RN Inclusivo promove parcerias com municípios para qualificação profissional

Plano foi idealizado pela Secretaria de Estado da Administração e lançado nesta sexta-feira.

Da redação, Governo do Estado,
Sandro Menezes/Assecom
Plano RN Inclusivo levará atividades voltadas para qualificação profissional, melhoria da gestão pública e consolidação da cidadania.

A governadora Fátima Bezerra lançou nesta sexta-feira (19) o “Plano RN Inclusivo: Políticas Públicas e Inclusão Social”. O Plano foi idealizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e é coordenado pela secretária da Administração, Virgínia Ferreira.

Logo após o lançamento foram assinados o Protocolo de Intenções entre o Governo do Estado e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e o Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria da Administração (Sead) e as prefeituras municipais que, na oportunidade, já aderirem ao Plano.

Através de cooperação entre o Governo do Estado e as prefeituras, o Plano RN Inclusivo levará atividades voltadas para qualificação profissional, melhoria da gestão pública, consolidação da cidadania e ações de voluntariado das instituições de ensino superior públicas do RN - UFRN, Uern, IFRN, Instituto Kenedy e Ufersa.

"Este programa tem o perfil do nosso governo, popular e transparente, e dialoga com sociedade", afirmou a governadora para destacar a participação da Rede de Voluntariado das instituições de ensino superior: "Professores de cinco instituições de ensino vão auxiliar na qualificação e contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado", registrou.

Fátima-Bezerra-H

Fátima Bezerra também enfatizou o modelo e formatação do plano: "Vai além da burocracia. Discute propostas, conceitos e saídas para as dificuldades. Deve envolver todos os órgãos e secretarias do governo e dos municípios em promoção da cidadania e da dignidade do povo do RN. Nossa geração está sendo desafiada. Conclamo todos a se engajarem. Vamos caminhar juntos".

A secretária estadual da Administração, Virgínia Ferreira, disse que o Plano RN Inclusivo pretende reverter os baixos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e da Educação Básica (Ideb). "Estamos assumindo o desafio de trabalhar em conjunto, utilizando a estrutura e o Banco de Talentos da Escola de Governo, e a Rede de Voluntários, para promover qualificação e aperfeiçoamento dos servidores do estado e dos municípios".

Presidente da Federação dos Municípios e prefeito de São Paulo do Potengi, José Leandro Cassimiro declarou que "o Governo une forças aos municípios para fortalecer as bases do serviço público e o atendimento ao público. Isso melhora o relacionamento e as administrações e quem ganha é o povo do Rio Grande do Norte. O Governo do Estado dá prioridade ao nosso povo com esta ação que trará bons resultados. É um trabalho de base, que pode parecer pequeno, mas que vai preparar para a execução de grandes projetos".

O lançamento do Plano RN Inclusivo: Políticas Públicas e Inclusão Social será realizado em outros três municípios polo: Mossoró, no dia 22 de julho, às 9h, no Teatro Lauro Monte; Currais Novos, no dia 24 de julho, às 14h30, no Auditório da AMSO; e Caicó, no dia 25 de julho, às 9h, no Auditório da 10ª Direc.

Tags: Fátima Bezerra Plano RN Inclusivo
A+ A-