Infrações cometidas dentro do veículo estão suspensas em Natal

Medida segue uma decisão liminar expedida pela Justiça Federal do Ceará.

Fátima Elena Albuquerque,
Reprodução/TV
Carlos Eugênio destacou que a suspensão das multas em Natal são apenas as referentes a infrações cometidas dentro do veículo.

Seguindo uma decisão judicial expedida pela 1ª Vara da Justiça Federal no Ceará, em Fortaleza, na semana passada, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) decidiu suspender temporariamente algumas multas de trânsito aplicadas pelas câmeras de viodemonitoramento, na capital potiguar.

Em entrevista nesta quarta-feira (11) ao programa RN Acontece, o inspetor-chefe da STTU, Carlos Eugênio explicou que quatro tipos de infrações não estão sendo multados pelos agentes de trânsito. “Foram suspensas as notificações de infrações cometidas dentro do veículo, como o manuseio do celular, dirigir com apenas uma das mãos ao volante, ausência do cinto de segurança e dirigir com os faróis apagados durante o dia”, pontuou.

Segundo o inspetor, a decisão cearense ainda é em caráter liminar, podendo ser derrubada a qualquer momento. Questionado se o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) teria recorrido dessa decisão, Carlos Eugênio informou desconhecer a informação. A medida em Natal foi adotada a partir da última sexta-feira (6).

RN-H21

Ele destacou que a suspensão das multas na capital potiguar são apenas aquelas referentes a essas penalidades. “As demais notificações continuam sendo feitas normalmente, como, por exemplo, estacionar sobre o passeio público, fazer conversões irregulares, avançar o sinal vermelho e fechar cruzamentos”, alertou.

O inspetor disse ainda que as multas aplicadas a partir do 7 deste mês, e enquanto a medida estiver em vigor em Natal, serão canceladas. “Se algum condutor foi multado nesse período, deve buscar a STTU para requerer a retirada dessa multa”, orientou.

A aplicação de multas com a utilização de câmeras de vídeo começou em Natal no ano de 2017. O sistema da STTU conta com o suporte de aproximadamente quarenta câmeras espalhadas pelas principais vias da cidade.

Confira a entrevista:


AMS
Tags: câmeras de viodemonitoramento Carlos Eugênio Prefeitura do Natal RN Acontece STTU suspensão de multas
A+ A-