Prefeitura firma parceria com TRE para realização do “Plante a democracia”

Objetivo é reforçar no cidadão a participação no processo democrático, além de valorizar o meio ambiente.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Alex Régis

O Planta Natal, de iniciativa da Prefeitura do Natal, que visa plantar 20 mil mudas de árvores nativas em todas as regiões da cidade até o final do próximo ano, ganhou mais um parceiro na manhã desta sexta-feira (4): o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE), que lançou o projeto “Plante a Democracia” há um ano para as Eleições Municipais. 

A iniciativa é da Escola Judiciária Eleitoral do RN e tem o objetivo de reforçar, no cidadão, a participação no processo democrático, alinhado com a valorização do meio ambiente. O lançamento ocorreu no início da manhã, no Fórum Eleitoral de Natal, ocasião em que o presidente do TRE-RN, Glauber Rêgo, ao lado de coordenadora do Planta Natal, fez o plantio de mudas de árvores (da espécie craibeira) doadas pela Prefeitura Municipal de Natal. Ao todo, 156 mudas serão plantadas e adotadas pelo TRE.

“Nós pretendemos plantar 20 mil árvores em Natal e vamos conseguir. Estamos recebendo a adesão de importantes instituições, que estão nos procurando, como agora o TRE, que teve essa atitude louvável e vai nos ajudar e dar as mãos para que possamos cumprir essa meta. É importante para Natal, para a qualidade de vida, para embelezar a cidade, para melhorar a ventilação, o clima, deixar a cidade mais agradável e melhor de viver”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias.

Plante a democracia

Durante cinco semanas, o TRE replicará a ação de plantio das mudas nos maiores locais de votação das cinco zonas eleitorais da capital. Em cada plantio, será afixada uma placa, com a identificação da árvore, o nome e o lema do projeto. Será distribuída, ainda, muda de árvore frutífera para quem comparecer no Fórum da capital visando ao alistamento ou revisão de dados. Junto à muda doada, o eleitor receberá informações de como cuidar da árvore, fazendo-lhe lembrar que o cuidado com o meio ambiente também é exercício de cidadania. 

Sensibilização

Considerando que os locais de votação nos quais será feito o plantio são espaços de educação, a Escola Judiciária Eleitoral fará palestra de sensibilização com os alunos, para contextualizar o Projeto “Plante a democracia - o voto é a semente”. Os estudantes receberão amostra de sementes como símbolo do projeto. As demais Zonas Eleitorais que tiverem interesse no projeto, os respectivos Juízos poderão realizar a ação mediante adesão à iniciativa e busca de parcerias locais.

Cronograma de plantios:

08/10 - Escola Estadual Adelino Dom José Adelino Dantas

16/10 - Colégio Marista

22/10 - Universidade Potiguar (Unp) - Unidade Roberto Freire

29/10 - Fundação Bradesco

05/11 – Escola Municipal Waldson José Bastos Pinheiro

Tags: Planta Natal Plante a Democracia Prefeitura do Natal TRE
A+ A-