Fiéis católicos celebram Domingo de Ramos

Semana Santa é o período mais importante para fé do cristianismo.

Da redação,
Arquivo/Nominuto
Domingo de Ramos é o início da Semana que mistura os gritos de “Hosana” com os clamores da Paixão de Cristo.

Fiéis católicos de todo o mundo celebram hoje (25) o Domingo de Ramos, data que marca o início da Semana Santa — período mais importante para fé do cristianismo e que relembra a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém há mais de dois mil anos.

A Semana Santa começa com a festa ou a celebração do Domingo de Ramos, na qual o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava, montado em um jumento, e termina com o domingo de Páscoa.

Assim como a Quaresma - quarenta dias e noites de preparação e conversão – a Semana Santa  é vivenciada pelos católicos com momentos de reflexão, jejum, penitência, caridade e confissões.

Em todas as igrejas da capital potiguar haverá celebrações . Na paróquia da Catedral, por exemplo, as missas ocorrem às 7h e às 11 horas. Às 18h, acontecerá procissão, saindo da antiga Catedral e com destino à Catedral Metropolitana, onde será celebrada missa, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

dom_jaime_770

Na próxima quinta-feira santa (29), às 8h, será celebrada na Catedral Metropolitana de Natal  a missa solene do Crisma, que reúne bispos, padres, seminaristas, vocacionados, leigos e cristãos em celebração onde há benção dos santos óleos, que são utilizados pelas paróquias nas celebrações do batismo, crisma e unção dos enfermos.

A sexta-feira santa (30) é o único dia do ano litúrgico em que não há celebração eucarística, apenas distribui-se comunhão durante a celebração da Paixão de Cristo. a Catedral ficará aberta, a partir das 8 horas da manhã, para a adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 15h, haverá a celebração da Paixão.

No sábado, 31, a igreja ficará fechada, abrindo apenas para a vigília pascal, às 19 horas. Já, no domingo, primeiro de abril, a missa da ressurreição do Senhor será celebrada em três horários: às 7h, às 11h e às 19 horas.

Tags: domingo de ramos fiéis Semana Santa
A+ A-