Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul” abre para visitação pública em Natal

Visitas podem ser feitas neste sábado e domingo, no Terminal Marítimo de Passageiros.

Da redação,
Divulgação/Marinha do Brasil
Navio está realizando comissão “Oceano Nordeste III/Farol NE”, com o propósito de adquirir dados físico-químicos da água do mar entre PE e CE.

O Navio Hidroceanográfico (NHo) “Cruzeiro do Sul”, da Marinha do Brasil (MB), será aberto à visitação pública neste sábado (15) e domingo (16), das 14h às 17h, no Terminal Marítimo de Passageiros de Natal, no bairro da Ribeira. O navio está realizando a comissão “Oceano Nordeste III/Farol NE”, que tem como propósito adquirir dados físico-químicos da água do mar na região oceânica compreendida entre os estados de Pernambuco e Ceará.

A obtenção do NHo “Cruzeiro do Sul” teve início com a assinatura de convênio em 2006, entre a Marinha do Brasil e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a fim de atender ao propósito da MB em possuir mais um meio para execução das tarefas afetas à Diretoria de Hidrografia e Navegação; e ao desejo da comunidade científica brasileira em partilhar de uma plataforma de coleta de dados e de ensino de oceanografia, de forma sistemática e contínua.

No dia 8 de novembro de 2007, em Cingapura, o Navio “Surveyor” foi entregue, sendo rebatizado como Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul” e incorporado à Marinha no dia 28 de fevereiro de 2008.

Atualmente, o NHo “Cruzeiro do Sul” desenvolve atividades de pesquisa no ambiente marinho, contempladas no Plano Setorial para Recursos do Mar (PSRM), da Comissão Interministerial para Recursos do MAR (CIRM). O navio é operado e mantido pela Diretoria de Hidrografia da Marinha (DHN), por intermédio do Grupamento de Navios Hidroceanográficos, e com a supervisão técnico-científica do Centro de Hidrografia da Marinha.

A missão do navio é efetuar levantamentos hidroceanográficos e coletar dados ambientais a fim de contribuir para: o apoio à aplicação do Poder Naval; a segurança da navegação na área marítima de interesse do Brasil e vias navegáveis interiores; a execução de projetos nacionais de pesquisas em Águas Jurisdicionais Brasileiras e dos resultantes de compromissos internacionais; e a formação de pesquisadores, professores e alunos nas disciplinas relacionadas ao mar.

Características do navio

Deslocamento: 2.215 toneladas

Comprimento: 65,7 metros

Boca: 11,0 metros

Calado: 6,5 metros

Velocidade máxima: 9 nós

Serviço:

Visitação pública do Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”

Data: 15 e 16 de junho

Horários: 14h às 17h

Endereço: Terminal Marítimo de Passageiros, na Rua Chile, Ribeira.

Entrada: Gratuita

Recomendações: Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Tags: Cruzeiro do Sul navio hidroceanográfico visitação pública
A+ A-