Prestação de novos serviços pelos cartórios reduz prazos e custos para a população

Entre os dias 6 e 8 de junho, Natal recebe evento nacional que abordará contribuição dos ofícios extrajudiciais no atendimento ao público e para a economia brasileira.

Da redação,

Serviços que antes só podiam ser realizados com intermediação da Justiça, cada vez mais podem ser resolvidos nos cartórios extrajudiciais, proporcionando assim, redução de custos e prazos para a população. A realização de divórcios e inventários consensuais nos tabelionatos de notas, a partir da Lei 11.441/2007, foi o primeiro passo.

Desde então, muitos outros serviços foram disponibilizados, entre eles o reconhecimento de paternidade, o casamento homoafetivo e o apostilamento de documentos diretamente nos ofícios extrajudiciais.  As próximas possibilidades para avanço nas facilidades serão a realização de mediação e conciliação e a emissão de identidade, CPF e passaporte nos cartórios.

Segundo presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), Rogério Bacellar, sabendo de seu papel à sociedade, os cartórios estão buscando melhorar constantemente o atendimento ao público, tendo na tecnologia uma aliada nessa missão.  De acordo com ele, diversas parcerias já foram firmadas com entidades governamentais e com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com este objetivo.

Com o objetivo de propiciar um ambiente favorável para a troca de experiências e debater sobre esses e outros assuntos, notários, registradores, profissionais do Direito, autoridades públicas e demais participantes, se reúnem em Natal, entre os dias 06 e 08 de junho, para a Conferência Nacional dos Cartórios (Concart 2019), no Serhs Natal Grand Hotel.  “As palestras focam na importância dos serviços prestados pelos cartórios para a economia brasileira, sua função social e como ter uma gestão de cartórios com eficiência”, explica Bacellar.

Palestrantes confirmados na Concart 2019

Palestrantes de renome já foram confirmados para o evento, entre eles estão o corregedor geral da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

Serviço

Conferência Nacional dos Cartórios – Concart 2019

Local: SERHS Natal Grand Hotel, em Natal, Rio Grande do Norte

Data: 6 a 8 de junho

Informações e inscrições: http://cnr.org.br/conferencia2019/

Contato: (61) 3963-1555 e [email protected]

Tags: Conferência Nacional dos Cartórios
A+ A-