Prefeito pretende cortar metade das secretarias e 20% dos cargos comissionados

Álvaro Dias disse que aguarda conclusão de consultoria para iniciar reforma administrativa no município.

Flávio Oliveira,
Reprodução/Nominuto
Álvaro Dias afirma que Prefeitura do Natal precisa reduzir custos para "caminhar em direção ao futuro com tranquilidade".

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB), informou na manhã desta terça-feira (5), em entrevista exclusiva ao jornalista Diógenes Dantas, do portal Nominuto, que pretende reduzir pela metade o número de secretarias e ainda demitir cerca de 20% dos cargos comissionados no município.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, o início da reforma administrativa em sua gestão aguarda a conclusão de uma consultoria encomendada à Fundação Dom Cabral, que busca apontar excesso de gastos e sugerir medidas para equilibrar as receitas e despesas da Prefeitura.

“A Fundação Dom Cabral deve estar concluindo eu espero que dentro desses próximos 10 dias pelo menos a primeira etapa da reforma administrativa. A extinção de cargos comissionados, a diminuição no número de secretarias, a contenção de gastos, dos custos que nós precisamos reduzir urgentemente para permitir que a prefeitura possa caminhar em direção ao futuro com tranquilidade”, explicou o prefeito.

Álvaro Dias avalia que seja necessário enxugar drasticamente a administração municipal. “Acredito que talvez nós tenhamos que chegar a cortar a metade da estrutura administrativa, hoje com 25 pastas. Estimo que em torno de 12 permaneçam. Nós temos mais de 800 cargos comissionados e eu espero cortar dentro desse contexto em torno de 20%, de acordo com as estimativas que estão sendo repassadas pela Fundação Dom Cabral”, revelou.

A implementação dos cortes deverá passar pelo crivo dos vereadores. Para isso, o prefeito afirma que possui o apoio do Legislativo para a adoção das medidas. “Vai passar pela Câmara Municipal de Natal, onde nós temos uma base de vereadores que garante a aprovação dos nossos projetos. Nós hoje contamos com algo em torno de 20 vereadores. Falta concluir algumas conversas, mas nossa base está mantida em torno desse número”, declarou Dias.


Confira a entrevista na íntegra:


Tags: Álvaro Dias Prefeitura do Natal
A+ A-