Central de Transplantes do RN bate recorde de doações de órgãos

Foram 18,4 doações por milhão de pessoas no 1º trimestre, ficando o Estado em 8º lugar no país.

Fátima Elena Albuquerque e Rafael Araújo,

A fila à espera de um transplante ainda é grande no Rio Grande do Norte, mas o Estado tem muito a comemorar nesse primeiro trimestre de 2019. Segundo os dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), foi batido o recorde de doações, com 18,4 doações por milhão de pessoas, ficando o RN em 8º lugar no país.

Em consequência disso, a Central de Transplantes do Rio Grande do Norte triplicou o número de transplantes renais no Estado, passando de 10 transplantes no 1º trimestre de 2018, para 30 transplantes nesse mesmo período de 2019. Com isso, o Estado ficou em 6º lugar em transplantes renais no Brasil e em 2º lugar no Nordeste.

De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do RN, Raissa Marques, atualmente, há 185 pessoas em fila para transplante de córneas e 196 para transplantes de rins. “Temos cerca de 2 mil pacientes em diálise no Estado e queremos que essas pessoas tenham mais acesso à fila de transplantes”, explicou. A meta é que 30% desses pacientes estejam ativos em lista, ou seja, 600 pessoas.

Raissa Marques também afirmou que outra meta é diminuir a fila de transplantes de córneas, já que a doação não depende de morte encefálica.

Em 2018, o RN havia registrado uma queda nas doações. O número de recusas familiares foi bem alto - 65% disseram não para a doação. Já nesse primeiro trimestre, essa recusa foi de 40%. No Brasil, 39% não quiseram doar órgãos de familiares.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), em todo o ano de 2018 foram realizados 265 transplantes no RN, sendo 162 de córneas, 62 de medula e 41 de rins. O número de doações foi de 36 para múltiplos órgãos e 112 para córneas. No Estado somente são realizados transplantes de rins, córnea e medula óssea. Outros órgãos captados no RN são encaminhados a outros estados do País.

Tags: Central Estadual de Transplante doação de órgãos
A+ A-