Setur coordenará oficinas para compor Mapa do Turismo Brasileiro

Municípios com atrativos turísticos e que desejem participar deverão apresentar documentação.

Da redação, Setur,

A Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur) está participando de mais uma ação de interiorização do turismo no Estado. Os municípios do Rio Grande do Norte que possuem atrativos turísticos e desejam participar da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro deverão apresentar documentação à Setur, em oficinas que serão realizadas a partir de março deste ano.

O Mapa é um instrumento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo regional, organizado pelo Ministério do Turismo (Mtur), que subsidia a priorização de investimentos, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

Em seus devidos polos turísticos, os municípios devem comprovar que cumprem os critérios exigidos a serem validados pela Setur e Mtur e assim garantirem o cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro.

Estes novos critérios foram divulgados em dezembro passado, através da portaria 192, e entre as normas já estavam à comprovação da existência de um órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo no município; a comprovação da existência de orçamento destinado ao turismo na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e apresentação de um termo de compromisso, assinado pelo prefeito municipal e pelo dirigente responsável pela pasta de turismo.

A nova portaria acrescenta ainda a necessidade de trazer junto a comprovação da existência de Conselho Municipal de Turismo ativo e também os municípios precisam possuir prestadores de serviços turísticos de atividades obrigatórias registrados no Cadastur.

A participação do Mapa está diretamente ligada às políticas públicas de turismo, são essas: planejamento e pesquisas, ações voltadas à capacitação, promoção e divulgação do destino e até melhorias em infraestrutura, sendo executadas por meio da Secretaria de Turismo do RN e também através dos editais do próprio Ministério do Turismo.

“É fundamental que os municípios do Rio Grande do Norte com potencial turístico cumpram todos os requisitos para serem contemplados no Mapa do Turismo Brasileiro. Visto que tanto a Secretaria de Turismo do RN como o Ministério do Turismo voltam suas políticas públicas para quem obedece tais critérios”, explicou a titular da Setur, Ana Maria da Costa.

Tags: interiorização do turismo Mapa do Turismo Brasileiro Setur
A+ A-