Comunidade de Felipe Camarão recebe equipamentos de segurança

Serão instaladas 19 câmeras de segurança na comunidade, além de dois veículos tipo Fiesta, duas motocicletas e um ônibus de videomonitoramento.

Da redação,

n1Acordo de cooperação entre o governo federal, por meio do Ministério da Justiça, via Programas Brasil Mais Seguro e Crack, É Possível Vencer, e a Prefeitura de Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Semdes), possibilitou a doação de equipamentos de segurança para o bairro de Felipe Camarão, localizado na zona Oeste. Serão instaladas 19 câmeras de segurança na comunidade, além de dois veículos tipo Fiesta, duas motocicletas e um ônibus de videomonitoramento, que serão operacionalizados pela Guarda Municipal.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Social, Paulo César Ferreira da Costa, as câmeras já começaram a ser instaladas em locais estratégicos de Felipe Camarão, e o trabalho seguirá até o fim do mês de novembro. A justificativa para o bairro escolhido recai nos altos índices de criminalidade na comunidade mapeados pelo Centro de Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). “A comunidade recepcionou a iniciativa do município com muita alegria”, disse o secretário.

Ainda segundo Paulo César Ferreira, a operação será conjunta entre a Semdes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Explicou que o usuário de crack apreendido será encaminhado para a área de saúde para tratamento. Após isso, a assistência social do município ficará encarregada da reinserção social do indivíduo. É importante frisar que todo o monitoramento será feito por guardas municipais.

O programa Brasil Mais Seguro de redução da criminalidade violenta tem o objetivo de reduzir a impunidade, aumentar a sensação de segurança da população e promover maior controle de armas. Visa induzir e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública para redução dos índices de violência e criminalidade, por meio da qualificação dos procedimentos investigativos, do fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade com a população e maior cooperação e articulação entre as instituições de segurança pública, sistema prisional e o sistema de justiça criminal (Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública).

Já o programa Crack, É Possível Vencer é coordenado pelo Ministério da Justiça, que desenvolve, em parceria com outros ministérios, ação integrada com três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade. Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social.

É um amplo trabalho realizado pelos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos, visando a oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas.

Tags: Segurança
A+ A-