Fecomércio inaugura novo Complexo Hotel-Escola Senac Barreira Roxa

Com investimento de R$ 36,2 milhões, objetivo é capacitar 2 mil profissionais por ano, usando hotel como laboratório.

Da redação, Fecomércio,
Cedidas/Fecomércio
Complexo Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, na Via Costeira, é voltado para capacitação de mão de obra para o turismo.

Em um concorrido evento, que reuniu cerca de 400 pessoas entre autoridades políticas e lideranças empresariais, do turismo e de outros segmentos da economia, além de representantes do Sistema S potiguar e de outros estados do país, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, inaugurou, na noite da terça-feira (14), o Complexo Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, na Via Costeira de Natal.

O evento foi prestigiado, entre outros, pela governadora do RN, Fátima Bezerra; pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros; e pelos presidentes das federações do Comércio do Acre, Leandro Domingos (também vice-presidente Financeiro da CNC); do Pará, Sebastião de Oliveira Campos (Pará); do Piauí, Francisco Valdeci de Souza (também primeiro vice-presidente da CNC); do Rio de Janeiro, Antonio Florêncio de Queiroz Jr.; e da Federação Nacional de Hotéis e Restaurantes, Alexandre Sampaio.

Voltado à capacitação de mão de obra para o segmento turístico, o empreendimento é formado pelo Hotel-escola e por um centro de formação profissional. Foram investidos R$ 36,2 milhões em obras e aquisição de equipamentos, que permitirão a expansão das matrículas do Senac no segmento de turismo, hospitalidade e lazer em mais de 40%, chegando a duas mil pessoas atendidas por ano, somente em Natal.

Como uma forma de homenagear grandes figuras da cultura e do empresariado potiguares, espaços do complexo foram batizados com seus nomes. Quem visita o complexo, pode conhecer o Restaurante Newton Navarro; o Café Dorian Gray; a Biblioteca Câmara Cascudo; o Espaço Gastronômico Jessé Freire; o Bar Reginaldo Teófilo; e o Centro de Eventos João Dinarte Patriota. Durante a solenidade, familiares dessas personalidades receberam placas comemorativas alusivas às homenagens.

InauguracaoHotelBarreiraRoxaGovernadoraFatima

A noite também foi marcada pela entrega do Mérito Jessé Freire, a maior honraria oferecida aos empresários de destaque no Rio Grande do Norte, que leva o nome do primeiro e único norte-riograndense a ocupar a presidência da Confederação Nacional do Comércio. Foram homenageados o Presidente de Honra da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antônio Oliveira Santos; e o atual presidente da entidade, José Roberto Tadros.

Para o presidente Marcelo Queiroz, a inauguração é um verdadeiro ícone do trabalho do Sistema Fecomércio RN no apoio ao desenvolvimento social e econômico do estado e da reconhecida excelência da ações, projetos e atividades implementadas pela entidade, sobretudo no ano em que a entidade complexa 70 anos de atuação. “Este complexo moderno e funcional atuará como um manancial para suprir o mercado com uma mão de obra de excelência, cuja qualidade certamente irá se refletir na melhoria substancial dos produtos e serviços ofertados pelas empresas que atuam no turismo do Rio Grande do Norte”, afirmou. Queiroz destacou a elevada qualidade dos cursos, que se reflete no nível de empregabilidade dos alunos egressos do Senac, que chega a 85%.

O presidente da Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros, destacou que o Complexo Senac Barreira Roxa sintetiza a visão gerencial da Instituição a se manter de lado das políticas públicas para o desenvolvimento local. “Estamos inaugurando um espaço de saber e conhecimento, que deverá ter a missão de multiplicar as ações educacionais para o aprimoramento da atividade turística do estado. Fruto de uma parceria exitosa do Governo do RN com o Sistema Fecomércio, certamente esta será uma unidade de referência para reforçar o competente trabalho desenvolvido pelo Senac”, declarou.

A governadora Fátima Bezerra parabenizou o Sistema Fecomércio pela inauguração e reforçou a parceria existente. “Este é um equipamento importante. Não é um hotel qualquer, é uma escola de turismo, um centro voltado para a formação de profissionais para um dos setores que consideramos uma das principais prioridades, enquanto mola propulsora para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Tags: Fecomércio Turismo
A+ A-