Prefeito visita Teatro Sandoval Wanderley e buscará recursos para a reforma do prédio

Prédio foi fechado há cerca de 10 anos e esteve para ser derrubado em um projeto anterior.

Da redação, Prefeitura do Natal,

O prefeito Álvaro Dias reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (22), na sede da Funcarte, com o secretário de cultura, Dácio Galvão, o gerente do Teatro Sandoval Wanderley, Grimário Farias, servidores, representantes da classe artística e arquitetos para avaliar o pré-projeto de reforma do teatro do bairro do Alecrim. Em seguida, o gestor do município, visitou o prédio na zona leste da capital potiguar, com o objetivo de avaliar as reais condições da construção.

O teatro, inaugurado em 1992, foi fechado há cerca de 10 anos e esteve para ser derrubado em um projeto anterior. No entanto, o prefeito Álvaro Dias decidiu pela recuperação do prédio. “Nós repensamos essa questão. O projeto visava demolir o teatro e tomar outras medidas para reestruturar e modificar o cenário físico do Alecrim. Repensamos essa situação. Vamos buscar parcerias e recursos para tocar essa obra que é muito grande. A situação atual do Sandoval Wanderley é preocupante. A ideia é que façamos a reforma em módulos”, antecipou Álvaro Dias.

A última reforma feita no espaço cultural data de abril de 2005. De lá para cá não foram executados serviços e o desgaste estrutural no prédio é grande, com infiltrações em vários locais. ”O estado de conservação do teatro é muito ruim, porque está muito deteriorado, a estrutura física muito comprometida, mas nós pretendemos e vamos sim a reforma que pudemos fazer por etapas, porque é uma obra muito maior que em princípio se imaginava, mas nós vamos sim recuperar o Teatro Sandoval Wanderley e devolvê-lo à cultura e ao povo de Natal e do Rio Grande do Norte”, explicou o prefeito.

Sobre o pré-projeto, Álvaro Dias indicou que haverá uma espécie de reformulação do Teatro a ser feita em sequências. “Vamos iniciar pela estrutura física, depois a parte elétrica, depois a parte estrutural, enfim, vamos modular o projeto, transformar em alguns projetos para serem feitos por etapa, mas vamos fazer”, disse.

Álvaro Dias ainda visitou a obra de reforma da Praça Gentil Ferreira, que além dos aspectos urbanos também irá abrir espaço para a cultura potiguar, dialogando com as produções do próprio Sandoval Wanderley, que fica a cerca de duas quadras da praça. “Essa praça vai contemplar aspectos que vai ‘linkar’ com o teatro, teremos um espaço cultural definido com ocupação para teatro, dança, música, cinema e outros”, exemplificou o secretário Dácio Galvão.

“Essa obra na Gentil Ferreira é importante e foi reivindicada por todos os comerciantes, pelos moradores, habitantes do bairro do Alecrim, que faz parte da história da cidade de Natal. Estamos reformando e viemos visitar para acompanhar o andamento do serviço, para saber se está sendo feito dentro do planejado”, contou Álvaro Dias. O prefeito enfatizou que a obra teve um pequeno atraso devido a necessidade de readequações, como por exemplo o tratamento em árvores bastante antigas do local e que corriam o risco de desabarem.

A obra contempla a troca de piso do local, inclusive a calçada ao redor e meio-fio, com construção de rampa de acesso; recuperação de bancos de alvenaria, além da restauração da unidade para abrigar a Guarda Municipal. O valor do investimento da Prefeitura na praça é de R$ 220 mil.

Tags: Álvaro Dias Prefeitura do Natal Teatro Sandoval Wanderley
A+ A-