O RN sempre uma forte bancada de senadores

Alexandre Cavalcanti,

O Rio Grande do Norte, historicamente, sempre teve uma uma influente bancada no Senado Federal, desempenho o senador Dinarte de Medeiros Mariz, passando por Jessé Pinto Freire, Carlos Alberto de Souza, Fernando Bezerra, Garibaldi Filho e José Agripino Maia.

Dinarte tinha grande influência entre os senadores, foi primeiro secretário da Casa, e era frequentador assíduo dos palácios do Planalto, gabinete dos despachos, e do Alvorada, residência oficial do presidente da República.

Jessé Freire, além de senador da República eleito e reeleito(morreu no mandato), exercia, também, liderança no empresariado nacional como presidente da poderosa Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Da mesma forma, o senador Fernando Bezerra também exerceu forte liderança empresarial, como secretário e depois presidente da CNI (Confederação Nacional da indústria). Foi também líder no Governo no Senado e Ministro de Estado.

O senador Carlos Alberto foi sempre uma presença marcante no Senado. Por muito anos, recebeu elogios pelo seu desempenho no mandato. Era superado apenas pelo senador Nelson Carneiro, do Rio de Janeiro, autor da Lei do Divórcio.

Garibaldi Filho foi, recentemente, escolhido por seus pares como presidente do Senado e foi presidente da Comissão de Infraestrutura e ministro da Previdência Social. 

O senador José Agripino foi eleito e reeleito outras três vezes para senador da República. Foi líder da Oposição no governo do presidente Lula e Presidente Nacional dos Democratas.


Tags: Bancada Representatividade Senadores
A+ A-