Prefeitura do Natal realiza série de ações, eventos e palestras na Campus Party

Na 1ª edição do encontro na capital potiguar, em 2018, houve a participação de cerca de 60 mil pessoas.

Da redação, Prefeitura do Natal,

A Prefeitura do Natal é parceira na realização da Campus Party de 16 a 18 deste mês, no Centro de Convenções, na Via Costeira. O evento é considerado a maior experiência tecnológica do mundo e reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência empreendedorismo e entretenimento digital.

Na primeira edição do encontro na capital potiguar, ano passado, foi registrada a presença de aproximadamente 60 mil visitantes, seis mil campuseiros, com 350 horas de conteúdo.

O trabalho da Prefeitura, na organização e participação na Campus Party 2019 teve início há alguns meses. A gestão terá um estande com exposições em parceria com o Instituto Metrópole Digital – IMD da UFRN e o Instituto Santos Dumont. No local, será montada uma arena para a realização de uma série de palestras e oficinas. Essa programação está marcada para o sábado (17), das 10h às 20h, e no domingo (18), das 10h às 19h.

A Prefeitura do Natal também organizará um Hackaton (evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios), no sábado e domingo. “Os participantes terão que buscar soluções tecnológicas, sendo uma para a área de saúde e outra para a educação”, revela Joanna Guerra, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Planejamento – Sempla.

O evento é dividido em três áreas principais. A Open Campus é gratuita, com Startup & Makers, Campus Future, Educação do Futuro, Roboticampus, Drones e Simuladores. Enquanto isso, a Arena é a área paga do evento, com palestras, workshops, hackathons, além de bancadas com internet de alta velocidade. Por fim, o Camping é o espaço reservado para as pessoas que compraram ingresso com camping. Barracas, duchas, e um espaço wellness para cuidados com a saúde e bem-estar ficam à disposição.

Inserida nessa programação geral, a gestão de Natal ainda terá sete “espaços” para palestras, sendo três no palco principal. Os temas serão os seguintes:

Espaço Feel The Future (17/8) – 13h15 – 14h – Parque da Cidade – Espaço de conhecimento, lazer e qualidade de vida; 14h15 – 15h – A relação da tecnologia e a saúde mental. Espaço: STEAM (17/8) – 13h – 13h45 – Pedofilia: um desafio frente as novas tecnologias. Espaço Educação do Futuro (17/8) – 15h30 – 17h – Minicompetição de Planadores no ambiente escolar.

Espaço: STEAM (18/8) – 13h – 13h45 – Zoada dos bilros e a Tecnologia de Informação – Uma aplicação lógica; Espaço: Educação do Futuro (18/8) – 10h30 – 12h30 – Minicompetição de Planadores no ambiente escolar.

Preocupada com as atitudes voltadas para a proteção ambiental, a Prefeitura do Natal preparou uma ação de troca de “lixo eletrônico” por ingressos. “No sábado e domingo, das 10h às 20h serão disponibilizados 50 ingressos/dia para as primeiras 50 pessoas/dia que depositarem o lixo eletrônico no local. Os ingressos são trocados para o dia em que a troca for feita, ou seja, troca no sábado e participa no sábado, domingo, no domingo”, detalha Guerra.

A Prefeitura do Natal ainda realizará ações no espaço Wellness, organizadas pela Secretaria de Saúde – através do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares da Prefeitura do Natal (Cerpic), com atividades objetivando saúde e bem-estar com consciência e responsabilidade, valorizando a vida e incentivando o autocuidado, buscando o equilíbrio do ser em sua integralidade. A Secretaria de Esportes e Lazer – SEL - também irá promover ações para os participantes do evento.

Os interessados em acompanhar, ao vivo, tudo que estará acontecendo no encontro, poderão acessar a Webrádio da Prefeitura. As transmissões serão realizadas direto do Centro de Convenções, ao vivo. Para acessar, basta clicar em: https://www.natal.rn.gov.br/sttu2/paginas/ctd-1218.html (Rádio 156).

Fora do Centro de Convenções, mas fazendo parte da Campus Party, a Prefeitura organiza, no Centro Municipal de Referência em Educação – Cemure, na Cidade da Esperança, já na quinta-feira (15), Alexandre Ferreira (Casemonstro) ministra duas palestras. Às 9h, para alunos, ele fala sobre: “Criando o Futuro Através da Tecnologia”. Às 14h, para professores o tema será: “Educação 4.0 para alunos 4.0”.

Áreas do evento:

1) Open Campus: área gratuita e aberta ao público, com atrações de realidade virtual e aumentada e espaços dedicados ao empreendedorismo, educação, entretenimento, drones e games.

2) Startup & Makers: espaço onde startups poderão apresentar seus projetos, além de receber mentorias e contato com potenciais investidores, aceleradoras e incubadoras.

3) Campus Future: onde projetos acadêmicos de estudantes universitários serão expostos e divulgados.

4) Espaço Educação do Futuro: reunirá desde oficinas de linguagem de programação a palestras e debates para a edução. Poderá ser frequentada por entusiastas da educação, alunos, professores e pais.

5) Gamer: reunirá desde os games do momento, até equipamentos profissionais e campeonatos amadores.

6) Maker Space: área dedicada à cultura maker, robótica educacional e fabricação digital.

7) Hacka Space: aqui serão realizados desafios e maratonas de hackathons para solucionar problemas enfrentados pela sociedade na atualidade.

8) Comunidades: espaço destinado para comunidades relacionadas aos universos do empreendedorismo, criatividade, desenvolvimento, ciência e entretenimento.

Tags: Campus Party Natal 2019 Prefeitura do Natal
A+ A-