Dia de Doar tenta despertar sociedade para cultura de doação

Data será celebrada nesta terça-feira e, em Natal, envolve treze instituições.

Fátima Elena Albuquerque,
Reprodução/TV
Segundo a assistente social da Apae, Daniele Moreira, Dia de Doar busca despertar a sociedade para uma cultura de doação.

Despertar a sociedade para uma cultura de doação. Essa é a proposta do Dia de Doar, um grande movimento, nascido nos Estados Unidos, que se espalhou pelo mundo e atualmente ocorre em 55 países. Nesta terça-feira (3), milhares de organizações do chamado 3ª Setor estarão preparadas para receber doações e milhões de brasileiros poderão demonstrar seu apoio.

No Rio Grande do Norte, 13 instituições filantrópicas participarão do movimento: Adote, Amico, Amigos do Pelo, Apae Natal, Hospital Varela Santiago, Casa do Menor Trabalhador, GACC, Instituto do Bem, Lar da Vovozinha, Suvag, Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (Ierc), Grupo Reviver e Casa Durval Paiva.

De acordo com a assistente social Daniele Moreira, que trabalha na Apae, a campanha é dedicada especialmente para que a sociedade se volte às possibilidades existentes de se engajar em uma instituição ou fazer uma doação. “Queremos passar para a sociedade a importância do nosso trabalho. Hoje, temos 2.200 Apaes, distribuídas em todo o país. Na capital, a instituição está fazendo 60 anos, atendendo um público de 560 pessoas. Trabalhamos com habilitação, reabilitação e a área da educação”, disse.

RN-H2

Daniele Moreira explicou que a crise financeira que assola o país tem dificultado as doações. “O brasileiro é solidário quando está tudo bem”, destacou. Entretanto, ela explicou que é possível doar com pouco. “Não precisamos do assistencialismo, precisamos de algo efetivo, permanente. Se não tivermos a ajuda do Estado e da sociedade, as instituições fecham as portas”, afirmou.

Surgimento

No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013. A partir de 2014 o país passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 55 países participando oficialmente e ações sendo realizadas em mais de 190. Em Natal, a data passou a ser trabalhada em 2017.

Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação". Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).


Confira a entrevista:


AMS

Tags: Daniele Moreira Dia de Doar
A+ A-