UBS São João inicia ações do Novembro Azul

Campanha promove ações de prevenção ao câncer de próstata e promoção da saúde do homem.

Da redação,
A Unidade Básica de Saúde (UBS) São João deu início, nesta quinta-feira (8), a Campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata e promoção da saúde do homem. A ação continuará durante todas as quintas-feiras de novembro, das 8h às 11h30.

A Unidade realiza orientações acerca da saúde do homem como um todo, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), verificação de pressão arterial, teste de hepatite B e C, além de consultas médicas com encaminhamentos para exames de PSA - exame para diagnosticar alterações na próstata.

“Os homens apresentam uma maior resistência quanto à procura dos serviços básicos de saúde e a ideia é apoiar as atividades alusivas à campanha, com um acolhimento realizado da melhor forma possível”, explica Suely Fonseca, enfermeira da Unidade.

Para ter acesso aos serviços, os interessados devem procurar a UBS São João. A ação está sendo realizada próximo à recepção da Unidade nas quintas-feiras deste mês. “A intenção é levar informação sobre a promoção da saúde do homem, seja sobre os sintomas ou tratamentos de doenças. O principal objetivo é contribuir na prevenção”, informa Hélida Fonseca, enfermeira da Unidade.

A Secretaria Municipal de Saúde continuará durante este mês, com diversas unidades de saúde dos Distritos Sanitários Norte I, II, Sul, Leste e Oeste, disponibilizando consultas médicas; palestras e rodas de conversa sobre a temática; verificação de pressão arterial; teste de glicemia; testes rápidos de HIV/Sífilis; agendamento de exames laboratoriais, incluindo PSA; vacinação; distribuição de preservativos; saúde bucal, entre outras ações, conforme programação de cada unidade de saúde.

Novembro Azul

O Novembro Azul foi criado com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde. A campanha segue até o final do mês e tem como objetivo ampliar o cuidado com a saúde integral do homem, por meio de um cuidado contínuo.

Tags: Natal
A+ A-