Casais das Equipes de Nossa Senhora de 80 países se encontram em Fátima, Portugal

Rio Grande do Norte participa do evento com 70 casais de Natal e de outras cidades do interior.

Nicolau Frederico, Especial Nominuto,
Joana Batista
Encontro das Equipes de Nossa Senhora conta com a presença de 8.285 equipistas, 18 bispos, sendo 3 arcebispos cardeais e 394 sacerdotes, de 80 países.

As badaladas da "Ave Maria" do carrilhão dos sinos do Santuário de Nossa Senhora de Fátima às seis horas da manhã (horário local) anunciam aos nove mil participantes das Equipes de Nossa Senhora (ENS), representantes de 80 países dos cinco continentes, que mais um dia os esperam com uma nova programação nesses sete dias do XII Encontro Internacional das ENS, que se realiza aqui de 16 a 21 de julho deste ano, o centéssimo primeiro ano (13 de maio de 1917) da aparição de Nossa Senhora aos três irmãos  pastorinhos, Lúcia (freira, falecida em , em processo de beatificação e santificação), Jacinta e Francisco, santificados em 2017 pelo papa Francisco.

As Equipes de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do matrimônio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão através da palavra e do testemunho de vida. Foi fundado em 1938, na cidade de Paris/França por um jovem sacerdote na Paróquia de Notre Dame, Pe Henri Caffarel, junto a quatro jovens casais que desejavam crescer na prática do amor e da fé. A resposta do Pe Caffarel foi a senha para todo o movimento desde então:"Caminhemos juntos..."

EncontroNossaSenhoraFatima

As ENS são constituídas de 5 a 7 casais e um sacerdote conselheiro espiritual. As reuniões são mensais em um encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã e os casais se entreajudam nesta caminhada espiritual. Atualmente são 13.575 equipes, em um total de 149.955 equipistas, entre casais, viúvos(as) e conselheiros espirituais, espalhados por 25 países da África, 23 das Américas e 21 da Europa.

Neste encontro em Fátima estão presentes 8.285 equipistas, 18 bispos, sendo 3 arcebispos cardeais e 394 sacerdotes, procedentes de 80 países. A maior delegação presente é a do Brasil, que trouxe a este Santuário Internacional 3 mil equipistas, entre casais e sacerdotes. O Rio Grande do Norte contribui com sessenta casais de Natal e de outras cidades do interior do estado.

JesusCristoENSFatima

O tema principal do encontro é tirado da própria Sagrada Escritura "O filho pródigo" (Evangelho de Lucas, 15; 11-32) e vem sendo discutido nas equipes por todo o movimento desde o início do ano como preparação para este momento histórico, em que se comemora os seus 70 anos de fundação e o Pe Caffarel inicia o seu processo de beatificação pela Santa Sé, em Roma. Cada dia do encontro é dedicado a um assunto relacionado à parábola de Jesus: liberdade, dissipação, arrependimento, misericórdia e festa. Para tanto são reservados de 07:00 horas às 22:00 horas momentos de oração, meditação, conferências, testemunhos de vida, celebração eucarística, atividades de grupos, reuniões de equipes mistas constituídas por casais de diversos países e um conselheiro espiritual.

Na terça-feira (17) coube aos equipistas conduzirem o santo terço e a procissão noturna das velas ao lado de milhares de peregrinos que percorrem e visitam diariamente a Capelinha das Aparições. Na quinta feira (19) foi a vez de, após a santa missa, conduzirem a Vigília e a Noite de Adoração ao Santíssimo, na Basílica do Rosário.

ENSFatima

Os conferencistas convidados apresentam grande conhecimento, vivência e religiosidade eclesial e teológica. Entre eles se encontram o cardeal português dom Manuel Clemente, patriarca de Lisboa; o cardeal espanhol dom Ricardo Blázques Péres, arcebispo de Valladolid e presidente da Conferência Episcopal de Espanha; o cardeal ganense dom Peter Turkson, presidente do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, criado pelo papa Francisco em agosto de 2016 e autor do livro prefaciado pelo Santo Padre cujo tema principal é corrupção (Corrosão, combater a corrupção na Igreja e na sociedade), livro-entrevista com escritor italiano Vittorio V Alberti; o arcebispo iraquiano dom Basile Georges Casmoussa, patriarca-auxiliar sírio-católico e visitante apostólico aos sírios católicos na Austrália (dom Casmoussa foi raptado em 2005 por homens armados em Mossul, com pedido de resgate de 200 mil dólares, sendo libertado depois por pressão generalizada da comunidade internacional e a intervenção do papa João Paulo II, sem o pagamento de seu resgate. No encontro, em sua conferência, ele relatou todos os momentos de sua aflição no cativeiro de seus raptores).

As meditações diárias sobre os diversos assuntos relativo ao tema foram feitas pelo pregador do papa Francisco e os membros da Cúria Romana no retiro espiritual da "Quaresma" deste ano, a partir da parábola do "filho pródigo", dom José Tolentino de Mendonça, arcebispo português de Suava. O Pe Jacinto Farias, sacerdote português e professor catedrático da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa é o Conselheiro Espiritual da Equipe Responsável Internacional das ENS. Outras três presenças a serem registradas: o Pe Paul-Dominique Marcovits, sacerdote dominicano e postulador francês da causa pela beatificação do fundador das ENS, Pe Henri Caffarel; o Pe Angelo Paleri, sacerdote italiano e franciscano conventual, postulador e redator da "positio" ( apresentação da vida, das virtudes e da reputação do Pe Caffarel) junto à Congregação para a Causa dos Santos, em Roma (Itália), finalmente a irmã Angela Coelho, médica e religiosa da Aliança de Santa Maria, postuladora da Causa de Canonização dos Santos Francisco e Jacinto Marto.


Acompanhe!


Tags: Igreja Católica Mundo Nossa Senhora de Fátima Portugal Religião
A+ A-