SMS revela que dispõe atualmente de 24 respiradores mecânicos

Secretaria estadual informou que possui em torno de 279 equipamentos, além dos utilizados em leitos de área vermelha das UPAs.

Rafael Araújo,
Reprodução
Secretaria de Saúde do RN têm divulgado número de casos suspeitos e confirmados, mas não se pronunciou sobre capacidade da rede pública.
SELO-CORONA-100

O Governo do Estado e a Prefeitura do Natal seguem adotando medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte e na capital. A   Secretaria de Saúde do Estado informou que serão adquiridos 115 respiradores, enquanto Secretaria de Saúde Municipal do Natal (SMS), revelou ter 24 desses aparelhos.

O respirador mecânico é utilizado para pacientes que se encontram em estado de saúde grave devido infecção do Covid-19. No Rio Grande do Norte, as autoridades de saúde ainda não apresentaram dados sobre quantas pessoas estão nessa situação.

A Sesap explicou que está tendo dificuldades para aquisição dos respiradores, principalmente porque esses equipamentos foram vendidos para outros países ou para outros estados.

"Em relação aos que estão em funcionamento, todos estão. Isso porque normalmente são usados nas UTIs e a taxa de ocupação das nossas UTIs é praticamente de 100% sempre. Seriam em torno de 279, mas também existem respiradores por exemplo em leitos de área vermelha das UPAs, então esse número ainda é maior", afirmou a Sesap.

De acordo com um sistema chamado CNES, o número de leitos privados de UTI é 260 – que também contam com respiradores.

Ainda segundo a Sesap, existem respiradores parados. "Ao todo são 22 e eles estavam quebrados desde 2016. Desde o ano passado, estamos tentando a manutenção desses equipamentos e conseguimos esse ano fechar contrato para a manutenção", destacou e acrescentou: "Como pretendemos abrir novos leitos de UTI, precisamos desses respiradores que estão sendo adquiridos e consertados e que terão funcionalidade mesmo depois desta crise do novo coronavírus".

Casos suspeitos

De acordo com a Sesap, já são 839 os casos suspeitos do novo coronavírus no Rio Grande do Norte. Os números foram divulgados no início da tarde desta quarta-feira (25) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). O RN segue com 14 pacientes que testaram positivamente. Segundo boletim divulgado na tarde de ontem (24), número de casos suspeitos era de 478.

A Sesap também informou que o Estado possui até o momento 957 notificações para Covid-19,não sendo contabilizadas as notificações dos casos que foram excluídos, que no momento totalizam 156 exclusões e 137 duplicidades.

Dos 957 casos notificados no RN, 104 casos já foram descartados e os 837 casos suspeitos e 2 prováveis ainda aguardam resultados dos exames laboratoriais

Em todo o país, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira (25), o número chegou a 2.201 casos confirmados para Covid-19 no país. Contudo, até o meio dia de hoje, esse número foi atualizado para 2281 casos, além de 47 mortes. 

Secretário de saúde do Estado, Cirpiano Maia fala sobre as condições da rede pública para enfrentar o coronavírus.


Confira o vídeo:


AMS

Tags: Saúde
A+ A-