Prefeitura ajuda a implementar “Observatório do Turismo” em Natal

Espaço é destinado ao fomento do turismo potiguar.

Da redação, Prefeitura do Natal,

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Turismo em parceria constituída no Conselho Estadual de Turismo, está colaborando para a implementação do Projeto Observatório de Turismo do RN (Observatur), um espaço destinado ao fomento do turismo potiguar, fazendo com que o destino turístico do Rio Grande do Norte torne-se mais competitivo e gere mais oportunidades de desenvolvimento para o Estado e para a população. As ações do Observatório estão sendo implementadas desde 2017 e há previsão de mais ações durante este ano até setembro de 2019.

O Observatur tem como principais contribuições científicas e mercadológicas: obter dados estatísticos gerais do turismo do Rio Grande do Norte, identificar o perfil do visitante/turista potiguar, elaborar um banco de dados para investidores do setor turístico, obter dados científicos para pesquisas nas áreas relacionadas à atividade turística e orientar decisões tomadas na formulação de políticas públicas para o Rio Grande do Norte.

O projeto está funcionando, atualmente, apenas no destino Natal, localizado no Campus Avançado da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte em Natal, sob a coordenação do Prof. Dr. Sidcley D’sordi Alves Alegrini da Silva. A expectativa é de que outros polos do projeto sejam expandidos para outros municípios.

Já foram implementadas até agora a “Pesquisa Turismo Receptivo” de setembro à outubro de 2017, “Perfil do turista 2018” de janeiro à março deste ano e há uma a “Pesquisa de demanda turística” está em andamento até julho deste ano.

“Esse observatório é um grande sonho do trade turístico porque os empresários precisam saber o perfil do turista que visita nosso Estado, quais seus gastos e como eles avaliam nossos atrativos e ofertas turísticas. Nosso próximo passo é fazer uma parceria com o Ministério do Turismo, para que a gente possa angariar recursos para o observatório. A UERN é pioneira na criação desse tipo de observatório no RN, isso projeta o curso de Turismo de nossa instituição, fazendo com que possamos estar no topo das decisões”, afirmou o Prof. Dr, Sidcley Alegrini.

A Setur participou do projeto através da elaboração dos questionários, apurando e dando sugestões para o mesmo. Além da seleção de dois pesquisadores/bolsistas que trabalharão continuamente em pesquisas intermediárias junto ao grupo proponente/financiador e são contratados por meio de bolsas de estágio.

“A parceria com a Secretaria Municipal de Turismo vem para somar e consolidar o destino Natal como um dos principais destinos turísticos do Brasil e se projetar a nível internacional”, afirma o professor coordenador do Projeto.

“O Observatur é mais uma ação apoiada pela Prefeitura do Natal, com o objetivo de fomentar o destino Natal. Através de mais essa ação de fomento, poderemos elevar a economia, cultura e educação do município por meio do turismo”, aponta a Secretária Municipal de Turismo, Christiane Alecrim.

Participam do projeto a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) , Secretaria Estadual de Turismo (SETUR/RN), Emprotuor, Fecomércio/RN, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e Universidade Potiguar (UNP).


Tags: Natal Observatório do Turismo Observatur
A+ A-