Prefeitura inaugura Centro de Produção de Mudas

Espaço fica no Parque da Cidade e possui uma área de 150 hectares.

Da redação,
Alex Régis
O projeto foi idealizado há dois anos e pretende recuperar áreas degradadas do parque com 25 mil mudas.
No lançamento da Semana do Meio Ambiente "O Futuro se Planta Agora", o prefeito Carlos Eduardo inaugurou o Centro de Produção e Plantio de Mudas da Mata Atlântica, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O projeto foi idealizado há dois anos e pretende recuperar áreas degradadas do parque com 25 mil mudas. Na ocasião, 15 mudas foram plantadas.

O Centro de Produção possui uma área de 150 hectares que tem a importância de conservar os recursos naturais. A equipe técnica do Parque Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte transformou o local onde restavam as instalações do seu antigo canteiro de obras em um espaço favorável à implantação e operação de um viveiro de mudas.

Antes da inauguração, o prefeito Carlos Eduardo percorreu o Centro de Produção, onde conferiu todas as salas de apoio e, ainda, plantou uma muda de Pau-brasil. Ele destacou a preocupação da Prefeitura com o meio ambiente. "O centro obedece a um plano de arborização da nossa gestão. Vamos plantar mais de 25 mil mudas de árvores nos próximos quatro anos nas quatro regiões administrativas da cidade é mais 25 mil só no Parque da Cidade", reforçou Carlos Eduardo.

MUDAS-H2

Os equipamentos (viveiro de mudas, salas de apoio, vias delimitadas e áreas irrigadas) abrangem uma área de aproximadamente 500m² e foram elaborados dentro de uma proposta sustentável, com a utilização de metodologias simplificadas de construção, sendo grande parte da matéria-prima destinada à sua estrutura proveniente de doações, contrapartidas, apreensões legais, além do reuso de materiais disponíveis no Parque, como troncos de carnaúba e sobras diversas do canteiro de obras original.

"Esta é uma realização de grande alcance socioambiental que resultou em “custo zero” para a Prefeitura do Natal, que obteve uma economia de aproximadamente R$ 200 mil para os cofres públicos contando com doações e parcerias”, falou o gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora.
Tags: Meio Ambiente Natureza Prefeitura do Natal
A+ A-