Mitos e verdades sobre o consumo de cerveja

Muitas são as questões que envolve a arte de tomar uma boa breja e a gente desvendou algumas delas.

Kyberli Gois,
Men's Health
Matéria especial do portal Nominuto mostra o que é mito e o que é verdade sobre o consumo de cerveja.

Será que beber cerveja muito gelada não é bom? E existe alguma diferença entre a cerveja e o chopp? E o colarinho? Será que ele tem uma função específica? Muitas são as questões polêmicas que envolve a arte de tomar uma boa breja. Para separar o que realmente é mito e o que é verdade sobre a cerveja, o beer sommelier e sócio da Cervejaria Raffe, Adriano Miranda, desvenda os mistérios respondendo algumas questões.

A primeira delas diz respeito a uma fórmula que parece até mágica de tão eficaz: colocar sal, água, gelo e álcool. De acordo com o beer sommelier, o método ajuda sim a gelar mais rápido a bebida. “Colocar gelo, sal e água faz com que o gelo derreta e o ponto de fusão da água é 0º, mas com o álcool e o sal faz com que esse ponto se torne ainda mais baixo, o que ocasiona um ganho na hora de gelar a cerveja mais rápido”, explica.

Adriano também esclarece qual a melhor posição para armazenar a cerveja. “O inimigo número um da cerveja é oxigênio, então quando você deita a cerveja, aumenta essa área de contato com qualquer oxigênio que possa ter dentro do processo cervejeiro e faz com que essa bebida oxide mais rápido. Então uma dica é nunca deixar a bebida deitada”.

E sobre o mito mais famoso que existe em torno da cerveja? A Ciência já comprovou que a bebida, se consumida com moderação, não é a responsável pelo aumento de peso. Adriano reafirma a tese. “Já foi provado que cerveja não engorda, mas ela é associada muito a um rito gastronômico também, então, na verdade a associação da cerveja com os petiscos é que provoca o ganho de peso”.

Além dessas curiosidades, no vídeo abaixo o beer sommelier da Cervejaria Raffe, Adriano Miranda também traz outros mitos e verdades sobre a arte de beber cerveja.


Confira o vídeo:


Na área de podcasts do portal você também pode encontra a matéria especial do Jornal 96 com outros mitos e verdades sobre beber cerveja.

Para isso, acesse:


Cervejaria Raffe

Há quase dois anos no mercado potiguar, a Cervejaria Raffe é formada por três sócios, sendo eles: Adriano Miranda, Fernando Nóbrega e Raul Souza, todos com formação profissionalizante na área.

O espaço funciona em Candelária e possui uma área para degustação que se junta à fábrica, com um maquinário capaz de produzir até 5 mil litros de cerveja por mês.  

Atualmente a Raffe conta com oito rótulos de cerveja em linha, entre elas a Nísia (Witbier de trigo no estilo belga e sabor refrescante) e a 084 (American IPA cítrica com amargor mais pronunciado e aromatizada).

Para saber mais sobre a cervejaria, basta acessar o Intagram @cervejariaraffe.

Tags: cerveja mito Raffe verdade
A+ A-