Prefeitura lança campanha Setembro Dourado

Diversas ações de prevenção e combate ao câncer infantojuvenil ocorrerão ao longo do mês.

Da redação, Prefeitura do Natal,

A campanha do Setembro Dourado, período em que se fortalecem as ações de prevenção e combate ao câncer infantojuvenil, foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (6) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. A gestão municipal vai promover diversas iniciativas ao longo do mês para sensibilizar e conscientizar a sociedade a respeito da importância do tema. 

O chefe do executivo destacou que a iniciativa é fundamental, pois contribui na preservação de vidas, já que ao se alertar para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e as chances de cura dos pacientes são ampliadas. Ele observa que a Prefeitura está toda engajada e a campanha será um sucesso.

“Eu sou médico pediatra e sei mais do que ninguém a importância de iniciativas como essa. A nossa gestão tem orgulho de mais uma vez encampar uma iniciativa de tamanha importância. A vida das nossa crianças e adolescentes não podem ser negligenciadas. Por isso, damos total apoio à causa e não só o prefeito veste a camisa da campanha, mas toda a cidade se junta a esse movimento”, finalizou, lembrando que a administração municipal realiza fortes investimentos na área da saúde, aplicando 27% de suas receitas no setor, quando a constituição determina que municípios apliquem 15%.

Anne Tâmara participou da solenidade e falou em nome das mães que têm filhos em tratamento contra o câncer. Ao lado do pequeno Lázaro, que luta para vencer a leucemia, ela fez um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce e sobre os desafios enfrentados ao longo da caminhada: “Não tenho palavras para agradecer o carinho que minha família tem recebido ao longo do tratamento. Graças a Deus e ao trabalho dos médicos meu filho está evoluindo bem e confiamos na sua plena recuperação. Deixo a mensagem para todos os pais que prestem atenção nos seus filhos e ao menor sinal vão ao médico para investigar”.

Para Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva e da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança com Câncer, o poder público municipal presta um grande serviço à sociedade ao promover e intensificar o Setembro Dourado: “Infelizmente ainda temos muita desinformação. Muitos casos que geram óbitos poderiam ser evitados, se a população fosse melhor comunicada a respeito dos sintomas.

A Prefeitura de Natal é uma parceira antiga da nossa causa e ficamos muito felizes com a forma que o prefeito Álvaro Dias mobilizou a estrutura governamental para contribuir com a campanha. Essa é uma bandeira de todos. Quando a doença é detectada em seu estágio inicial, as chances de cura chegam a 90%, portanto, quanto mais promovermos a educação das pessoas, mais vidas serão salvas”.

A campanha

Uma campanha publicitária será veiculada nas emissoras de rádio e TV e também será feito um trabalho de mídia na internet, via redes sociais. Além disso, haverá uma integração entre os órgãos do município, sobretudo, na educação e saúde. O Palácio Felipe Camarão e o Viaduto Estaiado da Avenida Prudente de Morais também receberão uma iluminação especial alusiva ao Setembro Dourado.

A programação segue até o dia 30 deste mês com a execução de várias ações em escolas, praças, áreas de lazer, unidades de saúde, paradas de ônibus e estações de trens, através de trabalhos desenvolvidos pelas secretarias de Saúde, Educação, e Trabalho e Assistência Social de Natal, além do Grupo de Apoio à Criança com Câncer - GAAC, da Casa Durval Paiva e da Liga Contra o Câncer.

Em parceria com a Casa Durval Paiva, a Secretaria Municipal de Educação (SME) terá ações de sensibilização com professores, apresentação e entrega de cartilhas e palestras para pais e comunidade escolar na Escola Municipal Santos Reis (10/09), Escola M. Professora Lourdes Godeiro 911/09), CMEI Professor Arnaldo Arsênio (13/09) e Escola M. Professora Tereza Satsuqui Aoqui (30).

Participaram da solenidade Rilma Campos, diretora da Casa Durval Paiva; Tânia Maria Rocha Cabral, presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer, Wilson Cleto; diretor do Hospital Infantil Varela Santiago; Ivo Barreto, representando a Liga Contra o Câncer e a vereadora Júlia Arruda, autora da lei que instituiu a campanha no calendário oficial de eventos da cidade.

Tags: câncer infantojuvenil Prefeitura do Natal Setembro Dourado
A+ A-