Governo Cidadão cria Comitê Gestor de Inclusão Produtiva Rural

Objetivo principal é integrar todas as ações na área através de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Da redação, Governo do Estado,
Louise Aguiar
Primeira reunião aconteceu na sede do Governo Cidadão e uma próxima já está marcada para o dia 4 de junho.

O projeto Governo Cidadão, as secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Emater e Emparn e deram o primeiro passo nesta segunda-feira (20) para a criação do Comitê Gestor de Inclusão Produtiva Rural, que tem como objetivo principal integrar todas as ações na área em curso por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A primeira reunião aconteceu na sede do Governo Cidadão e uma próxima já está marcada para o dia 4 de junho.

“Nossa ideia é catalogar todas as ações em curso, juntar as entidades envolvidas, definir as tarefas de cada um e a partir disso solucionar todos os problemas que temos hoje, em conjunto. A inclusão produtiva rural é uma prioridade para o governo da professora Fátima e com a criação do comitê iremos trabalhar de maneira integrada e articulada, dando mais celeridade ao andamento dos projetos”, destaca o secretário de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro.

Um exemplo de iniciativa que será tomada pelo Comitê, tão logo seja formalmente criado, é o projeto de fenação e silagem, que tem como objetivo fornecer silagem e feno subsidiados a produtores pré-cadastrados pela Emater. O Governo Cidadão financiaria a implantação de novas áreas irrigadas, além da recuperação de outras áreas já existentes, nas unidades de pesquisa da Emparn em Apodi, Ipanguaçu e São Gonçalo do Amarante.

“A formação do Comitê é importante na medida em que passamos a discutir em conjunto todas as ações voltadas à inclusão produtiva no campo. Essa integração dará mais agilidade aos projetos e no alcance de resultados”, pontuou o diretor presidente da Emater, César Oliveira.

Entre as iniciativas que serão alvo de integração estão o projeto piloto de combate à desertificação, o fortalecimento da pecuária leiteira, quintais produtivos, fruticultura irrigada, apicultura, cajucultura, regularização das queijeiras, agroindústrias da agricultura familiar.

Tags: Comitê Gestor de Inclusão Produtiva Rural Governo Cidadão
A+ A-