Turistas estrangeiros apontam RN como estado mais hospitaleiro do Nordeste

Em nível nacional, estado aparece ao lado de São Paulo como quarto mais bem avaliado do país.

Da redação, Ministério do Turismo ,
Artur Melo
Avaliação feita por turistas estrangeiros e divulgada pelo Ministério do Turismo aponta também o RN como quarto estado mais hospitaleiro do Brasil.
No dicionário, a hospitalidade tem muitos sinônimos: acolhimento, recepção e cordialidade são apenas alguns. No Brasil, todos eles servem para descrever a capacidade do brasileiro de cuidar bem dos visitantes que recebe. No Dia da Hospitalidade, o Ministério do Turismo revela os cinco estados brasileiros considerados mais hospitaleiros pelos turistas estrangeiros que visitam o país. O Rio Grande do Norte é o único citado da região Nordeste.

E a disputa é acirrada. O campeão do bem-receber é o estado do Mato Grosso do Sul, cuja hospitalidade recebeu aval de quase totalidade (99,6%) dos visitantes internacionais que lá estiveram. O acolhimento dos estados da região Sul também foi destaque na pesquisa, colocando Santa Catarina (99,2%), Rio Grande do Sul (98,9%) e Paraná (98,5%) na sequência dos mais bem avaliados do país neste quesito. A pesquisa de demanda internacional do MTur destaca ainda os estados de São Paulo e do Rio Grande do Norte, ambos com percentuais de aprovação de 98,4%.

“Este alto índice coloca a hospitalidade do brasileiro como um ativo da maior importância para o turismo nacional, uma vantagem competitiva que contribui para o esforço do MTur de aumentar o fluxo e atrair novos turistas para os nossos destinos”, comenta o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A hospitalidade lidera em avaliação positiva entre os 19 itens de infraestrutura e serviços pesquisados no estudo da demanda internacional do MTur. Somada aos alojamentos, gastronomia, restaurantes e aeroportos, que também influenciam a percepção do turista, compõe o conjunto de atributos fundamentais da boa experiência turística. Em 2017, por exemplo, o modo de receber do brasileiro recebeu aprovação de 98,1% dos estrangeiros que visitaram destinos nacionais, maior percentual registrado nos últimos cinco anos.

Tags: Rio Grande do Norte Turismo
A+ A-