São Gonçalo realiza licitação para garantir melhoria do transporte público

Inicio da transformação do transporte municipal acontecerá com a renovação da frota.

Da redação, Prefeitura de São Gonçalo,

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo Amarante está realizando licitação para melhoria dos transportes públicos do município. A Comissão Permanente de Licitação iniciou nesta terça-feira (25) a habilitação da empresa interessada.  

A licitação na modalidade concorrência tem como objetivo a prestação de serviço de transporte coletivo urbano de passageiros na modalidade de Interbairros Estrutural, no município, como também, a implementação do sistema de bilhetagem eletrônica, e comercialização das passagens antecipadas por meio de postos de vendas.

“Hoje está sendo aberta a parte de habilitação. Feita a abertura, a sessão foi suspensa para ser analisada a parte técnica para depois o julgamento ser publicado e, em seguida, convocada a empresa para vir à abertura da proposta técnica. Essa é a fase que se encontra a licitação” afirmou Wilson Ribeiro, subsecretário de Licitação. 

O inicio da transformação do transporte público municipal acontecerá com a renovação da frota. A partir do início dos serviços contratados, todos os veículos serão do tipo micro-ônibus ou ônibus. Segundo a empresa que fez o estudo do Plano Diretor de Transporte e elaborou o edital da licitação, o cálculo seria a princípio a quantidade de 45 micro-ônibus.

Atualmente, a frota municipal conta com 86 veículos, sendo metade Kombis e a outra por Vans. Após a licitação e o prazo de adequação dado no edital, serão disponibilizados para o usuário veículos zero quilometro, com acessibilidade e todos os requisitos exigidos pela lei. 

“O edital foi lançado em 2013 como parte da proposta de melhoria do sistema de transporte coletivo do município, aconteceram alguns imprevistos e agora conseguimos retomar a licitação. Fizemos alterações e adequamos às melhorias. É um passo importante para modernização e melhoria do sistema de locomoção público de São Gonçalo. Em paralelo estamos elaborando o Plano de Mobilidade Urbana que será importante para novos investimentos no setor”, afirmou Paulo Roberto, diretor do Departamento Municipal de Trânsito.

Tags: Cidades Transportes
A+ A-