Igreja lembra aniversário de morte do “Anjo da Caridade”

Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes celebra tríduo em memória do Padre João Maria.

Da redação, Arquidiocese de Natal,
Arquidiocese de Natal
Em 22 de fevereiro de 2002, a Arquidiocese de Natal abriu, oficialmente, o processo para a beatificação do Padre João Maria Cavancalti de Brito.

No período de 13 a 16 de outubro, a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Petrópolis, em Natal, celebra tríduo em memória do Padre João Maria – o Anjo da Caridade. A programação inicia no domingo (13), às 18h30, com uma exposição das relíquias do sacerdote.

De 13 a 15, haverá celebração de missa, às 19h, na Igreja Matriz. No dia 16, data em que se relembra os 114 anos de falecimento do “Anjo da Caridade”, a programação será a seguinte: 10h, ação e social e show com a cantora Fátima Santos, na Praça Padre João Maria, no centro de Natal; às 12h, será celebrada missa, também na Praça, e, às 19h, missa na intenção da beatificação, com a unção dos enfermos, na Igreja Matriz.

Processo de beatificação

Em 22 de fevereiro de 2002, a Arquidiocese de Natal abriu, oficialmente, o processo para a beatificação do Padre João Maria Cavancalti de Brito, também chamado por ‘Anjo da caridade’.

A primeira fase do processo, chamada de fase diocesana, foi iniciada pelo Monsenhor Francisco de Assis Pereira, que também foi o postulador da causa de beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Ele faleceu em dezembro de 2011 e, em 2012, Dom Jaime Vieira Rocha nomeou o Cônego José Mário de Medeiros para a função de postulador da causa dos santos da Arquidiocese de Natal.

Na fase diocesana é realizada a investigação histórica. Segundo o historiador, José Rodrigues, que integra a comissão pró beatificação, agora o grupo está finalizando a elaboração da biografia documentada do Padre João Maria. “É nossa pretensão concluir essa etapa até o mês de dezembro próximo, para enviar o material para a Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano”, explica.

Junto com a biografia documentada, é necessário também conter registros de graças alcançadas por fiéis, por intercessão do Padre João Maria. Para isso, a comissão solicita aos fiéis que receberam graças, para que as comunique na sala da postulação, que fica no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17 horas.

Tags: Anjo da Caridade Padre João Maria Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes tríduo
A+ A-