Haddad salta ao segundo lugar quando “apoiado por Lula”, diz pesquisa

Petista só perde para Bolsonaro, e fica na frente de Marina, Alckmin e Ciro.

Da redação, Jovem Pan,
Ricardo Stuckert
Fernando Haddad é apontado como um dos principais nomes a substituir o de Lula pelo PT na disputa ao Palácio do Planalto.

SELO-ELEIÇÕES-2018-100Pesquisa XP Investimentos/Ipespe divulgada nesta sexta (27) estimulou a capacidade de transferir votos do ex-presidente Lula, preso em Curitiba e inelegível segundo as regras da Lei da Ficha Limpa.

O levantamento estimou um cenário sem Lula, um com Fernando Haddad como substituto do ex-presidente e outro em que o possível candidato do PT é apontado como “apoiado por Lula”.

Na pesquisa em que apenas aparece o nome ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo, o petista aparece apenas com 2% das intenções de voto, em sexto lugar.

Já no cenário em que o apoio de Lula é explicitado, Haddad chega aos 12% da preferência do eleitorado e alcança o segundo lugar, atrás apenas de Jair Bolsonaro (22%), que segue liderando todos os cenários sem o ex-presidente.

Marina Silva (10%), Geraldo Alckmin (9%) e Ciro Gomes (9%) aparecem logo atrás, embora ainda no limite do empate técnico com Haddad na margem de erro.

Esta é a décima pesquisa encomendada pela XP Investimentos e tem margem máxima de erro de 3,2% para mais ou para menos. 

Foram ouvidas mil pessoas de todas as regiões do País, por telefone, entre 23 e 25 de julho. Ela foi registrada no TSE com o número BR-07756/2018.

Veja os cenários:


Cenário 1

xpipespe_um_770


Cenário 2:


xpipespe_dois_770


Cenário 3:


xpipespe_tres_770


Cenário 4:


xpipespe_quatro_770


Cenário 5:


xpipespe_cinco_770

Fonte: XP/Ipespe

Tags: Eleições 2018 Fernando Haddad Lula XP Investimentos/Ipespe
A+ A-