Prazo para alistamento militar termina na próxima segunda

Rapazes que completam 18 anos este ano devem procurar a Junta de Serviço Militar levando certidão de nascimento, comprovante de residência e foto 3x4.

Ministério da Defesa,

O prazo para o alistamento militar de 2014 acaba na próxima segunda-feira (30). Jovens do sexo masculino que completam 18 anos neste ano devem procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima da sua casa, levando certidão de nascimento ou outro documento (RG, carteiras de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto recente (tamanho 3x4). Caso esteja residindo fora do País, o candidato deverá procurar os consulados ou as embaixadas do Brasil.

Os jovens que forem selecionados poderão servir a uma das três Forças Armadas- Marinha, Exército e Aeronáutica - a partir de 2015.

Em 2013, mais de 2 milhões de jovens se alistaram nas juntas de todo o país e cerca de 92 mil deles foram incorporados pelas Forças Armadas.

Conforme estabelece a Constituição Federal, o alistamento é obrigatório e aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte ou assumir cargos no serviço público.

O jovem em situação irregular com o Serviço Militar também fica impedido de prestar vestibular ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, além de estar sujeito ao pagamento de multa - cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Aqueles que perderem o prazo de alistamento (2 de janeiro a 30 de junho de 2014) só poderão participar da seleção em 2015, com possibilidade de serem incorporados apenas em 2016.

Tags: segurança serviçomilitar
A+ A-