Descomplicando os tratamentos de peelings

Leonardo Ribeiro,

ddO termo “peeling” vem do inglês e significa descamar, ou seja, partiremos do princípio que todo tratamento de peeling tem como base provocar uma descamação da pele tratada, provocando uma renovação celular.

Na dermatologia costumamos dividir os peelings pela camada da pele que será atingida em: superficial, médio e profundo. Além disso, pode ser classificado em físico, quando o causador dessa descamação da pele é um agente físico, como o calor e o atrito, e denominado químico, quando uma substância química, como ácidos, são aplicados na pele para desencadear esse processo cutânea.

O peeling químico, que é o mais executado em consultórios médicos de dermatologia pode atingir diversos propósitos. Desde pele oleosa e poros dilatados. até tratamento de cicatrizes de acne e rugas profundas

Os ditos superficiais normalmente são indicados para: manchas, excesso de oleosidade, fechamento de poros, controle de acne, dentre outras.

Manchas mais profundas, ceratoses cutâneas, rugas finas e poros muito dilatados são alguns dos benefícios que o peeling químico médio pode trazer à pele de quem se submete a esse tratamento.

Rugas profundas, flacidez, manchas, cicatrizes de acne, pele danificada do sol e linhas de expressão são tratadas com peeling profundo, onde se usa principalmente uma substância que chamamos de fenol, muitas vezes associado ao óleo de cróton, que potencializa a sua penetração e efeito.

*Foto: descamação de um peeling profundo com fenol para rejuvenescimento facial intenso.

Os peeling em geral devem ser recomendados pelo médico dermatologista, os superficiais podem ser executados por outros profissionais da área da saúde com especialização em estética, de preferência sob orientação e supervisão do dermatologista.

Peeling médio, e especialmente o profundo, deve ser executado pelo profissional médico, pois quando indicado de forma incorreta ou mal conduzido pode trazer complicações como manchas, queimaduras e até cicatrizes.

Tem alguma dúvida visite nossa página pesonadermatologia.com.br e saiba mais.

Tags: peelings
A+ A-