Bombeiros do RN discutem em Brasília propostas de melhorias para a Defesa Civil

Entre as propostas estava a regulamentação estabelecendo detalhes das atribuições de cada um dos componentes do SINPDEC.

Da redação, CBM,
Divulgação/CB

Representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBM) estiveram, nos dias 16 e 17 de setembro, em Brasília, participando de uma reunião promovida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil com os Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil. A reunião teve como principal objetivo debater a regulamentação da legislação federal que trata da proteção e defesa civil no Brasil.

Durante o encontro, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, General Adriano Pereira Junior, falou que “o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC precisa ser regulamentado, estabelecendo-se com detalhes as atribuições de cada um dos componentes do SINPDEC”.

Durante os dias, os Coordenadores Estaduais e o staff da Secretaria Nacional debateram ainda assuntos em busca de dinamizar as cinco ações globais de defesa civil - prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

Segundo o Tenente-Coronel Sócrates Vieira de Mendonça, Diretor de Administração Geral do CBMRN, a reunião serviu para aumentar a inteiração entre a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e os demais entes federados, com enfoque na busca de propostas para melhorar o funcionamento do Sistema Nacional.

“Neste encontro compartilhamos experiências de ações realizadas entre os estados e formamos um Grupo de Trabalho (GT) para elaboração de um documento que sirva de base para a construção da regulamentação da legislação federal que trata da proteção e defesa civil no Brasil, buscando como consequência a redução de riscos e o aumento da eficiência da gestão dos desastres”, destacou.

Tags: CorpodeBombeiros Segurança
A+ A-