora-anjo, Camila Farani, que coordenará a realização de 10 pitchs (apresentações rápidas para captação de investidores) ao vivo, no âmbito das finanças sociais. O valor da inscrição é de R$ 100,00 com descontos de meia entrada, previstos em legislação estadual.                         

O charme do Terroir Potiguar está nas oficinas gastronômicas ministradas por chefs como Raquel Novais, Irina Cordeiro e Timóteo Domingos, e os potiguares Daniel Cavalcanti, Walter Dantas e Sônia Benevides. Os participantes das oficinas gratuitas aprenderão a preparar cortes especiais de carnes bovinas, suinas, caprinas e de filé do peixe panga e ostras orgânicas.

Para os apreciadores de comidas de boteco também haverá uma oficina com preparos de petiscos, harmonizados com cervejas especiais e cachaça de alambique. Outro destaque é a oficina de harmonização de vinhos nacionais da Adega Perlage com queijos artesanais.

 A cozinha nordestina ganhará destaque com a gastrotinga e ingredientes da região de sabores diversos e típicos da caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro e abundante no semiárido do Nordeste.

Queijos artesanais

Uma das principais atrações do Terroir Potiguar é a Exposição de Queijos Artesanais do Brasil, reunindo produtores premiados em concursos regionais e até internacionais.

Uma oficina show denominada Queijeiros do Mato será ministrada pelo conhecido produtor mineiro Dieguinho Caseirinho. Além disso, haverá um painel sobre A Valorização dos Queijos Artesanais e Leilão de Queijos Artesanais, reunirá produtores e especialistas no assunto.

Seminários sobre produção orgânica e sustentável, suinocultura e avicultura caipira, o fórum Rota do Cordeiro e palestras sobre leite e genética, cajucultura, aquicultura, bovinocultura dentre outros assuntos de interesse do setor agropecuário, serão realizados para conhecimento e tecnologias aplicáveis ao campo.

Fazenda Sebrae

Na Fazenda Sebrae o visitante pode conhecer tecnologias como Inova Pecuária e Leite & Genética, unidades demonstrativas de horta orgânica e aviário caipira, além da unidade Bode Móvel. Na área dos expositores, haverá um trabalho de aproximação entre produtores e representantes de hotéis e restaurantes da famosa Praia da Pipa, localizada no município de Tibau do Sul, além de compradores paulistas, pernambucanos, paraibanos e cearenses.

Um espaço gastronômico foi montado para degustação do Café Santa Clara e de produtos da Associação de Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte e da Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Camarão. Uma doceria da marca Caroli Douces está comercializando doces finos, tortas e salgados para o visitante do espaço Terroir Potiguar

Crédito foto: instagram @irinacordeirochef

Inscrições para o Sebrae Terroir pelo site: http://www.rn.sebrae.com.br/terroir/




Que tal os sabores da gastronomia potiguar em um único lugar? Vem aí o SEBRAE TERROIR!

Blog SerMídia,

Entre os dias 12 e 20 deste mês de outubro, os amantes da boa gastronomia e os profissionais deste segmento, terão a oportunidade de explorar os sabores da gastronomia potiguar no SEBRAE TERROIR, no Espaço Empreendedor do SEBRAE/RN, durante a 56ª Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Com exposições de produtores de várias regiões do Rio Grande do Norte, degustações, oficinas de culinária e palestras técnicas, o SEBRAE TERROIR colocará na mesa o que há de melhor da gastronomia do nosso estado.

Os produtores potiguares estarão reunidos em um só espaço com os produtos que se destacam pela qualidade e valorização da cultura local, como os queijos coalho e manteiga, a flor de sal e cervejas artesanais, ostras e camarões orgânicos, castanhas e muito mais.

De acordo com o SEBRAE-RN, para o SEBRAE TERROIR, foram selecionados produtos que se destacam pela regionalidade e diferenciação, seja pelo elevado padrão de qualidade, identificação de origem (IG), valor agregado, certificação orgânica, sustentabilidade e saudabilidade. Tais produtos irão chamar a atenção de profissionais como Chefes de cozinha, gastrólogos, estudiosos e pesquisadores da gastronomia, que poderão desenvolver receitas, memórias e tendências da diversidade gastronômica regional.

A programação começa no dia 12 de outubro e está bem recheada. O Blog Sermídia irá acompanhar de pertinho o SEBRAE TERROIR e vamos trazer mais novidades por aqui. As inscrições são feitas pela internet, através do site: www.rn.sebrae.com.br/terroir/, onde você também encontra a programação completa. Participe! 

Mais informações: 0800 570 0800

*Crédito Foto: Sebrae/RN



Empreendedora potiguar lança nesta segunda (01) aplicativo Bolo no Bolso para confeiteiros de todo o país

Blog SerMídia,

O mercado de confeitaria no Brasil é um dos que mais crescem no segmento de panificação, movimentou do ano passado pra cá mais de 90 bilhões de reais em negócios, com aumento no número de clientes e do tíquete médio dos produtos, segundo a Associação Brasileira da indústria de panificação e confeitaria.

Em Natal, a empreendedora e cake designer Vivi Costa, dará um passo importante para o avanço do setor mais doce das massas. Nesta segunda-feira, 1º de outubro, ela lança oficialmente o aplicativo Bolo no Bolso, disponível para Android, para os confeiteiros potiguares e de todo o país. Produzido durante cerca de um ano, o app é o primeiro focado na gestão para confeitaria do Brasil.

O lançamento do app Bolo no Bolso será a partir das 14 horas, no Espaço Maria Helena, da Valéria Calazans, rua Ataulfo Alves, em Candelária. Durante o evento, Vivi Costa falará sobre as funcionalidades do aplicativo. O encontro também contará com a coordenadora do projeto educativo Papo de Mídias e autora deste blog SerMídia, a jornalista e professora Erika Zuza, que falará sobre ‘Mídias e Redes Sociais para negócios’, e com a apresentadora, jornalista e empresária Priscila de Sousa, da TV Ponta Negra e 95 FM Natal, com a palestra sobre empoderamento para os negócios. As inscrições para o encontro foram abertas através das redes sociais e encerradas em poucos dias, devido a grande procura dos profissionais da confeitaria.

“Espero que desse encontro que marcará o nosso lançamento, saiam confeiteiros renovados e com mais garra para vencer, que consigam se enxergar como empresários que são e mudarem seus comportamentos, assumindo que podem e devem planejar e focar nos seus negócios”, afirma Vivi Costa. Para mais informações, acesso o perfil @bolonobolso no instagram. 



Empreendedores de negócios de impacto aperfeiçoam pitch com a investidora Camila Farani

Blog SerMídia,

Apresentar o seu negócio em três minutos com objetividade, dados relevantes, empatia e segurança, não é pra qualquer um! Exige dedicação e muita capacitação. Em Natal um grupo de empreendedores está vivenciando isso na prática e de jeito inédito. Nesta quinta-feira (28) foi encerrado o segundo módulo do curso “Meu Futuro Negócio”, que está sendo ministrado no SEBRAE-RN, pela investidora-anjo e apresentadora do programa Shark Tank Brasil, do canal Sony, Camila Farani. Dentre os temas discutidos, orientações valiosas para melhorar a apresentação oral através dos pitchs de negócios para investidores.

Participam do curso donos e representantes de 10 empresas de negócios de impacto social que integram o Programa de Desenvolvimento de Impacto Social do SEBRAE-RN. Camila Farani conta para o blog SerMídia que chama muita atenção a paixão que os empreendedores do Rio Grande do Norte tem pelo propósito de seus negócios. “Isso ficou muito claro desde a primeira capacitação [17 e 18 de setembro] e agora com o segundo módulo [25 e 27 de setembro]. O que senti é que eles conseguiram reproduzir o propósito deles através dos pitchs, através da fala deles. Eles evoluíram e isso de fato é uma coisa que me deixa muito feliz, muito realizada”, comentou a empresária.

Os empreendedores estão sendo preparados para a simulação ao vivo do “Shark Tank de Impacto”, que vai acontecer no dia 15 de outubro, no Espaço Empreendedor do Sebrae na Festa do Boi, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A programação contará com investidores-anjos nacionais. Camila Farani estará entre os jurados, que poderão alavancar o negócio dos empreendedores potiguares com aporte financeiro. A apresentação será aberta ao público, mediante o pagamento de ingresso de R$ 100,00 (inteira) ou metade para estudantes e outras categorias, conforme previsto em lei estadual.

“Quando se trata de uma banca, neste trabalho que faço, quando conheço os empreendedores, levo para os outros investidores, o que eles performaram e explico como foi o processo de evolução. Via de regra o empreendedor que apresenta melhor o pitch, que sabe bem sobre o negócio, é aquele que está muito antenado nas aulas, que foi lá, fez, mostrou, alterou, teve a coragem de mudar e naturalmente ele performa melhor no dia do pitch”, explicou Camila Farani.

O próximo módulo do curso “Meu Futuro Negócio” será realizado nos dias 1º e 05 de outubro, no Sebraelab. O blog SerMídia estará acompanhando, através da parceria do Sebrae-RN com o projeto educativo Papo de Mídias, coordenado pela jornalista Erika Zuza. Veja bastidores das aulas nos stories e destaques do perfil @papodemidias no instagram. Crédito foto: Emi Parente.



Rede Mulher Empreendedora realiza café com empresárias nesta sexta-feira (28) no SEBRAE-RN

Blog SerMídia,

Nesta sexta-feira (28) em Natal a Rede RME (Rede Mulher Empreendedora) de São Paulo, realiza pela primeira vez na capital potiguar o Café com Empreendedoras pela manhã no SEBRAE-RN

A Rede RME tem o objetivo de conectar mulheres e capacitá-las através de ações educativas para negócios. O trabalho acontece desde 2010 e conta com mais de 38 embaixadoras voluntárias no Brasil e 5 no exterior.

O encontro será de 08h30 às 11:30h. Haverá uma palestra sobre gestão financeira empresarial, que será ministrada pela consultora do SEBRAE-RN Leila Fernandes, e painéis com empreendedoras do RN em pitchs para apresentação de cases de sucesso do RN. 

O evento é um convite para o fortalecimento do empreendedorismo feminino do RN. Este blog Sermidia, através do projeto educativo Papo de Mídias, marcará presença com a jornalista Erika Zuza.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site:
https://www.sympla.com.br/1-cafe-com-empreendedoras-de-natal-rn__353411


SERVIÇO

1º Café com Empreendedoras de Natal – Rede Mulher Empreendedora (RME)

Data: Sexta-feira, 28 de setembro

Hora: 8h30 às 11h30

Local: SEBRAE – RN - Av Lima e Silva, 76 - Lagoa Nova, Natal- RN



Quadrinista paulista Mario Cau ministrar dois wokshops de quadrinhos nesta semana em Natal

Blog SerMídia,

O quadrinista paulista Mario Cau estará em Natal para ministrar dois wokshops de quadrinhos (Workshop 1: Técnicas de finalização para Quadrinhos e Workshop 2: Composição de cena e página para Quadrinhos), dias 26 e 27 de setembro, e dia 28 fará sessão de autógrafos e vendas de seus trabalhos no Praia Shopping, sempre das 19h às 21h.

Também foi montada uma exposição pocket com artes do Mario Cau para os visitantes conhecerem sua versatilidade de traço e técnica. Cada workshop terá 25 alunos, e as vagas foram preenchidas rapidamente, ficando uma parte dos interessados na lista de reservas. Os workshops serão gratuitos, mas cada aluno deverá doar 1Kg de alimento não perecível por oficina, o qual será doado à Comunidade Nova Aliança, em Pium.

Sobre Mario Cau

Quadrinista apaixonado por contar histórias e ilustrador compulsivo e multitarefa: desenha desde sempre e nunca parou. Acredita nas Histórias em Quadrinhos como forma poderosa de comunicação, expressão e arte: são sua linguagem e sua voz. Iniciou sua carreira em 2004, e participou de diversos títulos no Brasil e exterior. 

Autor da série "Pieces", com nova edição em 2016 (“Pieces – Partes do Todo”, publicado pela Jupati Books) e da graphic novel "Morphine". Co-autor das graphic novels “Monstruário”, com Lucas Oda (Jupati Books, 2017), "Quando a noite fecha os olhos" com André Diniz, da webcomic "Terapia" (www.petisco.org/terapia), com Rob Gordon e Marina Kurcis, e da adaptação de “Dom Casmurro”, com roteiro de Felipe Greco. Em 2018, edita e ilustra o livro de memórias de sua avó, “Paschoa – Memórias de minha infância”. Ganhador dos prêmio Jabuti, HQMIX e Angelo Agostini, também é professor na Pandora Escola de Arte. Presença constante e atuante no mercado nacional de HQs e ilustração. www.mariocau.com.br

Mario Cau em Natal

Dias 26, 27 e 28 de setembro

Praia Shopping

Das 19 às 21h






Empreendedores potiguares ficam frente a frente com a investidora Camila Farani no SEBRAE-RN

Blog SerMídia,

Camila Farani ministra capacitação inédita para empreendedores potiguares. O objetivo é prepará-los para a simulação do “Shark Tank Brasil de Impacto” no dia 15 de outubro próximo, no Espaço Empreendedor do Sebrae na Festa do Boi, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Atrair e convencer investidores num ambiente econômico como na atual conjuntura do país parece, de fato, muito difícil. Mas não é impossível, conforme garante a investidora-anjo e integrante do programa Shark Tank Brasil, Camila Farani. Mas, como conseguir captar investimentos para os negócios? A resposta a esse questionamento está sendo dada pela própria Camila Farani numa capacitação inédita para empreendedores norte-rio-grandenses na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte, em Natal. Durante o curso "Meu Futuro Negócio", donos e representantes de 10 empresas de negócios de impacto social aprendem técnicas para encontrar um investidor e convencê-lo a investir em um modelo de negócio proposto.

O primeiro módulo da capacitação aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro, no Sebraelab, espaço do Sebrae-RN que funciona como um ambiente multifuncional e colaborativo de estímulo à criatividade e à inovação, pensado para empreendedores inovadores e transformadores. O segundo módulo será nesta semana na terça (25) e na quinta-feira (27). 

Segundo Camila Farani, o autoconhecimento e o autoaperfeiçoamento são cruciais no momento de apresentar o negócio para investidores. “É preciso lapidar-se, buscar conhecimentos para que o êxito seja alcançado”, explica a investidora, que apresenta para os empresários uma abordagem focada na técnica mindset, que são os conhecidos modelos mentais.

A investidora também aplica insights de sua experiência como jurada do programa Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões, do Canal Sony, apresentando cases do reality e estratégias na hora de se apresentar para o investidor, além de mostrar suas análises de produto e estratégia mercadológica.

Toda essa preparação resultará na simulação, ao vivo, do “Shark Tank Brasil de Impacto” no dia 15 de outubro próximo, no Espaço Empreendedor do Sebrae na Festa do Boi, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A programação receberá investidores-anjos nacionais, como Camila Farani, que poderão alavancar o negócio dos empreendedores potiguares com aporte financeiro. A apresentação será aberta ao público, mediante o pagamento de ingresso de R$ 100,00 (inteira) ou metade para estudantes e outras categorias, conforme previsto em lei estadual.

A nutricionista Larissa Marques está entre os empreendedores que se preparam com Camila Farani. Ela é desenvolvedora do método Life Sprint, um programa de qualidade de vida que mapeia o perfil de saúde e estilo de vida do indivíduo, desenvolve um plano de desenvolvimento pessoal e realiza mentoria em saúde e bem-estar com o auxílio de um profissional. “Minha expectativa é poder aprofundar-me nos conhecimentos adquiridos e fazer deles um divisor de águas para a minha empresa. Com isso, espero expandir a marca e contribuir com o maior número de pessoas”, espera Larissa Marques.


A ideia de que pessoas acima de 50 anos de idade também podem ser referência em tecnologia fez a T3 Tecnologias Educacionais desenvolver um software de liberdade digital e inclusão digital à distância. A empresa está pré-incubada na incubadora Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD-UFRN). "A possibilidade de conquistar investimentos na simulação do Shark Tank Brasil de Impacto poderá acelerar o nosso negócio e, possivelmente, avançarmos para outros lugares do Brasil”, empolga-se o diretor da T3, Henrique Granja.

Além da Life Sprint e da T3 Tecnologias Educacionais, participam da capacitação as empresas Arte Seridó, Banco Solidário de Pureza, Empreseed, Ifarm, Opti, Ruas Empreendedoras, Tidmo e Up Saúde. Todas as empresas participantes da capacitação são atendidas pelo Projeto de Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social do Sebrae no Rio Grande do Norte.

Além de apresentadora, Camila Farani é sócia-fundadora da G2 Capital, boutique de investimentos para startups de tecnologia no Rio de Janeiro, e co-fundadora da empresa Mulheres Investidoras Anjo, que incentiva o empoderamento e empreendedorismo feminino. Também presidiu o grupo Gávea Angels, um dos primeiros grupos de investimento-anjo do Brasil. Presente no cenário empreendedor desde 2001, tem participação como sócia e criadora do Grupo Boxx (alimentação) e Innovaty (inovação). Em 2016 foi premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards. Bacharel em Direito, Farani tem pós-graduação em Marketing e especializações em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade em Stanford, Califórnia, e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambos nos Estados Unidos.



SetCenas e InC-SP trazem curso Gestão de Mídias Sociais para Natal em outubro

Blog SerMídia,

Depois da realização de dois cursos na área do audiovisual na capital potiguar, o SetCenas e o Instituto de Cinema de São Paulo (InC-SP) promovem com exclusividade, de 15 a 19 de outubro, o curso Gestão de Mídias Sociais, na Universidade Potiguar - campus Roberto Freire, das 19h às 22h10. Até o final do mês, a matrícula estará com 10% de desconto e pode ser realizada pelo site www.cursos.setcenas.com.br.

Preparado por profissionais da área da comunicação, marketing digital e design, o curso Gestão de Mídias Sociais será ministrado pela comunicadora e social media Ana Arantes, criadora do blog Bolas de Meia e desenvolvedora de conteúdo para as redes sociais de diversas empresas. Tem trabalhos reconhecidos com marcas como: Expedia, Time For Fun, Natura, Petite Jolie, InstaViagem, O Boticário, Tic-Tac entre outras.

“Quem não é visto, não é lembrando”. Principalmente no mundo digital, no qual milhares de pessoas compartilham dezenas de coisas diariamente. Então, surgem as dúvidas: Como se destacar em meio a tanto conteúdo, que gira tão rápido no Feed de notícias? Como encontrar uma voz? Como encontrar a sua comunidade dentro de cada rede social? E como tirar dinheiro disso tudo, no fim das contas?

Mais que uma exposição, o curso vai apresentar aos alunos o funcionamento de cada plataforma, mostrar como as mídias sociais são importantes na divulgação e crescimento de uma marca, além de expor as boas práticas das redes sociais, ferramentas de auxílio na produção e organização dos conteúdos e também como monetizar em cada rede social. O curso possui carga horária de 15h. Confira mais detalhes e políticas de desconto através das mídias sociais e site do SetCenas.

A temporada 2018 do SetCenas Cursos conta com os apoios de Cinépolis - Natal Shopping, Wayne's Burger Star, Biergarten Natal - Saint Arnulf, Graphicaria, o Tempo e o Vento Praia Hotel, G7 Comunicação, Empreende UnP – Universidade Potiguar e Telepesquisa.




Empreendedores potiguares recebem capacitação inédita com a investidora Camila Farani no SEBRAE-RN

Blog SerMídia,

A capacitação é realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e prepara os empresários para encontrarem um investidor e identificar formas de convencimento para que venha a investir no modelo de negócio proposto.

2w4ii6c.jpgUm dos maiores nomes nacionais em investimento e conhecimento em startups brasileiras, Camila Farani ministra em Natal um workshop inédito voltado para empreendedores potiguares atendidos pelo Projeto de Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social do Sebrae no Rio Grande do Norte. 

O curso "Meu Futuro Negócio" tem como objetivo principal possibilitar aos empresários encontrarem um investidor e convencê-lo a investir no modelo de negócio proposto. A capacitação começo nesta semana e acontecerá em nove encontros ao longo deste mês e de outubro próximo. 

Os dois primeiros módulos foram realizados na última segunda (17) e terça-feira (18) no Sebraelab, espaço recém-criado na sede do Sebrae, em Natal, destinado à troca de conhecimentos em inovação e tecnologia, com ênfase no modelo startups.

Ao todo serão mais de 50 horas intensivas de maratona de conhecimento e aperfeiçoamento. Durante as capacitações, Camila farani aplicará insights de sua experiência como jurada do programa Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões, do Canal Sony, apresentando cases do reality e estratégias na hora de se apresentar para o investidor, além de mostrar suas análises de produto e estratégia mercadológica.

A mentoria de Camila Farani resultará na simulação, ao vivo, do Shark Tank de Impacto marcado para o dia 15 de outubro próximo, no Espaço Empreendedor do Sebrae na Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Diferente do programa exibido pela televisão, a apresentação no dia 15 de outubro será aberta ao público, mediante o pagamento de ingresso de R$ 100,00 (inteira) ou metade para estudantes e outras categorias, conforme previsto em lei estadual. 

Para tornar a experiência ainda mais próxima da realidade, o evento contará com a presença de investidores-anjos nacionais, como Camila Farani, que poderão concretizar o objetivo final dos participantes: impulsionar o negócio em que atuam por meio de aporte financeiro.

Antecipadamente foram selecionados por uma banca avaliadora de Camila Farani alguns modelos de negócios, cujos empreendedores participam do Projeto de Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social do Sebrae. São eles: Life Sprint, Arte Seridó, Banco Solidário de Pureza, Banco Solidário de São Miguel do Gostoso, Ifarm, Opti, Ruas Empreendedoras, Tidmo, T3 Tecnologia e Up Saúde. Todos escolhidos de acordo com critérios técnicos de impacto social, inovação, escalabilidade e equipe. “Como o nome do projeto sugere, as empresas atendidas existem para buscar soluções para problemas socioambientais”, explica o analista técnico do Sebrae-RN, Daniel Dias.

Além de apresentadora, Camila Farani é sócia-fundadora da G2 Capital, boutique de investimentos para startups de tecnologia no Rio de Janeiro, e co-fundadora da empresa Mulheres Investidoras Anjo, que incentiva o empoderamento e empreendedorismo feminino. Também presidiu o grupo Gávea Angels, um dos primeiros grupos de investimento-anjo do Brasil. Presente no cenário empreendedor desde 2001, tem participação como sócia e criadora do Grupo Boxx (alimentação) e Innovaty (inovação). Em 2016 foi premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards. Bacharel em Direito, Farani tem pós-graduação em Marketing e especializações em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade em Stanford, Califórnia, e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambos nos Estados Unidos.



Evento gratuito em Natal tira dúvidas de quem quer viver, morar ou investir em Portugal

Blog SerMídia,

Portugal tem sido o lugar procurado por muitos brasileiros que buscam fugir da crise econômica do Brasil e querem melhor qualidade de vida. Mais de 80 mil brasileiros residem hoje em terras lusitanas com vistos regulares, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), órgão responsável pelo controle de imigração português. Mas esse número deve ser bem maior porque muitos brasileiros com passaporte europeu ou que estão irregularmente em Portugal, não são contabilizados na estatística.

Aqui em Natal, pessoas também têm se organizado nessa mudança de país e é para atender esse público potencial, que a corretora da imobiliária RE/MAX de Portugal, Eliane Ribeiro, virá à capital potiguar no dia 26 de setembro, para ministrar uma palestra gratuita na CDL. Ela estará acompanhada de sua experiente equipe composta por advogado, contador e uma gestora de finanças, para esclarecer todas as dúvidas de quem tem interesse em viver, morar ou investir em Portugal.

“O que mais tem atraído os brasileiros para vir morar na Europa é a segurança, o direito de ir e vir nas ruas sem medo. Além disso, com dois mil Euros um casal vive bem aqui, ou seja, com menos dinheiro é possível ter uma vida melhor”, explica Eliane, que é brasileira, mas mora em Portugal há 25 anos e é campeã em vendas pela RE/MAX em toda a Europa.

Ela também explica que a maioria das pessoas com a intenção de morar em Portugal é economicamente ativa, como empresários, professores, médicos, advogados, arquitetos e engenheiros que querem trabalhar lá.

As cidades mais procuradas por esse público têm sido Lisboa, Cascais, Estoril e o norte de Portugal, onde estão municípios bem conhecidos, como Braga e Aveiro. No evento do próximo dia 26 em Natal - que tem o apoio e organização da franquia potiguar RE/MAX Top -, além de esclarecer todas as dúvidas, Eliane e sua equipe apresentarão aos participantes uma carteira de imóveis como apartamentos, casas e sítios. “Temos unidades a partir de 100 mil euros. Essa é a terceira edição que faremos no Brasil. Desde 2016 já fomos ao Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Bahia, Minas, Rio, São Paulo e Rio Grande do Sul”, conta ela.

O evento “Viver, Morar, Investir em Portugal” é gratuito, será realizado no dia 26 de setembro, das 9h30 às 12h, no auditório da CDL Natal (Rua Ceará-Mirim, 322 – Tirol) mas para garantir a participação, o interessado precisa se inscrever através do link https://goo.gl/forms/4d2XvzsCs2STvP2a2. As vagas são limitadas.

Sobre a RE/MAX

A RE/MAX é uma multinacional fundada e sediada nos Estados Unidos há 45 anos e conta com a maior rede de franquias imobiliárias do mundo, 7.400. Está presente em 105 países e tem forte atuação no Brasil, com 180 lojas abertas. Tem cerca de 128 mil corretores sendo que só no Brasil, são 2 mil profissionais.



Alunos da Casa Escola conquistam o 2º lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Blog SerMídia,

24erlsg.jpgNatal sediou no último final de semana a etapa estadual da maior competição de robótica do país, a Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR. Os alunos do Instituto Educacional Casa Escola (IECE) entraram como estreantes na competição e saíram do evento, no IFRN Campus Central, com o troféu de 2º lugar e o ticket carimbado para a etapa nacional, que acontecerá em João Pessoa, em novembro. Os alunos de 8º e 9º ano integravam a “Equipe Máquina” e consolidaram, com o resultado, a força da instituição no ensino de robótica e tecnologia. Com informações da assessoria de imprensa. 


14ª edição do Festival Cultural e Gastronômico da Pipa inicia a programação oficial no próximo dia 19

Blog SerMídia,

Entre as atrações estão o concurso novos talentos, oficinas, palestras, apresentações culturais e a presença de chefs renomados

Com o tema “Bons Ventos nos Negócios e Sabores”, o Festival Cultural Gastronômico da Pipa dá início à programação da cidade gastronômica no próximo dia 19, e as atividades seguem até o dia 22. A arena principal ficará localizada na Avenida Baía dos Golfinhos, sendo dividida por vilas: Vila dos chefs (onde os chefs convidados comercializarão pratos assinados por eles), Vila da Pipa (com estabelecimentos da Pipa comercializando seus pratos) e Vila de Negócios (com estandes de patrocinadores e fornecedores do mercado local). Entre as atrações programadas estão oficinas gastronômicas, palestras sobre empreendedorismo, shows e ativações culturais, ações integradas com os restaurantes participantes e a presença de chefs convidados cozinhando ao vivo.

O evento tem o compromisso com o progresso da região de Pipa e Tibau do Sul, por meio da integração de manifestações culturais locais e regionais. Como também movimenta a economia local, por atingir turistas de diversos estados e países, que buscam uma combinação de lazer e excelente gastronomia, aliados às belezas naturais dessa praia paradisíaca.

O Concurso Novos Talentos contará com a participação de estudantes de gastronomia do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos como Paraíba e Pernambuco. A competição será formada por duplas e os participantes terão que preparar uma entrada, um prato principal ou uma sobremesa com o ingrediente tema desta edição, o milho.  Os pratos serão julgados pela comissão organizadora do evento, formada profissionais da gastronomia e serão premiados os 3 primeiros lugares.

Para que a comunidade possa participar ativamente, o Festival terá o concurso “Melhor Feijão da Pipa”, onde membros da comunidade se inscrevem e apresentam o feijão para uma banca de jurados que faz a degustação às cegas e é premiado o primeiro lugar; e o “Concurso da Melhor Receita com Ostra”, uma parceria com o SEBRAE, que motiva os chefs locais a criarem receitas usando a ostra, produto cultivado localmente, também com premiação para o primeiro lugar. Outro ponto importante será o “Tacho Beneficente”, que nesta edição será comandado pelo Chef Betão e o Chef Cumpade João, com toda a renda revertida para o Projeto Afeto.

A 14ª edição do Festival Gastronômico da Pipa é uma realização do Festival da Pipa, com o patrocínio do Governo do Estado, Governo Cidadão, Banco Mundial, São Braz, SEBRAE, Fecomércio, SENAC, CTSI e Gourmet Expert, com apoio da Prefeitura de Tibau do Sul, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Conexão Consultoria e Educa Pipa.

PROGRAMAÇÃO GERAL 2018

19/09

Concurso de Novos Talentos – Entradas

14h – “Tortilha do Sertão”  com Alexandre Daher e Cely dos Santos

15h – “Enformadinho Nordestino”  com Antônio Agaildes e Vanessa Pedro

16h – “Fogueira de São João”  com Amanda Ferreira e Patrízio Paddey

17h – “Polenta de Camarão” com Fábio Hiranoyama  e Leandro Carlos

19h30 – “Cheesecake Vegana “  com as chefs Mila e Mary, da Empresa Emes Alimentos Funcionais  

20h45 – Help Convida Betão Barbosa, Chef do Tal do Escondidinho  

22h –“Drinks - Infusões simples e Xaropes” com Mixologista  Daniel Medeiros (Whiskritório)

23h - Show no Palco Cultural

20/09

Concurso de Novos Talentos – Prato Principal

14h – “Sabor Junino”  com José Adelino e Raoni Carbogim

15h – “Caminho do Sol”  com Ricardo de Lima e Samanda Ribeiro

16h – “Comamilho”  com Juliana Bahia e Stella Albuquerque

17h – “Encantos do Abaty” com Alexandre Daher e Cely dos Santos

19h – Momento Empreendedor

19h30 –  “Salada do  Mar com produtos Terroir”,  Chefs Itala Shelda e Priscila Gois – Momento Sebrae

20h45 –  Chef Erik Nako com “Croquete de Caldinho de Mocotó e Camarão”

22h – Concurso do Melhor Feijão de Pipa  

23h - Show no Palco Cultural

21/09

Concurso de Novos Talentos –  Sobremesas

14h – “Boneca do Engenho”  com Daniel Medeiros e Tadeu Rena

15h – “Mini Naked Junino ”  com Felipe Honorato e Josué Fernandes

16h – “Entremet de Milho”  com Andressa Ribeiro e Lucas Araújo

17h – “Manjar de Milho” com Fausto Laurindo e Gerfferson Thiego

19h – “ Baião, Baião do litoral ao Sertão”  - Tacho beneficente preparado pelos Chefs Betão Barbosa, do Tal do Escondidinho e Cumpade João, da Casa de Cumpade

19h30 –  “ Moqueca de Carne de Sol “ – Chef Angelo Medeiros (SENAC)

20h45 –  “Fava Pantaneira” - Chef Felipe Caran

22h –  Chef Confeiteira Quezia almeida

23h - Show com 'Os Três Iguais" no Palco Cultural

22/09

19h – Oficina com Barista da São Braz, Davi Wagner

19h30 – Rodrigo Chiberium  com o “Salpicão Defumado”

20h45 – Concurso Melhor Receita de Ostra

22h – Chef Cumpade João com o cozido do “É de casa”

23h – Resultado do Concurso Gastronômico da Pipa

23h30 - Show de encerramento com John Gouret's Band no Palco Cultural

ACOMPANHE O FESTIVAL

www.festivaldapipa.com.br

Instagram:@festivaldapipa

Facebook: Festival Gastronômico da Pipa
Inscrições e outras dúvidas: [email protected]



Finanças Pessoais será tema da 5ª edição do CineLEP

Blog SerMídia,

Uma das principais atividades de cultura e lazer ainda escolhidas por diversas faixas etárias, é o
cinema. Algumas pessoas costumam se reunir para comentar filmes e até mesmo relacioná-los
a práticas do nosso cotidiano. Observando isso, a Liga de Empreendedorismo Potiguar – LEP,
desenvolve pela 5ª vez mais uma edição do CineLEP, evento que mistura cinema com
discussões pautadas sobre algum tema atual e necessário.

O evento acontece no dia 15 de setembro, às 14h no SEBRAE-RN. Os interessados podem se
inscrever por meio do link bit.ly/5cinelep, para os universitários a participação é válida como
2h complementares.

Durante o encontro, será exibido o TED “O poder do não e o dinheiro” da Nath Arcuri. Nele,
são abordados assuntos como os segredos por trás das mentes endividadas e também algumas
dicas práticas para que qualquer pessoa consiga ter uma vida financeira equilibrada.

Após a exibição do filme haverá uma mesa-redonda, onde serão discutidas finanças pessoais,
como gerir e investir melhor o dinheiro. Para falar sobre isso, estarão presentes o fundador
da TM – Finanças Tiago Medeiros e o Assessor de Investimentos na Next Invest Leonardo
Quaranta.

SERVIÇO
5ª edição do CineLEP - TED “O poder do não e o dinheiro”
Data: 15 de setembro
Hora: 14h
Local: SEBRAE/RN
Inscrições:  bit.ly/5cinelep


Maratonas de Negócios Sociais do SEBRAE-RN seguem nesta semana em Assu e Caicó

Blog SerMídia,

A partir de hoje, você acompanha aqui no blog Sermídia, tudo sobre as Maratonas de Negócios Sociais do SEBRAE-RN, competição de ideias inovadoras que está movimentando várias cidades do interior potiguar. 

Maratona de Negócios Sociais foi idealizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE/RN e tem como objetivo desenvolver o potencial dos empreendedores universitários, capacitando as pessoas para a criação de suas startups com foco em impacto social e ambiental, em suas respectivas cidades.

As maratonas acontecem desde o mês de junho, com a primeira edição em Natal. Em julho foi a vez das cidades de Apodi e Caraúbas. Em agosto, os empreendedores universitários participaram de maratonas nos municípios de João Câmara, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Canguaretama e Currais Novos. 

Nesta semana as Maratonas de Negócios Sociais serão realizadas Assu, começando nesta segunda (10) até o dia 13, e Caicó, com início na terça (11) até a próxima sexta-feira (14). No fim do mês, entre os dias 24 e 27, a Maratona será em Mossoró. Em outubro, acontecerá a grande final com os vencedores de todas as etapas.   

De acordo com o SEBRAE-RN, a participação na Maratona é exclusiva para universitários regularmente matriculados em qualquer curso de graduação de Instituições de Ensino Superior - IES, sem fazer distinção entre instituições públicas e privadas e alunos de cursos técnicos dos Institutos Federais. Para saber mais, acesse: https://platina.rn.sebrae.com.br/maratona-de-negocios-sociais/  

E logo logo aqui no Blog Sermídia traremos mais detalhes sobre os Negócios de Impacto Social e Ambiental que vem fazendo a diferença na realidade empreendedora potiguar. Fiquem ligados! :) 

1-20 de 321