Reumatologistas do RN discutem atenção básica no tratamento da chikungunya

Evento congregou profissionais de várias áreas da saúde para uma espécie de atualização.

Da redação,

Os reumatologistas em atividade no Rio Grande do Norte estiveram reunidos este fim de semana discutindo a atenção básica oferecida à população do Estado. A III Jornada de Reumatologia do RN congregou profissionais de várias áreas da saúde para uma espécie de atualização no que diz respeito ao atendimento e tratamento das pessoas acometidas por doenças reumáticas, com destaque à chikungunya, que vem registrando altos índices nos últimos dias.
Para o presidente da Sociedade de Reumatologia do RN (SR), entidade que promoveu o encontro, é preciso que haja uma atenção maior sobre as doenças osteoarticulares na atenção primária.
“Na verdade os profissionais da rede primária são os que têm primeiro contato com paciente. E muitas vezes eles mesmos podem iniciar o tratamento, assim como fazer o encaminhamento no tempo certo para a atenção terciária”, explicou o dr. José Hilton Nogueira Junior.
O reumatologista lembrou que atualmente, a população segue enfrentando problemas de todo o tipo como o pequeno número de profissionais, a dificuldade para a marcação de consultas, a realização de exames, mas que os reumatologistas trabalham diariamente na tentativa de driblar os problemas. “A jornada é um exemplo disso. Atualmente somos cerca de trinta especialistas no estado - alguns atuando no SUS - e não podemos ficar inertes diante da situação”, disse dr. José Hilton.
Francisco Neto, diretor científico da SR ratificou que o número de especialistas é aquém da quantidade de pacientes com queixas reumáticas: dores na coluna, nos ombros, osteoporose, lúpus. Dando destaque à chikungunya, que voltou com bastante força.
“Os números da epidemiologia não mostram a realidade, mas não podemos negar que estamos enfrentando um número bastante significativo de casos”A jornada aconteceu no auditório da Associação Médica do RN, e centenas de profissionais assistiram às palestras.
A atividade é mais uma iniciativa da SR no sentido de manter a atenção sobre os profissionais médicos e ao mesmo tempo se aproximar da sociedade, oferecendo melhores serviços à nossa população.

Tags: chikungunya Jornada de Reumatologia
A+ A-