Segurança no trânsito: Ipem verifica radares de avenidas de Natal

Verificação é feita anualmente e analisar se o equipamento está de acordo com especificações do Inmetro.

Da redação, Ipem,

Na última quarta-feira (29), o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem) realizou a verificação periódica dos medidores de velocidade instalados em diferentes vias da capital potiguar. Os instrumentos têm a função de tornar as ruas e avenidas mais seguras tanto para condutores quanto para pedestres, ao delimitar o limite máximo de velocidade que poderá ser atingido pelo veículo no local determinado.

Foram examinados e aprovados os medidores de velocidade localizados na avenida Jaguarari com avenida Miguel Castro e da avenida Senador Salgado Filho com avenida Antônio Basílio, no bairro de Lagoa Nova.

Segundo o responsável técnico, Robson Thiago Dantas Soares, essa verificação é feita anualmente e tem como objetivo analisar se o equipamento está em conformidade com as especificações regulamentadas pelo Inmetro.

“A verificação dos medidores de velocidade é feita com cinco passagens sobre a faixa com um veículo especial, equipado por um tacômetro, que mede a exata velocidade dos automóveis e verifica a compatibilidade da marcação com o radar eletrônico”, explica.

As verificações dos medidores são solicitadas pelas empresas ou órgãos administradores dos radares quando é chegada a aproximação do término da validade de um ano da fiscalização anterior. “Além da verificação inicial, é obrigatória a avaliação anual de todos os medidores de velocidade, que são lacrados após a inspeção para garantir que o radar continue funcionando corretamente e apresente registros confiáveis”, afirma o técnico.  

Em caso de dúvida, o site www.servicos.rbmlq.gov.br/instrumento pode ser consultado para atestar quais radares estão aptos ao funcionamento.

Tags: fiscalização Ipem radares
A+ A-