Câmeras em Natal: potiguares são monitorados 24 horas por dia

Sistema do Governo, com investimento de R$ 21 milhões, consegue detectar procedência de veículos e evitar crimes, assim como facilitar o trânsito.

Redação,
Demis Roussos
.Novo sistema de segurança foi apresentado na manhã de hoje (sexta-feira) à governadora Wilma de Faria.
O Governo do Estado reforça segurança na orla marítima de Natal e investe em tecnologia para combater o crime. Toda a orla urbana de Natal (de Ponta Negra, passando pela Via Costeira, praias de Areia Preta, Artistas, Meio e Forte, além da Ponte de Todos e Praia da Redinha) está sendo monitorada durante as 24h por 23 câmeras que enviam imagens em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), do Quartel do Comando Geral da PM.

Os novos equipamentos já estão em funcionamento e vão ajudar a combater a violência nessas áreas. Para que o moderno equipamento estivesse em operação, o Governo do Estado investiu nos últimos três anos cerca de R$ 21 milhões na modernização do Ciosp que hoje possui a mesma tecnologia de monitoramento utilizada, por exemplo, em Washington - uma das principais cidades dos Estados Unidos.

O novo sistema de segurança foi apresentado na manhã de hoje (sexta-feira) à governadora Wilma de Faria. O monitoramento contribuirá para a ação mais rápida e eficiente da polícia. “Não há como combater a violência sem ferramentas modernas de comunicação e informação. Esse investimento que fizemos em nossa segurança pública precisa ser usado com eficiência para dar mais tranqüilidade à população”, argumentou a Governadora.

Todas as imagens capturas pelas câmeras são gravadas, o que permite documentar as ações empreendidas pela Polícia, possibilitando análise e controle de informações. Dessa forma, o sistema de segurança pode atuar para a redução da criminalidade e violência urbana, pois as imagens auxiliam na realização de investigações de crimes, identificação e prisão de acusados de furtos, roubos e tráfico de drogas, bem como nas ações de prevenção.

Fiscalização
O novo sistema, além de enviar imagens em tempo real e de boa qualidade para a Polícia Militar, consegue verificar os automóveis que trafegam na região, realizando automaticamente a fiscalização desses junto ao Detran.

Com os novos equipamentos, o Call Center (190), por exemplo, deixa de ser analógico para ser totalmente digital, ganho primordial para as ações da Secretaria de Segurança e Defesa Pública, evitando fraudes no sistema e qualquer interceptação das informações.

“A senhora, governadora Wilma de Faria, transformou nosso serviço, com esse investimento, em um dos dois melhores sistemas do Brasil. Viajei o Brasil todo e outros países e posso afirmar isso. O nosso sistema é o mesmo utilizado em Washington (EUA)”, ressaltou o Capitão Macedo, responsável técnico pela implantação do sistema.

O projeto faz parte de um plano estratégico do Governo do Estado (Detran-RN e da Secretaria Estadual de Segurança) para integrar as ações desenvolvidas em prol da segurança dos moradores da região metropolitana, através de um projeto de fiscalização eletrônica, que conta com vários componentes. Um deles, o ViaPK - veículo para monitoramento móvel –, conta com duas câmeras (dianteira e traseira) e dois equipamentos fixos com tecnologia OCR (Optical Character Rcognition) que permitem a leitura automática de placas para detecção de roubos e irregularidades dos veículos. “Não precisa nem abordar o condutor para saber as informações dos veículos”, lembra a Governadora.

O Governo também está contando com quatro aparelhos portáteis, utilizados por agentes para registro de infrações e consulta do cadastro do Detran, que também permite identificar irregularidades dos veículos fiscalizados. Para se ter uma noção, a Secretaria Estadual de Segurança agora consegue ter um raio-x completo da situação do veículo (situação de atrasos de multas, IPVA, seguro, assim como legalidade do veículo como um todo, roubos e clonagens).

Além de tudo, Wilma de Faria também constatou o funcionamento de outro serviço importante adquirido com esse investimento do Governo do Estado: o sistema de acompanhamento via satélite de viaturas. Com isso, podem saber onde estão todos os veículos a serviço da Polícia.

Entenda
O ViaPK é um veículo desenvolvido com o que há de mais moderno em tecnologia para fiscalização e gestão de trânsito. Ele é equipado com um software (OCR), que permite a leitura automática de placas e conferência de dados junto ao cadastro do Detran. As câmeras captam imagens do veículo e esse software faz a leitura das placas.

A sua tecnologia permite o envio de informações em tempo real sobre os veículos que passam por ele, permitindo que policiais abordem apenas os veículos com problemas, deixando, assim, livres de abordagens os motoristas que estão com seus documentos em dia. O ViaPK possui dispositivo de iluminação infravermelho e tem autonomia para operações à noite e de dia.

Já sobre as câmeras de monitoramento instaladas na orla marítima, o gerenciamento das imagens captadas é feito também por meio de um software, que permite operacionalizar o conjunto de câmeras de alta tecnologia, que operam em 360 graus e que possibilitam a visão das imagens no raio de até dois quilômetros.



A+ A-