Prefeitura do Natal promove campanha contra o Trabalho Infantil

Objetivo é dar visibilidade à ilegalidade e aos danos causados pela exploração de crianças e adolescentes.

Da redação, Prefeitura do Natal,

“Junho Vermelho – Não ao Trabalho Infantil.” Com este tema, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), promove diversas ações em alusão ao 12 de junho – Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. O evento é organizado pelo Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

O objetivo da campanha é dar visibilidade à ilegalidade e aos danos causados pelo trabalho infantil na vida de crianças e adolescentes exploradas precocemente, através da sensibilização e mobilização social.

A programação se dará nas quatro zonas administrativas de Natal (Norte, Sul, Leste e Oeste) e conta com mobilizações sociais, ações socioeducativas junto aos familiares, crianças e adolescentes assistidos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros de Assistência Social (Cras), Seminários, Oficinas, Panfletagens e Palestras sobre as Consequências do Trabalho Infantil.

Promover ações como esta reafirma o compromisso e a preocupação da gestão do prefeito Álvaro Dias em prevenir e combater o trabalho infantil no município. É uma iniciativa extremamente importante, pois cumpre com seu papel de defesa e garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, ressalta a secretária da Semtas, Andréa Dias.

Data

O dia 12 de Junho, como Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data que foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na conferência anual do trabalho. No Brasil, a data foi instituída como dia nacional de combate ao trabalho infantil em 2007 pela lei nº 11.542.

A campanha contra o trabalho infantil orienta a utilização do Disque 100, dos Conselhos Tutelares e Delegacias Especializadas. O Disque 100, é um serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. As denúncias recebidas são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. O anonimato é garantido.

Tags: Junho Vermelho Semtas trabalho infantil
A+ A-