Plano de Contingência de Natal é apresentado a agentes da Defesa Civil

Capacitação foi ministrada pela chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Divulgação

Os agentes da Defesa Civil Municipal de Natal passaram, nesta quarta-feira (11), por uma qualificação relacionada ao Plano de Contingência da capital, que foi elaborado numa parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a UFRN, por meio do Grupo de Extensão e Pesquisa em Ergonomia (Gapre) e o Núcleo de Pesquisa sobre Desastres (Nuped).

A capacitação foi ministrada pela chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, e tem objetivo de tornar os agentes conhecedores dos procedimentos, protocolos e processos que devem ser acionados nas diversas situações de desastres que podem ocorrer na área do município.

O Plano de Contingência é o documento referencial para orientar as respostas de emergências que devem ser efetivadas pelas equipes responsáveis pelo gerenciamento de riscos de desastres na cidade de Natal. Engloba não somente as ações tomadas pelos órgãos estatais, mas também o enfrentamento conjunto, unindo voluntários e a população.

De acordo com a diretora de Ações Preventivas da Defesa Civil, Luciana Medeiros, o maior objetivo do Plano de Contingência é a preservação de vidas humanas por meio de medidas preventivas e do enfrentamento correto nas situações de crise. “Essa é a importância de nossos agentes estarem preparados para acionar o plano de contingência em caso de alerta de alarme e resposta a um desastre”, comentou.

O Plano de Contingência define os tipos de emergências com informações detalhadas sobre as características de cada área e os procedimentos padrões que devem ser acionados de maneira sequencial, no intuito de resolver ou minimizar situações de crise. 

No documento, contém os aspectos relativos à prevenção, situação de crise e procedimentos necessários antes e após desastres com foco no restabelecimento da normalidade social.

Outro ponto primordial é que o plano de contingência deve ter foco nas ações integradas dos diversos órgãos que compõem a Defesa Civil Municipal, como as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Obras Públicas e Infraestrutura, Trabalho e Assistência Social, Serviços Urbanos, Habitação, Mobilidade Urbana, Saúde, Guarda Municipal e Urbana, além de órgãos estaduais e federais.

Tags: Defesa Civil Plano de Contingência Prefeitura do Natal
A+ A-