Centro Administrativo do RN recebe mutirão gratuito de mamografias

Mulheres a partir dos 40 anos de idade podem fazer o exame na unidade móvel do Grupo Reviver.

Da redação, Governo do Estado,
Assecom/RN
Mutirão de mamografias é uma ação do Governo do RN, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho.

Um mutirão gratuito de saúde contra o câncer de mama começou a ser realizado nesta segunda-feira (6) no Centro Administrativo do Governo do Estado, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Mulheres a partir dos 40 anos de idade podem fazer a mamografia na unidade móvel do Grupo Reviver, que ficará estacionada na Escola de Governo até sexta-feira (10). O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Servidora da Secretaria da Educação, Telma Souza, de 59 anos, aproveitou o mutirão para fazer o exame assim que tomou conhecimento da campanha. Ela conta que a iniciativa do Governo do Estado em trazer o mutirão para dentro do Centro Administrativo é bastante positiva. “Como servidora, vejo que é muito mais fácil realizar a mamografia aqui ao invés de procurar um posto de saúde distante. Eu não tenho plano de saúde e, por isso, aproveito essa oportunidade que o Governo está nos dando para me prevenir”.

Para ter acesso ao mutirão, as mulheres acima dos 50 anos devem levar um documento com foto, comprovante de residência e o cartão do SUS. Para mulheres na faixa etária entre 40 e 49 anos, além desses documentos, é necessário também apresentar uma requisição médica, que pode ser feita por qualquer profissional de saúde (médicos e enfermeiros).

Durante as últimas semanas, foram realizados 40 agendamentos diários para a realização do exame. As mulheres que marcaram horário serão atendidas dentro da hora agendada. No entanto, cerca de 20 atendimentos serão feitos por demanda espontânea mediante ordem de chegada, totalizando 60 mamografias por dia. Ao final da semana, a expectativa é que sejam feitos 300 atendimentos.

“As mulheres que vierem ao mutirão serão beneficiadas com a realização gratuita de um dos mais eficazes exames para a detecção do câncer de mama, devido o credenciamento junto ao SUS, através da Secretaria Municipal de Saúde de Natal”, explica Idaísa Mota, sócia-fundadora do Grupo Reviver.

Ricardo Amaral, presidente da Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, esta responsável por trazer a iniciativa ao Centro Administrativo, ressaltou a importância dos exames preventivos. “A parceria do Grupo Reviver com o Governo é muito importante para promover a conscientização das mulheres, em especial das servidoras públicas. O diagnóstico precoce é fundamental no sucesso no tratamento”.

O mutirão de mamografias é uma ação do Governo do RN, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, em parceria com o Grupo Reviver.

Serviço

Mutirão de Mamografias

Local: Escola de Governo, Centro Administrativo do Governo do Estado

Data: 6 a 10 de maio de 2019, das 8 às 17h

Documentação exigida: identidade, cartão do SUS e comprovante de residência (e requisição médica, se abaixo dos 50 anos)

Tags: Grupo Reviver mutirão de mamografias
A+ A-