Walfredo Gurgel realiza novo curso de cuidadores para idosos

Ao todo serão ofertadas 35 vagas e os interessados devem comparecer ao hospital.

Da redação, HMWG,

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), realiza mais um curso de cuidadores para idosos. Ao todo serão ofertadas 35 vagas e os interessados devem comparecer a sede do Serviço, no próprio hospital, a partir do próximo dia 22, para efetuar a inscrição.

As aulas acontecerão de 12 a 14 de novembro, das 8h às 12 e das 14h às 18h, no auditório do Walfredo Gurgel.   

Composto de palestras abrangendo as áreas de enfermagem, fonoaudiologia, psicologia e medicina, também são abordados temas como doenças da terceira idade, envelhecência, pé diabético e terapia ocupacional (TO), serviço social (direitos e deveres do paciente), e nutrição.

O público alvo do curso abrange pessoas de ambos os sexos (já formadas em cuidadoras ou não), agentes comunitários de saúde e toda a comunidade em geral.

As aulas são divididas em teóricas e práticas. Os alunos participam de oficinas de tecnologia assistida (onde cada cuidador aprenderá a confeccionar próteses que proporcionem maior conforto ao paciente como utensílios adaptados para alimentação, andar ou até mesmo para pentear os cabelos), de fisioterapia (posicionamento, transferência, mobilização e manuseios corretos). Qualquer pessoa pode fazer o curso de cuidador e não precisa ter formação anterior na área de enfermagem.
 
Implantado em abril de 2006, o SAD oferece assistência integral aos pacientes idosos ou com necessidades especiais, portadores de doenças infecto contagiosas que podem receber alta hospitalar precocemente (recebendo acompanhamento de uma equipe multiprofissional), em suas residências, visando diminuir as complicações por internações prolongadas e reinternações.

Para demais dúvidas quanto ao curso de cuidadores, o telefone do SAD é o 3232-7615.

Tags: curso de cuidadores Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel idosos
A+ A-