‘Algumas doenças só são identificadas quando o bebê nasce’, explica pediatra

‘Diálogos - Podcasts Nominuto’ destaca a importância dos exames obrigatórios logo após o nascimento da criança.

Da redação,
Ministério da Saúde
Assim que nascem, os bebês passam por uma série de testes para detectar enfermidades e aumentar as chances de cura, caso algo seja detectado.

Os cuidados com a saúde de uma criança devem acontecer antes mesmo do nascimento do bebê, através de um bom pré-natal. Apesar disso, é fundamental que toda criança deva se submeter a exames imprescindíveis, logo após o parto. Alguns desses testes, como o do “pezinho”, da “orelhinha” ou da “linguinha” são obrigatórios e importantes para um diagnóstico precoce de qualquer doença e permitem um tratamento em tempo hábil.

A médica pediatra da Maternidade Escola Januário Cicco, Geísa Menezes, é a convidada do ‘Diálogos - Podcasts Nominuto’ desta sexta-feira (18). Com a participação dos jornalistas Diógenes Dantas e Vanessa Camilo, a especialista traz orientações sobre as avaliações realizadas com os bebês.

“Algumas doenças só são identificadas quando o bebê nasce. Principalmente as doenças metabólicas ou do teste do pezinho, da orelhinha. O acompanhamento do bebê começa quando nasce e é estendido na puericultura, que são as consultas que a gente leva o bebê depois que nasce nos primeiros anos. Quanto mais cedo identificar certas doenças, melhor a resposta ao tratamento. Porque se a gente demorar a identificar pode ter prejuízo. O pré-natal é o início do cuidado com o bebê. Você começa com o pré-natal, uma boa avaliação assim que nasce e uma boa puericultura, seguindo regularmente as consultas para garantir um bom crescimento saudável do bebê”, orienta Menezes.

ARTE-H

Como dito anteriormente, assim que nascem, os bebês passam por uma série de testes para detectar enfermidades e condições que, se diagnosticadas precocemente, aumentam as chances de cura e evitam complicações futuras. Testes do pezinho, orelhinha, linguinha, coraçãozinho e olhinho podem detectar doenças hereditárias e congênitas ou incapacidades graves.

Esses exames são obrigatórios e devem ser realizados tanto na rede pública de Saúde quanto nos hospitais particulares. A pediatra Geísa Menezes explica ainda que, mesmo que o parto ocorra na rede privada, os testes devem ser realizados sem cobrança extra. "Todos esses testes são obrigatórios para ser feitos, inclusive nas maternidades particulares. São exames obrigatórios e não devem ser cobrados à parte", alerta.


Ouça o programa na íntegra!


Perdeu o episódio anterior? “Diálogos - Podcasts Nominuto” traz a apresentação do jornalista Diógenes Dantas e locução de Vanessa Camilo. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, totalmente gratuito. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Diálogos - Podcasts Nominuto”) no campo de busca das plataformas Spotify, iTunes e SoundCloud.
Tags: Diálogos Podcasts Nominuto Saúde
A+ A-