Solenidade oficial da Semana do Meio Ambiente de Natal 2018 será nesta terça-feira

Sema segue até o dia 10 de junho com diversas ações, como palestras, minicursos e sessões de cinema.

Da redação, Prefeitura do Natal,

A Semana do Meio Ambiente de Natal (Sema) 2018 aberta no último sábado (2) terá sua solenidade oficial nesta terça-feira (5), a partir das 8h30, no auditório do Parque da Cidade.  O evento, que marca a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, terá a presença do prefeito Álvaro Dias.  Com o tema “Meio ambiente e cidadania: Direito de ter, dever de cuidar!”, a semana homenageia o centenário de ex-arcebispo de Natal e patrono do Parque, Dom Nivaldo Monte, uma atuante defensor do meio ambiente.

O evento será aberto com uma apresentação do Grupo Café Quarteto, da Escola de Música da UFRN e segue com o lançamento de projeto caminhando no tempo: A Trilha Da Vida, inauguração do relógio solar e abertura da exposição “Centenário Dom Nivaldo Monte”. Já durante a tarde será realizada uma palestra sobre Estrutura Ecológica Municipal: Mapeamento das Áreas Ambientais de Natal, também no auditório do Parque.

A Sema 2018 segue até o dia 10 de junho com  diversas ações, entre elas, palestras, minicursos, sessões de cinema ambiental, exposições e plantios. Todas abertas ao público e gratuitas. Na quarta-feira (6) a programação terá Palestra e Trilha Guiada pelo Horto Municipal , contação de histórias e palestras com o temad: Faixa Litorânea: Exploração Comercial x Sustentabilidade (Auditório Parque da Cidade) e Cuidados especiais na construção civil e equipamentos domésticos (Unp Nascimento de Castro).

Já na quinta-feira (7), a programação iniciará com o projeto “Cinema no Parque” e, logo após, com o projeto “O Escritor Vem ao Parque” com Diógenes da Cunha Lima, e, para finalizar o dia, ocorrerá palestra sobre Zoneamento Ambiental e Econômico. Enquanto que  na sexta-feira (8) pela manhã,  as atividades começam com uma aula/trilha do projeto caminhando no tempo: A trilha da vida. E a tarde prossegue com minicursos sobre técnicas  de coleta e herborização e contações de histórias.

E no sábado (9), penúltimo dia das comemorações da Semana de Meio Ambiente, haverá aula prática do minicurso sobre técnicas de coleta, herborização e inventário florístico, que levará os participantes a colocarem a mão na massa com atividades de campo.

O encerramento do evento ocorrerá no domingo (10) com a Ciranda Materna, que durante todo o dia colocará a disposição do público palestras, contação de histórias, feira de artesanato e gastronomia e diversas atividades infantis. Às 17 horas, haverá uma apresentação do Coral Santa Cecília, que encerra oficialmente a Semana.

Tags: Dom Nivaldo Monte homenagem Natal Semana do Meio Ambiente
A+ A-