Novos profissionais do Provab e Mais Médicos são recepcionados pela SMS

Eles vão atuar nas unidades básicas com estratégia de saúde da família, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade social.

Da redação,
Prefeitura de Natal

Os trinta novos profissionais que integram o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e do Projeto Mais Médicos para atuar na Atenção Básica participaram na manhã desta terça-feira (3), da cerimônia de acolhimento no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A recepção contou com a presença do secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, juntamente com os representantes do Departamento de Atenção Básica (DAB), e do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) e dos Distritos Sanitários.

Ao abrir o evento, Luiz Roberto deu as boas vindas e destacou a importância da chegada desse profissionais médicos para a SMS Natal. “A gente espera que isso signifique uma melhoria na assistência à população no quesito assistência básica de saúde. São 30 novos médicos, 6 do Mais Médicos, 24 do Provab”. Os novos clínicos serão distribuídos nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Natal.

"O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de aumentar o número de médicos nas regiões onde há escassez e ausência desses profissionais. É uma ferramenta criada pelo governo federal na perspectiva de ampliar as ações da Estratégia de Saúde da Família permitindo que o alcance da assistência básica da promoção e da prevenção à saúde, se faça de forma mais capilar, chegando principalmente nas áreas de vazios assistenciais, tanto dentro das capitais, como no estado como um todo,” acrescentou Luiz Roberto.

"O Mais Médicos de agora traz na sua totalidade brasileiros e isso mostra uma crescente procura do profissional médico brasileiro para atuação na assistência básica de saúde. Para nós isso tem uma relevância muito grande. A gente sabe que a verdadeira melhoria na assistência em saúde que vai acontecer para a população, é atuando na ESF, na atenção básica, na promoção e na prevenção da saúde", completou Luiz Roberto.

Os profissionais ingressantes pelos programas federais são formados em medicina e futuramente passarão por especialização na Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Eles vão atuar nas unidades básicas com estratégia de saúde da família, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade social e com desfalque de médico há algum tempo.

A diretora do DAB, Ana Cláudia Cardozo, firmou que “o médico é um profissional muito importante dentro do contexto da saúde da família porque ele vai acompanhar aquela comunidade e contribuir para o controle das doenças e promoção da saúde”.

MAIS MÉDICOS
O programa Mais Médicos é uma ferramenta criada pelo governo federal na perspectiva de ampliar as ações da Estratégia de Saúde da Família permitindo que o alcance da assistência básica da promoção e da prevenção à saúde se faça de forma mais capilar chegando principalmente nas áreas de vazios assistenciais, tanto dentro das capitais, como no estado como um todo.

PROVAB
O PROVAB oferece incentivos aos médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas que optarem por atuar nas equipes de saúde da família e outras estratégias de organização da atenção básica, contemplando também equipes que desenvolvem a atenção à saúde das populações ribeirinhas, quilombolas, assentadas e indígenas.

Tags: médicos
A+ A-