Morre ex-prefeito de Natal Marcos Formiga

Economista estava com 78 anos e foi o 34º prefeito da capital, exercendo o mandato no período entre 1983 até 1986.

Da redação,
Arquivo
O economista Marcos César Formiga, ex-prefeito de Natal, com mandato entre os anos de 1983 e 1986, morreu neste domingo (26), em decorrência de problemas pulmonares. Ele foi o 34° gestor da cidade e o último a ser eleito de forma indireta.

A Prefeitura do Natal decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito. O atual gestor da cidade, Álvaro Dias se pronunciou sobre a morte de Marcos César. “Com grande pesar recebemos a notícia do falecimento do ex-prefeito de Natal, Marcos César Formiga. Último prefeito escolhido de maneira indireta, Formiga era detentor de grande conhecimento técnico e de um perfil político conciliador e de fácil diálogo que lhe valeu o respeito e o reconhecimento de correligionários e adversários. Aos familiares e amigos, queremos externar nossas condolências, solidariedade e sentimento de pesar”, declarou o prefeito.

Marcos César Formiga era formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1965 com pós-graduação em Economia pelo ISV em Roma e Nápoles em 1968 e pós-graduação em Planejamento Econômico pela CEPAL em Santiago no mesmo ano. Em 2016 recebeu o título de cidadão potiguar em propositura do deputado Hermano Morais.

Enquanto prefeito da cidade, Marcos Formiga foi responsável por diversas obras e ações, destacando-se a drenagem e pavimentação de vias que contribuíram para a expansão das zonas Norte, Sul e Oeste. Também ampliou a rede de drenagem entre a Cidade Alta, Ribeira e as Rocas.

Além de prefeito de Natal, Marcos Formiga tem uma extensa folha de serviços prestados ao Poder Público. Dentre eles, como deputado federal em partes de dois mandatos (1998-1991 e no ano de 1994) e como secretário de Áreas Metropolitanas do Ministério da Integração Regional, no governo de Itamar Franco. Atuou ainda como consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern).

O velório começou na manhã desta segunda-feira (27) no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, no município de Parnamirim. Às 16h acontecerá a missa e, em seguida, às 17h, será a cerimônia de cremação do corpo.

Tags: Obituário
A+ A-