Seap instala em quatro meses o quinto “body scan” em unidade prisional

Presídio Estadual do Seridó, na cidade de Caicó, recebeu equipamento na semana passada.

Da redação, Seap,

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) instalou no Presídio Estadual do Seridó (PES), em Caicó, na última semana, o equipamento de escaneamento corporal, também conhecido como “body scan”.

A unidade prisional é a quinta a receber o “body scan”, desde o início da atual gestão da Seap, em fevereiro deste ano, o que inclui o cadastramento dos visitantes e o treinamento dos agentes penitenciários, os quais passam a contar com uma maior segurança no exercício da função.

O aparelho permite a detecção de objetos proibidos no momento da visitas, evitando em alguns casos abordagens invasivas desnecessárias e a formação das filas nos dias de visita. Ao todo, o PES conta com 950 visitantes cadastrados, que a partir de agora passarão pelo escaneamento.

De acordo com titular da Seap, Pedro Florêncio Filho o uso do escaneamento eletrônico é importante para a secretaria, sobretudo no tocante ao trabalho dos agentes e a agilidade que levará às unidade prisionais. “O processo anterior era vagaroso e resultava em longas filas. A expectativa é acabar com isso, permitindo maior segurança ao trabalho dos agentes”.

Além do PES/Caicó, o “body scan” também já se encontra em uso na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) e na cadeias públicas de Natal, Ceará Mirim e Mossoró. As próximas unidades são a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga e o Complexo Penal Estadual Agrícola Mario Negócio, em Mossoró.

Tags: Sistema Penitenciário
A+ A-