Perguntas de crianças a neurocientistas vira livro e será lançado nesta sexta-feira

O cérebro na berlinda" é resultado de um projeto de pesquisa da Casa Escola.

Da redação,

Com proposta de temáticas anuais, em torno das quais são desenvolvidos diversos trabalhos e pesquisas durante o ano, o Instituto Educacional Casa Escola desenvolve projetos de pesquisa que, muitas vezes, resultam em efeitos para além dos portões da escola. É o caso do livro “O cérebro na berlinda: crianças perguntam e neurocientistas respondem”, que será lançado nesta sexta-feira (15), às 16h, na Cooperativa Cultural Universitária. A obra teve seus primórdios a partir de um projeto desenvolvido pelos alunos do 4º ano da escola, em 2009.

Segundo Izabel Hazin, doutora em psicologia cognitiva e professora da UFRN, a ideia de organizar o livro surgiu a partir das curiosidades dos estudantes que fizeram parte de uma pesquisa sobre o corpo humano. “Quando a turma de uma das minhas filhas estava estudando sobre o corpo, fui convidada para falar sobre o cérebro. Foram tantos os questionamentos das crianças que os levei para diversos neurocientistas de todo o Brasil”, comenta.

Os alunos escreveram cartas para cada neurocientista expondo seus questionamentos, que foram respondidas pelos profissionais, dentre os quais a professora referência em Neurociência no Brasil, Dora Fix (USP); o professor do programa de Psicobiologia da UFRN, John Fontenelle; e o professor Roberto Lente, da UFRJ, responsável também pelo prefácio da obra.

As respostas foram adaptadas para uma linguagem infantil mais acessível pela professora aposentada do Departamento de Letras da UnB, Elizabeth Hazin. Com o grande volume de informações, Hazin decidiu, junto com a pesquisadora em neuropsicologia Laura Aragão, reunir os questionamentos no livro a ser lançado nesta sexta-feira (15).

A obra reúne 31 perguntas e respostas em uma linguagem simples e acessível, e apresenta uma literatura essencial para crianças e adultos. Na ocasião do lançamento, haverá também um bate-papo com as autoras e neurocientistas que atuam no Rio Grande do Norte, além de algumas das crianças, hoje adolescentes, que participaram do projeto de pesquisa na Casa Escola.

Serviço:

Lançamento do livro “O cérebro na berlinda: crianças perguntam e neurocientistas respondem”

Data: 15/6, às 16h

Local: Cooperativa Cultural Universitária (Centro de Convivência Djalma Maranhão, Campus da UFRN)

Tags: Casa Escola O cérebro na berlinda projeto de pesquisa
A+ A-