CTGÁS-ER oferece cursos voltados para a Indústria 4.0

Segundo Rodrigo Melo, formação abrange áreas relacionadas com inovação e automação.

Fátima Elena Albuquerque,
Fladson Soares/Nominuto
De acordo com Rodrigo Melo, os cursos que estão sendo oferecidos pelo CTGÁS são pagos, mas os valores são acessíveis à população.

O Senai - Centro de Educação e Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) está com uma série de cursos voltados para a Indústria 4.0, que abrange a formação e capacitação em áreas relacionadas com inovação, uso de tecnologia e automação na indústria. De acordo com o diretor do CTGÁS e Instituto SENAI de Inovação, Rodrigo Melo, com essa nova revolução industrial, as empresas devem estar preparadas para atender as necessidades do mercado por produtos mais inteligentes e customizados.

“A quarta revolução industrial é a interação dos dados, da automação com a linha de produção, com máquinas e equipamentos, de tal forma que não se sabe até onde vão as ações da máquina, do robô, do computador, da inteligência artificial e a do homem. Esse é o novo ambiente, explicou Rodrigo Melo, em entrevista nesta quinta-feira (16) ao programa RN Acontece.

RN-H21

O diretor do CTGÁS afirmou que, em princípio, serão oferecidos cursos como “A indústria explorando o BigDATA”, “Inteligência Artificial” e “Conectando-se à Indústria Avançada”. A grade foi pensada para o Rio Grande do Norte. “Se falássemos disso há 10 anos, parecia que a gente estava em um salão da Nasa e que isso jamais iria acontecer em uma fábrica de botão que tivéssemos aqui na circunvizinhança. Hoje não, você chega em um chão de fábrica e lá está recheado de conectores, todos interligados, tem um grande ambiente de armazenamento de dados e existe uma inteligência por trás que faz com que se extraia desses dados informações suficientes para uma tomada de decisão”, destacou.

De acordo com Rodrigo Melo, os cursos que estão sendo oferecidos pelo CTGÁS são pagos, mas os valores são acessíveis à população e podem ser parcelados. “A nossa intenção não é o lucro. Precisamos atender da melhor forma possível a sociedade, encurtando o caminho entre ela e tecnologia”, afirmou. As matrículas estão abertas e as turmas iniciarão ainda este mês, em junho e início de julho.


Confira a entrevista:

Tags: CTGÁS RN Acontece Rodrigo Melo
A+ A-